De tendência a explicação científica. O dad bod não é apenas mais uma moda da Internet: existe mesmo e é a parentalidade que dá este tipo de corpo aos homens, caraterizado por flacidez e barriguinha, garantem os autores de um estudo desenvolvido pela Northwestern Medicine.

Os cientistas juntaram mais de 10 mil homens e acompanharam-nos desde 1994 (quando tinham entre 12 e 21 anos) até à atualidade para analisar as variações do índice de massa corporal (IMC) na adolescência, ao entrar na idade adulta e quando se tornam pais. E é mesmo verdade: o IMC destes homens aumentou quando começaram a ter filhos.

Naquele que é o primeiro estudo de grandes dimensões sobre o fenómeno dos dad bod, os resultados indicaram que a parentalidade aumenta o peso dos homens em até cerca de dois quilogramas, mesmo entre aqueles que não vivem com os filhos. Os homens que nunca tiveram filhos chegaram a emagrecer no período de tempo em que os que eram pais engordavam.

Isto não parece incomodar muito as mulheres, que têm sentido um certo fascínio por esses corpos com um pouco de gordura abdominal a mais, provocada pela falta de exercício físico, pelo sedentarismo e por uma alimentação algo desleixada. Quem chamou a atenção para este fenómeno foi Mackenzie Pearson, uma estudante da Universidade de Clemson, que se apercebeu de que as amigas se sentiam atraídas por este tipo de físico, recorda a Business Insider.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A moda está de tal forma a tornar-se global que as redes sociais não a deixaram escapar. No Instagram, uma página chamada College Dad Bods publica fotografias de homens que mostram orgulhosamente as suas barrigas de cerveja e braços flácidos. Ao lado deles, mulheres esculturais parecem adorar abraçá-los.