Não são três, mas quatro, os jogos da I Liga que se vão realizar no dia das eleições legislativas, a 4 de outubro. Apesar de se tratar de uma situação inédita — nunca antes em democracia tinha havido jogos de futebol em dia de eleições –, e já criticada pelo presidente da República e desaconselhada pela CNE, a Liga de clubes agendou uma outra partida para o domingo eleitoral. Assim, além dos três grandes, Benfica, FC Porto e Sporting, também o Sp. Braga jogará no dia 4, já que o encontro com o Arouca, agendado para dia 5, foi antecipado.

Esta marcação dos  jogos para o dia 4 de outubro foi feita a pedido dos clubes, que estão envolvidos em jogos das competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa) na semana anterior e têm também de dispensar jogadores para os compromissos das seleções: Portugal joga com a Dinamarca dia 8 e desloca-e à Sérvia três dias depois, nos últimos dois jogos de apuramento para o Euro’20016.

Em comunicado, a Liga justifica a antecipação do jogo dos bracarenses exatamente com esses compromissos e ainda com o facto de um dos jogos da seleção se disputar no estádio do Sp. Braga. “Face à participação de equipas portuguesas nas Competições Europeias organizadas pela UEFA”, à obrigatoriedade dos clubes “cederem jogadores às respetivas Seleções Nacionais na manhã do dia 5 de outubro” e à “realização do jogo de qualificação Portugal-Dinamarca no estádio Municipal de Braga, infraestrutura que terá de ser disponibilizada para a Seleção Nacional a partir do dia 5”, a Liga acedeu à demarcação da partida, pode ler-se. Uma justificação em tudo semelhante à usada aquando da marcação das partidas do Benfica, FC Porto e Sporting.

Em dia de votação para o Parlamento, os adeptos vão ter assim de conciliar a ida às urnas com os horários dos jogos dos seus clubes. O Benfica é o primeiro a entrar em campo, já que joga com o União da Madeira, na Madeira, às 16h00 horas. Segue-se o FC Porto, que às 18h15 recebe no Dragão o Belenenses. O Sp. Braga jogará, na Pedreira, às 18h30 com o Arouca. E o Sporting finalizará o dia futebolístico quando já forem conhecidas os primeiros resultados eleitorais, às 20h30 em Alvalade, frente ao V. Guimarães.

As rádios já anunciaram que não deverão, como é habitual, fazer os relatos destas partidas (a exceção será o Benfica) como habitual, uma vez que já estarão com emissões especiais sobre as eleições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR