O FC Porto somou o terceiro empate consecutivo pela primeira vez na presente temporada, segundo a contar para a Primeira Liga, e relançou em definitivo aquilo que já estava relançado: com o tropeção na Vila das Aves e o nulo no clássico com o Benfica, o Sporting juntou-se aos dragões na liderança com 33 pontos e até os encarnados, que tiveram um início titubeante, estão apenas a três pontos do topo da classificação.

Benfica-Sporting disputa-se a 3 de janeiro, numa quarta-feira

Desta forma, ganha também outro interesse o dérbi daqui a três jornadas, na Luz, disputado a uma quarta-feira (3 de janeiro, 21h30). Um dérbi que tanto pode voltar a isolar o FC Porto como distanciar para seis pontos o Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes, haverá ainda duas jornadas do Campeonato: depois de mais uma semana europeia, na próxima terça e quuarta-feira, o FC Porto vai ao Bonfim defrontar o V. Setúbal, o Sporting desloca-se ao Bessa para jogar com o Boavista e o Benfica recebe o Estoril; a seguir, na ronda ante do Natal, jogam-se o FC Porto-Marítimo, o Sporting-Portimonense e o Tondela-Benfica.

De referir ainda que, depois do empate sem golos em Alvalade no primeiro clássico da temporada, à oitava jornada, o FC Porto encontra-se à frente do Sporting por causa da diferença de golos marcados e sofridos (31-5 para 27-8), muito por culpa de um registo que chegou esta noite ao fim: até defrontar o Benfica, os azuis e brancos somavam seis vitórias noutros tantos jogos no Dragão para a Liga, com uma média de quase quatro golos marcados e 0.5 sofridos.