Preços como 1,99 euros estão prestes a desaparecer na Irlanda. O país vai começar a arredondar todos os seus preços a partir de 28 de outubro para, de forma faseada, deixar de produzir moedas de 1 e 2 cêntimos. Em breve, a moeda de menor valor a circular no país será a de 5 cêntimos.

Tanto as moedas de 1 e de 2 cêntimos vão continuar a ser legais e, para já, o arredondamento será feito de uma forma voluntária, segundo avança o jornal Irish Times. Os irlandeses continuam a ter direito a receber o seu troco com moedas de 1 e 2 cêntimos. O pagamento através de multibanco poderá contar com pagamentos que não terminem em 0 ou 5, mas em compras reais, todos os preços serão arredondados.

Esta decisão surge depois de o Banco Central da Irlanda levar a cabo uma experiência em 2013 que mostrou que 100% dos lojistas e 85% dos consumidores eram favoráveis ao arredondamento dos preços e isso impulsionou o banco a decidir que estas moedas não serão mais produzidas.

A Holanda deixou de produzir moedas de 1 e 2 cêntimos desde setembro de 2004 e os preços no país foram todos arredondados. Ao Observador, o Banco de Portugal avança que esta medida não está a ser equacionada no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR