247kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Foguetão chinês: um perigo visível esta noite /premium

Desde 1990 que nenhum objeto com mais de 10 toneladas cai descontroladamente para a Terra. Este tem 23 toneladas e será visível a olho nu esta madrugada em Portugal. Mas não se sabe ainda onde cairá.
Democracia

Socialismo ou liberdade /premium

597
Só por Portugal não ser a Espanha ou Lisboa não ser Madrid, não quer dizer que em Portugal ou em Lisboa socialismo e liberdade sejam compatíveis. Não são, nunca foram. Nem em Madrid, nem em Lisboa.
A Sexta Coluna

Ventos de Espanha /premium

215
Proclamando uma direita claramente anti-esquerda e sem “cercas sanitárias”, Isabel Ayuso foi a grande vencedora na batalha por Madrid.
Mundo

A fraqueza (relativa) da Índia /premium

Num cenário bipolar, a Índia poderia ter um papel crucial. As parcerias que quisesse fazer teriam um impacto profundo na distribuição de poder.
Coronavírus

Boletim DGS. Incidência e R(t) voltam a baixar

A incidência está atualmente nos 57,7 casos a nível nacional e o R(t) nos 0,92 em Portugal continental e também a nível nacional. Nas últimas 24 horas, foi confirmada uma morte e 377 novos casos.
Autárquicas 2021

Moedas acusa Medina de propaganda e incapacidade

352
O candidato social-democrata acusa Medina de ser incapaz de cumprir o que promete. "Fernando Medina gastou 18 milhões de euros no Hub do Beato. Cinco anos depois, nada está executado", critica.
Autárquicas 2021

PS pronto para dramatizar nos pós-autárquicas /premium

Direção socialista vai empurrar "lá para junho" o tiro de partida para autárquicas. Parte tranquila, mas com avisos à oposição para o que pode acontecer se alguém tentar leitura nacional do resultado.
Coronavírus

Marcelo defende semipresidencialismo

O Presidente da República defendeu que o semipresidencialismo, face à forçada crise que vivemos, "respondeu com rigor, com previsibilidade e com segurança institucional, jurídica e política".
Coronavírus

Tribunal aceita providência do Zmar /premium

762
Governo garante que ainda não foi notificado da providência cautelar, mas diz que já instruiu os serviços jurídicos a preparar "a resolução fundamentada" para manter requisição civil.
Coronavírus

Zmar. CDS quer demissão de Cabrita

399
O partido considera que o caso dos imigrantes em Odemira "demonstra total falta de sensibilidade social" e exige a demissão do ministro. Cabrita diz que CDS é um "náufrago", partido já respondeu.
Óbito

Criança morre depois de esquecida dentro no carro

1832
Bebé terá ficado esquecida no carro cerca de 7 horas. INEM tentou reanimá-la durante 30 minutos, mas sem sucesso. Família está a receber apoio psicológico e MP abriu inquérito. PJ a investigar.
Justiça

Comandos. MP pede condenação de 5 arguidos

O MP deu como provado que Ricardo Rodrigues praticou o crime de abuso de autoridade com ofensa à integridade física e pede até 10 anos de cadeia. Advogado da família discorda da alteração na acusação.
Brasil

"Tudo bandido". A reação do vice de Bolsonaro

221
Sem provas, mas o vice-presidente de Bolsonaro já se apressou a catalogar de "bandidos" os mortos numa operação na favela do Jacarezinho, na quinta-feira.

Rádio Observador

Porque Sim Não é Resposta

Devemos responder torto aos casamenteiros?

Há sempre muita pressão para namorar, casar, ter filhos ou arranjar alguém. Mas há quem não queira ser "empurrado" para relações. Como lidar com esta pressão?
De Maneira que No Fundo é Muito Isto

É segunda-feira, yeah. Suei a semana inteira, yeah

O drama da 2ª feira não existiria com uma simples reorganização dos dias da semana. Se ao Domingo sucedesse a 5ª feira, arrancávamos logo com uma sensação estupenda de quase fim-de-semana.
Pet Radio

Como descobrir os locais pet friendly no país?

São cada vez mais os estabelecimentos que aceitam os nossos animais de estimação. Existe até um site que nos permite saber quais são esses locais. Descubra todas as dicas neste episódio.
Noticiário 22h. Cimeira UE. Costa fala em acordo histórico

    Últimas da Rádio

  • Noticiário

    22h. Cimeira UE. Costa fala em acordo histórico

  • K4

    “Eu não sou um pintor: sou um artista que pinta”

  • Resposta Pronta

    Rui Moura. "Nada impede que ele caia em terra"

  • Resposta Pronta

    ISCTE em Sintra. "Oferta formativa é deficitária"

  • Reportagem Observador

    Ruy de Carvalho homenageado. "É um prazer enorme"

  • Conversas de Fim de Tarde

    "Discos são filhos e fiquei com um nos braços"

Mais Rádio
Coronavírus

EUA. Dinheiro e cerveja para incentivar vacinação

Em abril, foram administradas 3,38 milhões de doses por dia nos EUA, mas muitos norte-americanos permanecem relutantes em tomar a vacina. Estados e empresas tentam combater receios com ofertas.
Fact Check

GNR viola regras sanitárias em jantar no Algarve?

Vídeos mostram vários militares da GNR a jantar em restaurante, numa altura em que o concelho de Portimão ainda não podia ter estes estabelecimentos abertos. Mas filmagens estão descontextualizadas.
Primeiro-Ministro

Costa quer mais funcionários públicos 

663
Costa diz que é preciso "contratar mais pessoal onde é mais preciso, como técnicos superiores, de que a administração pública está carente". A reforma das profissões reguladas é outro ponto do plano.
Fact Check

Estado coloca mais 1,6 mil milhões no Novo Banco?

Valor está previsto no contrato com a Lone Star, numa medida de recurso para garantir a solvabilidade do banco. Mas resultados da instituição afastam essa necessidade.
Justiça

Acusados jornalistas e coordenador da PJ vigiados

Carlos Rodrigues Lima, da Sábado, foi acusado de três crimes de violação do segredo de justiça e Henrique Machado, da TVI, foi acusado de um. O coordenador da PJ terá de responder por três.
Negócios do Estado

Associação faz ajustes com empresas de fundadores /premium

A Nortexcel foi constituída em 2015 pela Inovamais e Instituto Politécnico do Porto. Desde então mais de 70% dos ajustes diretos foram para empresas dos donos da Inovamais.
Internet

Tarifa social. Operadoras surpreendidas com 10 GB

Associação que representa as operadoras, a Apritel, diz que o limite de 10 gigabytes por mês era uma das matérias que seriam definidas "posteriormente" com o Governo.

Operação Marquês

Operação Marquês

Sorteio do Marquês. Ivo Rosa aponta três nomes

Nas 65 páginas em que reconstitui a atribuição da Operação Marquês a Carlos Alexandre, Ivo Rosa identifica três pessoas que tiveram contacto com o processo. Mas nada conclui sobre quem deu a ordem.
Operação Marquês

Juízes desembargadores queixam-se de Ivo Rosa /premium

430
Órgão de gestão analisa denúncias de violação de caso julgado na Operação Marquês. Ivo Rosa declarou a nulidade de um despacho de uma desembargadora e terá reapreciado decisões da Relação de Lisboa.
Operação Marquês

Marquês. Sócrates pede relatórios de distribuição

A carta de José Sócrates surge dois dias depois de o Conselho Superior de Magistratura ter deixado claro que não houve quaisquer irregularidades na distribuição dos processos.
Caso José Sócrates

Marquês. MP tem 120 dias para recorrer

Juiz Ivo Rosa estendeu o prazo legal do recurso para o Ministério Público e defesa tem igual tempo para responder, o que significa que feitas as contas o processo só chegará à Relação em 2022.
Brasil

Tiroteio provoca 25 mortos no Rio de Janeiro 

O balanço do número de mortos numa operação policial que decorreu na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro subiu para 25. Entre as vítimas mortais está o inspetor de polícia André Leonardo.
Estados Unidos da América

Aluna fere a tiro colegas numa escola nos EUA

Uma aluna do sexto ano feriu a tiro dois colegas e um funcionário de uma escola no Estado do Idaho, nos Estados unidos, antes de ser desarmada por um professor. Esta aluna foi detida.
Fim de Semana

12 coisas para fazer no fim de semana

Há novidades na Costa da Caparica, aromas a perfumar o Chiado e arte urbana a ocupar a Lx Factory. A norte regressam as visitas às caves, o teatro, para ver ao vivo ou online, e há um novo passadiço.
Música

De Faro ao Porto: os concertos deste mês

Já perdido no calendário, com tanto adiamento e mudança de datas? Fizemos uma seleção de concertos e DJ sets a ver por todo o país nas próximas semanas. É a música ao vivo a desconfinar.

opinião

Oficina da Liberdade

O uso do açaime

141
A ordem que nasce da liberdade só existe enquanto em relação com o não racional e com o transcendental: o mistério, a ambiguidade e a desordem, que é na verdade a única coisa que caracteriza a vida.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Amazon One - pagamentos com a palma da mão

Depois de ter disrompido o comércio de livros e basicamente de tudo o que possa ser comercializado online, a Amazon entra agora nos pagamentos nas lojas físicas através da utilização da palma da mão.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Coronavírus

Variante indiana infetou idosos vacinados

487
Guardian teve acesso a emails trocados entre as autoridades de saúde que mostram que há três variantes em análise (B16171, B16172 e B16173). Idosos vacinados com duas doses ficaram doentes.
Coronavírus

Milhares querem cancelar Jogos Olímpicos

A petição a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos foi lançada na quarta-feira e já conta com mais de 200 mil assinaturas. A organização afirma que a realização do evento colocará vidas em risco.
Primeira Liga NOS

Sporting está a uma vitória de ser campeão

1184
Título de 2000 ficou resolvido na última jornada, o de 2002 ficou resolvido na penúltima jornada, o de 2021 pode ficar resolvido na antepenúltima jornada... 50 anos depois: as contas do Sporting.
Rádio Observador

A Rádio Observador está cada vez mais perto de si

Estamos no Grande Porto, nas regiões de Aveiro e Braga, na Grande Lisboa e online, em todo o mundo, com mais de 2 milhões de downloads dos nossos podcasts a cada mês. Sempre ao lado de quem nos ouve.
Rádio Observador

Contra-Corrente aberto aos ouvintes às 10h10

José Manuel Fernandes vai alargar aos ouvintes a discussão sobre o tema diário do seu Contra-Corrente, entre as 10h10 e as 11h00. Telefone para dar a sua opinião na antena da Rádio Observador.
Obituário

Morreu Nuno Monteiro, professor em Yale

672
Nuno Monteiro era especializado em Relações Internacionais e Estudos de Segurança, áreas sobre as quais publicou dois livros. Doutorado pela Universidade de Chicago, era professor em Yale desde 2017.
Administração Pública

Digitalizar o Estado: 1 em 4€ vai para consultoria /premium

210
Dos 578 milhões de euros da "bazuca" para digitalizar a administração pública, 140 milhões têm como destino contratos de consultoria externa. Governo diz que servem para melhorar serviços públicos.
Justiça

Decisão do processo Operação Aquiles adiada 

Foi alterada a qualificação jurídica dos crimes de 5 arguidos, incluindo de António Benvinda, passando a responder por tráfico de droga agravado na forma tentada e adesão a associação criminosa.
Universidades

Curso mais caro do país exige propina de 1625€/mês

671
A primeira turma do novo curso da Católica vai começar as aulas a 13 de setembro. Universidade já tinha avisado que não ia ser barato: cada estudante terá de pagar 16.250 euros de propina por ano.
Séries

Ainda há força para mais guerras nesta galáxia? /premium

“O Lote Estragado” é a nova série de animação do universo “Star Wars”. E é a enésima variação de uma saga que, há muito, azedou. Não basta um sabre de luz para contar (mais) uma história sobre jedis.
Lisboa

18 milhões depois, Hub do Beato é uma miragem /premium

142
Anunciado em 2016 e sucessivamente adiado. Responsável da Startup Lisboa aponta agora a 2025 para ter Hub do Beato terminado, até aqui autarquia assume quase totalidade do investimento já feito.
Google

Iniciativa de apoio a mulheres e subrepresentados

"Vamos trazer o #IamRemarkable, que basicamente é um 'workshop' que tem como objetivo desenvolver 'soft skills' para ajudar mulheres e pessoas de grupos subrepresentados", explicou uma responsável.

rádio Observador

Contra-Corrente

Levantar as patentes das vacinas? Sou contra

328
A decisão de Joe Biden de levantar as patentes das vacinas é um desastre e uma cedência ao populismo. Não resolve nenhum problema hoje, mas compromete o futuro, pois mina a confiança dos investidores.
O Bom, o Mau e o Vilão

Temos desculpas para todos os gostos

A CPI ao Novo Banco (que nos está a apresentar grandes devedores), Eduardo Cabrita (que só fala da "direita") e Eduardo Cabrita outra vez (que não sabe gerir Odemira) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Nem 8 nem 80

As touradas devem ser proibidas na RTP?

222
Contrato de concessão proíbe transmissão de espectáculos que ponham em causa o bem-estar dos animais. Inês Sousa Real, deputada do PAN, e Hélder Milheiro, secretário-geral da Protoiro, debatem o tema
Liga Europa

Até meio a brincar Bruno Fernandes é um caso sério

Segunda parte do United a facilitar permitiu que Roma saísse da Liga Europa a ganhar mas ingleses asseguraram apuramento para a final com bis de Cavani e nova assistência de Bruno Fernandes (3-2).
Liga Europa

O dia histórico do Submarino: Villarreal na final 

Aubameyang acertou duas vezes no poste, Arsenal jogou mais e melhor mas não anulou a derrota da primeira mão (0-0). Villarreal de Emery está na final da Liga Europa, a primeira da história do clube.
Sporting

Festa do Sporting "está a ser preparada"

406
"Sabemos que será muito difícil evitar essas manifestações e o melhor é enquadrá-las e dar-lhes as melhores condições. É possível juntarmos pessoas com segurança", disse João Paulo Rebelo
Coronavírus

Vacinas. "Atirar decisão às pessoas é inaceitável" /premium

O consentimento informado prevê que a informação seja clara e que as pessoas sejam capazes de a entender, o que não se verifica em relação às vacinas contra a Covid-19, defende Ana Sofia Carvalho.
Coronavírus

Boletim. Número de internados continua a diminuir

156
Nas últimas 24 horas o número de internados nos hospitais portugueses diminuiu para 283. Há também menos pessoas em cuidados intensivos, 77, o número mais baixo em meses.
Coronavírus

Desconfinamento: 1 concelho recua, 4 ficam iguais

Em relação aos dados divulgados há uma semana, a situação da pandemia melhora e a "grande maioria do país avança no desconfinamento", frisou a ministra Mariana Vieira da Silva.
Meteorologia

Muito calor até sexta. Tempestade no domingo 

2572
Vamos terminar a semana com temperaturas quase nos 30ºC. Mas a partir de domingo Portugal deve sentir os efeitos da tempestade que se pode vir a chamar Mathieu: chuva e vento e até menos dez graus.
Teatro

Os fantasmas austríacos na "Praça dos Heróis" /premium

A peça memorável de Thomas Bernhard é o espectáculo mais político de David Pereira Bastos. Os esqueletos nos armários da Áustria apresentam-se primeiro no Cartaxo, depois espalham-se pelo país.
Ministério Público

Caso do bebé com malformações arquivado

829
O Tribunal de Setúbal considerou o médico obstetra Artur Carvalho isento de culpas pelo suposto crime de ofensa à integridade física qualificada no acompanhamento da criança, filho de Marlene Simão.
Tráfico Humano

515 crimes de tráfico de pessoas entre 2008 e 2019

Foi em 2019 que se registaram mais crimes de tráfico de pessoas, num total de 81. Chegaram a julgamento 46 processos-crime, mas foi só a partir de 2013 que estes casos começaram a ser julgados.
Autárquicas 2021

Moedas: "As promessas de Medina não valem nada"

231
O candidato à Câmara de Lisboa acusou Medina de falta de visão para a cidade e de querer apenas agradar a António Costa. Rui Rio acredita que o Governo tudo fará para levar o socialista ao "colo".
Coronavírus

Odemira. IL diz que Cabrita devia demitir-se

9311
A Iniciativa Liberal considera que Eduardo Cabrita “não tem condições” para continuar como ministro da Administração Interna depois do que se sucedeu em Odemira.
Coronavírus

Autarca de Longueira-Almograve contra cerca

138
"Ninguém concorda (com o prolongamento da cerca sanitária), nem eu, nem os habitantes e muitos menos os empresários. Isto está a penalizar todos. As pessoas estão revoltadas", disse a autarca.
Coronavírus

GNR força entrada no Zmar para alojar imigrantes /premium

3631
GNR considera que operação decorreu "sem incidentes". Advogado de proprietários diz que Governo quis terminar requisição civil na véspera. Proteção Civil fala em operação de "elevada complexidade".

Prémios Auto

Prémios Auto

Este é o eleito na categoria entre 30 e 37 mil €

Dezanove modelos concorriam na categoria entre 30 e 37 mil euros e dois chegaram à final: o BMW Série 2 Gran Coupé e o CUPRA Formentor. Saiba qual foi o carro eleito pelos leitores do Observador.
Prémios Auto

Prémios Auto. O melhor carro entre 23 e 30 mil €

Hoje revelamos o vencedor na categoria entre 23 e 30 mil euros. Entre dez candidatos, chegaram à final o Audi A3 Sportback e o Citroën C4. Saiba o que o público decidiu.
Prémios Auto

Prémios Auto. O melhor da categoria até 23 mil €

Inauguramos a entrega de prémios com os automóveis até 23 mil euros. Entre 9 candidatos, a corrida ditou dois finalistas: o Peugeot 2008 e o Toyota Yaris. O vencedor tem uma surpresa para revelar.
EFACEC

5 empresas na lista final para comprar Efacec

Ministro da Economia disse que, das 10 propostas não vinculativas recebidas, passaram à fase seguinte cinco empresas: Chint Group Corporation, DST, Elsewedy, Iberdrola e Sing. 
Impostos

O que pode mudar nos impostos da energia /premium

Estudo da Deloitte e da APREN defende aumento do imposto sobre o gasóleo para o nível da gasolina e a criação de deduções no IRS e IRC para compra de carros elétricos e equipamentos mais verdes.
Novo Banco

BES. Um "problema de larápios" passado ao público

311
"Não fui eu que peguei num assalto do BES e o transformei num problema público". Deputados pasmados com respostas de um dos maiores devedores do Novo Banco.
Governo

Governo não espera alterações de Bruxelas ao PRR

Ministro diz que o plano que seguiu para Bruxelas em abril já foi "extensamente" discutido com a Comissão Europeia, pelo que já não se esperam grande mudanças. Desembolsos dependem de metas inscritas.
Cinema

Florian Zeller: "O Pai", Hopkins e a demência /premium

O Observador falou com o realizador francês, autor de “O Pai”, que venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Uma chamada Zoom sobre o filme, o "melhor ator vivo" e o medo de envelhecer.
Música

Um ano depois, o Musicbox reabriu: "É um começo" /premium

Há mais de 400 dias que a sala de concertos e DJ sets Musicbox não abria ao público. Aconteceu esta quarta-feira — e não é a única em Lisboa a voltar a ter programação. Que desconfinamento é este?
Atualidade

Colômbia. Violentos protestos já fizeram 24 mortos

Milhares de colombianos enchem as ruas em protesto contra o governo e a violência policial. As manifestações duram há uma semana. Já mais de 20 mortos e de 900 feridos.
Donald Trump

Trump usa site que criou para voltar ao Twitter

Com o estilo fulminante que utilizou nos tweets presidenciais, Donald Trump já fez inúmeros comentários na rede social que criou. E tentou usar o serviço para voltar ao Twitter, mas foi suspenso.
Coronavírus

China acusa Bolsonaro "politizar" coronavírus

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China garantiu que o país se opõe "firmemente a qualquer tentativa de politizar e criar estigmas" em torno da Covid-19 — um "inimigo comum da humanidade".
Cinema

"Caros Camaradas!": um massacre na União Soviética /premium

Andrey Konchalovsky recria em "Caros Camaradas!" um sangrento acontecimento na URSS de Krushchov, e a reacção incrédula de uma fiel militante comunista. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

“O Pai”, com o oscarizado Anthony Hopkins, a superprodução “Godzilla vs. Kong” e o devastador ”Caros Camaradas!”, do russo Andrei Konchalovsky, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Comida

Dinee: comida que salta da caixa para os tachos

126
A nova plataforma distribui na Grande Lisboa kits com pratos pré-cozinhados de restaurantes de várias zonas do país para serem acabados em casa. No futuro, a ideia será fazer entregas de norte a sul.
Vinho

Vinho Petrus: do espaço à venda na Christie's

A venda é privada, mas a leiloeira espera alcançar 1 milhão de dólares. A colheita de 2000 do conhecido vinho Petrus esteve em órbita durante 14 meses e regressou à terra em janeiro.

espanha

PSOE

Liderança do PSOE Andaluzia decidida em primárias

Impacto da vitória do PP na capital espanhola começa a fazer-se sentir nas hostes socialistas. Susana Díaz vai disputar primárias na Andaluzia com Juan Espadas e pede disputa "sem empurrões".
Espanha

Ángel Gabilondo internado de urgência

Candidato de PSOE às eleições autonómicas de Madrid foi admitido no hospital Ramón y Cajal de Madrid e irá manter-se sob observação médica. PSOE anuncia que Gabilondo renunciou o seu lugar de deputado
Partido Popular

De desconhecida a estrela da direita em dois anos /premium

311
Isabel Ayuso começou no jornalismo, geriu o perfil de Twitter de um cão e agora venceu em Madrid. Perfil da estrela em ascensão da direita espanhola que um político já comparou a Madonna.
25 de Abril

Filho de vítima das FP-25 faz queixa contra ex-BE

2197
Manuel Castelo-Branco fez queixa-crime contra José Ramos por incitamento à violência e ofensa à memória do pai. BE diz que ex-operacional das FP-25 se desfiliou em 2019 e que não se revê nas posições.
Serviço Nacional de Saúde

Plano da bazuca revela os "podres" digitais do SNS /premium

157
Versão do Plano de Recuperação enviado a Bruxelas descreve ao pormenor as muitas falhas dos sistemas digitais do SNS. A versão inicialmente mostrada em Portugal apenas refere que é preciso melhorar.
Coronavírus

Covid-19. Crianças podem ser vacinadas em breve /premium

A Pfizer já tem os primeiros resultados entre os 12 e os 15 anos e já pediu autorização para usar a vacina nos Estados Unidos. Permanecem as dúvidas sobre as vantagens de vacinar crianças.
Coronavírus

Cimeira social. Pedro Sánchez quer mais ambição 

Pedro Sánchez quer que a Declaração do Porto seja o mais ambiciosa possível, tendo em conta o documento que apresentou há dias em Bruxelas, intitulado "Uma agenda social renovada e ambiciosa".
Football Leaks

Football Leaks. Ana Gomes é ouvida em tribunal 

Além de Ana Gomes, que se junta a uma lista de figuras públicas que têm testemunhado a favor de Rui Pinto, deverá também ser ouvido na mesma sessão Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária.
Coronavírus

Ainda não há planos para vacinar voluntários /premium

Excepção para vacinar jovens com doses da AstraZeneca e da Johnson foi pedida pelo coordenador do plano de vacinação e confirmada por Graça Freitas. Mas ainda não há datas ou planos de como será feito
Rádio Observador

Melhores momentos da emissão especial no Porto

De 3 a 5 de maio, a Rádio Observador esteve em emissão especial no Porto — e adicionou Júlio Magalhães à equipa. Dezenas de entrevistados passaram pelo estúdio que aterrou no meio do NorteShopping.

fact check

Fact Check

Jornais ignoraram críticas do PE ao Governo?

Utilizador do Facebook acusa comunicação social de dar "zero" notícias sobre críticas do Parlamento Europeu no caso de José Guerra. É falso, há várias notícias publicadas sobre o assunto
Fact Check

Mulher de Ricardo Costa está no Governo?

Não. Cláudia Borges esteve no Ministério da Saúde, mas durante o Executivo de José Sócrates. E já não é casada com o atual diretor-geral de informação da Impresa.
Fact Check

Governo tinha de conhecer situação de Odemira?

