O grupo Volkswagen poderá ter de suportar custos no valor de 35 mil milhões de euros por causa do escândalo do software que, em teste, escondeu as emissões de gases nocivos para o ambiente em 11 milhões de automóveis movidos a gasóleo. Os prejuízos, que impedirão a marca de registar lucros durante os próximos dois anos, pelo menos, são calculados pelos analistas da UBS e da Société Générale, que admitem um intervalo entre aquela soma e um cenário mas otimista, na casa de 32 mil milhões de euros.

Os números adiantados pelos dois bancos, citados pela Bloomberg, incluem multas, encargos decorrentes de problemas legais, a recolha de carros para que o problema seja corrigido e os respetivos custos de reparação. Em 2014, a VW registou lucros de 14,8 mil milhões de euros e vendas de 202 mil milhões de euros a nível global. As perdas referidas excluem, no entanto, aquelas que possam resultar de uma quebra na venda de automóveis em resultado do escândalo, o que significa que os 6,5 mil milhões de euros que a VW já provisionou para precaver futuros encargos parecem insuficientes.

Até agora, nenhum outro fabricante reconheceu ter assumido práticas semelhantes àquelas que caracterizaram o comportamento da VW e os dois bancos admitem que, no cenário base que traçaram, “o escândalo não irá para além” daquela marca alemã. Mas as duas instituições também admitem que as mudanças previsíveis na regulação poderão vir a gerar custos noutros fabricantes de automóveis.

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