Tudo se passou a 6 de novembro de 2016. Falou-se, falou-se, falou-se mas só agora, 16 de agosto de 2017, houve uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação: na sequência do tão famoso caso do túnel de Alvalade, onde houve uma altercação entre elementos do Sporting e do Arouca após a vitória dos leões por 3-0, a contar para a Primeira Liga, Bruno de Carvalho, presidente do conjunto verde e branco, foi suspenso por seis meses, ao passo que o homólogo arouquense, Carlos Pinho, levou um castigo de 20 meses com sanção pecuniária, segundo avançou a Sport TV.

Segundo a segundo: o que aconteceu no túnel de Alvalade

Recorde-se que, a 27 de julho, a Comissão de Instrutores da Liga tinha acusado Carlos Pinho de seis infrações disciplinares no seguimento do caso, com uma pena acumulada entre 14 meses e nove anos. Em relação a Bruno de Carvalho, indigitado por lesão da honra e reputação pelo fumo do cigarro eletrónico, incorria numa pena entre dois meses e dois anos, que iria dobrar por ser reincidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Presidentes do Sporting e Arouca constituídos arguidos no caso do túnel de Alvalade

Nesse mesmo despacho, a Comissão de Instrutores da Liga tinha colocado de parte a possibilidade de Bruno de Carvalho ter cuspido para Carlos Pinho, algo que poderá levar o líder dos leões a avançar com uma queixa-crime por difamação e lesão da honra e reputação.

Depois das imagens, nova polémica: fumo ou cuspidela?

Em termos práticos, o castigo acaba por não ter grandes consequências em termos práticos, porque Bruno de Carvalho já tinha decidido assistir a todos os jogos em Alvalade na tribuna e não ver os encontros fora de portas. “Esta decisão prende-se com a morosidade dos processos na justiça desportiva, que se entende terem contribuído para o denegrir do seu bom nome e o da instituição a que preside”, explicou o clube em comunicado.

Acrescia a esse motivo as “decisões, ou falta delas, em processos graves como os vouchers, os e-mails, os SMS” e ainda a “ausência de decisões em processos em que o próprio é visado sem razão e sem qualquer justificação, a demora na apreciação do recurso que foi interposto relativamente ao castigo de 180 dias que, entretanto, já foi cumprido, bem como as constantes alterações normativas que vão sendo produzidas”.

Bruno de Carvalho não vai assistir a jogos fora e troca banco de suplentes por Tribuna em Alvalade