Carros voadores dentro de seis anos? A ideia já esteve mais longe de se tornar realidade. A Uber tornou pública a criação de parcerias com fabricantes da indústria da aviação para desenvolver e testar uma rede de carros voadores até 2020. O objetivo é que o serviço esteja ao dispor dos clientes três anos depois, em 2023.

A empresa anunciou que irá fazer testes na cidade de Dallas (EUA) e no Dubai (Emirados Árabes Unidos) e a experiência já tem nome – Uber Elevate Network. Espera-se que seja apresentada na Expo 2020 no Dubai.

A tecnologia necessária ainda nem existe, mas já está a ser estudada e desenvolvida com empresas como a Embraer e a Bell Helicopter. Para o efeito, foi contratado um engenheiro de aviação da NASA. A Uber acredita que o serviço terá essencialmente o mesmo custo que um dos seus carros autónomos.

De acordo com a empresa de transportes, os veículos vão levantar voo e aterrar verticalmente, como um helicóptero, terão zero emissões poluentes e farão o mínimo de barulho possível. Numa declaração oficial, a empresa quer “permitir que os clientes, no futuro, possam carregar num botão e ter um voo de alta velocidade tanto dentro como fora das cidades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não satisfeita com o sucesso atual, a empresa acredita que carros voadores farão parte do nosso dia-a-dia no futuro. A Uber já investe fortemente na indústria dos carros autónomos (que não necessitam de condutor), uma tecnologia também tornada realidade pela Google.

Uber acusada de roubar tecnologia usada em carros sem condutor da Google

Para cumprir a meta de 2023, a Uber precisa não só de desenvolver a tecnologia necessária para construir carros voadores, mas convencer as autoridades (rodoviárias e de aviação) de que a tecnologia será segura. O desafio estará na regulamentação legal.