É estranho que o automóvel mais luxuoso da BMW, uma imensa berlina com mais de cinco metros de comprimento e com um luxo interior que desafia mesmo as imaginações mais férteis, seja simultaneamente o mais possante e rápido jamais construído. Mas o emblema da M que adorna a carroçaria, aqui sinónimo de versão desportiva (M Performance), confirma isso mesmo.

A marca alemã apresentou nos EUA o seu novo M760i, em versão normal e longa, o “L”, um veículo de dimensões imponentes, como são todos os Série 7, mas que aqui surge com uma mecânica à altura. Nada menos do que um V12 com 6,6 litros de capacidade, que gera 612 cv. Acoplado ao motor está uma caixa com oito velocidades, obviamente automática, e, para evitar que a tremenda força do motor – 800 Nm – assuste o proprietário, ou o chauffeur, o que poderia resultar num despedimento com justa causa, a potência passa para o asfalto através do sistema de tracção integral, que a marca apelida de xDrive, com o sistema de quatro rodas direccionais a dar uma ajuda ao comportamento, especialmente quando a rodar em piso molhado.

Os motivos que levam uma marca a conceber um monstro de luxo e de tecnologia com mais de duas toneladas de peso, capaz de atingir 305 km/h e passar pelos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, são algo que não conseguimos imaginar. Da mesma forma como será difícil acreditar que – especialmente na versão longa – o dono do Série 7 conseguirá permanecer sentado lá atrás, quando quem for ao volante decidir explorar todo o potencial do motor. Que é muito. Mas a verdade é que há sempre gostos para tudo.

O preço do novo M760i, para o mercado português, ainda não é conhecido, mas promete ser tão impressionante quanto a potência, a velocidade ou a capacidade de aceleração. Certo é que dificilmente ficará abaixo dos 230.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR