Não é propriamente novidade, mas apenas esta sexta-feira teve confirmação oficial: Zlatan Ibrahimovic vai mesmo sair do Manchester United. O sueco é uma espécie de Deus do futebol – pelo menos, considera-se como tal –, ganhou quase tudo o que havia para ganhar menos a Liga dos Campeões (11 Campeonatos desde 2002, entre Ajax, Inter, Barcelona, AC Milan e PSG, entre os 31 títulos conquistados em cinco países distintos) mas acabou por ceder a uma grave lesão aos 35 anos, que fará com que esteja fora dos relvados nos primeiros meses de 2017/18.

Se, no caso do sueco, a principal prioridade será agora recuperar fisicamente da operação a que foi sujeito, José Mourinho vai andar à procura de um novo ‘9’ para compor o ataque dos red devils na próxima temporada. E se há coisa que o treinador português não abdica é mesmo de ter um “homem golo” de confiança.

Exemplos? Derlei (que custou cerca de 500 mil euros, quando saiu da U. Leiria) e McCarthy (3,5 milhões) no FC Porto; Drogba (38,5 milhões) e Schevchenko (43,3 milhões) no Chelsea; Hernán Crespo (custo zero), Diego Milito (25 milhões) e Samuel Eto’o (20 milhões) no Inter; Schürrle (22 milhões) e Diego Costa (38 milhões) na segunda passagem pelo Chelsea; Ibrahimovic (custo zero) no Manchester United. Só o Real, entre 2010 e 2013, foi exceção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Álvaro Morata,tapado por Benzema no Real Madrid, terá pedido para sair rumo ao Manchester United

Por isso, as notícias de possíveis nomes para reforçar o ataque do Manchester United têm caído em catadupa. E já se fala em nove possíveis nomes para render o sueco no ataque da equipa que venceu Supertaça, Taça da Liga e Liga Europa na última época.

Lukaku (Everton, o grande desejo do Chelsea), Morata (Real Madrid, que terá pedido aos merengues para sair), Diego Costa (Chelsea, que foi dispensado por Conte), Antoine Griezmann (Atl. Madrid, que já mostrou interesse em juntar-se a Pogba), Andrea Belotti (Torino, a grande revelação da Série A), Aubameyang (B. Dortmund, que também admitiu seguir para outra liga), Harry Kane (Tottenham, que foi o melhor marcador da última Premier League), Lacazzette (Lyon, outro goleador que deu cartas esta época) e Keita Balde Diao (Lazio, uma das maiores promessas ofensivas a jogar na Europa), qual deles será o eleito?

Diego Costa tinha sido o último grande investimento num avançado. Será que voltarão a trabalhar juntos?