Afinal, Vladimir Putin encontrou-se com Rex Tillerson, o secretário de Estado americano, numa reunião que está a decorrer no final de tarde desta quarta-feira, em Moscovo. Sergey Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia e Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente da Rússia também estão presentes na reunião.

Esta reunião vem na sequência do aviso que Lavrov fez a Tillerson na quarta-feira a qualquer ataque dos Estados Unidos contra a Síria.

Rex Tillerson iniciou esta terça-feira a sua primeira visita oficial a Moscovo como o primeiro responsável da administração de Donald Trump a visitar a Rússia. Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia tinha revelado aos jornalistas numa conferência de imprensa na terça-feira que não havia qualquer “reunião com Tillerson na agenda do presidente”. A justificação utilizada foi a de que Rex Tillerson iria seguir um protocolo diplomático rígido durante a visita, daí que a única reunião marada era com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov

Vladimir Putin não vai receber Rex Tillerson na visita a Moscovo

No dia anterior à chegada de Rex Tillerson a Moscovo, Donald Trump acusou a Rússia de estar a ocultar as provas de que o governo sírio do presidente Bashar al-Assad terá sido o responsável do ataque com armas químicas que matou pelo menos 86 pessoas em Khan Sheikhun, no noroeste do país. Na sequência deste ataque, os Estados Unidos lançaram 59 mísseis a essa mesma base aérea.

Apesar de ainda não se saber quais os assuntos debatidos nesta reunião, a questão da Síria deverá ser um dos principais temas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR