Fabricante norte-americano que tem vindo a reforçar o seu investimento na mobilidade eléctrica, especialmente depois do anúncio de um plano de acção para os próximos cinco anos, que passa pelo lançamento de 13 novos modelos eléctricos e de âmbito global, a Ford dá agora novo passo nesse sentido, com a disponibilização da mais recente evolução do seu Focus de cinco portas, com motorização exclusivamente eléctrica. E que, equipado com uma nova bateria de 33,5 kWh, ou seja, com mais 50% de capacidade que a antecessora, anuncia a possibilidade de repor até 80% da carga, em postos de carregamento rápido, em apenas 30 minutos.

A partir de agora, os condutores do Ford Focus Eléctrico já podem recarregar as baterias ao mesmo tempo que bebem um café e comem qualquer coisa”, afirma o vice-presidente para o Desenvolvimento de Produto da Ford Europa, Joe Bakaj, acrescentando que, “com capacidade de carregamento rápido e bateria melhorada, o novo Focus Eléctrico torna-se assim um veículo familiar zero emissões com uma autonomia e utilização muito úteis no mundo real”.

Mas não em Portugal, mercado onde não está prevista a comercialização deste modelo. Disponível para encomenda em países como a Alemanha, Bélgica, Finlândia, Hungria, Noruega, Reino Unido e Suíça, o actualizado Focus Eléctrico consegue este desempenho graças, desde logo, a um novo conector de carga rápida que, utilizando o Sistema de Carga Combinada, permite-lhe recarregar as baterias em qualquer ponto de carregamento rápido existente na Europa. Já quando recarregado em ambiente doméstico com corrente alternada de 32 amperes, o eléctrico norte-americano necessita de cinco horas para repor os 225 km que são a autonomia máxima da bateria. Ou, então, entre três a quatro horas, para conseguir cumprir mais cerca de 150 km.

O Focus Eléctrico passa a contar igualmente com o sistema de conectividade SYNC 3, que permite ajustar o áudio, activar a navegação ou conectar novos smartphones, recorrendo para tal quer a botões específicos, quer a um simples comando vocal. Sendo igualmente compatível tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto.

Os condutores com smartwatches podem, por exemplo, confirmar o estado da bateria do automóvel, bastando para isso que descarreguem a aplicação para este tipo de equipamentos MyFord Mobile. E com a aplicação poderão ainda saber onde ficou estacionado o automóvel, abrir ou fechar remotamente as portas, ou obter todas as informações mais recentes relativamente à utilização do carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR