786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A prova de como há experiências que só resultam com o ADN original (a crónica do Leixões-FC Porto)

Este artigo tem mais de 5 anos

Dragões mudaram sete jogadores. Enquanto jogaram "à FC Porto", não se notou; quando o ADN se perdeu, correu mal. E foi o químico alternativo que deu o triunfo com o Leixões (2-1) aos 118'.

FC Porto teve de sofrer para evitar o desempate por grandes penalidades, materializando o domínio no prolongamento aos 118'
i

FC Porto teve de sofrer para evitar o desempate por grandes penalidades, materializando o domínio no prolongamento aos 118'

FERNANDO VELUDO/LUSA

FC Porto teve de sofrer para evitar o desempate por grandes penalidades, materializando o domínio no prolongamento aos 118'

FERNANDO VELUDO/LUSA

Sérgio Conceição não é treinador de ficar engasgado. Longe disso. O que tem para dizer, diz – mesmo que as perguntas feitas não tenham propriamente o objetivo de dizer aquilo que o engasgara. Foi isso que aconteceu no lançamento desta deslocação a Matosinhos para defrontar o Leixões. Em relação à colocação de Pepe no banco em detrimento de Sérgio Oliveira. Em relação a algumas análises feitas ao esquema adotado em Alvalade frente ao Sporting. Em relação, também ou em paralelo com tudo isso, a um resultado que lhe custou aceitar frente a um adversário que poucos esperavam ter linhas tão baixas perante o contexto do jogo e a relevância dos três pontos para diminuir a distância pontual para o topo da classificação no final da primeira volta.

FC Porto vence Leixões no prolongamento por 2-1 e defronta Sp. Braga nas meias da Taça de Portugal

Com a devida distância temporal, é muito provável que se perceba daqui a algumas semanas que o empate sem golos no clássico não foi assim tão prejudicial – e diz a história que quem termina com cinco ou mais pontos de vantagem a primeira volta acaba sempre por ganhar o título (foi assim 15 vezes). No entanto, o técnico dos dragões ficou com aquela sensação de que foram 18 vitórias que podiam ser 19. E como não é de ficar engasgado, acrescentou mais um capítulo à sua versão 2.0 de FC Porto. 2.0 porque utilizou elementos habitualmente suplentes mas também porque continua a testar a polivalência do plantel. Desta vez, com outra surpresa positiva: a colocação de Mbemba como lateral direito no lugar de Maxi Pereira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Olhando para as características do congolês contratado esta temporada ao Newcastle, e dentro das possibilidades existentes, era mais provável colocar com sucesso o jogador como uma espécie de falso trinco do que propriamente como lateral. E, mais uma vez no plano teórico, por uma única razão: não parecia ser alguém capaz de chegar à linha de fundo para cruzar com sucesso; afinal, esse foi o menor dos seus problemas. Ainda assim, quem se começou por destacar foi a grande “criação” de Sérgio Conceição na presente temporada: Óliver Torres, versão médio-centro-total-a-defender-e-a-atacar que perdeu o lugar com a aposta mais recorrente no 4x4x2 com Soares na frente com Marega mas que tem agora na lesão de Danilo nova oportunidade.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Leixões-FC Porto, 1-2 (a.p.)

Quartos de final da Taça da Portugal

Estádio do Mar, em Matosinhos

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)

Leixões: Luís Ribeiro; Jorge Silva, Matheus, Bura, Stéphane; André Ceitil (Zé Paulo, 72′), Lawrence Ofori (Amine Oudrhiri, 90+1′), Luís Silva; Erivaldo, Bernardo (Evandro Brandão, 62′; Roniel, 91′) e Pedro Henrique

Suplentes não utilizados: Fábio Matos, Derick e Monteiro

Treinador: Jorge Casquilha

FC Porto: Fabiano; Mbemba (Marega, 87′), Felipe, Pepe, Alex Telles; Herrera, Óliver Torres; Corona (Éder Militão, 70′), Adrián López, Fernando Andrade (Hernâni, 99′) e André Pereira (Soares, 80′)

Suplentes não utilizados: Casillas, Jorge e Sérgio Oliveira

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Herrera (11′), Zé Paulo (78′) e Hernâni (118′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Felipe (29′), Pepe (87′) e Jorge Silva (107′)

No Mar, o FC Porto conseguiu pescar mais do que a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Sp. Braga; pescou alternativas para um calendário que não dá tréguas nos próximos dois meses (pelo menos). O Leixões, uma equipa ainda a ser trabalhada pelo novo técnico Jorge Casquilha, tem todas as condições para fazer uma Segunda Liga na parte de cima da tabela classificativa – e também lançou a cana para algo mais, neste caso a parte da receita dos azuis e brancos nesta partida – e conseguiu contrariar um campeão nacional ao ponto de levar a eliminatória a prolongamento. No entanto, e apesar desse mérito do conjunto de Matosinhos, houve igualmente uma grande dose de demérito dos azuis e brancos, que se livraram a dois minutos do fim dos penáltis numa noite de experiências onde sofreram quando lhes faltou na fórmula o ADN original de procura da baliza, agressividade sobre o portador da bola e controlo do jogo. Com isso, foi sempre melhor.

Na surpresa menos surpresa no onze, Pepe cumpriu o seu regresso aos dragões 11 anos e meio depois como titular ao lado de Felipe, numa dupla sempre agressiva e implacável com os avançados leixonenses. Mas houve mais novidades, como Fabiano na baliza ou o trio Adrián López, Fernando e André Pereira num ataque que repetia apenas Corona. Mais do que nomes, valeu a atitude. A entrada a recusar o “deixa andar” e que não demorou a atingir o “andar depressa”. A pressionar alto, a ter uma circulação segura, a explorar o espaço pelos três corredores. E também a vantagem não demorou: depois de uma jogada na direita a passar por Mbemba e Corona, Óliver Torres picou a bola para a área onde Herrera conseguiu receber já em esforço mas a tempo de desviar o adversário que saiu na bola e atirar sem hipóteses para Luís Ribeiro (11′). Pouco depois, Fernando rodou bem na área após novo passe em profundidade e rematou com perigo mas às malhas laterais (17′).

[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do Leixões-FC Porto em vídeo]

Por falta de indicações não era. Casquilha estava minuto sim, minuto sim a pedir à equipa com gestos para subir as linhas, ao mesmo tempo que ia tentando uma maior coesão no corredor central para impedir o FC Porto. Lawrence ia tentando agitar as coisas à entrada do último terço e o Leixões conseguiu mesmo equilibrar o encontro embora sem oportunidades que não fossem cruzamentos fáceis para Fabiano agarrar. E seria Fernando a ter a melhor chance até ao intervalo, numa jogada iniciada em Alex Telles com assistência de calcanhar de Adrián López para o remate por cima do brasileiro (37′).

O segundo tempo manteve a mesma toada mas com as balizas ainda mais distantes do centro de conversa. O FC Porto baixou e muito a agressividade em campo, andou algumas vezes de salto alto num campo difícil e com demasiada areia mas o Leixões, estando melhor, também continuava sem chatear muito Fabiano. Os treinadores começaram a mexer. Ou melhor, Casquilha quis mexer, procurar algo novo para chegar ao empate; já Conceição quis testar, procurar algo novo para ensaiar novos compromissos. Foi nesse contexto que Éder Militão rendeu Corona, que tinha acabado de falhar a melhor oportunidade do segundo tempo; foi nessa perspetiva que Zé Paulo entrou para o lugar de Ceitil, que andava demasiado preso no meio-campo.

Assim como o FC Porto precisou apenas de um remate enquadrado para marcar, também o Leixões empatou aos 78′ na primeira tentativa à baliza. Foi apenas o terceiro golo sofrido pelos azuis e brancos esta temporada de fora da área e numa zona crítica que costuma ser proibida para as equipas contrárias, entre a defesa e o elemento mais recuado do meio-campo. Quando Éder Militão percebeu que havia ali um erro posicional, ainda podia fazer falta mas acabou por não carregar o brasileiro que fazia apenas o quarto encontro pelo conjunto de Matosinhos, que aproveitou a benesse para colocar no ângulo inferior. Soares entrou de imediato e ainda teve um cabeceamento ao lado da baliza de Luís Ribeiro, assim como Zé Paulo arriscou ser mais herói mas atirou para as mãos de Fabiano. E ainda houve um livre direto de Bura, bem marcado mas ligeiramente por cima da trave do número 2 de Iker Casillas. O prolongamento, que parecia utópico, tornava-se um cenário inevitável.

Na pausa, a mensagem de Sérgio Conceição passou. Que é como quem diz, o pedido de redenção foi aceite. O FC Porto voltou a pressionar alto, esgotou as poucas forças que ainda restavam nos jogadores mais influentes do Leixões e assentou arraiais no meio-campo contrário tentando chegar de todas as formas à baliza de Luís Ribeiro. Depois de um lance em que Fernando ficou a pedir penálti de Stéphane, Soares ainda marcou mas o golo acabou por ser mal invalidado após uma primeira tentativa de Marega bem travada pelo guarda-redes leixonense – e nos jogos da Taça de Portugal não há VAR. Mas há, agora, o direito à quarta substituição. E foi daí que nasceu o triunfo: já depois de ter falhado uma oportunidade flagrante isolado, permitindo o toque para canto de Luís Ribeiro, Hernâni deu o melhor seguimento a uma assistência de Adrián López no seguimento de uma jogada iniciada de novo na visão de jogo de Óliver Torres para fazer, aos 118′, o golo que viria a decidir a eliminatória.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora