“Quero dizer e prometer a todos os meus eleitores e apoiantes, assim como a todas as pessoas dos Estados Unidos da América que eu vou aceitar totalmente os resultados desta histórica eleição presidencial”. Palavra de Donald Trump, que no debate de quarta-feira à noite frente a Hillary Clinton deixou no ar a hipótese de não aceitar uma eventual derrota nas eleições de dia 8 de novembro

Então quer dizer que Trump emendou a mão?

Bem, nem por isso. Há sempre um “mas”. E quando falava esta quinta-feira perante uma plateia de apoiantes em Delaware, Ohio, o candidato republicano tinha um “se” preparado. “…vou aceitar totalmente os resultados desta histórica eleição presidencial — se e ganhar”, disse, citado pela CNN.

Foi a primeira vez que Trump falou sobre o debate televisivo que decorreu ontem à noite, o terceiro frente a frente entre os dois candidatos, depois de ter sido muito criticado por ter recusado aceitar os resultados. “Vou deixar-vos em suspense, okay?”, disse o republicano quando questionado sobre se aceitaria os resultados eleitorais do dia 8. Hillary Clinton apressou-se a dizer que estava “horrorizada” com a declaração do adversário, sublinhando que é preciso respeitar o funcionamento da democracia. “Nós andamos aqui há 240 anos, temos tido eleições livres e justas e temos aceitado os resultados quer gostemos deles ou não”, disse.

Certo é que não foi a primeira vez que o republicano fez declarações do mesmo género. Na última semana, Donald Trump disse repetidamente que as eleições estavam “engendradas” e tem vindo a levantar suspeitas sobre situações de fraude eleitoral, numa altura em que o republicano está a cair nas sondagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR