Cá se fazem, cá se pagam. A jogada do Netflix surge uma semana depois de a Disney ter anunciado que ia retirar os seus conteúdos da plataforma e criar o seu próprio serviço de streaming. Em Hollywood, é olho por olho dente por dente e, agora, o Netflix respondeu com a contratação de Shonda Rhimes, que escreveu e produziu para a ABC/Disney durante mais de dez anos. Falamos de séries como Anatomia de Grey e Como Defender Um Assassino.

Desta forma, a produtora de Shonda Rhimes, Shondaland vai passar para o Netflix e produzir conteúdos exclusivos, no que o serviço de streaming garante ser um acordo válido para vários anos.

Todas as séries que Shonda já produziu para a ABC, que se transformaram em sucessos, vão continuar a ser transmitidas e produzidas até ao fim na ABC, mas o Netflix já arrecadou os direitos para ter todas (sim, leu bem) disponíveis na sua biblioteca. É um golpe duro para as audiências da ABC, que responde perante o grupo Disney – coincidência ou não, todos os filmes Disney e Pixar vão sair do Netflix até 2019.

O responsável de conteúdos do Netflix, Ted Sarandos, disse que teve “a oportunidade de conhecer a Shonda e ela é uma Netflixer de coração — ama televisão e filmes, importa-se verdadeiramente com o seu trabalho e tem uma entrega enorme ao seu público”. Em resposta, Shonda fez-se ouvir e louvou o “espaço para crescer” que o Netflix lhe oferece.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mudança da Shondaland para o Netflix é o resultado de um plano que eu e o Ted Sarandos construímos com base na minha visão para mim enquanto escritora e para a evolução da minha empresa. O Ted fornece um espaço sem medos e transparente para os criadores de conteúdo no Netflix. Ele percebeu o que eu procurava — a oportunidade de construir uma nova e vibrante casa para escritores com uma liberdade criativa e com o alcance global instantâneo que o Netflix garante. O futuro da Shondaland no Netflix está cheio de possibilidades sem limite“, disse Shonda em comunicado.

Shonda está com a ABC há mais de dez anos e há muito que é um dos maiores nomes no cartaz do canal. Foi uma fiável criadora de sucessos, incluindo toda a programação de quinta-feira à noite, que ficou conhecida como #TGIT (Thank God It’s Thursday), tal era o sucesso de audiências. Apesar do sucesso, tem-se notado uma perda constante de audiências. Anatomia de Grey, que avança para a 14.ª temporada em setembro continua a surpreender e a manter os ratings no topo, mas Scandal e Como Defender Um Assassino viram as suas audiências e ratings em queda-livre nos últimos dois anos. Uma das mais recentes séries de Shonda, The Catch, foi cancelada este ano.

Seja como for, as criações de Rhimes não desaparecem da ABC. Os acordos assinados ainda a obrigam a manter a programação das quintas-feiras e ainda há uma série esperada da sua parte, chamada For The People. Um spin-off de Anatomia de Grey também está em fase de pré-produção.

Independentemente, perdê-la como criadora vai abalar a ABC e a empresa-mãe, a Disney. O canal ficou colocado em último lugar, com base no interesse dos publicitários e apesar de continuar a ter sucesso com as comédias, precisa desesperadamente de um novo drama. As expetativas estão concentradas numa nova temporada de American Idol.

Em 2007, Shonda Rhimes foi considerada pela revista TIME umas das 100 Pessoas Que Vão Ajudar a Moldar o Mundo. Dez anos depois, abandona a televisão e torna-se multiplataforma.