786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Protestos nas ruas de Seul contra destituição da presidente

Este artigo tem mais de 5 anos

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul ratificou a destituição de Park Geun-hye. Milhares de pessoas juntaram-se para mostrar apoio à presidente e duas pessoas morreram no confronto com a polícia.

Com a destituição, Park perde a imunidade e a Coreia do Sul tem que realizar eleições presidenciais no prazo inferior a 60 dias
i

Com a destituição, Park perde a imunidade e a Coreia do Sul tem que realizar eleições presidenciais no prazo inferior a 60 dias

JEON HEON-KYUN/EPA

Com a destituição, Park perde a imunidade e a Coreia do Sul tem que realizar eleições presidenciais no prazo inferior a 60 dias

JEON HEON-KYUN/EPA

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul ratificou esta sexta-feira por unanimidade a destituição da Presidente do país Park Geun-hye que o Ministério Público considera suspeita num caso de corrupção e tráfico de influências que envolve uma amiga. Com a destituição, Park perde a imunidade e a Coreia do Sul tem que realizar eleições presidenciais no prazo inferior a 60 dias. Na sequência da decisão do tribunal, os protestos tomaram as ruas de Seul, onde morreram duas pessoas e várias ficaram feridas nos confrontos com as forças de segurança.

Os deputados da Coreia do Sul aprovaram, a 9 de dezembro, a destituição da Presidente do país, Park Geun-hye, mas a decisão tinha de ser ratificada pelo Tribunal Constitucional para ser definitiva. O escândalo “Choi Soon-sil Gate” reduziu a taxa de aprovação da Presidente a 5%, o valor mais baixo alguma vez alcançado por um chefe de Estado na Coreia do Sul desde que o país alcançou a democracia no final da década de 1980.

A Tribunal Constitucional teve como consequência imediata o convocação de protestos na capital da Coreia do Sul. Milhares de pessoas juntaram-se para contestar a decisão dos juízes. Nos confrontos com a polícia, duas pessoas acabaram por morrer. Nas imagens emitidas pelos principais canais de informação internacionais é possível observar a violência dos protestos.

Preocupado com uma eventual escalada da violência no país, o presidente em funções, Hwang Kyo-ahn, apelou ao respeito pela decisão judicial conhecida esta sexta-feira e que valida a posição já tomada pelo parlamento nacional. “Temos todos de respeitar a decisão do Tribunal Constitucional”, começou por dizer Kyo-ahn, acrescentando que “há pessoas que não conseguem aceitar esta decisão e consideram difícil sujeitar-se a ela, mas agora é o momento de aceitar e acabar com o conflito e com a oposição” ao afastamento da presidente Park Geun-hye.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de apelar à calma, o presidente em funções convocou também as chefias militares, pedindo-lhes que se mantenham em estado de prontidão, caso tenham de ser chamados a intervir para restabelecer a calma nas ruas de Seul. No momento em que Kyo-ahn se dirigiu aos militares já duas pessoas tinham morrido nos protestos.

A tensão em torno do episódio já tinha começado a subir há duas. Uma equipa independente de procuradores tornou públicas esta semana as suas conclusões da investigação de mais de três meses sobre o caso de corrupção que envolve a amiga Choi Soon-sil e na qual se volta a referir a Presidente como suspeita de vários crimes. Os investigadores consideram que Park e Choi se puseram de acordo para pressionar a Samsung e outros grandes conglomerados empresariais sul-coreanos para que fizessem doações a organizações relacionadas com a amiga da chefe de Estado, em troca de um tratamento favorável das autoridades, afirmaram em comunicado. A investigação conclui também que a Presidente estava a par da criação de uma lista negra de quase 10.000 artistas e profissionais do mundo da cultura críticos do Governo, concebida com o objetivo de cortar as sus vias de financiamento público e privado.

A Procuradoria da Coreia do Sul revelou que a Presidente teve um papel “considerável” no caso e acusou formalmente Choi Soon-sil e dois antigos assessores presidenciais, indicando que Park cooperou com a amiga e os outros dois ex-colaboradores, que são suspeitos de terem pressionado mais de 50 empresas do país a doar 65,7 milhões de dólares (62 milhões de euros) a duas fundações.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora