Não deixa de ser impressionante que a Jaguar, sem grande alarido, tenha conseguido não só conceber um veículo eléctrico alimentado por bateria capaz de se bater com os Tesla, como ultrapassar os restantes fabricantes de luxo, nomeadamente os alemães da Audi, BMW e Mercedes. É indiscutível que a marca britânica conseguiu mesmo fazer, antes de qualquer concorrente europeu, um modelo ágil com forma de SUV – como convém nos dias que correm, por uma questão de moda –, equipado com motores potentes, bateria de grande capacidade para lhe assegurar uma autonomia ao nível das maiores do mercado. Como a apresentação à imprensa mundial do primeiro Jaguar eléctrico vai ter lugar no nosso país, na zona do Algarve, a região vai estar literalmente invadida de I-Pace a partir de 21 de Maio.

A área escolhida para base do evento internacional foi Lagos, com as centenas de jornalistas  convidados a ficarem alojados no Hotel Casa Mãe. A partir daí, iniciar-se-ão vários percursos destinados não só a fazer sobressair as características do modelo para circular tanto em estrada como em meio urbano, como ainda uma incursão pelas montanhas, onde é pressuposto o I-Pace mostrar o que vale para condutores que desejem dedicar-se a uma condução mais desportiva.

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O comportamento do SUV eléctrico inglês será oportunamente avaliado, assim que tivermos oportunidade de nos sentarmos ao volante, mas já podemos avançar que o início da comercialização no nosso país vai ter lugar a partir de Setembro, por 80.416,69€ para a versão S, a menos recheada de equipamento, existindo acima desta a SE e a HSE, a mais sofisticada. E segundo os responsáveis da Jaguar para o nosso país, já há 73 clientes com encomendas firmes, e à espera do seu I-Pace, número interessante, especialmente quando comparado com as 135 encomendas que foram colocadas no mercado espanhol.

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Como vai ser o carro?

O I-Pace surge com uma espécie de SUV com ares de coupé, fruto de possuir o pilar traseiro do tejadilho mais inclinado do que o habitual. O chassi em alumínio e as baterias colocadas na base da plataforma, entre os eixos, asseguram-lhe um peso reduzido (para eléctrico com grande capacidade de bateria, é claro), bem distribuído pela frente e pela traseira e um baixo centro de gravidade, cerca de 13 cm melhor do que o reivindicado pelo F-Pace.

Como eléctrico que é, o I-Pace apresenta uma frente mais curta do que o habitual, uma vez que aí não pretende alojar nenhum motor de combustão, de dimensões mais volumosas, o que lhe permite avançar o habitáculo e privilegiar o espaço interior. Embora tenha apenas 4,68 metros de comprimento, oferece 2,99 metros de distância entre eixos, o que deixa antever um das maiores áreas habitáveis.

Surpresa! Jaguar I-Pace derrota Tesla Model X

Como Jaguar que é, o I-Pace não pôde descurar a eficácia das suspensões, que assim são de duplo triângulo sobreposto à frente e eixo multilink atrás, das soluções mais sofisticadas do mercado e similares às que usa a Tesla. E, em opção, este SUV pode ainda montar suspensões pneumáticas, para maximizar o conforto e a constante altura ao solo, mesmo quando carregado.

E que segredos tem a mecânica?

A base do I-Pace é a sua bateria de 90 kWh, uma capacidade muito elevada que apenas é superada pelos melhores Tesla. É isto que alimenta os dois motores eléctricos, cada um colocado no seu eixo para garantir a tracção integral, fornecendo um total de 400 cv e 696 Nm. Com esta potência não espanta que o Jaguar supere os 100 km/h em apenas 4,8 segundos, para depois continuar a acelerar até aos 200 km/h, a velocidade máxima a que está limitado electronicamente. Para termos uma ideia da capacidade de aceleração do I-Pace, basta dizer que nos SUV da casa apenas o F-Pace 5.0 V8 SVR faz ligeiramente melhor (4,3 segundos), mas dispõe de 551 cv.

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Para recarregar a bateria o Jaguar aceita ligações até 100 kW (a Tesla 120 kW), o que lhe permite passar de 0 a 80% de carga em apenas 40 minutos, ou armazenar o necessário para percorrer mais 100 km em apenas 15 minutos, com a bateria a usufruir de uma garantia de oito anos, um descanso especialmente se o condutor abusar das cargas rápidas. Resta agora colocarmos o modelo à prova e determinarmos o seu real valor, o que irá acontecer dentro de 15 dias, para percebermos até que ponto o I-Pace consegue bater-se de igual para igual com aquele que é a referência entre os SUV eléctricos, o Tesla Model X, com esta classe de veículos a ser reforçada em breve com a introdução do Audi e-tron, que promete ser revelado em Agosto, para as primeiras unidades serem entregues aos clientes no final de 2018.

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