“Os conselhos que se dão às pessoas quando há uma onda de calor podem aplicar-se ao telemóvel: a chave é evitar que trabalhem em excesso.” Quem o diz é a dupla de investigadores do centro tecnológico CEIT consultada pelo El Confidencial — Héctor Solar e Maykel Alonso. A publicação espanhola quis saber o que fazer para prevenir que os smartphones sobreaqueçam em época de temperaturas elevadas e fez um pequeno guia de boas práticas para que o seu dispositivo tenha, tal como o/a dona/a, um verão descansado. Não é que apanhem escaldões ou fiquem desidratados, mas convém ficar de olho para evitar problemas de maior.

1. Deixe o seu smartphone apanhar ar

Perante temperaturas elevadas, é provável que tenha o hábito de guardar o telemóvel na mala. Mas a menos que o dispositivo esteja em direto contacto com o sol, o melhor é mesmo deixá-lo em cima da toalha de praia. Para explicar a situação, os dois peritos dão o exemplo do que acontece em casa: quando faz calor, abrimos as janelas — “A temperatura mantém-se, mas a sensação de calor diminui”.

O ideal é não deixar o telemóvel ao sol, mas caso isso seja inevitável, este deverá ser desligado. No caso de temperaturas muito extremas, e sempre que o telemóvel se apague, pode sempre envolvê-lo em roupa dentro da mochila (a qual deve ser aberta para que o ar circule por dentro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Deite fora as capas de telemóvel (ou deixe-as em casa)

Além de serem essenciais para evitar estragos de maior, existem em todos os tamanhos, feitios e desenhos, pelo que acaba por ser irresistível usar as capas dos telemóveis. Mas quando o calor aperta, a conversa é outra, sobretudo quando em causa estão capas não oficiais, que muitas vezes tapam os orifícios naturais do aparelho, as quais servem para refrescá-lo. Mas se não quiser de todo prescindir das capas, tire-as quando o smartphone estiver em repouso e exposto ao calor.

3. Evite o Youtube ou GPS

De modo a reduzir o calor gerado pelo processador do telemóvel, o ideal é evitar aplicações que impliquem muito esforço do aparelho — são exemplo os jogos e a câmara, mas sobretudo o Youtube e o GPS (quem se perde muitas vezes reconhece com facilidade o quão quente o telefone consegue ficar).

4. Faça uso de aplicações “refrescantes”

A publicação dá conta que existem aplicações que desligam os programas que ficam para segundo plano. Isto permite o reduzir o processamento do dispositivo, bem como o calor gerado. Uma sugestão? O Clean Master, disponível tanto para iOS como para Android.

5. Carregue o smartphone aos poucos

Existem três fontes de calor num telemóvel: o processador interno, a temperatura ambiente e o calor provocado pela bateria. Como tal, o seu carregamento é o momento mais problemático, que é quando o smartphone fica mais quente — é precisamente por isso que os fabricantes costumam recomendar a não utilização do aparelho quando este está a ser carregado (recomendam também que não se utilize carregadores genéricos). O melhor será, então, ir carregando o smartphone com intervalos pelo meio.