41% para a coligação. 34% para o PS. Sete pontos separam a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) dos socialistas na primeira sondagem diária da RTP, da responsabilidade da Universidade Católica. A outra surpresa deste estudo sobre as intenções de voto dos portugueses é o resultado do Bloco de Esquerda, que aparece como terceira força política, com 8%, enquanto CDU apenas soma 7%. O estudo revela ainda, contudo, uma enorme percentagem de indecisos: 32%.

Esta é a segunda sondagem sobre as intenções de votos para as legislativas de dia 4 de outubro. Ao final da manhã, o estudo da Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC dava 35,5% para o PS, 34% para a coligação, ou seja, os socialistas surgiam 1,5% à frente, ainda que dentro do erro máximo da amostra, de 2,52%. Neste estudo a CDU somava 10,3% e Bloco 5,2.  O estudo baseia-se em 1510 entrevistas validadas.

A sondagem da Católica para a RTP faz ainda uma redistribuição de votos já incluindo os indecisos, as respostas dos inquiridos dão 25% à Coligação, 17% ao PS e 4% para Bloco e CDU. A sondagem envolveu 647 inquéritos e a margem de erro é muito alta: 3,9%.

A sondagem divulgada hoje pela televisão pública é a primeira de uma série que a RTP vai divulgar diariamente até ao final da campanha. O objectivo da série  (tracking poll) é de observar as tendências de subida e descida de cada partido e a tendência dos indecisos,mais do que a medição da percentagem de intenções de voto de cada um.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR