A polícia francesa deteve, no domingo, o cunhado e a irmã do francês que desapareceu, juntamente com a sua mulher e os dois filhos no dia 16 de fevereiro, suspeitos de estarem envolvidos na morte da família. Apenas o cunhado, cuja identidade ainda não é conhecida, confessou o crime, dizendo ainda que fez desaparecer os corpos, conta o jornal inglês The Guardian. Inicialmente, as autoridades chegaram a suspeitar do filho mais velho, por ter antecedentes criminais, mas depressa a hipótese foi descartada.

De acordo com o jornal, que cita fontes não identificadas, o homicídio terá sido motivado pela disputa de uma herança. O casal já tinha sido interrogado, mas só agora foi detido em Brest, cidade natal da família Troadec, local onde foram encontrados vários pertences das vítimas. As investigações continuam em curso.

Brigitte e Pascal, ambos com 49 anos, e os seus filhos, Sebastien, de 21 e Charlotte de 18, foram dados como mortos depois de estarem desaparecidos durante mais de duas semanas. O alerta para o desaparecimento da família Troadec foi dado por uma terceira filha que já não vivia com os pais e irmãos.

A família Troadec

As primeiras pistas sobre o desaparecimento

Durante a investigação, as autoridades encontraram a casa da família francesa com as camas desfeitas, lençóis estendidos, roupa molhada na máquina de lavar e comida fora do frigorífico. No telemóvel de Sebastien, num relógio de Brigitte e debaixo das escadas da casa de dois andares, foi ainda encontrado sangue que, após análises, concluiu-se que correspondia ao ADN dos pais e do filho Sebastien.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dos dois carros que estavam estacionados à porta de casa, apenas um desapareceu. Uma semana depois, acabou por ser encontrado, intacto, em Saint-Nazaire, uma cidade portuária, junto a uma igreja a 50 quilómetros de casa. A viatura estaria estacionada naquele local desde sábado.

Já alguns dos pertences de Charlotte – umas calças, um cartão de saúde e um cartão de crédito – também foram encontrados a cerca de 300 quilómetros de casa, caídos na berma de uma estrada em Diniron, perto de Brest. O alerta terá sido dado por uma mulher que estava a praticar desporto perto do local e que avisou de imediato as autoridades.

A família teria agendado férias em Portugal

Segundo o jornal francês Le Telegramme, a família Troadec teria marcado férias em Portugal para o mês de abril, mais precisamente para os dias 10 e 14. No entanto, pouco ou nada se sabe sobre a reserva, desconhecendo-se se terá ou não ficado concluída. Brigitte disse apenas a um membro da família que se iria ausentar, mas não entrou em detalhes.

As autoridades vão continuar a investigar o caso, que já é comparado ao homicídio de uma família, também na mesma região, em 2011. O pai, Xavier Dupont de Ligonnes, é o principal suspeito e encontra-se em liberdade.