Dark Mode 167kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Vacinar idosos sem ensaios: ética ou roleta russa? /premium

Os idosos devem ser uma prioridade na vacinação ou é mais importante começar por quem contacta muito com eles? É seguro fazê-lo com ensaios pouco sólidos? E como é lá fora? Os especialistas dividem-se
Presidência da República

Marcelo tentou travar crise no NB por telefone /premium

297
O Presidente da República quis saber as motivações dos partidos de direita para travar injeção de capital no Novo Banco e perceber o que poderia ser feito para evitar crise parlamentar. Sem sucesso.
Liberdade de Expressão

O único homem com liberdade em Portugal /premium

1352
Acho bem que Mamadou Ba seja um homem com liberdade para citar Fanon. O que também acho, no entanto, é que Mamadou Ba não pode continuar a ser o único homem com liberdade em Portugal.
Liberdade de Expressão

Universos paralelos /premium

O que querem e para onde vão? O que queremos e para onde vamos com o restabelecimento da censura? Lembro que na Constituição de 1933 consagrava a liberdade de expressão, mas instituía “o exame prévio”
Estados Unidos da América

Uma herança para Joe Biden /premium

Os EUA partiram-se ao meio quando a hiperpartidarização política e a hiperpartidarização social se encontraram. É uma história longa, mas cujo capítulo mais recente vale a pena contar.

Observador no Congresso do PCP

Congresso PCP

"Se for melhor chumbar um OE, o PCP fá-lo-á" /premium

Em entrevista, o antigo secretário-geral comunista diz que o PCP não hesitará em romper com o PS se a alternativa for manter uma política de direita. Ascensão de uma maioria com o PSD não assusta.
Congresso PCP

"Governo cumprimentou patrão com chapéu de outros" /premium

Líder parlamentar do PCP garante que abstenção no OE foi "um distanciamento" do PS que acusa de ter-se aproveitado de ganhos comunistas. Mesmo assim não descarta voltar a entrar no barco de Costa.
Coronavírus

Dinamarca pede perdão pelo abate de visons

O governo dinamarquês anunciou o abate de milhões de visons após ter sido detetada uma mutação do novo coronavírus naqueles mamíferos. Em lágrimas, a primeira-ministra pediu desculpa pela decisão.
Coronavírus

DGS. Cuidados intensivos voltam a bater recorde

Morreram mais 67 pessoas e houve 5.444 novos casos de infeção no último dia, mas o número de recuperados foi ainda maior (5.502). Cuidados intensivos batem novo recorde. Norte ultrapassa 2 mil mortes.
Brexit

Está a chegar a hora do adeus. Mas como será? /premium

Sem acordo entre Bruxelas e Londres até ao final do ano, o Reino Unido terá um "hard Brexit". A complicar as negociações, está o comércio, as pescas e também Biden, que pode trocar as voltas a Boris.

OE2021

Desporto

COP critica "desconsideração" no Orçamento

Comité Olímpico de Portugal enviou cartas aos líderes dos grupos parlamentares de PS e PSD após chumbo das propostas no âmbito do Orçamento, garantindo que não desiste enquanto não houver respostas.
Novo Banco

Costa telefonou a Lagarde. Como o BCE é decisivo /premium

Confirmada a eliminação da transferência para o Novo Banco, o primeiro-ministro não perdeu tempo a contactar o Banco Central Europeu, cuja intervenção é decisiva para resolver o problema criado.
Ferro Rodrigues

Ferro reúne com presidentes do Parlamento Europeu

O presidente da Assembleia da República vai estar em teleconferência com os presidentes do Parlamento Europeu, de maneira a preparar a próxima presidência portuguesa da UE.
Conselho de Ministros

Uso do telemóvel na estrada. Coimas aumentam 100%

100
O uso do telemóvel ao volante vai passar a ter uma coima entre os 250-1250 euros, um agravamento de 100%. E o Código da Estrada vai especificar zonas em que autocaravanas podem pernoitar.

Rádio Observador

Gabinete de Crise

“Não são os cientistas que estão a fazer promes...

Professora Ana Sanchez diz que a vacina tem sido utilizada pela classe política como o “Santo Graal” de todos os problemas. A gestão de expectativas pode pôr em causa a confiança das investigações em torno da vacina.
Termómetro

Mathew Perry está noivo

O ator de "Friends" pediu a namorada, de 29 anos, em namoro. Meghan e Harry passaram o primeiro Dia de Ação de Graças nos EUA e os príncipes suecos estão infetados.
O Lado Bom da Vida

Clubes de leitura, descontos e brunch

Apesar do recolher obrigatório em grande parte dos concelhos, há sugestões para antes e depois das 13h, dentro e fora casa.
Noticiário As notícias das 2h

    Últimas da Rádio

  • Noticiário

    As notícias das 2h

  • Resposta Pronta

    Autoeuropa dispensa 55. "Nada fazia prever"

  • K4

    “O vidro é uma matéria maravilhosa!”

  • Emissão Especial

    "Não é necessário um secretário-geral adjunto"

  • Emissão Especial

    Carlos Carvalhas de saída do Comité Central do PCP

  • Vichyssoise

    Fomos ao Congresso PCP e falámos com o anfitrião

Mais Rádio
Lifestyle

Lisboa, Algarve e Madeira vencem prémio de turismo

Atualizado 123
Lisboa foi considerada o Melhor Destino City Break do Mundo nos World Travel Awards. Também a Madeira recebeu o galardão de Melhor Destino Insular do Mundo. O Algarve é o melhor destino de praia.
Irão

Irão acusa Israel de assassinar cientista nuclear

Atualizado 101
"Hoje, terroristas assassinaram um eminente cientista iraniano", escreve o ministro Javad Zarif no Twitter. A promessa de vingança já foi feita por altos responsáveis do Irão.
Exército

Comandos. Estado paga 410 mil euros às famílias

O Estado vai pagar às famílias dos jovens que morreram na sequência do 127.º curso de Comandos um valor de 410 mil euros, num acordo extrajudicial.
Justiça

Juízes. Conselho atento ao Face Oculta

Órgão de gestão dos juízes reagiu à demora na execução das penas de prisão do Face Oculta, solicitando esclarecimentos urgentes à primeira instância. CSM promete resposta ao Observador mais tarde.

Opinião

CDS-PP

Não, dr. Mesquita Nunes

338
O dr. Mesquita Nunes conhece, e tem obrigação de conhecer, a complexidade destas coisas, e compreende que nem toda a informação pode ser tornada pública. Ele sabe que não podia ser como ele contou.
Oficina da Liberdade

Liberdade para ofender

232
Para que não haja instituição de dogmas que atentem contra os princípios culturais e valores europeus é que a liberdade de expressão se revela mais do que um direito fundamental
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Keep it simple!

Todos somos, mesmo que não o reconheçamos, puxados em várias direções por várias marcas que falam connosco ininterruptamente e com as mais variadas e atraentes promessas.
Drogas

Operação desmantela rede internacional de tráfico

194
Só em território nacional a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ apreendeu no último fim de semana cerca de 12 milhões de euros em numerário, dois imóveis e diversas contas.
Futebol

Portugal mantém quinto lugar no ranking da FIFA

Portugal continua no quinto posto, agora com 1.662 pontos, atrás da Inglaterra, quarta (1.670), num ranking que continua a ser encabeçado pela Bélgica (1.780), seguida da França e do Brasil.
Legionela

Aumenta para 88 o número de casos de Legionella

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde diagnosticou mais um caso de Legionella, fazendo subir para 88 o número de pessoas infetadas pela doença dos legionários no surto do Grande Porto.
Serviço Nacional de Saúde

SNS sem contrato com enfermeiros reformados

Há um mês, António Costa anunciou que o Governo ia contratar enfermeiros reformados para fazer rastreios de contactos da Covid-19, medida incluída no conjunto de resposta à segunda vaga da pandemia.
Cancro

Teste de sangue pode detetar mais de 50 cancros

O serviço de saúde britânico vai iniciar um projeto experimental de testes de sangue que poderá detetar mais de 50 tipos de cancros. "Tem o potencial de salvar muitas vidas", diz Simon Stevens.

OE2021

Orçamento do Estado

O último OE de Costa ou a geringonça tem 7 vidas? /premium

Direita está apostada no fim da geringonça, que sai "coxa" deste OE. Mas se há 5 anos havia o fantasma de Passos, agora há Ventura, e a esquerda pode estar condenada a ficar junta.
Novo Banco

NB. Como o PS tentou (sem sucesso) travar proposta /premium

PSD e esquerda tinham aprovado proposta para travar transferências para Novo Banco mas, numa manhã, PS tentou mudar tudo. PSD Madeira ainda ameaçou salvar Governo, mas recuou. Joacine foi a chave.
Coronavírus

Bastonário acha "estranho" critérios para vacina

200
Miguel Guimarães considerou "estranho" que pessoas "mais frágeis, menos resistentes e que sofrem mais com a infeção não estejam a ser protegidas", aguardando os critérios que serão lançados pela DGS.
Coronavírus

Costa: "As vidas não têm prazo de validade"

O primeiro-ministro rejeitou esta sexta-feira a possibilidade de todos os maiores de 75 anos sem doenças graves não terem acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19.
Seleção Nacional

Mundial 2022. Portugal integra pote 1 

O resultado do sorteio da fase de qualificação será conhecido daqui a 10 dias. Portugal evita para já Bélgica, França,Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.
Coronavírus

Covid-19. Os primeiros grupos a receberem a vacina

504
Idosos com mais de 75 anos ficam, para já, excluídos do acesso prioritário às vacinas da Covid-19. Governo explica que estratégia "ainda não foi discutida". Costa diz que "vidas não têm validade”
Coronavírus

Governo quer fazer "grande campanha de vacinação"

155
Lacerda Sales reforçou que “idosos serão prioridade no primeiro período de vacinação”. Secretário de Estado prevê grande "cobertura" e diz que Portugal tem "condições" para armazenar vacinas a -75ºC.
FC Porto

Pinto da Costa sentiu-se mal no adeus a Reinaldo

Pinto da Costa sentiu-se mal no emocionado adeus a um dos melhores amigos, Reinaldo Teles, que passou pelo Dragão com centenas de dirigentes, atletas e adeptos a prestarem homenagem ao "Chefinho".
Refugiados

Médica refugiada em Portugal partilha drama

"No meu país eu exercia medicina, mas na Turquia, dado o estatuto de refugiada, não me foi possível fazê-lo", conta Nadia Saad.
Bielorrússia

Lukashenko afirma que deixará a presidência

Alexander Lukashenko afirmou que "com a nova Constituição" já não servirá como Presidente da Bielorrússia e criticou os contestatários que "atacam o presidente e a vertical do poder" no país.
Saúde

As cidades em risco de desenvolver nova pandemia

O estudo mostra que cidades com um maior nível de globalização ou sistemas de saúde mais precários estão mais propícios a desenvolver surtos pandémicos a uma escala global.
Coronavírus

E se o erro na vacina for uma coisa boa? /premium

Empresa subcontratada pela AstraZeneca enganou-se nas doses das vacinas, mas quem as recebeu pareceu mais protegido contra a Covid-19. Sorte ou erro útil? Só o tempo (e a ciência) o dirão.
Moçambique

Moçambique alerta para alastramento dos ataques

O governo moçambicano alertou que é "preciso cortar o mal pela raiz" antes que a violência em Cabo Delgado, no norte do país, se "alastre" para outras regiões.
Estados Unidos da América

Juíza Barrett estreia-se a decidir sobre religião

522
A juíza deu o voto decisivo que permitiu retirar as restrições aos serviços religiosos em Nova Iorque. Decisão é completamente contrária a anteriores tomadas antes da morte da juíza Ginsburg.
Coronavírus

Especialistas estimam 1.400 internamentos 

Segundo as projeções do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o número de casos diários no Norte tem sido inferior às previsões e a situação epidemiológica na região começa a abrandar.
Coronavírus

Portugal já atingiu o pico da segunda vaga

711
Conselheiros do Governo dizem que pico foi alcançado entre 18 e 21 de novembro. Números vão começar a descer. No Natal, o país poderá ter menos de 3.000 casos diários. Mas medidas não podem relaxar.
Itália

Morreu mulher que recebeu serenata no hospital

Impedido de ver Carla, internada, Stefano, de 81 anos, surpreendeu-a com uma serenata à janela do seu quarto de hospital. A mulher teve alta passado 10 dias, mas acabou por morrer vítima de um cancro.

Diego Maradona 1960-2020

Diego Maradona

"Íntimo e breve": o último adeus a Maradona

O corpo do ex-jogador de futebol foi enterrado no Cemitério do Jardim da Bela Vista, em Buenos Aires, no final do dia de ontem. Presentes estiveram apenas família e amigos próximos.
Iniciativas Observador

Observador Lifestyle 100% português já nas bancas

Mais do que nunca, o nº 10 da revista Observador Lifestyle pretende apoiar a produção nacional. São 148 páginas dedicadas ao melhor que é feito em Portugal, com sugestões para toda a família.
Casa da Música

Casa da Música. Entregue petição que pede justiça

Esta sexta-feira, a petição que apela à justiça laboral ao trabalhadores da Casa da Música é entregue ao Conselho de Fundadores, ministra da Cultura e autarquia do Porto, tendo já 2.380 assinaturas.
Tive uma Ideia

A app que lhe quer levar comida de chef a casa /premium

Aos 15 anos teve a primeira ideia de negócio. Aos 25, Álvaro Meyer vai lançar a Volup, uma app que vai fazer chegar à casa dos portugueses comida de chef, premium, em mochilas isotérmicas próprias.
Compras

8 novas lojas para conhecer em Lisboa e no Porto /premium

Estas abriram mesmo a tempo das compras de Natal. Em Lisboa, há ilustração, lingerie, design e um novo ginásio. No Porto, os chocolates são suíços e os diamantes vêm diretamente de Antuérpia.

opinião

Sociedade

Responsabilidade

Se há alturas em que a organização para que trabalhamos mais exige de nós, esta é uma delas. É nas crises que se vê quem é responsável, de facto, e quem está disposto a “carregar pianos”.
Saúde

É urgente prevenir o cancro colorretal

Sendo o cancro colorretal o terceiro mais diagnosticado no sexo masculino, é fundamental destacar que, se for detetado precocemente, existem fortes probabilidades de cura.
Universidade de Lisboa

Bug democrático no Técnico, investigadores em mute

Há bugs que insistem em permanecer, a furar a vivência democrática das instituições, que vestidas de inovação e boas maneiras disfarçam um certo cheiro a mofo e práticas ancestrais.

rádio observador

Contra-Corrente

Pisca à esquerda, pisca à direita... despistei-me

320
Com o Governo a aliar-se ora à direita, ora à esquerda, uma dia correria mal. Sobretudo se nos lembrarmos que há uns meses era Costa que defendia, contra Centeno, o que agora Rio defende contra Costa.
O Bom, o Mau e o Vilão

André Ventura, o deputado-totobola

O Parlamento (que foi unânime a lembrar Ribeiro Telles), Rui Rio (que se juntou à extrema-esquerda) e André Ventura (que votou com uma tripla) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
De Maneira que No Fundo é Muito Isto

Nós fechados à conta do vírus e os vírus no laréu

Enquanto nós ficamos trancados em casa e sem conviver com familiares, vírus da família do SARS-CoV-2 foram apanhados no Japão e no Camboja. E na volta viajaram em turistas que viajaram em 1ª classe.
Conversas à Quinta

Massacres em Moçambique: nem tudo é obra da jihad

Há uma semana conversámos com o Bispo de Pemba e conhecemos os horrores do conflito. Hoje procuramos decifrar as suas origens, bem mais complexas do que a simplificação de que é só terrorismo islâmico.

OE2021

Orçamento do Estado

Algum alívio para famílias e um balão para as PME /premium

A dedução do IVA com máscaras, gel e ginásios no IRS e a suspensão do corte de serviços essenciais até junho, foram aprovados na votação do OE 2021. PME vão poder suspender pagamentos por conta.
Orçamento do Estado

Ex-Scut. Descontos do PSD custam até 82 milhões

Técnicos do Parlamento estimam perda entre 64,6 milhões e os 82 milhões na 2ª metade do ano, se desconto nas portagens proposto pelo PSD passar. Estado terá de compensar privados da Beira Interior.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se para 7.198 milhões até outubro

216
O défice das contas públicas fixou-se em 7.198 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano. É um agravamento de mais de oito mil milhões face a igual período do ano passado.
PCP

Raio-x ao PCP. Entre o poder e o declínio /premium

202
Na mesma semana em que salva o Orçamento do PS, o PCP organiza um congresso controverso para discutir presidenciais, autárquicas e a relação com o poder em plena crise de resultados eleitorais.
Fact Check

PCP emitiu declaração de livre circulação?

Post viral alega que comunistas emitiram um documento para liberar congressistas das restrições do Estado de Emergência. Documento é falso.
Congresso PCP

Quem é quem no tabuleiro de xadrez do PCP /premium

Congresso acontece em clima de guerra. PCP junta 600 delegados em nome da liberdade política em tempos de pandemia. Sucessão é um tabu, mas rei está seguro. São os peões que decidem. Quem é quem?

Os nossos vídeos

Fact Check

Fact Check

Confinamento e máscaras não travaram contágios?

542
Confinamento diminuiu o contacto entre pessoas e estabilizou número de casos de Covid-19 na primeira vaga. A evidência científica também suporta que as máscaras podem ajudar a travar a transmissão.
Fact Check

Foto mostra oceanos a cruzarem-se no Alasca?

Publicação viral contém imagens de um suposto cruzamento entre dois oceanos no Alasca. Fotografias são reais, mas com contextos diferentes. As águas misturam-se mas não pertencem a oceanos diferentes.
Fact Check

Covid-19 é um plano para reduzir população?

Num vídeo, um ginecologista italiano reformado faz declarações sem qualquer fundamento científico sobre a pandemia da Covid-19, num discurso confuso, incoerente e sem qualquer lógica.
Coronavírus

Bolsonaro diz que nunca chamou gripezinha à Covid

130
O Presidente do Brasil disse em março que caso apanhasse Covid-19 teria os sintomas de uma "gripezinha". A referência foi feita duas vezes, mas agora Bolsonaro nega que o tenha feito. Veja os vídeos.
Coronavírus

Como vai ser o Natal noutros países da Europa? /premium

Recolhimento obrigatório vai mudar em Espanha. No Reino Unido, os ajuntamentos ficam-se pelos três agregados familiares mas sem limite de pessoas. Como a Europa está a preparar o Natal.
Coronavírus

Ordem abre processo a médica "pela Verdade"

1121
Médica divulgou receita para possíveis infetados testarem negativo. É o terceiro processo aberto pela Ordem dos Médicos contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras, por exemplo.

O jornalismo que vale uma assinatura.

Sem restrições. Sem obrigações.

rádio Observador

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Button, fascistas e um regresso ao passado?

Consta que Benjamin Button vai integrar o próximo Comité Central do PCP?
Zoom

O dia em que os juros do Estado chegaram a zero

Ontem as taxas foram nulas no prazo de referência de 10 anos. E no Parlamento foi um dia agitado.
Café América

A dream team de Biden e a vingança de um perú

Escolhas de Joe Biden mostram um regresso aos especialistas e afastam progressistas como Bernie Sanders e Elizabeth Warren. Nesta edição também temos a história da vingança de “Cenouras”, um perú.

Os nossos especiais

Teatro

Ricardo Pais: “A cultura na política é berloque" /premium

Prestes a regressar com uma criação própria ao Teatro Nacional S. João, a sua eterna casa, o encenador Ricardo Pais fala de vida e da morte, do legado que deixou e do tempo que aprendeu a relativizar.
Coronavírus

Médica divulga receita para enganar testes à Covid /premium

8032
A receita foi divulgada no Telegram. Especialistas dizem que é “grave” e não percebem qual a vantagem de um infetado ter um teste negativo, pondo em risco família, amigos e profissionais de saúde.
Coronavírus

6 questões sobre a vacina de Oxford (mais barata) /premium

108
A vacina da Universidade de Oxford contra a Covid tem 70,4% de eficácia. Mas isso não é pouco? E quanto custará esta vacina? É mais fácil de armazenar? É por isso mais adequada para países pobres?
Orçamento do Estado

Portugal é dos que menos gastam contra a crise /premium

325
Documentos da Comissão indicam que medidas orçamentais de Portugal para responder à pandemia em 2020 foram das mais baixas (em percentagem do PIB) na zona euro. O que estão os outros países a fazer.
A página está a demorar muito tempo.