O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia disse esta quarta-feira que foi identificado o autor do ataque numa discoteca em Istambul na passagem de ano, em que morreram 39 pessoas.

“A pessoa que cometeu o atentado terrorista em Istambul foi identificada”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à agência de notícias Anadolu durante uma entrevista transmitida na televisão. O ministro não deu mais detalhes.

O vídeo onde o suspeito surge a passear perto da praça Taksim, em Istambul, foi divulgado esta segunda-feira. O Estado Islâmico reivindicou o ataque na discoteca Reina no mesmo dia.

Vídeos do momento do ataque começaram, também, a ser divulgados:

https://twitter.com/OnlineMagazin/status/815851344552689664

Um outro vídeo, de uma câmara de segurança, mostra o que foi o início do ataque:

https://twitter.com/KGBVeteran/status/815368946887098368

Num comunicado publicado nas redes sociais, o grupo jihadista indica que “um dos soldados do califado” lançou o ataque. O mesmo texto acrescentou que o homem disparou a sua arma automática para “vingar a religião de Deus e em resposta às ordens” do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. O grupo descreveu a Turquia como “o servente da cruz”.

As autoridades turcas já tinham manifestado a convicção de que o grupo radical estaria por detrás do ataque à discoteca em Istambul.

O atirador, que na manhã desta quarta-feira continuava a monte, matou um polícia e outro homem no exterior da discoteca Reina, na madrugada do primeiro dia de 2017, antes de abrir fogo contra as pessoas que estavam a festejar no interior. Cerca de dois terços das vítimas mortais são estrangeiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR