A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre as 18h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira, 193 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda foram os distritos mais afetados.

Em declarações à Agência Lusa ao início da manhã, o comandante operacional da ANPC, Paulo Santos, adiantou ainda que, por enquanto, não havia registo de vítimas ou acidentes graves relacionados com o mau tempo. “Desde as 18h de ontem, altura em que começou o nosso alerta e originadas pela meteorologia adversa, registámos 193 ocorrências, sendo que os distritos mais afetados são Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda. São ocorrências essencialmente relacionadas com quedas de árvore e com limpezas de via”, disse à Lusa.

O comandante operacional salientou também que não há informação de Itinerários Principais interrompidos, com exceção do Alto de Espinho, no IP 4 que está cortado desde terça-feira devido à queda de neve. “Sabemos que existem várias estradas municipais interrompidas devido à neve. Na Serra da Estrela, as estradas do maciço central foram reabertas às 6h”, disse.

Ocorrências resolvidas durante a madrugada

Todas as ocorrências, como corte de estradas, causadas pelo mau tempo em Portugal estavam resolvidas cerca das 3h30 desta quarta-feira, disse à Lusa fonte do comando geral da GNR. “Está tudo resolvido, não há nada”, disse à Lusa fonte da GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contactada pela Lusa, fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil afirmou que a situação também estava calma, àquela hora, mas remeteu mais informações para o início da manhã de quarta-feira. Segundo a página oficial da Proteção Civil, por volta das 3h50, havia 33 ocorrências em curso, mobilizando 98 operacionais e 42 veículos.

Os distritos mais afetados eram Viseu (10 situações, todas quedas de árvores) e Bragança (nove, com casos de limpeza de via e sinalização de perigo; reboque e desempanagem e quedas de árvores).

Fonte da Proteção Civil dos Açores indicou que existia apenas uma ocorrência no arquipélago cerca das 3h30, tratando-se da queda de uma árvore que estava a bloquear metade de uma estrada em São Miguel. Na Madeira, fonte da Proteção Civil também indicou que a situação estava calma. Em Lisboa, fonte do Regimento dos Sapadores Bombeiros disse que estava “tudo calmo e pacífico”.

Entretanto, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança adiantou em comunicado que, na sequência da intensa queda de neve que se faz sentir desde terça-feira, estão a ser levadas a cabo operações para minimizar os constrangimentos resultantes das condições adversas e de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas. A operação de intervenção teve início às 18h de terça-feira, foi interrompida às 4h de quarta-fera e foi retomada às 6h. A operação conta, segundo a nota, com cinco viaturas limpa neves, quatro viaturas de apoio, 20 pessoas e 15 toneladas de sal.

O Serviço Municipal de Proteção Civil informou também que está a ser dado cumprimento ao Plano de Intervenção Neve e Gelo (PING), para garantir a desobstrução das principais vias na área urbana (com especial atenção para os acessos aos equipamentos de saúde), alargando-se, posteriormente, a área de intervenção a todas as vias.

Durante a manhã desta quarta-feira, “no meio urbano, a circulação de viaturas e peões encontra-se muito condicionada e no meio rural, não há condições para a circulação de transportes públicos, encontrando-se, inclusivamente, algumas estradas interditas ao trânsito”, é referido na nota.

Na sequência da queda de neve e na ausência de condições de segurança para a circulação de viaturas e pessoas tanto no meio urbano como rural, os estabelecimentos de ensinos deverão permanecer encerrados durante todo todo o dia. A Proteção Civil Municipal de Bragança indica ainda que as operações estão a ser feitas em colaboração com os Bombeiros, PSP, GNR, Comando de Operação de Socorro e empresa que tem a concessão do serviço de limpeza urbana. No comunicado, a proteção civil pede ainda à população que colabore na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios devido à neve.

Viseu, Bragança e Vila Real permanecem sob aviso amarelo

Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Bragança e Vila Real sob aviso laranja e amarelo devido à queda de neve. Estes distritos vão continuar sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser forte e persistente, e vento.

O IPMA prevê para o continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, sendo acima de 600/800 metros na região Norte até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até 80 quilómetros por hora na região Sul, soprando forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora, nas terras altas e subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.

Artigo atualizado pela última vez às 8h19