Desde esta sexta-feira, os utilizadores do Facebook podem utilizar gifs animados em publicações e comentários dentro da rede social. Influenciado pelo sucesso dos “vídeos auto-reproduzíveis”, o recurso sempre foi um dos mais solicitados pelos utilizadores e já estava disponível noutras redes sociais, como o Twitter e Tumblr.

“Desenvolvemos suporte para gifs para ajudar as pessoas a expressar-se em novas e divertidas maneiras no Facebook. Como muitos recursos que estamos a lançar, queremos garantir que proporcione uma grande experiência para as pessoas”, afirmou uma porta-voz do Facebook à publicação Adweek.

Para utilizar gifs animados no Facebook, é necessário apenas copiar o endereço URL de origem da imagem no campo de publicações ou de comentários, esperar carregar e publicar. O único lugar onde não é possível utilizar gifs animados é nas paginas de fãs, ou seja, páginas dedicadas à divulgação de uma empresa, marca ou banda. O Facebook já reconheceu que “está a explorar maneiras de ativar esta funcionalidade no futuro”, explicou a porta-voz à Adweek. É de salientar que o Facebook Messenger passou a suportar gifs no final de abril com o lançamento do Messenger Platform.O Observador fez uma lista de alguns sites onde pode procurar diferentes tipos de gifs para publicar no seu mural ou no dos seus amigos:

Como regra geral para utilizar gifs no Facebook, basta escolher a animação, clicar com o botão direito, escolher a opção “Copiar URL da imagem” e colar no mural.

Posso fazer os meus próprios gifs? 

Com a nova função disponível no Facebook, muito utilizadores questionaram-se se podem fazer os seus próprios gifs animados. A resposta é sim e há diversas maneiras de fazê-lo.

O modo mais simples é através de um vídeo no Youtube. Existem diversos sites que fazer a conversão de um vídeo num gif, como o Makeagif, Giflike e Imgur.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vamos utilizar o site GifYt para ensinar o processo passo-a-passo.

1) Copie o endereço URL do vídeo na barra localizada no centro da imagem.

gifyt01

2) Mova o cursor na barra de duração do vídeo para sinalizar o ponto de início do gif animado. De seguida, na opção “Gif Length”, defina a duração da animação, que no GifYt pode variar de 1 a 15 segundos.

gifyt02

3) Caso o utilizador queira acrescentar um texto ao gif, deve selecionar a opção “Captions”. Surgirá um texto editável no topo do vídeo. É possível movê-lo e alterar a cor da fonte.

gifyt04

4) Aperte o botão “Create Gif” e aguarde. No seguinte ecrã, selecione o último ícone, “Partilhar”. O Observador testou o botão “Facebook” nesta mesma barra e não conseguiu fazer a animação funcionar na rede social. Por isso, aconselhamos utilizar o botão “Partilhar”, que funcionou corretamente em todos os testes.

gifyt07

5) Copie o endereço que está na barra “Gif URL” e cole na publicação ou comentário que desejar.

gifyt08

O resultado final do nosso teste pode ser visto abaixo:

http://share.gifyoutube.com/vqOVDX.gif

O GifYt é uma ferramenta gratuita e pode ser utilizada de maneira ilimitada. O Observador adverte, no entanto, que assim como o Makeagif, Giflike e Imgur, pode ocasionalmente estar sujeita a falhas durante a conversão.