Frank Van Den Bleeken, um violador e homicida belga que pediu para morrer através de eutanásia, não vai, afinal, ser ajudado a acabar com a própria vida. Apesar de um parecer positivo conhecido em setembro, uma nova análise médica considerou que não há razão para levar a cabo o procedimento e o ministro da Justiça disse que Bleeken será sim transferido da prisão onde se encontra atualmente a cumprir prisão perpétua para um centro de tratamento psiquiátrico.

O preso pede a eutanásia, que é legal no país há 12 anos, desde 2011 e o seu advogado alega que o procedimento se justifica devido a “sofrimento psicológico insuportável”. Segundo os jornais belgas, Frank Van Den Bleeken seria ajudado a morrer já no dia 11, mas uma nova análise médica divulgada esta terça-feira pelo Ministério da Justiça desaconselha o procedimento, sugerindo que não há razão para levar a cabo a eutanásia.

Den Bleeken disse em entrevista que não consegue controlar os seus impulsos violentos e que por isso preferia morrer a passar o resto da vida na prisão. Este belga está preso por ter violado e assassino uma estudante de 19 anos nos anos 80 e não deverá ser elegível para liberdade condicional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR