378kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Especiais

Legislativas 2022

A rosa picada contra o pimba laranja

Costa passou o fim de semana ligado à corrente, Rio ligou a Emanuel. Costa ataca, Rio vitimiza-se. Costa parece líder da oposição, Rio primeiro-ministro. O jogo de sombras dos dois visto à lupa.
Celebridades

"Eu, Georgina": Ronaldo, o luxo e os filhos

Jatos privados, iates, ateliers de alta-costura e Cristiano Ronaldo. Vimos os dois primeiros episódios de "Eu, Georgina" e entrámos pela vida adentro de um dos casais mais seguidos do mundo.
Legislativas 2022

Como funciona a nossa Coligadora para as eleições

O Observador tem uma nova ferramenta interativa para estas eleições. A irmã mais nova do Votómetro chama-se Coligadora e permite prever os resultados e ensaiar coligações de governo.
Legislativas 2022

Como Ventura escolheu a companhia para a bancada 

André Ventura foi o responsável pela escolha dos candidatos do Chega à Assembleia da República. O núcleo forte do líder do Chega está representado um pouco por todo o país e há uma ausência de peso.
Itália

Pode Draghi continuar a ser o “Super Mário”?

Segunda-feira arrancam as presidenciais italianas, com o primeiro-ministro Mario Draghi a tentar mudar-se para o Palácio do Quirinal. Berlusconi está fora da corrida.
Google Maps

Google Maps diz que Olivença não é portuguesa

Gibraltar ou a Crimeia têm fronteiras em tracejado. Porém, no Google Maps, a linha entre Portugal e Espanha fica bem definida em Olivença. Google diz que segue mapas oficiais. MNE não responde.
Coroa Espanhola

Cristina e Iñaki: amor, corrupção e traição

Começou com amor à primeira vista, depois um casamento de sonho e uma grande família. Mais tarde um escândalo de corrupção e agora parece haver traição. Continuarão Cristina e Iñaki a resistir a tudo?
Legislativas 2022

O Porto não acordou para votar por antecipação

No Pavilhão Rosa Mota a afluência às urnas foi abaixo das expectativas. Houve eleitores a quem agradou ver a presença de políticos na fila, mas muitos consideram estas eleições “desnecessárias”.
Legislativas 2022

Beatriz nunca tinha votado. Estreou a urna

Com medo das filas, várias pessoas chegaram à Cidade Universitária às 8h, para o voto antecipado. Umas por conveniência, outras por causa da Covid: “Hoje não estamos positivos, no dia 30 não sabemos”.
Livros

O que se passa na cabeça deste psicopata?

"You", o thriller de Caroline Kepnes, foi publicado em 2014 e fez sucesso na Netflix. No total são três livros, que agora estão publicadas em Portugal. Mas o que está nas páginas é o que vemos na TV?
Nostalgia

Os 60 anos dos cachorrinhos mais famosos do Porto

Os cachorros mais famosos do Porto, que apaixonaram Anthony Bourdain, fazem 60 anos e a receita, aparentemente simples, continua intacta. A pandemia adiará a festa, mas não apaga a história do Gazela.
Fotografia

“A fotografia pode acabar com guerras"

A exposição "Vozes" de Muhammed Mueisen está no Centro Português de Fotografia no Porto até dia 20 de março. Entrevistámos o fotojornalista que acredita que a mudança pode começar nas imagens.
Legislativas 2022

PSD teve de engolir Rio. E todos querem um pedaço

Montenegro foi o último dos críticos a juntar-se à campanha do PSD. Possibilidade real de ganhar suspende guerra interna e todos querem aparecer na fotografia dos vencedores. Day-after também se joga.
Legislativas 2022

Papões, diabos e Pedro Nuno. Como Costa ataca Rio

Em Espinho, o discurso socialista foi bem mais espinhado do que as rosas sem espinhos que distribui. Tem sido assim por todo o país, mais acentuado nas últimas horas. É Rio o único debaixo de fogo.
Coronavírus

Fim da pandemia? Não, a endemia é só uma miragem

Já estamos em endemia? Já podemos tratar o vírus como a gripe? Uma variante mais letal pode surgir de repente? Especialistas de todo o mundo traçam o futuro de uma pandemia, que está para durar.
Legislativas 2022

CDS. A equipa que vai lutar pela manutenção

Protagonistas com décadas de militância e quase nenhuma exposição, críticos do portismo e a marca José Ribeiro e Castro bem vincada. A linha mais conservadora do partido enfrenta teste do algodão.
Livros

China e Europa: 300 anos de uma relação especial

A relevância crescente da China contrasta com o desconhecimento que existe sobre o país. A "História da China" de Michael Wood sintetiza 4000 anos em 620 páginas e ajuda a colmatar esta lacuna.

IL sai à rua: no Cais, um safari-cola liberal

Beijinho para a Dina, abraço ao Ricardo e muitas selfies. Cotrim foi pop star na noite no Cais do Sodré, esta 6ª. Campanha acelera: indecisos estão a definir o voto, IL já sonha com o 3º lugar.
Legislativas 2022

A história da guerra entre Rio e setor da Cultura

Chamaram-lhe o "Rei do Pimba", foi vaiado e enfrentou um cerco no Rivoli. A guerra de Rio com o setor da Cultura, que ressurgiu nesta campanha, tem décadas e há um elemento em comum: o cantor Emanuel.
História

Do navio ao Nord Stream: uma história petrolífera

As companhias petrolíferas queren mudar de imagem e a apresentar-se como “fornecedoras de soluções de energia” próximas da “sustentabilidade”, mas o negócio central continua a ser o mesmo.
Legislativas 2022

Costa na bolha da maioria. Sem contactos paralelos

Apresenta-se como negociador, mas nesta campanha não está a preparar terreno para o dia seguinte como em 2015. Costa está apostado em estudos qualitativos e na sua capacidade de desminar a maioria.
Rui Moreira

Selminho. O dia em que Rui Moreira foi absolvido 

Foi recebido em tribunal com cânticos de apoio, saiu absolvido do crime de prevaricação e ainda deixou farpas a Rio. O MP irá recorrer da decisão, mas Rui Moreira garante que “hoje fez-se justiça”.
Coronavírus

Pico da 5ª vaga adiado após abertura de escolas

Reabertura das escolas fez disparar os casos em crianças e empurraram pico para fora de vista. Ninguém sabe o que esperar a 30, mas pode haver 140 mil casos positivos. Só metade estará diagnosticada.
Legislativas 2022

IL. O gabinete Cotrim e os candidatos do Twitter

O topo da lista de Lisboa podia ter sido feito numa reunião de gabinete: os cinco primeiros, incluindo o líder, trabalham na AR. Outro dos grandes viveiros de candidatos liberais é, claro, o Twitter.
Legislativas 2022

"Foi com ilusão das sondagens que perdemos Lisboa"

Em entrevista na Rádio Observador, líder do PS não exclui vir a negociar orçamentos com o PSD. Avisa ainda eleitores do PS para se lembrarem que perderam Lisboa por acreditarem nas sondagens.
Legislativas 2022

Catarina provoca disputa direta com Ventura

No Jamaica com os Coxi e no resto do país, BE passou primeiros dias a falar da "lição" que quer dar ao Chega (e a insistir em tweets sobre o assunto). Estratégia pode ajudar em círculos difíceis.
Legislativas 2022

Uma campanha a fazer da maioria de Costa o bombo

Rio não tem interesse em que o desejo de maioria absoluta de Costa seja sequer verosímil e vai apoucando a hipótese a cada oportunidade. Campanha para ser o abre-latas do regime marca contraste.
Legislativas 2022

Candidatos do PAN: Acupuntura e curtas-metragens

PAN tem como objetivo mínimo manter o grupo parlamentar, mas nos corredores do partido há quem receie perder lugares na Assembleia da República. Quem são os elegíveis do Pessoas-Animais-Natureza?
Economia

"Não abandonaria" Finanças como fez Centeno

Teixeira dos Santos quis sair em 2009. Ficou até 2011, quando o Governo de Sócrates caiu, pela crise que enfrentava. Por isso diz que Centeno também devia ter ficado na pandemia.
Hotéis

Mama Shelter: para dormir, comer ou as duas coisas

Há mais um hotel em Lisboa? Há, pois. Mas o Mama Shelter sabe que a concorrência está sempre a crescer. Por isso decidiu fazer algumas apostas. O restaurante e a filosofia familiar são as principais.
Coronavírus

Um 'cerco' aos não vacinados funciona?

Em fevereiro a Áustria avança com vacinação obrigatória, é o primeiro país europeu a fazê-lo. Em todo o mundo há cada vez restrições aos não vacinados. O "cerco" funciona? Especialistas dizem que sim.
Livros

Poetria: a livraria que sobreviveu ao despejo

A única livraria especializada em poesia e teatro do país sobreviveu às ordens de despejo e conseguiu renascer. Agora quer chegar às escolas, lançar edições próprias, um guia literário e um podcast.
Legislativas 2022

Rio deixou de jogar para totoloto. Agora é a sério

A campanha do PSD segue mais tudo: mais profissional, mais musculada, mais preenchida. Tornou-se, ainda mais, um esforço de exaltação das qualidades atribuídas a Rio. E Rio acredita. Pela primeira vez
Tribunais

Comandos. Falha do MP ou inação do tribunal?

Coletivo que absolveu 16 dos 19 superiores do curso de Comandos em que morreram 2 instruendos assumiu que em processo comum o desfecho do caso podia ter sido outro. Mas será que não podia fazer nada?
Legislativas 2022

Que candidatos tem o Livre além do mais conhecido

Cabeça de lista por Lisboa é o rosto do partido, mas Livre está otimista num reforço do resultado conquistado em 2019. Lisboa, Porto e Setúbal estão nos "sonhos otimistas" do partido da papoila.
Saúde

101 médicos entram no internato com nota negativa

Estudantes defendem que se trata de uma prova de seriação e desvalorizam. Médico diz que ter 19 pontos numa prova que vale 150 é miserável.
Legislativas 2022

Como os partidos divergem no destino das pensões

Esquerda volta à carga com subida das reformas, mas também à direita se fala em "ajustes" aos cálculos. RSI divide águas, assim como a arquitetura do sistema de pensões. O que une e separa partidos.
Legislativas 2022

O infortúnio do PCP que é aula prática para líder

Uma estenose da carótida, uma noite mal dormida que acabou por revelar um teste positivo à Covid-19 e a garantia que "ainda há stock de Joões no Comité Central". A dor de cabeça de imprevistos na CDU.
Hospital de Santa Maria

Peritos: vacina não será a causa da morte de menor

Médicos não acreditam que paragem cardiorrespiratória da criança no Santa Maria tenha sido causada pela vacina e sugerem tese de engasgamento. DGS e Governo esperam por investigação do Infarmed.
Música

Elis Regina: as canções que enganam a despedida

Morreu há 40 anos, a 19 de janeiro de 1982. Luanda Cozetti e JP Simões recordam as diferentes dimensões e vidas da cantora brasileira e uma voz que "transformou em ouro tudo o que cantou".
Legislativas 2022

PCP. Jovens destaques e não elegíveis (para já)

PCP pouco mexe nos candidatos a deputados com mais hipóteses para serem eleitos, mas deixa pistas relevantes nos não elegíveis. Líder parlamentar em risco. Todos se cruzam antes na jota.
Legislativas 2022

Os impostos que cada partido quer baixar (e subir)

Partidos à esquerda querem aumentar escalões de IRS mas PS deixa cair englobamento. À direita, acena-se com descidas significativas dos impostos para famílias e empresas. Veja quais.
Legislativas 2022

As ligações do partido ADN a grupos negacionistas

Quem são e o que querem os militantes do ADN, partido criado em setembro que é contra as medidas impostas pela pandemia. E que convidou para mandatários rostos conhecidos dos movimentos negacionistas.
Iniciativas Observador

Votómetro serve para “comparar os partidos todos”

Jorge Fernandes, coordenador científico do Votómetro, a plataforma de apoio ao voto informado do Observador, explica como se construiu a ferramenta digital que fomenta a literacia política.
Legislativas 2022

Quem atacou quem: a noite de "pancada" em Costa

Costa vingou-se da esquerda e tentou diabolizar o PSD, Rio só falou contra Costa e ignorou ataques da direita. A esquerda ficou-se pela autofagia e a direita uniu-se na urgência de derrotar o PS.
Legislativas 2022

Quatro opiniões rápidas sobre o debate entre todos

Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves, Nuno Gonçalo Poças e Raquel Abecassis analisam o único debate a nove na tv, onde Costa se refugiou na História e se tentaram fazer contas a coligações.
A página está a demorar muito tempo.