A brutal agressão de Marco “Orelhas” Gonçalves ao árbitro do jogo Sport Rio Tinto-Canelas 2010, no passado domingo, foi “só” o último passo do clube da pequena freguesia de Vila Nova de Gaia rumo à fama internacional, citado em jornais e sites de todo o mundo, de Espanha aos Estados Unidos, passando por Itália e Inglaterra.

Em Fevereiro, no rescaldo do boicote dos clubes da Divisão Elite aos jogos contra a equipa capitaneada pelo Super Dragão Fernando Madureira, a Agência France-Presse (AFP) apresentou ao mundo a formação da pequena localidade do norte de Portugal, que estava a ganhar os jogos todos do campeonato da “quarta divisão” em que participam por falta de comparência.

Madureira foi entrevistado, equipado de amarelo e azul, enquanto recebia massagens, no gabinete médico do estádio do Canelas: “Nós somos uma equipa agressiva, que joga com raça, com alma, com coração, nenhum jogador entra em campo com um pau nem com uma pistola, o que fazem é jogar à bola, como toda a gente. Há entradas mais duras ou menos duras mas isso faz parte do futebol, o futebol é isto.”

O presidente Bruno Canastro, que no passado domingo à noite assinou o comunicado a dar conta do afastamento de Marco Gonçalves na sequência da agressão, também apareceu em “Canelas, o terror do futebol amador português”. Questionado sobre os vídeos de agressões cometidas dentro das quatro linhas pelos atletas do clube, desvalorizou a questão: “Dois ou três jogadores perderam a cabeça e fizeram logo um grande filme. Foram 5 minutos num jogo de 90, numa época que tem 40 jogos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na verdade, atesta o vídeo abaixo, que já foi visto mais de um milhão de vezes, foram 5 minutos e 31 segundos, já a contar com os momentos em câmara lenta, onde as agressões cometidas durante o dérbi de Vila Nova de Gaia (Canelas 2010-Vila FC) podem ser apreciadas ao pormenor – destaque para um pontapé em cheio e com os pitões na face do adversário.

Está longe de ser o único best-of do Canelas 2010: o que não faltam são vídeos com os momentos mais duros da equipa – em várias línguas, daí a satisfação do presidente à AFP: “O Canelas é o único clube distrital em Portugal com projeção mundial”.

Campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto em 2015/2016, com 6 derrotas, 5 empates e 22 derrotas (não consta que alguma por falta de comparência, como tem acontecido na época corrente), o Canelas 2010, fundado há apenas sete anos, compete esta época um furo acima, na Divisão de Elite. E já ganha prémios: na noite desta segunda-feira, pouco mais de 24 horas depois do caso da joelhada, o capitão Fernando Madureira e o treinador Milton Ribeiro, desde Junho de 2015 aos comandos da equipa, foram agraciados na gala anual do jornal Gaiense com os troféus de Melhor Marcador e Melhor Treinador.

A massa associativa da equipa também não falta a um jogo, seja em casa ou fora. Na terceira jornada desta época, os gaienses deslocaram-se a Pedrouços, na Maia, e o “apoio” contra o treinador da equipa adversária também foi registado em vídeo. Não foi o último momento de tensão por que o clube passou: cerca de um mês depois, durante a madrugada, duas carrinhas do Pedrouços foram incendiadas. Ultrajado com a dúvida levantada pelos responsáveis do clube rival, o presidente do Canelas chegou a ameaçar abandonar a competição, mas foi falso alarme.

O treinador Milton Ribeiro também tem defendido o estilo aguerrido do Canelas 2010, um clube de gente humilde e de bairro: “Somos uma equipa bairrista e as equipas bairristas, se eu bem me lembro, do bairro de onde eu vim, têm de lutar para ter as coisas. Ninguém nos dá nada. E então temos de ir lá para dentro e tentar fazer”.

No fim do jogo com o Pedrouços, numa flash interview para o site Minuto 90, que interrompeu a meio para ameaçar alguém fora do enquadramento – “Não te ponhas a rir, não te ponhas a rir. Sabes porquê? Porque eu agora já não sou o treinador do Canelas, sou o Milton Ribeiro, amigo!” -, acusou os adversários de mau perder e desculpou os jogadores canelenses.

“Voltámos a ter gente a tentar desculpar as derrotas com a força e a vontade do Canelas, mas há uma coisa que vou dizer: vamos continuar a jogar igual, nós vamos continuar a trabalhar igual, vamos continuar a entrar em campo da mesma maneira e não vamos fazer nada diferente, é sempre igual. Quem não quer confronto não vem para o futebol, vai para a natação!”

Numa conferência de imprensa a 27 de Outubro de 2016 – presidente Bruno Canastro no centro, treinador Milton Ribeiro à direita, capitão Fernando Madureira à esquerda, outras 22 pessoas de pé por trás, Marco Gonçalves a destacar-se, pelo tamanho, entre eles – Fernando Madureira desvalorizou as notícias sobre o boicote ao Canelas 201o. E exortou os adversários a calçarem as chuteiras e cumprirem o calendário: “Venham jogar, porque isto é futebol, nós somos como vocês, somos homens, temos duas pernas e dois braços.”

Comprova um outro vídeo, publicado no início de março também no Minuto 90, os jogadores do clube mais temido do país não só são homens como os outros como até têm bastante sentido de humor. Tanto que aceitaram o desafio do site e tentaram marcar “pénaltis ‘memo’ às cegas”, explicou o capitão, diretamente para a câmara. Marco Gonçalves, que no domingo agarrou na cabeça do árbitro José Rodrigues e a baixou, antes de lhe desferir uma joelhada, foi o terceiro jogador a tentar acertar na bola com uma venda negra sobre os olhos. Não conseguiu sequer ficar virado para a baliza.

A risota é tanta que quase dá vontade de dar o desconto ao treinador do Canelas quando se revolta e grita que é tudo uma injustiça: “Acho muito estranho, ainda no jogo do Valadares com o Oliveira do Douro foi o que foi e ninguém fala, ninguém fala! Se fosse o Canelas, jesus… era de registo nos jornais durante não sei quantos dias”.

Desse jogo não há imagens, mas a mesma Internet que nos ofereceu todos os vídeos acima também nos agraciou com inúmeros outros, de jogadas violentas e faltas feias no futebol mundial. Quanto a isso, ninguém pode dizer que os canelenses não têm razão.