Admire-se quando lhe dizemos que um dos maiores comandantes do Estado Islâmico (EI) afirmou que o recém eleito Presidente dos EUA, Donald Trump, é completamente doido e que o seu ódio pelos muçulmanos só fará com que o recrutamento de novos apoiantes seja muito mais fácil, como conta o Independent.

Não é novidade nenhuma que uma das frentes de ação de Donald Trump é erradicar com os extremistas do Estado Islâmico afirmando a emergência da proibição de entrada de muçulmanos no país. Esta foi uma das questões mais controversas na sua campanha. Relembre-se do seu discurso, em 2015, após os atentados em Paris:

“Donald J. Trump apela para um total e completo encerramento da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos da América até que os representantes do nosso país consigam perceber o que raio se passa aqui. Nós não temos outra escolha. (…) Eles querem mudar a nossa religião. Isso não vai acontecer. (…) É óbvio que este ódio (para com os americanos) está para além da compreensão… mas nós temos que conseguir perceber de onde é que este ódio vem porque se isto só vai ficar pior e pior (…).”

As políticas de Trump, tais como a construção de um muro na fronteira com o México ou a questão dos muçulmanos são temas que sempre criaram muitas controvérsias, nomeadamente pela acusação do recém eleito presidente dos Estados Unidos da América como sendo ‘islamofóbico’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Existem mais de três milhões de muçulmanos nos Estados Unidos da América e eu sou um deles. (…) com esta ascensão da “islamofobia” como é que vai ajudar as pessoas como eu, que foram rotuladas como sendo uma ameaça para o país, após as eleições terminarem?” questiona uma muçulmana num dos vários debates sobre o tema, entre os então candidatos Hillary Clinton e Donald Trump

Segundo o comandante do EI, todo este discurso de Donald Trump, durante a sua campanha, irá apenas contribuir para que o seu recrutamento de apoiantes seja muito mais fácil, especialmente pelos tantos jovens descontentes com esta eleição. E não fala só pelo descontentamento que se vive no próprio país como também noutras partes do mundo.

Segundo avança a Reuters, o comandante do EI no Afeganistão, Abu Omar Khorasani, afirmou que este discurso inflamado de Trump facilitará o seu trabalho e que com isso irá recrutar centenas de novos devotos à sua causa. Além do mais, afirma ainda que Donald Trump é completamente doido.

“Os nossos líderes têm acompanhado de perto as eleições dos EUA. Mas foi inesperado para nós que os americanos cavassem a sua própria sepultura… mas a verdade é que o fizeram.” , continuou Khorasani, acrescentando ainda que Barack Obama sempre foi mais moderado e, pelos vistos, bem mais dotado de inteligência que o “Senhor Trump”.

Khorasani acrescenta ainda que se o agora eleito Presidente dos EUA fizer, realmente, tudo aquilo que prometeu na sua campanha eleitoral, tem a certeza de que várias serão as comunidades muçulmanas a revoltar-se contra as suas ações. Aliás, as revoltas começaram logo após a saída dos resultados que davam a vitória ao candidato republicano.

E mesmo que Trump recue com alguns dos seus comentários, promessas e medidas anti islâmicas, quando assumir oficialmente o seu cargo na Casa Branca, em janeiro, muitos defendem que tudo o que foi dito durante a sua campanha foi mais do que o suficiente para incendiar a máquina da propaganda e recrutamento dos militantes do EI, que irão continuar a usar todos os seus discursos como arma de persuasão.