Bruno de Carvalho surgiu junto do palco montado na Praça Centenário por volta das 2h30. Estava com aquela cara aliviada, de quem tirou um peso enorme de cima das costas, e emocionou-se em alguns cumprimentos que trocou com familiares e outros dirigentes eleitos. Depois, começou a ficar mais descontraído e entreteve-se até a mexer num dos holofotes colocados ali à volta, deixando a brincadeira quando se apercebeu que já teria tocado num botão que não devia. Estava bem-disposto, com o sentimento de missão cumprida, sorridente. Depois, voltou para o hall VIP.

Quando regressou, estava preparado para ouvir o seu nome ser proclamado vencedor por esmagadora maioria no ato eleitoral. Subiu ao palco com um cachecol preto, fez questão de beijar o símbolo e cantou “O Mundo sabe que”. Depois falou. E conseguiu arrancar cânticos e aplausos das muitas pessoas ainda presentes.

“Hoje foi uma grande vitória do maior clube de Portugal e do Mundo. Mostrámos que somos um grande clube e quebrámos um recorde com 30 anos. Tivemos de enfrentar um período difícil e de lutar contra tudo e contra todos. Agora, vai começar um novo ciclo, onde queremos encher as paredes de glória. Os sportinguistas estão unidos, coesos, fortes. Queremos ser campeões e queremos sempre campeões convosco. É muito importante que tenhamos nos próximos quatro anos mais dias como o de hoje. Tenho de agradecer a quem quis passar hoje um dia de leão e a quem esteve duas horas na fila para votar. Foi essa a responsabilidade que nos atribuíram e não temos margem para falhar. Por isso, vamos fazer ainda mais”, soltou.

“Não quero mais suspeitas. Acabou. Sou o presidente de todos os sportinguistas. Não queremos um Sporting elitista, queremos um Sporting popular e ganhador. Esse é o verdadeiro ADN do Sporting. Não teremos agora uma missão mais difícil mas vamos ter mais responsabilidade porque temos de ser campeões e escrever páginas e páginas de glória”, continuou, antes de começar a deixar ataques aos adversários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ouvi hoje em muitos programas comentadores dizerem que era um populista. Não, gosto é de estar ao vosso lado, ao lado dos sócios. Por isso, e como dizia o meu tio-avô Pinheiro de Azevedo, que foi primeiro-ministro, bardamerda para todos aqueles que não são do Sporting Clube de Portugal. O Sporting está aqui para liderar e podem vir com o que quiserem que o Sporting está para ficar. Ao contrário de outros, nunca vi sportinguistas rasgarem cartões mesmo quando não ganham”, atirou.

“Que os rivais parem de falar de um Sporting dividido e com problemas. Entrámos numa nova era onde o Sporting deixou de ter medo. Ao Sporting não podem fazer mal porque quem o fizer será meu inimigo e dou a vida pelo Sporting”, rematou.

Por fim, e no epílogo de uma madrugada longa, Bruno de Carvalho chamou ao palco os vencedores da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Leonino além da família e de outros dirigentes eleitos. Não havia palco para mais mas, afinal, o palco foi dele de manhã à noite. Ele foi o grande vencedor do dia.