A arte de não fazer nada encontra na Internet o seu maior aliado. A falta de estímulo ou de vontade para fazer algo pode ser fruto tanto do cansaço das tarefas e obrigações do dia a dia como do excesso de tempo livre, e em ambos os casos a necessidade de ocupar o tempo na rede com algo que nos distraia parece ser a única solução.

Pensando nisso, o Observador reuniu sete páginas que podem ajudá-lo na missão de não fazer nada. São sugestões para que visite quando se sinta entediado, cansado ou precise de um alívio nas suas ocupações diárias. Mas fazemos uma advertência: elas não servem para nada útil. No entanto, vão ajudá-lo a passar o tempo de uma maneira criativa.

Cat Bounce

cat_bouce

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Existem diversas páginas na Internet sobre gatos, mas em nenhuma delas o utilizador pode colocá-los a saltar com um clique no rato. Este é o objetivo do Cat Bounce, um site interativo no qual diversos gatos movimentam-se no ecrã quando o utilizador arrasta os animais para todos os lados. Quanto mais rápido o movimento, maior o salto. Há ainda na parte superior da página a opção “Make it rain” – uma ação autoexplicativa.

Find the Invisible Cow

cow

Há uma vaca invisível no site Find the Invisible Cow e para encontrá-la é preciso clicar em qualquer espaço da página. A única pista que o site dá é o som: a vaca muge mais alto à medida que o utilizador clica perto dela. A ideia pode parecer absurda, mas de acordo com o contador localizado na parte superior do site, 13 milhões de pessoas conseguiram encontrar o animal. Quer tentar?

Winning Solitaire

solitaire

Lembra-se do Solitário? O jogo de cartas ganhou popularidade mundial devido à sua versão para o sistema operativo Windows. Ao vencer a partida, aparecia uma animação na qual as cartas saltavam aleatoriamente pelo ecrã. No site Winning Solitaire não é possível jogar Solitário, mas ver esta animação indefinidamente.

100.000 Stars

sky

Há mais estrelas no universo do que aquelas que conhecemos. Com esta premissa, a equipa responsável pelo Google Chrome criou o 100.000 Stars, uma página que mostra a verdadeira localização de quase 100 mil estrelas e planetas. É possível controlar a visualização de diferentes maneiras com o rato em ângulos de até 360 graus, e ao clicar sobre uma estrela, aparece uma breve descrição e história do corpo celeste.

The Zoomquilt

infinite02

Depois de abrir a página The Zoomquilt, será difícil lembrar-se do que estava a fazer antes de ir ao site. Criada por Nikolaus Baumgarten e com a contribuição de mais de 15 artistas, é um site com zoom infinito e automático – a ilustração cresce em direção a um ponto de fuga sem fim. O utilizador pode ainda utilizar as setas do teclado para adiantar ou retroceder a ilustração.

Windows 93

windows93

É um site interativo que simula um sistema operacional fictício, o Windows 93. O seu desenho lembra o escritório de um computador e mistura a estética 8-bits com a do Windows 95. A página contem ícones para diferentes aplicações, de jogos a editores de texto com “licenças criativas”, além de algumas surpresas para quem tiver tempo para explorar todos os ficheiros. Os melhores? “Totally not a virus. Trust me.. i’m a dolphin”, “Star Wars” e “Glitch”.

ReplyGif

replygif

Os gifs já são um género textual na Internet, sobretudo em fóruns, blogs e redes sociais. Eles ajudam a dar mais expressividade a frases que não teriam a mesma força em formato exclusivamente escrito. Para ajudar a encontrar o gif certo e economizar tempo ao fazer buscas no Google, o ReplyGif oferece uma biblioteca de reações para cada ocasião, organizada em diferentes tags.