Depois da cartilha, a cartilha da cartilha. O FC Porto, através da sua newsletter Dragões Diário, voltou esta manhã à carga a propósito da informação que é será passada todas as semanas aos comentadores do Benfica, divulgando uma alegada missiva que terá sido partilhada após a polémica distribuição de 31 páginas que tanto deu que falar (veja aqui).

Diretor de comunicação do FC Porto divulga (hipotético) documento que Benfica envia aos comentadores

A existência e partilha de notas informativas entre os comentadores do Benfica representa apenas organização, profissionalismo e competência. São as qualidades do Benfica Moderno. Os nossos rivais, sobretudo o Porto, há muito que usam “cartilhas”, só que não têm a mesma estrutura de comunicação, nem comentadores tão competentes, nem fazem parte de um clube em que só há motivos para falar com orgulho sobre o sucesso, como é o caso do Benfica”, lê-se no início de quatro páginas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Porto e o Sporting têm medo de ficar definitivamente perdedores. E o que neste momento estamos a assistir é a uma tentativa desesperada por todos os meios de atrasar o inevitável – o Benfica é o único clube português de dimensão mundial. É evidente que o Porto e o Sporting estão sintonizados para tentar desestabilizar, perturbar e atrasar o Benfica. A divulgação pública de uma suposta ‘cartilha’ não nos pode inibir e condicionar. Se a nossa grande vantagem é a competência, organização e profissionalismo, não nos podemos deixar afetar ou diminuir pela mediocridade e mediania”, destaca antes de apontar baterias ao principal rival lisboeta.

Ataques ao FC Porto, desprezo pelo Sporting: o que têm as 31 páginas do guião para comentadores

O Sporting não é, neste momento, a principal preocupação do Benfica. O Sporting só tem um objetivo para esta época – impedir que o Benfica conquiste o tetra, tirando pontos ao Benfica no dérbi. Como não podemos fugir ao alinhamento dos programas, temos que ser muito inteligentes para fugir ao tema Sporting e transferir toda a nossa atenção sobre o Porto e as suas manobras. A comunicação do Porto nada tem a ver com os ‘meninos de coro’ de Alvalade. A comunicação do Porto é muito mais agressiva e capaz de recorrer aos meios ilícitos para tentar desestabilizar, provocar, ofender e descredibilizar o Benfica. Com o Porto nunca podemos cometer um erro – mostrar medo ou receio de atacar”, argumenta.

O documento conta ainda com a abordagem a alguns temas da atualidade, como a 25.ª posição do Benfica como equipa mais valiosa do Mundo; o encontro com o Moreirense, no próximo domingo; ou o mau comportamento do banco do FC Porto no clássico.