Dark Mode 114kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Especiais

Racismo

As ameaças dos 2 movimentos com nomes quase iguais /premium

Foi a primeira vez que a Nova Ordem de Avis-Resistência Nacional realizou ameaças deste género? É o mesmo grupo que o Resistência Nacional? Quem são e em que outros actos racistas já se envolveram?
Coronavírus

Gripe e Covid-19 juntas? "Pode ser dramático" /premium

346
Podemos ter um pico de gripe e de Covid-19 no outono e inverno. As dificuldades? Sintomas semelhantes e hospitais lotados. As soluções? Testar, vacinar, isolar.
Coronavírus

Covid-19. Testámos a app portuguesa de rastreio /premium

Instalámos a versão de teste para Android da Stayaway Covid, a app de rastreio portuguesa validada pelo Governo. Veja como funciona, com a explicação de um dos criadores, e as dúvidas que surgiram.
Siza Vieira

Crise política com PCP e Bloco? "Nem concebo" /premium

Retoma económica, a reprivatização da Efacec, o papel do novo Banco de Fomento. E vários avisos à esquerda: o país não aceitaria crises políticas. Pedro Siza Vieira em grande entrevista ao Sob Escuta.
Estados Unidos da América

Kamala, a vice de Biden que queria Biden como vice /premium

Kamala Harris é uma mulher de respostas prontas — e Biden foi quem mais sofreu com isso. Agora, chamou-a para o seu lado. De que forma pode ajudá-lo? Em parte, com as suas próprias contradições.
Saúde

Vagas em Medicina: há falta de médicos ou não? /premium

112
As opiniões dividem-se sobre se há ou não falta de médicos em Portugal. Há faculdades de Medicina que não têm onde sentar os alunos nos anfiteatros e há 3 universidades privadas à espera de luz verde.
Mundo

Tecnologia pós-Covid: homem versus máquina?

308
A maior distância física imposta pela pandemia levou-nos a depender, ainda mais, das novas tecnologias. Mas isso é bom ou mau? Tudo dependerá do que fizermos com elas, dizem os especialistas.
Alimentação

Há mesmo um azeite ideal para cada prato

256
Na cozinha portuguesa não pode faltar o azeite. Mas só porque o usamos todos os dias, não significa que o façamos sem falhas. Seja para temperar ou para fritar, aprenda a fazer a escolha certa.
Cinema

"Há pouca gente boa a escrever cinema" /premium

182
“Golpe de Sol” é o novo filme de Vicente Alves do Ó. Uma homenagem a vidas mal resolvidas no tempo em que "vai ficar tudo bem". Em entrevista, o realizador fala de cinema, política e amor.
Liga dos Campeões

Como Lisboa se prepara para os Carlos da Champions /premium

Protocolo da UEFA é tão minucioso que até define número de cadeiras no local dos testes à Covid-19. Há informações entre as 'secretas'. PSP está pronta para receber adeptos. Um falou com o Observador.
Coronavírus

As certezas e dúvidas sobre a app Covid portuguesa /premium

O decreto-lei da app de rastreio à Covid-19 foi publicado, mas a data de lançamento é uma incógnita (também devido à Apple). Seis respostas sobre o que se sabe e falta saber sobre a Stayaway Covid.
Bielorrússia

"Lukashenko demonstrou ter um medo animalesco" /premium

Andrei Sannikov candidatou-se contra Lukashenko em 2010. Ainda hoje vive as consequências dessa ousadia: foi preso, torturado e exilado. Em entrevista ao Observador, diz porque ainda tem esperança.
Coronavírus

A vacina como arma política e de propaganda? /premium

229
Ter vencido a corrida internacional à vacina contra a Covid-19 será utilizado para mostrar que as ciências médicas russas continuam na vanguarda do progresso. Ensaio de José Milhazes.
Bielorrússia

O que se passa na Bielorrússia em cinco respostas /premium

110
Conhecida como "última ditadura na Europa", a Bielorrússia voltou a ter violência entre manifestantes e polícia. A razão? As eleições fraudulentas que dão a Lukashenko o 6º. mandato. Será o último?
Novo Banco

GNB Vida e o magnata que espiava as namoradas  /premium

Seguradora do Novo Banco esteve para ser vendida a magnata controverso. Negócio atrasou e Novo Banco ficou a perder mais ainda. GNB Vida foi vendida a "preço desolador" mas negócio foi transparente.
Música Portuguesa

"Percebi: é essencial escrever as minhas canções" /premium

840
Arrumar o passado e desdobrar o futuro em sonhos e projetos. A música, a pandemia e tudo o que cabe no meio. Uma entrevista com Salvador Sobral, antes do 1º de 6 concertos no Maria Matos.
Ciência

A preservação dos oceanos começa na nossa pele

403
Muitos dos hábitos que adotamos no nosso dia a dia são decisivos na preservação dos oceanos. Sabia que a escolha do protetor solar pode ter um grande impacto neste ecossistema? Nós explicamos tudo.
Coronavírus

"Quase inevitável" que nova vaga venha em setembro /premium

1944
Vários países já anunciaram a chegada da segunda vaga. Especialistas continuam céticos e muitos dizem que ainda estamos no final da primeira. Mas chegará mais tarde ou mais cedo. E não será a última.
História

O antifascismo de Salazar /premium

277
Dos equívocos e ambiguidades do 28 de Maio à ascenção de um ministro das Finanças que depois se torna governante de uma ditadura durante quase 40 anos. Um ensaio histórico de José Luís Andrade.
Estados Unidos da América

Biden e Trump, em busca da vice perfeita /premium

Com os dois candidatos mais velhos de sempre, a possibilidade de terem de ser substituídos é grande. Biden anuncia a sua escolha em breve. E Trump pode mudar de ideias, trocando Pence por uma mulher.
Livros

José Nogueira, aventureiro português na Patagónia /premium

203
Nasceu pobre e era analfabeto, mas quando morreu já teria uma fortuna de quase 24 milhões de euros. A vida extraordinária de José Nogueira é agora contada num livro da jornalista Mónica Bello.
Acidentes e Desastres

Comandante Jardim, o piloto que nunca quis parar /premium

563
Jorge Jardim morreu este sábado quando o Canadair que pilotava tombou no Gerês, já em território espanhol. Aos 65 anos, recusava parar. O seu copiloto, espanhol, está em estado grave.
Férias

"Piscina aluga-se". Os negócios do isolamento /premium

Com as regras de distanciamento, há quem se vire para o aluguer de autocaravanas e piscinas privadas (sim, ao dia e sem casa incluída). Como a pandemia obrigou a mudanças na forma de fazer negócio.
Nutrição

“Tirar a carne do menu das cantinas não é eficaz" /premium

Há uma década à frente da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento critica a “falta de vontade política” para legislar e contratar mais profissionais, antecipa os efeitos da pandemia e desfaz mitos.
Música

Como o racismo foi cantado, dos anos 20 a 2020 /premium

De 1929 a 2020, foi assim que a música se dedicou a visar o racismo, mais ou menos explicitamente. Estas são (muitas) canções que podem servir de banda sonora aos apelos por igualdade racial.
Redes Sociais

Guerra entre Trump e TikTok explicada em 7 pontos /premium

A tensão entre os EUA e a China acentuou-se com a ordem assinada por Trump para banir o TikTok. No meio, está a Microsoft, que tem 45 dias para comprar o negócio da app chinesa. O que está em causa?
Compras

Cautela ou vingança? Os portugueses e as compras /premium

Um dilema para os consumidores e um desafio para as marcas. A explosão do online é inegável, mas estarão os portugueses, mesmo após o confinamento, preparados para retomar o ritmo pré-pandemia?
Humor

Diogo Faro: "Somos todos hipócritas" /premium

210
Com uma digressão suspensa e um quarto livro a caminho, o humorista fala-nos de tudo: da pandemia e das tatuagens, de ódios e heróis, da infância, dos sonhos, de feminismo e de política.
Reino Unido

Os critérios do Reino Unido para avaliar Portugal /premium

Incidência, mortalidade, dados obtidos na testagem, índice de transmissão e outros dados epidemiológicos. É com base nestes critérios que o Reino Unido avalia Portugal — e que o Governo irá responder.
Coronavírus

Covid-19. DGS cedeu dados errados a cientistas /premium

3359
Os investigadores insistiram e tiveram acesso aos dados dos doentes com Covid-19. Mas há homens grávidos, falhas graves na proteção da identidade e artigos científicos a sair com informação errada.
País

Compensar as suas emissões de carbono? Vá à bp

Os clientes da bp Portugal estão a compensar as emissões de carbono dos seus abastecimentos e, ao mesmo tempo, ajudam a melhorar a qualidade de vida das populações. Quer fazer parte deste movimento?
Crime

Isabel terá morrido de fome com o filho em casa /premium

Vizinhos estranharam a casa estar sempre fechada, mas não chamaram as autoridades porque o filho vivia com ela. Ele acabou preso, suspeito do homicídio da mãe por não ter cuidado dela.
Presidente Trump

De aliado a entrave: como Trump perdeu o Supremo /premium

Trump prometeu e cumpriu: o Tribunal Supremo tem uma maioria conservadora. Com isso, ganhou muitos votos. Mas depois de decisões pró-LGBT e pró-aborto, isso de pouco lhe valeu. Valerá a Joe Biden?
Ensaios do Observador

Delação premiada: mitos e narrativas /premium

A delação premiada já existe no quadro jurídico português. Mas a sua aplicação aos casos de corrupção depende de pressupostos que a inviabilizam. Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
Mortalidade

Mortalidade de julho. Pandemia, calor e que mais? /premium

Tirando as mortes por Covid-19, julho apresenta muito mais mortes do que a média dos anos anteriores — mais 2.000. A explicação não se conhece, mas não são só os impactos da pandemia e do calor.
União Europeia

Barroso: Fundo de recuperação é "orgia financeira" /premium

405
Antigo presidente da Comissão Europeia propõe que a Assembleia crie comissão para acompanhar aplicação dos fundos nos próximos anos. Mas é a sugestão de alguém que não quer regressar à política ativa
Espanha

"O melhor era ele ter morrido... Não sei, talvez" /premium

"É o fim de uma era." Charles Powell, biógrafo de Juan Carlos, fala do transtorno que é ver o culminar da desgraça do rei emérito e da dificuldade de defender o seu legado: "Fica agora mais difícil".
Líbano

"A guerra começou": relatos de sobreviventes /premium

Uns pensaram que era um sismo, outros que a guerra tinha começado. Os que não fugiram da cidade, feridos ou ilesos, em ruas cobertas de estilhaços mas sem corpos, procuram familiares e amigos.
Alterações Climáticas

O que se está a passar nos pólos? /premium

198
Apesar da redução das emissões, 2020 está a ser particularmente preocupante nos pólos. Com temperaturas recorde ao ponto de provocar incêndios e o solo a descongelar, o problema só tende a acelerar.
Juan Carlos

Escândalos de Juan Carlos, o rei caído em desgraça /premium

117
Máquina de contar dinheiro instalada no palácio, alegados subornos, amizades tóxicas e aventuras sexuais. Decadência do antigo monarca espanhol começou há muito. Mas só se conhece a ponta do iceberg.
Coronavírus

"Pode haver pouca ou nenhuma gripe este ano" /premium

Especialista europeu diz contudo que mesmo com uma época de gripe suave, é melhor estar prevenido para um cenário mau. Investir na prevenção da gripe liberta os hospitais para casos de Covid-19.
Coronavírus

Houve contágios nas escolas, sim sr. ministro /premium

310
No parlamento, o ministro da Educação garantiu aos deputados que não houve contágios dentro das escolas. A realidade relatada pelos diretores de agrupamentos é outra.
Turismo

Primeiro verão da pandemia tem interior "lotado" /premium

370
O medo da pandemia tirou os turistas das ruas nas grandes cidades, mas há regiões no país onde o verão “pode superar 2019”. O novo turismo da era Covid-19 passa pelo interior.
Livros

Será a alma uma ideia obsoleta? /premium

188
O psiquiatra Pier Vincenzo Piazza defende, no livro "Homo biologicus", que a concepção dualista corpo/alma está obsoleta: a biologia basta para explicar a natureza humana.
Moda

Diana, 40 anos de um ícone de estilo /premium

Umas galochas foram dos primeiros passos na construção de um ícone de estilo sem prazo de validade. 40 anos depois do começo do namoro com Carlos, Diana continua a ser uma das princesas da moda.
Sociedade

Obras no Conservatório paradas até final do ano /premium

834
Estado terminou contrato com a construtora da obra, escolhida em pré-falência. Alunos são transportados de autocarro entre salas de lados opostos de Lisboa. Reabertura prevista para 2023.
Venezuela

Maduro: contra "de facto" não há argumentos /premium

Portugal apoiou Guaidó em 2019, mas nunca cortou com Maduro — apesar dos vários sobressaltos. Prioridade são os 1,4 milhões de luso-venezuelanos, mas Governo garante que não é "cego à realidade".
Livros

Patti Smith entre a América e Lisboa /premium

Fernando Pessoa, Trump e os 70 anos da mulher que mudou o rock'n'roll. O Observador faz a pré-publicação de "O Ano do Macaco", o terceiro livro de memórias de Patti Smith que chega a Portugal dia 7.
Crimes Sexuais

A história dos 40 anos de abusos na mesma família /premium

502
Numa moradia perto de Tomar, foram mantidos em segredo crimes de violência doméstica e de abusos sexuais contra as mulheres e meninas da família ao longo de 40 anos. Pai e dois filhos já estão presos.
Nostalgia

O dia em que as supermodelos aterraram em Portugal /premium

De uma Claudia pouco sorridente a uma Helena absolutamente amável, o Porto não esquece o verão de 1995. As supermodelos abrilhantaram o primeiro Portugal Fashion. A conta chegou aos 45 mil contos.
Coronavírus

"Amália", o robô de raios UV que desinfeta um lar  /premium

474
O robô "Amália" é capaz de eliminar o vírus com flashes de radiação ultravioleta em dois minutos. Entrou ao serviço da residência sénior do grupo Clece no Areeiro no início de julho.
Taça de Portugal

"Esta final é diferente e serve como Supertaça" /premium

Na antevisão da Taça, Pedro Henriques compara FC Porto e Benfica, fala sobre Jesus e o futuro de Conceição. Diz que os encarnados não têm "projeto europeu" e defende que jogadores são "privilegiados".
Redes Sociais

"Sempre que falamos, influenciamos alguém" /premium

Sandra Alvarez e Carolina Afonso escreveram um livro sobre como construir uma identidade digital com sucesso. Em entrevista, Sandra explica que o segredo está na consistência e autenticidade.
Museus

Rita Rato. Da JCP à direção do Museu do Aljube /premium

379
Rita Rato foi escolhida para dirigir o Museu do Aljube e entra este sábado em funções. Deixou o Parlamento em outubro depois de 10 anos sentada na bancada do PCP.
Acidentes e Desastres

Histórias de quem viu, acudiu e viveu o acidente /premium

Susana viu o comboio descarrilar a poucos metros da cozinha. Carlos não esquece o pranto de uma criança. Adriano estava ao telefone com a mulher quando o acidente aconteceu. A reportagem em Soure.
Caso Maddie

Maddie. A polícia encontrou uma cave, mas há outra /premium

128
Coincidência ou algo mais? Pelo menos em duas propriedades alugadas pelo suspeito do desaparecimento de Maddie havia caves. Uma foi descoberta pela polícia esta semana. A outra está por escavar.
Novo Banco

Novo Banco perdeu 56 milhões a vender Pinheirinho /premium

558
Venda da Herdade do Pinheirinho, em Grândola, foi fechada já este ano abaixo do valor do balanço e da última avaliação, revelam valores dados por Novo Banco em resposta a 16 perguntas do PSD.
Coronavírus

Crianças não estão mais protegidas do que adultos /premium

210
Os números mostram que as crianças foram igualmente infetadas com o novo coronavírus, mas tiveram mais casos assintomáticos do que os adultos.
Coronavírus

Portugal longe da imunidade de grupo  /premium

219
Cerca de 290 mil pessoas têm anticorpos contra o coronavírus, diz estudo serológico do INSA. 44% dos inquiridos com anticorpos não tiveram sintomas. Quase não há diferença entre grupos etários.
Música

David Bruno: vale a pena ser português, baby /premium

O cantor romântico 2.0, o observador único da espécie portuguesa, um Camões que rima com o tinto para a merenda. David Bruno está de volta com o terceiro álbum, "RaiaShopping".
Justiça

Rui Pinto. 5 casos suspensos por ajuda no futebol /premium

1112
Cooperação ativa de ex-hacker com autoridades em investigações sobre futebol foi essencial para o juiz Carlos Alexandre aprovar suspensão provisória de cinco inquéritos.
Estado

Ensaio. Porque falta visão estratégica ao Estado? /premium

115
Em que medida Portugal aplica mal os seus recursos? Por que razão falta planeamento económico e financeiro? E, sobretudo, por que motivo chegámos a esta situação? Um ensaio do economista Abel Mateus.
País

Como deve o SNS preparar-se para mais Covid-19?

900
Onde estão os doentes de outras patologias que não foram ao médico durante o isolamento? Não deixar ninguém para trás é uma das lições da pandemia, assim como dar condições aos profissionais do SNS.
Corrupção

Corrupção. O que propõe o novo plano? /premium

223
Grupo de trabalho aprova mecanismos de justiça negociada. Privados poderão vir a ter planos de prevenção contra a corrupção e canais próprios de denúncia para uso dos funcionários e clientes.
Coronavírus

As novas regras para voos, bares e discotecas /premium

Estado de calamidade termina nas 19 freguesias. Bares e discotecas podem mudar para cafés e restaurantes. Novas regras para quem chega de fora do espaço Schengen com multas para as companhias aéreas.
Pintura

Descoberto último lugar onde Van Gogh pintou  /premium

Um postal antigo de Auvers-sur-Oise terá desvendado o mistério da localização da paisagem de "Raízes de Árvores", um quatro enigmático identificado como o último de Vincent van Gogh.
Entrevista

"Houve contradições a mais na gestão da pandemia" /premium

3100
Começou como uma conversa sobre o mais recente livro, "Salazar, Cunhal, Soares", terminou visitando toda a realidade de um país atordoado pela pandemia que ainda hesita entre a euforia e o pessimismo.
Marte

Como a "Perseverance" procurará vida em Marte? /premium

106
Após décadas a estudar a habitabilidade de Marte, a NASA lança a primeira missão em busca de ETs no passado marciano. E leva instrumentos que abrem o caminho para a primeira viagem tripulada.
Corrupção

"Acabar com as férias judiciais? Pode ser já" /premium

364
Manuel Soares é contra a extinção do Tribunal Central de Instrução Criminal, defende os instrumentos de justiça negociada e diz que um tribunal de julgamento para os grandes casos merece reflexão.
País

Não é só uma promessa. A Caixa já está a mudar 

A Caixa Geral de Depósitos inaugurou em Mangualde um novo modelo de agência e atendimento mais sofisticado e próximo do cliente. A mudança não é para amanhã, e já está em curso.
Novo Banco

Investigação judicial e política ao Novo Banco

700
O Fundo de Resolução terá pago prejuízos de vendas indevidas. Partidos falam em "fraude" e "crime económico". Marcelo insiste na auditoria.
Saúde

Sobrelotação. Doente teve de se deitar no chão /premium

1484
Área dedicada a doentes Covid no Garcia de Orta não tem espaço suficiente para todos se poderem deitar, caso precisem. Uma utente diz que teve de dormir no chão. Hospital nega ter dado essa indicação.
Crime

A agressão que terá levado à morte de Bruno Candé /premium

1120
Homicida terá ameaçado de morte o ator e proferido insultos racistas três dias antes do crime. PJ suspeita que Bruno Candé possa ter agredido o septuagenário nesse dia.
Entrevista

“É preciso acabar com os mitos” sobre os incêndios /premium

513
Carlos da Câmara, climatologista e especialista em risco de incêndios, critica a falta de ordenamento do território em Portugal e avisa que 2017 se pode repetir. Este verão será um teste fulcral.
Abusos na Igreja

Abusos. Vaticano quer denúncias levadas à polícia /premium

Manual lançado na semana passada é o mais completo conjunto de orientações do Vaticano para lidar com os abusos sexuais. O Papa quer que todas as denúncias sejam investigadas — menos na confissão.
Ciência

Cancro da Cabeça e Pescoço, um cancro visível

596
É o sexto cancro mais comum no mundo e pode deixar marcas físicas e psicológicas. No entanto, existem novos tratamentos que dão esperança aos doentes.
Trabalho

Novo layoff. O que já se sabe e o que falta saber /premium

Entra em vigor em agosto, garante mais salário nos próximos meses do que o simplificado e o fim da suspensão dos contratos. Um guia para o novo layoff, há semanas a ser desenhado pelo Governo.
Crime

Candy. A assassina que confessou e foi absolvida /premium

Há 40 anos, Candace Montgomery, então com 30, matou a mulher do ex-amante à machadada, confessou, mas não foi condenada. Agora usa outro apelido, trabalha como terapeuta e vai ver a sua história na TV
Entrevista

Vacina. Uso de emergência "talvez no fim do ano" /premium

124
Brasil vai testar a vacina de Oxford e assegurar 100 milhões de doses a partir de dezembro. Falámos com a coordenadora do ensaio que diz ser possível ter licença de uso de emergência no final do ano.
Livros

"Estamos a criar uma sociedade mais censória" /premium

120
A história das Cruzadas, que durou 400 anos, aparece resumida em pouco mais de 500 páginas, e em linguagem acessível, pelo historiador Dan Jones, que rejeita a figura tradicional do académico.
Amor e Sexo

"Devemos entrar com tudo nas relações" /premium

745
Somos exigentes, queremos tudo no outro: a surpresa e a novidade, a rotina e a estabilidade. Em entrevista, a psicóloga Catarina Lucas, autora de "Vida a Dois", fala em idealismo e objetividade.
Política

O Sá Carneiro que eu conheci e não esqueço /premium

5651
Francisco Sá Carneiro faria este mês 86 anos. Quantos portugueses se lembrarão hoje dele? Ninguém saberá, mas este é um político raro, que faz parte de nós. Ensaio de Maria João Avillez
História

A atribulada história dos judeus ibéricos /premium

144
No final do séc. XV, Portugal e Espanha expulsaram as suas comunidades judaicas. Mais de 500 anos depois, há quem pretenda reparar o agravo concedendo nacionalidade portuguesa aos seus descendentes.
Exploração Espacial

"Há um preconceito contra os cientistas chineses" /premium

Há 23 anos que Rui trabalha com investigadores chineses. No dia em que lançaram a ambiciosa missão a Marte, contou como é trabalhar com eles. E aquela vez em que era a única pessoa com roupa lavada.
Lifestyle

Artistas de casa às costas num atelier à beira-rio /premium

456
A plataforma P'la Arte nasceu em plena pandemia e são já cinco os artistas a trabalhar em espaços cedidos por um privado, em Lisboa. O projeto é piloto e quer servir de exemplo ao resto do país.
Livros

O que podemos aprender com Philip Pullman? /premium

Há 25 anos, Lyra tornou-se numa das personagens mais famosas e queridas da literatura fantástica. Que lições podemos ainda aprender com ela e com a trilogia de "Os Reinos do Norte" de Philip Pullman?
Jogos Olímpicos

Os Jogos de dois refugiados que fintaram o destino /premium

Farid tornou-se Walizadeh na prisão. Tinha medo de lobos e talibãs, agora estuda arquitetura. Dorian, órfão, quer ser como Obikwelu. A história de dois refugiados em Portugal que sonham com os Jogos.
Jazz

Do quintal, deram-nos música. Agora dizem "até já" /premium

Com o país confinado, nos seus quintais (próximos) Ricardo Toscano e Bruno Santos deram concertos diários enquanto a internet transmitia. Este sábado o saxofonista e o guitarrista dizem "até já".
Acesso ao Ensino Superior

Medicina podia, mas não abriu nem mais uma vaga /premium

556
Pela primeira vez em vários anos, cursos de Medicina podiam criar mais 200 vagas a nível nacional. Mas reitores recusaram presente do ministro e não abriram nem mais uma em relação ao ano anterior.
Acesso ao Ensino Superior

Pesquise aqui as 52.129 vagas do Ensino Superior /premium

Vagas crescem 1% a nível nacional e 2% nas regiões com menor pressão demográfica. Pode ver quantas há no curso que quer, qual foi a nota do último colocado em 2019 e pesquisar por faculdade.
Conselho Europeu

UE. Bazuca portuguesa superada por tragédia grega /premium

Portugal recebe menos dinheiro do que a Grécia porque teve menos desemprego nos últimos anos e porque regiões não são tão pobres. Fundo de Recuperação permite melhorar comparação com apoios anteriores
Estado da Nação

O estado dos finalistas da nação /premium

Um finalista de turismo está desgostoso, mas não arrependido. Uma enfermeira recém-licenciada acredita que "a nação vai melhorar". Um finalista de Direito teme os "abusos do patrono" em teletrabalho.
Entrevista

Votar no PCP ou no BE em vez de Marcelo? "Não" /premium

271
A líder parlamentar do PS não rejeita votar em Marcelo nas presidenciais. Num candidato do PCP ou do BE é que não. Mas para governar é a esta esquerda que estende a mão. Leia aqui a entrevista.
Caso BES

Os dias do desespero de Ricardo Salgado /premium

360
Como o ex-líder do BES inventou um concurso público para a gestão de um fundo de pensões, empolou valor de ações em 300% e forjou contratos, assinaturas e a contabilidade de várias sociedades do GES.
Amália Rodrigues

"Amália foi das melhores do mundo, ponto final" /premium

Imagem da artista está a mudar perante os portugueses, diz Frederico Santiago, responsável pela edição da discografia completa, a propósito do centenário de Amália e dos inéditos que aí vêm.
Chefs

Quem afia as facas dos grandes chefs do país?  /premium

É num minúsculo atelier na zona da Parede que trabalha o homem a quem os melhores chefs do país confiam as suas facas. Em menos de um ano, via Instagram, Fábio tornou-se fenómeno de gume afiado.
Maus-tratos a Animais

Lei do abate de animais 'criou' abrigos ilegais? /premium

218
Dezenas de animais morreram em Santo Tirso. A revolta dos populares salvou animais, mas muitos ninguém sabe para onde foram. Donas podem sofrer do síndrome de Noé. Qual é culpa da lei de 2016?
Coronavírus

Pandemia. Os países que estão a dar passos atrás /premium

137
Alguns países que conseguiram controlar rapidamente a pandemia enfrentam agora novas vagas. Outros, com e sem medidas restritivas, não conseguem sair da primeira. Portugal é um deles.
Teatro

O regresso ao Citemor, um lugar de criação  /premium

Depois de vários anos atribulados, só faltava uma pandemia. O festival, que esteve para não acontecer, cumpre a 24 de julho a 8 de agosto, em Montemor-o-Velho, a 42ª edição, com programa mais curto.
Emirados Árabes Unidos

"Se me dissessem que íamos a Marte não acreditava" /premium

Emirados estão a caminho de Marte para celebrar 50 anos de vida. Líderes da missão querem impulsionar a economia com ciência "única" e inspirar a juventude a não escolher "grupos errados".
Economia

Como Costa Silva relança o TGV e o novo aeroporto  /premium

227
Eixo de alta velocidade entre Lisboa e Porto estava previsto em plano do Governo e ganha força. Já a construção de um aeroporto para a Grande Lisboa não é necessariamente a Portela mais Montijo.
Conselho Europeu

91h de negociações entre tweets e um terraço /premium

Não bateu o record de Nice (do alargamento) por muito pouco, mas bateu seguramente record de tweets. Os snacks frugais, o terraço sobre Bruxelas, as birras e as pausas negocias desta cimeira histórica
Economia

Depois do coronavírus - o que resta da economia?

337
O aumento do desemprego é uma das consequências mais visíveis da crise trazida pela pandemia. Para combater o cenário, especialistas defendem a necessidade de mais e diferentes apoios sociais.
Telecomunicações

"Pandemia atrasou em seis meses" o 5G em Portugal /premium

Jose Muñoz, responsável da Ericsson para o mercado ibérico, explica ao Observador que o 5G é "absolutamente" seguro. Sobre a Huawei não fala, mas diz que se orgulha de estar numa empresa de confiança.
Hip Hop

Sam the Kid: "Continuo a ser o gajo da frescura" /premium

515
O novo álbum de 'beats' e os que se seguem. Os projetos com GROGNation, Blasph e Amaura. A próxima compilação. E uma revelação: mais concertos com orquestra. Entrevista em tempo de "arrumar a casa".
Coronavírus

Em que ponto estão as vacinas contra a Covid-19? /premium

Há mais de 160 vacinas candidatas. Reino Unido, China e EUA estão na frente da corrida, mas a Rússia já tem uma vacina aprovada. Veja em que ponto estão as que já chegaram a ensaios clínicos.
Desemprego

EUA recuperam emprego mais rápido que nós. Porquê? /premium

2552
Os EUA recuperaram 7 milhões de empregos durante a pandemia enquanto Portugal soma desempregados. O que é que podemos aprender com os americanos? E o que é que vai ser difícil mudar?
Hospitais

Saint Louis. Médicos recusam operar vales-cirurgia /premium

298
Médicos do Hospital St Louis recusam operar doentes do SNS. Há cirurgias de 2017 (e mais antigas) por pagar. Foram canceladas cerca de 40 cirurgias. Sociedade de investimento pagou parte das dívidas.
Museus

O regresso de Berardo, agora com azulejos /premium

174
Abre a 26 de julho em Estremoz e será dos poucos museus do mundo dedicados à azulejaria, com peças do século XIII até hoje. Depois das polémicas, o empresário regressa e estará a negociar a dívida.
Livros

A infância "geneticamente chata" de Woody Allen /premium

"A Propósito de Nada", a polémica autobiografia de um dos mais populares realizadores da história do cinema, chega a Portugal a 23 de julho. O Observador faz a pré-publicação de um excerto.
Amor

Como a pandemia influenciou o "online dating" /premium

Nos meses do confinamento, a pandemia marcou o "online dating": fez parte da conversa e impulsionou a criação de novos registos. As apps de encontros estão a reinventar-se e o futuro passa pelo vídeo.
China

"Os líderes têm de dizer que não vergam à China" /premium

655
Joshua Wong, líder estudantil em Hong Kong, exige ao resto do mundo "pressão" contra o "pesadelo" da China. Ao Observador, conta como se tornou num dos mais importantes opositores a Xi Jinping.
Livros

"Irrita-me fazer desta crise um momento benigno" /premium

113
Esteve em Portugal para apresentar "Este Vírus que nos Enlouquece", livro que trata os mesmos temas que Bernard-Henri Lévy aborda nesta entrevista: a pandemia, a ciência, a democracia e a religião.
Coronavírus

Festa de sexo na Comporta. Ilegal ou autorizada? /premium

5508
Desde o fim do confinamento, já é a segunda festa que a Purilia organiza. Para ir ao evento de 25 de julho é preciso fazer teste à Covid. Empresa diz que tem “autorização”. DGS garante que é ilegal.
Monarquia

D. Maria I achava-se louca "por força da Igreja" /premium

D. Maria ficou conhecida como louca, mas Mary del Priore acredita que não terá sido de loucura que a rainha padecia. Conversámos com a autora de uma biografia da primeira mulher a governar Portugal.
Ensino Superior

Alunos criam grupos online para copiar nos exames /premium

477
Houve fraudes em larga escala, diz o professor Gonçalo Velho. Ter um olho no computador e outro no telemóvel foi a forma mais simples e comum de copiar na avaliação à distância.
Media

O que guarda o arquivo do "Diário de Notícias"? /premium

112
Obras de arte de vários milhões, jornais portugueses e internacionais desde o século XIX, milhares de livros raros. É o maior arquivo privado do país e brevemente pode ser classificado pelo Estado.
Restaurantes

Como o OLX se encheu de restaurantes à venda /premium

130
A área da restauração foi uma das mais afetadas pela Covid-19 e muitos proprietários procuram soluções rápidas na plataforma digital. Entretanto, a procura também aumentou.
Ensino Superior

Há 68 cursos com emprego garantido. Veja quais são /premium

170
Na lista de licenciaturas e mestrados sem desemprego há 6 de medicina e 12 de engenharias. Mas também há licenciaturas de conservação e restauro, música, agronomia ou estatística aplicada.
Vichyssoise

"Nem que viva mais cem anos esquecerei 2017" /premium

340
A antiga porta-voz da Proteção Civil é hoje secretária de Estado e mantém na memória os dias difíceis de 2017, que recorda à porta de um fim-de-semana perigoso. Objetivo no terreno é evitar ignições.
Caso BES

BES. Arrestos podem pagar indemnizações a clientes /premium

131
Cerca de mil clientes podem vir a pedir indemnizações a Ricardo Salgado no âmbito do processo criminal. Declaração de perda de bens arrestados a favor do Estado financia indemnizações.
PSD

O que quer Rui Rio? A estratégia e o calendário /premium

Rio só subirá o tom da oposição a Costa em 2021. Ano em que o Parlamento não pode ser dissolvido será aproveitado para preparar partido para eventuais eleições antecipadas. O estilo será o de sempre.
FC Porto

Pinto da Costa e os largos dias com 61 títulos /premium

194
Em 46 anos, entre 1935 e 1981, o FC Porto ganhou 12 títulos; nos 38 seguintes subiu para 73, dos quais sete em provas europeias. Dos técnicos aos goleadores, o raio-x à era Pinto da Costa nos dragões.
Primeira Liga NOS

Pepe, o líder que voltou a casa para ser campeão /premium

270
Saiu em 2007 e andou pelo estrangeiro durante 12 anos. Voltou a meio da época passada para nada ganhar mas para tudo construir. Agora, Pepe é o jogador de campo mais velho a ser campeão pelo FC Porto.
FC Porto

Sérgio criou fumo para nunca perder o fogo /premium

Colocou lugar à disposição, disse que lenços brancos só para limpar o suor. Falou em falta de união interna, teve questões disciplinares. No final Sérgio Conceição ganhou. Por isso e não apesar disso.
Governo

Juntos na saúde (e na doença?) até que 2023 acabe /premium

112
Costa arrancou hoje conversações com BE e PCP para renovar votos. Com um chumbo para eleitor ver, PCP pode fazer-se caro. BE tem peso das leis laborais na mão. Juntos na saúde e na doença?
Grupo Espírito Santo

12,8 milhões para Salgado enquanto o BES afundava /premium

447
Entre 2008 e 2014, o antigo banqueiro terá recebido 12,8 milhões de euros em contas no estrangeiro. Uma delas designou de "Popcorn". Acusação fala em "total desconsideração pela situação do GES".
BES

Cavaco, Pititi, Matateu e os sacos azuis do GES /premium

111
O MP acredita que descobriu 4 sacos azuis usados por administradores do GES para pagamentos. Foi de um deles que saiu dinheiro para a campanha de Cavaco e para funcionários que usavam nomes de código.
Caso BES

Caso BES. 8 investigações que vão continuar /premium

Na investigação ao Universo do BES, o Ministério Público encontrou ligações suspeitas que atravessam o Atlântico e que envolvem altos cargos políticos. Estas suspeitas vão ser investigadas à parte.
Caso BES

Políticos e Ricciardi: o que o MP arquivou no BES /premium

Das quatro mil páginas de acusação, mais de 200 dizem respeito a suspeitas que foram arquivadas. Entre elas estão os atos dos decisores políticos responsáveis pela resolução do BES no verão de 2014.
Caso BES

Acusação. Anatomia de um golpe que destruiu o GES /premium

309
Todos os detalhes: Ministério Público imputa pagamento de alegadas luvas de 56,8 milhões de euros a administradores e funcionários para execução de um sistema de financiamento fraudulento do GES.
Habitação e Urbanismo

Jovens vivem com os pais até cada vez mais tarde /premium

622
Um estudo publicado esta quarta-feira olha para a habitação em Portugal na perspetiva da justiça entre gerações: hipotecas são pagas até depois da reforma e os jovens são quem consegue comprar menos.
Ricardo Salgado

Como o MP descreve crimes de Salgado no GES /premium

265
O rol de alegados crimes de Salgado no GES é imenso: o MP refere-o mais de 2.500 vezes no despacho em que acusa 25 arguidos. Estas são 25 citações do documento, que arrasam o antigo banqueiro.
Caso BES

BES. Os 65 crimes de Salgado e os outros acusados /premium

374
Ex-líder do BES foi acusado de 65 crimes, entre os quais 29 crimes de burla qualificada. Apenas três membros da família Espírito Santo são acusados. Quem mais está na lista do Ministério Público?
Ensaios

Como captar o investimento directo estrangeiro /premium

Para crescer, Portugal precisa de mais investimento estrangeiro. O que precisamos de fazer para nos tornarmos mais atractivos? Ensaio de Eduardo Catroga e J.M. Fernandes.
Cultura

O novo Maria Matos quer ser "o palco do presente" /premium

Os novos consultores, incluindo Bruno Nogueira. Um país em que se compram poucos bilhetes. A programação ainda por anunciar. Entrevista com a nova responsável pela sala lisboeta, que reabre agora.
Crime

A história dos 4 bebés vendidos por 100 mil euros /premium

143
Em 8 anos, Daniella e Jaime terão vendido quatro filhos a três casais residentes em França e na Suíça. Conhecem a sentença esta quarta-feira, mas os compradores ainda estão a ser investigados.
Livros

As histórias de Matilde Campilho depois dos poemas /premium

122
Pendurou um mapa do mundo na cozinha, leu o Antigo Testamento, apaixonou-se por BD e deixou a poesia. Em entrevista, a autora fala-nos do novo livro, em prosa: uma volta ao globo e aos tempos.
Coronavírus

O que 15 países exigem a quem chega de Portugal /premium

Para alguns países Portugal está na lista vermelha e os passageiros são obrigados a quarentena e a testes. Para outros, Portugal não tem qualquer obrigação. Veja aqui as diferentes regras.
António Mexia

O gestor dos mil milhões num país a empobrecer /premium

515
Em cinco mandatos, Mexia lançou uma EDP verde, compensou acionistas e recebeu (muitos) prémios. Sucessos perseguidos pelas rendas excessivas, na política e na justiça. Parte 2 de um perfil essencial.
Lifestyle

Há segredos por descobrir nas Aldeias do Xisto

3322
Entre curvas e contracurvas, nas serras do Centro do país, será que conhece mesmo a beleza e as atividades que as Aldeias do Xisto oferecem?
António Mexia

De despedido a gestor mais bem pago do país /premium

141
Antes da EDP Mexia já dava nas vistas. Fez a ponte para o projeto da Autoeuropa, mas acabou demitido. Na Galp, estava em vias de perder o cargo, quando Santana o chamou. Parte 1 de um perfil essencial
Coronavírus

"Usando mais dados talvez tivéssemos menos mortes" /premium

O brasileiro Ricardo Cappra, que em 2014 usou modelos de previsão para antecipar focos de contágio de ébola e possibilitar a vacinação em locais prioritários, defende o recurso aos dados na Covid-19.
Arquitetura

Gonçalo Byrne: arquiteto de luxo é imagem negativa /premium

386
Aos 79 anos, é o novo presidente da Ordem dos Arquitetos. Em entrevista, fala do turismo em Lisboa, de arquitetos-estrela e de edifícios polémicos. Sobre a pandemia, diz: "O confinamento traumatiza.”
Justiça

Homicida que perdeu a memória não pode ser julgado /premium

1060
Em 2019, Bárbara foi morta por colega de trabalho. O suspeito tentou suicidar-se depois e ficou inconsciente. Não fala e perdeu a memória. Processo está parado porque lei não prevê qualquer solução.
Estilo de Vida

"Palavras simples chegam ao coração das pessoas" /premium

Valter Hugo Mãe chama-lhe de "armadilha sentimental" e talvez o seja. O livro de Inês Meneses, "Caderno de Encargos Sentimentais", é um convite à reflexão e à conversa: sobre o amor e sobre a estima.
Hotéis

Férias no campo: 40 turismos rurais de norte a sul /premium

129
Para um verão passado na tranquilidade do campo, reunimos alguns dos melhores turismos rurais do país. A viagem começa a norte e ruma ao Algarve, sem esquecer quem não consegue ficar longe do mar.
Música

Beethoven: o outro lado do génio, de A a Z /premium

Ludwig van Beethoven é um dos compositores mais tocados e estudados, mas a lenda que o rodeia nem sempre corresponde aos factos. Este é o alfabeto que o revela ao pormenor.
Vaticano

Papa. O último escândalo nas finanças do Vaticano /premium

178
Enquanto o mundo se concentra na pandemia, o Papa Francisco está a fazer uma das mais profundas reformas nas finanças do Vaticano. O mais recente escândalo está relacionado com um prédio em Londres.
Srebrenica

Srebrenica. "A vida delas parou há 25 anos" /premium

226
O genocídio dos Balcãs, onde 8 mil morreram, foi há 25 anos. Serge Brammertz, ex-procurador principal do caso em Haia, fala ao Observador e prefere recordar mais as vítimas do que Karadžić e Mladić.
Poesia

"A Eneida é a obra-prima da literatura ocidental" /premium

A complexidade com que Vergílio dotou a "Eneida" fazem dela "a grande obra-prima da literatura ocidental". É esta a opinião do tradutor Carlos Ascenso André, responsável pela nova tradução do poema.
Poesia

"Ele ainda lida com os poemas como um mistério" /premium

Passados 20 anos, Valter Hugo Mãe voltou a editar os poemas de Cruzeiro Seixas. O livro foi ponto de partida para uma conversa sobre o surrealista que nem aos 100 anos se deixa convencer pela velhice.
Livros

Da poesia aos romances: 25 livros para o seu verão /premium

Largar a internet, o e-mail, o telemóvel, o computador — e trocar tudo pelos livros, em casa, no areal ou no retiro de campo. Para o ajudar na tarefa, recomendamos-lhe 25.
Coronavírus

Onde usar máscara? As regras em cada país /premium

521
Devemos usar máscara só nos transportes públicos e em lojas ou também na rua? Com os últimos alertas da OMS, as regras estão a mudar em alguns países. Em Portugal, para já não.
Coronavírus

Bernardino Soares quer recandidatar-se em Loures /premium

537
Lidera um dos concelhos em que a Covid-19 é um problema, com duas freguesias em calamidade, e está convencido que o Governo poderia ter evitado a situação. Diz também que é em Loures que quer ficar.
Prisões

Já houve 12 suicídios nas cadeias este ano /premium

112
Este ano já se registaram mais suicídios nas cadeias portuguesas que em todo o ano de 2019. Direção Geral reconhece dificuldade em prevenir. Sindicato diz que plano que existe não funciona.
Teatro

"Aceitamos estereótipos porque não temos opção" /premium

Este sábado, dirige "As Palavras do Corpo", leitura encenada a partir de Maria Teresa Horta, no São Luiz. Mas há muito mais a saber quando Nádia Yracema está por perto. Esta conversa é só o início.
Coronavírus

Surto. Bares da Guarda "nunca fecharam" /premium

194
Alunos dizem que fizeram festa de anos legal e acusam o Politécnico de divulgar a sua identificação. Apesar das medidas de restrição, os bares da cidade “nunca fecharam”, garante autarca da Guarda.
Chefs

Como fazer uma refeição Michelin em casa /premium

O The Residential já está em funcionamento e o Observador experimentou: como funcionam estas lições de cozinha que vêm dentro de uma caixa? Explicamos-lhe tudo, até porque o resultado nem foi mau...
TAP

Sem privatização, "TAP teria acabado" em 2015 /premium

212
O chairman da TAP distribuiu elogios a todos os acionistas no programa Sob Escuta, da rádio Observador. E reconheceu que o prejuízo no grupo este ano será "avultado". Lay-off é para continuar.
A página está a demorar muito tempo.