A análise das amostras de ADN recolhidas do corpo do pintor espanhol Salvador Dalí confirmam que Pilar Abel Martínez, que desde 2015 lutava na justiça espanhola para ser reconhecida como sua filha de Dalí, afinal não é. De acordo com o jornal espanhol El País, deverão ser conhecidos em breve mais detalhes sobre a análise das amostras de ADN, quando a Fundación Dalí Gala publicar um comunicado sobre o assunto.

O caso remonta a 2015, quando a taróloga Maria Pilar Abel Martínez iniciou uma luta legal para ser reconhecida como filha de Salvador Dalí, tendo apresentado nesse ano um processo contra o Ministério das Finanças e da Administração Pública e a Fundación Gala-Salvador Dalí, herdeiros legais do pintor.

Anos antes, em 2007, a taróloga já tinha alegado ser filha do pintor surrealista, mas os dois testes que foram feitos na altura, com recurso a material genético do artista que estava na posse de um biógrafo de Dalí, não foram conclusivos. Martínez não desistiu e avançou com o processo na justiça. No fim de junho deste ano, uma juíza de Madrid ordenou a exumação dos restos mortais do pintor para recolha de amostras.

Corpo de Salvador Dali foi exumado para extração de amostras de ADN

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pilar Abel Martínez alegava que a sua mãe, Antonia Martínez de Haro, teria conhecido o pintor com apenas 16 anos, em Port-Lligat, Girona. Na altura, Antonia trabalhava como empregada na casa de uma família que conhecia Salvador Dalí. Antonia viria a casar mais tarde e a ter uma filha.

Segundo Pilar Martínez, foi a sua própria avó a dizer-lhe que seria filha do pintor Salvador Dalí. “Eu sei que não és a filha do meu filho, és uma grande artista”, terá dito a sogra de Antonia Martínez de Haro, que nunca negou a relação secreta que manteve com o pintor.

Quem é a taróloga que diz ser filha do pintor Salvador Dalí?

Pilar garantia que só queria honrar a memória da mãe e não obter vantagens financeiras com estes testes de ADN. O pedido de averiguação de paternidade de Pilar foi admitido no tribunal de primeira instância número 11, de Madrid, em abril de 2015.