Ex-candidata presidencial defende que o caso “não é novo” e que “havia várias denúncias” sobre as condições de trabalho e de habitação dos trabalhadores agrícolas do concelho alentejano.
Fact Check

PSD vai candidatar "senhora do Chega" à Amadora?

António Costa sugeriu que Rui Rio foi buscar a candidata do PSD à Câmara da Amadora às hostes do Chega. Suzana Garcia tem sido conotada com as posições do partido de Ventura, mas nunca foi militante.

rádio Observador

Jet Lag

O ar condicionado portátil para usar na roupa

É do tamanho de um maço de tabaco, dá calor e frio, custa 119 euros, mas ainda só se vende no Japão. O menu de 3 estrelas Michelin para os astronautas. E a guerra em Verona pela varanda de Julieta.
Pop Up

Embirrações e treinadores de futebol: é tudo pop

De onde vêm as nossas irritações culturais? E serão os técnicos da bola figuras da cultura popular? Duas perguntas e muito mais respostas em mais uma edição do Pop Up.
Porque Sim Não é Resposta

Pais mais velhos têm menos paciência?

O adiamento da maternidade leva alguns pais a questionar se ainda são capazes. Mas há mais dúvidas nesta edição: as birras com os primos e ainda a “agressividade” para com os pais na adolescência.
Cabeça de Cartaz

Bateu Matou. "Há espaço para o ritmo na música"

Os "Bateu Matou" vão ter disco de estreia dia 14 de maio. Quim Albergaria, um dos membros, diz que este "é um super grupo" com "grande amor pelo ritmo". "Bateria e percussões não vão faltar", promete.
Saúde

"Não há nada tão parecido connosco como o cancro" /premium

Trata doenças, não doentes — mas são as pessoas que o abalam. Sobrinho Simões critica que só 5 mortos por Covid tenham sido autopsiados. Mas acredita que se vai recuperar na luta contra o cancro
Alterações Climáticas

Alterações climáticas. Como será Portugal em 2071? /premium

261
Isabel Lindim, autora de "Portugal, Ano 2071", traçou um retrato do país em 50 anos. As previsões são negras — mas há soluções. Umas já estão em marcha. Mas, sobretudo, há informação que permite agir.

Os nossos vídeos

Coronavírus

Experimentamos os testes PCR que vão ter a casa

Está disponível pela Glovo, vem com um enfermeiro e implica bochechar com soro fisiológico durante 60 segundos, sem zaragatoas. Encomendámos um para o Observador e mostramos todos os passos.

os especiais do Observador

História

Napoleão. O fim inglório do conquistador do mundo /premium

100
Há 200 anos, morria no exílio, numa minúscula ilha nos mares austrais, um arrivista corso de 51 anos que fizera tremer a Europa e se comparava a Júlio César e Alexandre o Grande.
Religião

"O que mais falhou foi o desprezo pelas IPSS" /premium

Bispo do Porto queixa-se da forma como o Estado tratou as instituições de solidariedade. Defende o fim das patentes das vacinas. E critica: "Esta democracia não tem um timbre de grande qualidade”.
Bill Gates

O princípio, meio e fim de Bill e Melinda Gates /premium

Além de três filhos, criaram uma das maiores fundações do mundo. Tudo começou em 1987 com uma nega de Melinda a Bill. O divórcio foi apresentado em tribunal mas pouco deverá mudar, dizem.
Estados Unidos da América

"Trump falhou completamente em proteger o povo" /premium

Bob Woodward diz que legado de Trump é "uma catástrofe e uma tragédia" que deixou o "país dividido". Acredita que é preciso tirar lições dos últimos quatro anos e defende a importância do jornalismo.
Iniciativa Liberal

IL. Que partido é este fora das grandes cidades? /premium

619
Dispensam sedes físicas, apostam na tecnologia, crescem a partir dos descrentes na política e de antigos simpatizantes de outros partidos, em particular do PSD. Como se mexe o aparelho da IL?
Novo Banco

As revelações sobre o Novo Banco e o contra-ataque /premium

Tribunal de Contas diz que contrato do Novo Banco não minimizou impactos para o Estado e que Fundo de Resolução financia atividade do banco e não apenas ativos maus. Conclusões são contestadas.
A página está a demorar muito tempo.