Pelo menos 73 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas numa explosão de um camião de combustível em Moçambique. Em comunicado enviado ao fim da tarde desta quinta-feira, o governo confirmou 43 mortes. Segundo a Rádio Moçambique, que cita autoridades locais, houve mais trinta vítimas mortais que perderam a vida já no hospital.

A explosão deu-se em Caphiridzange, uma localidade da província de Tete, junto à fronteira com o Malawi. O camião deslocava-se entre a cidade da Beira e o Malawi. “O incidente aconteceu quando cidadãos tentaram tirar combustível de um camião-tanque. Com o aquecimento, o camião pegou fogo tendo originado a morte, segundo dados preliminares, de 43 pessoas e queimaduras em outras 110 pessoas, entre adultos e crianças”, descreve um comunicado do Conselho de Ministros enviado à agência Lusa.

De acordo com a Rádio Moçambique, o condutor do camião parou naquela vila para vender combustível à população. Mas essa informação ainda está a ser confirmada pelas autoridades, uma vez que há relatos de moradores da zona de que o camião terá capotado na quarta-feira à noite.

Para o local foram mobilizadas ambulâncias e pessoal médico para socorrer as vítimas e os feridos foram transportados para o Hospital Provincial de Tete. “O Governo de Moçambique lamenta a perda de vidas humanas e o ferimento de outras cem pessoas e está a providenciar todo o apoio necessário para salvar vidas e confortar as famílias dos perecidos”, refere ainda o documento do Conselho de Ministros.

Três ministros moçambicanos vão estar na sexta-feira no local para acompanhar as buscas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR