786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A boa notícia foi Chiquinho. Aliás, a única notícia foi Chiquinho (a crónica do Tondela-Benfica)

Este artigo tem mais de 4 anos

Vlachodimos segurou o nulo, Ferro fez o 1-0 e o jogo acabou em 20 minutos – depois, houve um futebol sem ligação, sem qualidade, sem balizas até que entrou Chiquinho, a solução contra a monotonia.

Ferro marcou o único golo do jogo aos 19', naquele que foi o quarto golo do Benfica de bola parada esta temporada
i

Ferro marcou o único golo do jogo aos 19', naquele que foi o quarto golo do Benfica de bola parada esta temporada

Tony Dias

Ferro marcou o único golo do jogo aos 19', naquele que foi o quarto golo do Benfica de bola parada esta temporada

Tony Dias

Pizzi pode ser o jogador mais vezes substituído do Benfica. Já era assim na última época, continuou a ser assim na presente temporada. Mas existe uma diferença entre ser substituído ou entrar a substituir. Uma diferença grande. Porque quando se olha para os segredos da viragem dos encarnados de Rui Vitória para Bruno Lage, é inevitável pensar nas dinâmicas que foram criadas no meio-campo, fosse pelo duplo médio no corredor central que mudou por completo com Florentino Luís e Gabriel, fosse pelo funcionamento de Pizzi e Rafa entre o jogo interior e a profundidade. Agora, sem o avançado português que se lesionou para algum tempo, era nas outras unidades mais ofensivas que recaíam ainda mais a missão de colorir um jogo que já foi elogiado de forma transversal como um arco-íris mas que agora o próprio treinador admite cair numa monotonia a preto e branco.

Benfica vence Tondela com golo de Ferro e soma quinta vitória seguida na Liga

“Irregularidade exibicional? A situação do relvado [da Luz] ajuda e a ausência de jogadores importantes também. Seremos mais fortes quando pudermos ter todos mas não nos lamentamos, temos de encontrar soluções até porque isto acontece em todas as equipas. A quantidade de jogos que se fazem com tempos de recuperação muito curtos leva a problemas. Faz parte do futebol moderno, não nos podemos lamentar. Temos de encarar aquilo que nos aconteceu com uma atitude positiva e encontrar soluções para vencer”, salientou na conferência de antevisão Bruno Lage, a propósito das últimas exibições, da lesão de Rafa e do próprio relvado da Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Saído do banco a 20 minutos do final, Pizzi aproveitou um erro crasso de Anthony Lopes para fazer o 2-1, garantir a primeira vitória dos encarnados na Champions (com o impacto financeiro que isso tem também pelo prémio de triunfo) e deixar também um statement: “Eu estou aqui”. Se foi uma mera celebração apenas a pensar no golo que acabara de marcar, se foi uma resposta para os assobios que se iam ouvindo na Luz ou se foi um “recado” a Bruno Lage por ter começado o encontro no banco, só o próprio poderá explicar. Uma coisa é certa: o número 21 voltou mas nem por isso o jogo mexeu muito. Nem com ele, nem com Taarabt, nem com Cervi.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Tondela-Benfica, 0-1

8.ª jornada da Primeira Liga

Estádio João Cardoso, em Tondela

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)

Tondela: Cláudio Ramos; Fahd Moufi, Yohan Tavares, Philipe Sampaio (Richard Rodrigues, 73′), Bruno Wilson, Filipe Ferreira (Jonathan Toro, 81′); Pepelu, João Pedro; Jhon Murillo, Xavier e Denilson (Strkalj, 83′)

Suplentes não utilizados: Babacar Niasse, Jaquité, João Reis e Ricardo Alves

Treinador: Natxo González

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Florentino Luís, Gabriel; Pizzi (Carlos Vinicius, 87′), Taarabt (Chiquinho, 66′), Cervi (Gedson Fernandes, 90+5′) e Seferovic

Suplentes não utilizados: Ivan Zlobin, Jardel, Tomás Tavares e Jota

Treinador: Bruno Lage

Golo: Ferro (19′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Florentino Luís (26′), André Almeida (85′) e João Pedro (90+2′)

A história do Tondela-Benfica resume-se aos primeiros 20 minutos, quando os encarnados tiveram a oportunidade de inaugurar o marcador, Vlachodimos segurou o nulo, Ferro inaugurou o marcador e Denilson falhou a última chance dos visitados; depois, veio uma travessia no deserto com um futebol sem ligação, sem a qualidade desejada, sobretudo sem balizas. Até que entrou Chiquinho, a meio da segunda parte. Dois meses depois da complicada lesão contraída no clássico com o FC Porto, o médio ofensivo/avançado quebrou a monotonia, fez os dois únicos remates de perigo no segundo tempo e mostrou que, depois de uma recuperação recorde, é um verdadeiro reforço para as opções de Bruno Lage. Chiquinho foi a boa notícia. Aliás, Chiquinho foi a única notícia.

Perante um Tondela que causou alguma surpresa em termos táticos nos minutos iniciais (o que levou Bruno Lage a chamar Seferovic para articular movimentações perante uma linha de três centrais contra apenas um avançado), o Benfica teve uma entrada melhor e, após um canto ainda dentro do minuto inicial, Pizzi ficou perto de inaugurar o marcador na sequência de um remate prensado de Cervi que sobrou para o internacional português obrigar Cláudio Ramos a defender para canto (2′). Com muito mais bola e a colocar em posse os centrais quase na linha do meio-campo, os encarnados tinham encontrado a sua zona de conforto no jogo. Tão confortável que, perante alguma passividade na reação à perda e nas transições defensivas, podia ter começado a perder.

[Clique nas imagens para ver as melhores imagens do Tondela-Benfica em vídeo]

Após uma recuperação de bola de João Pedro a Gabriel no corredor central e numa saída rápida com variação de flancos a passar pelos pés de Pepelu, Xavier e Jhon Murillo, Denilson teve uma oportunidade flagrante para fazer o empate mas Vlachodimos, com uma intervenção por instinto com as pernas, conseguiu travar o remate (9′). Logo no minuto seguinte, Xavier conseguiu encontrar espaço no corredor central para testar o seu pé esquerdo, atirou colocado mas o grego voltou a ser melhor, desviando com a ponta dos dedos para canto (10′). Num minuto, o Tondela teve duas oportunidades soberanas para marcar, as melhores da primeira parte, mas passar o número 99 dos encarnados tornou-se um obstáculo bem mais difícil do que criar essas mesmas chances.

Com bola, o Benfica sentia-se bem; sem ela, passava mal. E o próprio Bruno Lage parecia sentir isso mesmo, como se viu quando, ao 18.º minuto, estava sentado no banco de suplentes de cabeça para baixo quase que olhando para o relvado e pensando naquilo que poderia fazer de diferente. Pizzi, a sair da posição mais interior à direita e a fletir para o meio para tentar a meia distância, viu a bola bater num defesa contrário e sair pela linha de canto. Aí, nesse lance, Ferro nem precisou de saltar para empurrar de cabeça para a baliza de Cláudio Ramos, naquele que foi o primeiro golo do central no Campeonato e o quarto dos encarnados na prova após bola parada (19′).

Pouco depois, em mais uma boa combinação das unidades ofensivas do Tondela, Denilson subiu mais alto ao segundo poste mas o cabeceamento acabou por sair ligeiramente por cima (20′). Esta seria a última oportunidade até ao intervalo de um jogo onde o resultado não refletia as dificuldades que o Benfica foi sentindo nas transições defensivas e na falta de explosão nas saídas rápidas – porque se é verdade que a ideia coletiva de Bruno Lage não mexeu, as características individuais ao serviço do coletivo de Cervi estão longe de serem como as de Rafa.

A segunda parte recomeçou com características semelhantes mas sem aquilo para o qual o futebol também é feito: balizas. Por um lado, o Tondela, mantendo a organização dos três defesas com bola e cinco sem ela, manteve uma boa organização coletiva, conseguiu em alguns momentos passar a pressão na primeira fase de construção mas não voltou a criar mais oportunidades; por outro, o Benfica, melhorando a questão posicional das transições e ficando com os mesmos índices de posse, teve mais dificuldades em entrar no último terço com bola controlado para visar a baliza de Cláudio Ramos, fazendo alguns remates de meia distância mas longe do alvo.

Foi então que entrou Chiquinho, a meio da segunda parte: com o conjunto do Tondela mais interessado em pedir o segundo cartão amarelo para Florentino Luís do que propriamente em tentar rematar para chegar ao empate, o antigo jogador do Moreirense conseguiu trazer a agitação entre linhas que o jogo do Benfica necessitava para, pelo menos, fazer os dois únicos remates com perigo dos encarnados nos últimos 45 minutos. Os encarnados ganharam, somaram a quinta vitória seguida e levaram os três pontos mas a notícia foi o regresso de Chiquinho. Sem Rafa e com Pizzi e Taarabt numa fase irregular, é nele que recaem as esperanças para a melhoria exibicional.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora