O Feyenoord-Nápoles era um jogo que tinha como maior ponto de interesse para os portugueses ser do grupo do Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Com o passar dos minutos, e com os ucranianos em vantagem frente ao Manchester City, ainda menos nos dizia. No final, verdade seja dita, era apenas mais um encontro da Champions. Até que, no primeiro minuto de descontos, Jerry St. Juste marcou e colocou os holandeses na frente por 2-1. E foi graças a esse golo que o Sporting vai chegar ao sorteio da Liga Europa como cabeça de série.

As regras para a cerimónia da próxima segunda-feira de manhã, uma hora depois da Liga dos Campeões, são relativamente simples: os vencedores dos 12 grupos da Liga Europa e os quatro melhores terceiros classificados da Champions são cabeças de série e jogam a segunda mão em casa, os segundos classificados e os quatro piores terceiros classificados da Liga milionária vão para o pote 2 e começam a eliminatória como visitados. Com esse golo de St. Juste, o Nápoles perdeu e ficou-se pelos seis pontos, menos um do que os leões.

A imagem do golo de St. Juste ao Nápoles aos 90+1′: é por isto que o Sporting é cabeça de série (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Cabeça de série será também o Sp. Braga, que até acabou a fase de grupos com uma derrota na Turquia frente ao Istanbul Basaksehir por 2-1 (golos de Edin Visca, Raúl Silva e Emre Belozoglu) mas beneficiou do empate forasteiro do Ludogorets com o Hoffenheim para assegurar a primeira posição no grupo C. Pior sorte teve o V. Guimarães, que empatou em casa com o Konyaspor a uma bola (Mehdi Bourabia e Ali Turan na própria baliza) e ficou no quarto e último lugar do grupo I com cinco pontos, a três do segundo classificado Marselha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sp. Braga perdeu na última jornada da Liga apesar do golo de Raúl Silva mas teve motivos para festejar na Turquia

Ainda assim, apesar de haver algumas (poucas) exceções, o cenário de Sporting e Sp. Braga é semelhante: ou apanham um adversário teoricamente mais complicado (B. Dortmund, Nápoles, Lyon, Marselha, Real Sociedad, Nice e Spartak Moscovo) ou podem ser obrigados a longas viagens no primeiro jogo, a 15 de fevereiro (Astana, Partizan Belgrado, Estrela Vermelha, AEK Atenas ou Steaua Bucareste). Assim, contas feitas, as duas equipas nórdicas (Copenhaga e Östersunds) podiam ser as melhores opções entre os dois cenários.

De recordar que, neste sorteio que se realiza segunda-feira em Nyon, existem apenas duas condicionantes: equipas que estiveram no mesmo grupo da Liga Europa ou que sejam do mesmo país não se podem defrontar. Assim, a divisão entre cabeças de série e não cabeças de série é a seguinte:

Pote 1 (cabeças de série): CSKA Moscovo, Atl. Madrid, RB Leipzig, Sporting, Villarreal, Dínamo Kiev, Sp. Braga, AC Milan, Atalanta, Lokomotiv Moscovo, Viktoria Plzen, Arsenal, Salzburgo, Athl. Bilbao, Lazio e Zenit

Pote 2 (não cabeças de série): Nápoles, Spartak Moscovo, Celtic, B. Dortmund, Astana, Partizan Belgrado, Ludogorets (que não pode defrontar o Sp. Braga, por terem estado no mesmo grupo), AEK Atenas, Lyon, Copenhaga, Steaua Bucareste, Estrela Vermelha, Marselha, Östersunds, Nice e Real Sociedad