Na zona de entrevistas rápidas da RTP após o encontro, e perante uma primeira pergunta que falava de 20 minutos iniciais em que Portugal sentiu mais dificuldades, Fernando Santos já ia com o pescoço e com o abanar de cabeça respondendo quase em simultâneo, como que assumindo que a entrada não foi a desejada apesar de haver um conhecimento profundo da forma de jogar dos escandinavos. O selecionador esteve algum tempo a explicar o que não correu tão bem, o que melhorou, a importância da expulsão antes do intervalo, a capacidade de controlo em vantagem. Depois, claro está, a pergunta da ordem: e Ronaldo? Aí a resposta foi curta. Direta. Com um encolher de ombros pelo meio. “Cristiano Ronaldo é isto, todos sabem. É uma verdade de La Palice”, resumiu.

Ele não é o melhor do mundo, Ele é de outro mundo (a crónica do Suécia-Portugal)

O 100.º golo do avançado, que viria a aumentar a conta na segunda parte com mais um remate de fora da área mas de bola corrida e não de bola parada, não passou ao lado de ninguém e a própria FIFA já tinha preparado uma série de vídeos de antigos companheiros de clube e seleção para assinalar o marco da noite – ser o segundo jogador de sempre (e primeiro europeu) a passar a barreira centenária em seleções, a oito golos de Ali Daei. De Nani a Nuno Gomes, passando por Rio Ferdinand e Marcelo, foram muitos aqueles que deixaram as suas mensagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como é bro, daqui o Rio. O teu professor, o teu Messias, o teu ídolo! Parabéns, 100 golos pela tua equipa, Portugal, 100 golos! És um ícone nacional. Acho que não marquei 100 golos em toda a minha carreira e tu tens 100 golos só pela tua seleção nacional quando há tantos que nunca marcam sequer 100 na carreira… Vi como tu te dedicaste, vi o trabalho duro que fizeste, a tua entrega ao jogo. Mereces tudo! Até ao teu próximo título, até ao teu próximo marco”, salientou com muito humor à mistura Rio Ferdinand, ex-central do Manchester United, que fez ainda um segundo vídeo. “Desculpa, tinha de voltar. Marcaste 100 golos pela seleção e ainda não és tão bonito como eu, isso é que é uma pena… Fraquinho… [neste caso, em português]”, atirou entre gargalhadas.

“Daqui o Nani, o teu Manecas, parceiro de muitas batalhas, muitas conquistas. Venho deixar-te uma mensagem. Queria dizer que para mim é um orgulho fazer parte da tua história, da história do melhor jogador de todos os tempos. És um exemplo, sempre foste uma inspiração para mim ao longo da carreira, ainda continuas a ser porque mesmo de longe continuo a seguir-te. Queria felicitar-te pelos 100 golos na nossa Seleção, uma feito fantástico, uma coisa normal para ti que quebras recordes a cada dia, e desejar a melhor sorte do mundo. Que continues a representar o nosso país pelo mundo fora como sempre e que continues a fazer muitos golos como fazes sempre bem. É uma enorme satisfação fazer parte desta história linda”, frisou Nani, hoje nos EUA.

“Cris, meu grande parceiro, meu irmão que o futebol me deu. Estou muito feliz por te dar os parabéns pelo teu 100.º golo pela Seleção. Participei na tua carreira, acompanhei a tua trajetória, sei do que és capaz de fazer, do que fizeste pela Seleção e que vais continuar a fazer. Ainda virão mais golos, estamos juntos Zé Ruela”, deixou Marcelo, antigo companheiro do avançado no Real Madrid ao longo de nove temporadas.

“Cristiano, quero deixar-te um forte abraço e dar-te os parabéns pelos teus primeiros 100 golos pela Seleção. Foi um prazer ter sido teu colega, és um orgulho de todos os portugueses. Tenho a certeza que não vais parar de nos surpreender, venham os próximos 100 amigo”, realçou Nuno Gomes. “Cris, queria dar-te os parabéns. 100 golos só estão ao alcance de um fenómeno iluminado, batedor de recordes como tu. A tua história é muito boa, fico muito feliz por mais uma marca como esta que só tu consegues fazer, só ao alcance de um monstro, ainda para mais pela nossa Seleção e fico a torcer para que continuem a aparecer”, disse também o antigo internacional Deco.

“Cristiano, tudo com você? Roberto falando… Parabéns, 100 golos… 100 golos, que legal! Estou muito feliz por fazer parte deste momento tão especial, mais do que merecido. Uma carreira maravilhosa, um grande profissional, uma ótima pessoa. 100 golos na carreira pela tua seleção é um momento fantástico. És único, são poucos jogadores que conseguem fazer isso na carreira, só eu e você… Brincadeira… Aproveita esse momento, felicidades, continua a marcar golos e dar-nos alegrias, que Deus te abençoe”, destacou o ex-lateral Roberto Carlos.