Yanis Varoufakis volta a atacar a estratégia do ministro das Finanças alemão nas negociações sobre a Grécia, num artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, que o próprio ex-ministro grego das Finanças resumiu no seu blogue. No sumário publicado no blogue, referente ao artigo intitulado “O plano do Dr. Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam”, Yanis Varoukafis afirma que “os cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de ser bem-sucedidos”.

“Condenado ao impasse, o objetivo era abrir caminho para o que o Dr. Schäuble definiu como ‘ideal’ muito antes de o nosso governo ser eleito: Que a saída da Grécia da zona euro deveria ser facilitada, de forma a disciplinar os estados-membros que resistem ao seu plano específico para restruturar a zona euro”, escreve Varoufakis.

“Isto não é teoria. Como é que eu sei que o ‘Grexit’ é parte importante do Dr. Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!”, acrescenta Varoufakis no resumo da pré-publicação no jornal alemão.

O antigo governante diz ter escrito o artigo para o Die Ziet “não como um político grego que critica a imprensa alemã pela difamação das nossas propostas razoáveis, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano de renegociação da dívida, ou da decisão altamente política do Banco Central Europeu para asfixiar o nosso governo e encerrar os nossos bancos”. “Eu escrevi este artigo enquanto europeu que observa o desdobrar de um plano específico para a Europa — o Plano do Dr. Schäuble”, argumentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final do sumário publicado no seu blogue, Varoufakis deixa duas “questões simples aos leitores informados do Die Ziet: Vocês aprovam este plano? Consideram que este é um bom plano para a Europa?”.

O antigo dirigente e académico grego já tinha defendido a teoria de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro — ou ‘Grexit’ — para “clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra”, num artigo publicado na semana passada no jornal britânico The Guardian.

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na passada segunda-feira, horas depois da vitória do ‘Não’ no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico.