351kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Especiais

FC Porto

Pinto da Costa terá recebido comissões de agentes

Rosário Teixeira suspeita que líder e outros dirigentes do FC Porto terão alegadamente recebido uma parte dos 880 mil euros pagos em comissões por conta do empréstimo de Marega ao Guimarães.
Diretas PSD

Oito curiosidades sobre as diretas do PSD

Rui Rio perdeu na Alemanha e venceu nos Estados Unidos. Houve onze empates em concelhias. Rangel teve mais dois mil votos que Montenegro. Oito curiosidades das diretas do PSD
Coronavírus

Vacinar crianças? Sem casos de miocardites para já

O ensaio da Pfizer não detetou qualquer caso de inflamação cardíaca entre as crianças entre os cinco e 11 anos. Mas a farmacêutica sugere que são possíveis. Nos EUA ainda não há dados publicados.
Sociedade

“É no sentimento de injustiça que eu crio força”

Rita Nabeiro entrevista Alexandra Machado, a empreendedora social que largou uma carreira de sucesso na Nike Portugal para fundar a Girl Move, fundação que apoia raparigas em países subdesenvolvidos.
Diretas PSD

Rio quer reforçar o mito e repetir a história

Invicto, picado e em "ponto de rebuçado" para derrotar António Costa. Rio derrotou Rangel e aquece agora para a última batalha. Vai usar o mito para seduzir o centrão e fazer repetir a história.
Teatro

Bastidores. Como foi o adeus de Eunice aos palcos 

Eunice Muñoz voltou este domingo a pisar o palco do Teatro Nacional D.Maria II no exato dia em que passavam 80 anos da sua estreia naquele teatro. No adeus, esteve com a neta e o bisneto nos camarins.
Partido Chega

O discurso de André Ventura nas entrelinhas

Em três dias de Congresso, André Ventura fez três discursos, falou do presente, do futuro, mas não esqueceu o passado e está certo de que Sá Carneiro está orgulhoso do Chega.
Exposições

"A sociedade tem de alargar a noção de artista"

É um dos nomes mais importantes na arte contemporânea, faz parte da lista de 100 pessoas mais influentes para a revista "Time" e inaugurou "Ágora" em Serralves. Entrevistámos Mark Bradford.
Partido Chega

Basta de Ouro. Os prémios do congresso do Chega

Sete figuras — algumas presentes, outras não — marcaram os três dias de congresso do Chega, em Viseu. Há um prémio Sakharov, uma homenagem a Sá Carneiro e uma distinção para os críticos.
Partido Chega

Vencedores, vencidos e desaparecidos no Chega

O IV Congresso do Chega fica marcado por novos protagonistas (ainda que poucos) e alguns merecedores de distinção. Nos vencidos há um repetente. Eis a lista de quem ganhou e de quem perdeu.
Diretas PSD

As três falhas que explicam a queda de Rangel

As estruturas não responderam como se esperava e os militantes-base não falharam a Rio, que também teve os seus caciques. Rangel teve vários erros de cálculo e perdeu onde tinha obrigação de ganhar.
Sporting

"Mesmo sem Champions, Sporting tem de gerar lucro"

Vice e administrador da SAD explica impacto da campanha europeia, mostra confiança no obrigacionista, admite extensão da moratória com os bancos e aborda Amorim, Nuno Mendes, VMOC e Fora de Jogo.
Estilo de Vida

"Cidades são uma lotaria de riqueza e de doença"

Cidades "ideais", como um "reflexo" do homem ou "on demand". O autor de "Metrópoles" esteve em Lisboa para explicar como as cidades são adaptáveis, inevitáveis, mas nem por isso eternas.
Lançamentos

Séneca: a vida, a tragédia e a morte

Menos conhecidas do que os tratados filosóficos, as tragédias de Séneca serviram ao pensador para explorar temas centrais do pensamento estoico. O corpus completo vai estar disponível em português.
Ténis

Como pensa Toni, o cérebro que criou Nadal

Dedicou-se ao ténis depois de ver uma vitória de Năstase, diz que não treina "mal educados" e que "só o trabalho é determinante, não o talento". Como pensa Toni Nadal, o cérebro que criou Rafael.
Museus

Museu da Marioneta: após 20 anos, o que se segue?

Foi inaugurado em Lisboa a 28 de novembro de 2001 e hoje tem uma coleção com quase cinco mil peças. Até ao ano passado recebia 40 mil visitantes. Que bonecos são estes, tão vivos e tão adormecidos?
Diretas PSD

Cinco opiniões sobre a vitória de Rui Rio

André Azevedo Alves, Filomena Martins, Nuno Gonçalo Poças, Pedro Jorge Castro e Raquel Abecassis analisam as razões que levaram à reeleição de Rio e à derrota de Rangel e os desafios que se seguem.
Diretas PSD

Rio continua de pé. Costa é o próximo a cair? 

Contra todas as expectativas, até as dos seus apoiantes mais próximos, Rio conseguiu bater de forma inequívoca Paulo Rangel. E já aponta diretamente a Costa. "Estou picado para ganhar as legislativas"
Partido Chega

O que queriam militantes que Chega não quis ouvir?

Sem moções temáticas a debate e moções estatutárias não admitidas, partido criou "recomendações" que iam ser discutidas e votadas. Mas afinal nada disso aconteceu e militantes não foram ouvidos.
Livros

Quem és tu, Philip Roth?

A infância em Newark e a glória em Nova Iorque. As personagens da ficção e a inspiração da vida real. Os amores, os ódios e as manias. Está tudo na monumental biografia publicada agora em Portugal.
Bloco de Esquerda

Trabalho, SNS e salários. O programa inicial do BE

Bloco vai estar reunido este sábado para aprovar versão final do seu programa eleitoral. Na proposta, voltam às leis laborais, salários, Ambiente e SNS. Mas não fala de acordos políticos com o PS.
Coronavírus

Europa fecha portas a África e aperta medidas 

Depois de surgir a nova variante do vírus, e numa altura em que a pandemia cresce no Velho Continente, os países europeus foram rápidos a cancelar voos de e para África. Medidas de contenção apertam.
Partido Chega

Entrelinhas do discurso de Ventura no IV Congresso

André Ventura discursou no início do IV Congresso, estabeleceu um objetivo para as eleições, deixou críticas aos adversários (principalmente à direita), mas voltou a olhar para o interior do partido.
Diretas PSD

Os bastidores da campanha interna de Rio

As duas garrafas de champanhe, a quase desistência e as mágoas de um homem cada vez mais só no partido e cada vez mais convicto de que o país o deseja. Os três dias do Observador na campanha de Rio.
Diretas PSD

Os bastidores da campanha interna de Rangel

A estratégia e os sprints de Rangel na última semana. Apesar de favorito, eurodeputado acelerou e fez campanha como se já estivesse em legislativas. Os três dias do Observador na campanha de Rangel.
Tribunais

Valentina. Porque é que baixaram as penas?

Sandro teve uma redução de um ano à pena máxima de 25 anos a que tinha sido condenado pelo homicídio da filha Valentina. A companheira tem metade da pena para cumprir: nove anos.
Coronavírus

Ómicron. O que se sabe sobre a nova variante?

B.1.1.529 surgiu em África, mas já chegou à Ásia e Europa. A Organização Mundial de Saúde critica o encerramento de fronteiras. A variante tem 30 mutações e ainda não se sabe que impacto terá.
Política

Natal. Autarquias já gastaram cinco milhões

Há quem faça centenas de quilómetros para ver luzes de Natal, mas as iluminações custam milhões anualmente aos cofres das autarquias, muitas vezes questionadas pelos eleitores.
Vichyssoise

"A seguir às eleições, PSD vai falar com o Chega"

Em entrevista ao Observador, vice-presidente do Chega garante que o partido não se deixa "manietar" pelo PSD e é a única alternativa a um bloco central.
Cultura

O Prémio maior da Literatura Infantil 

O Pingo Doce compromete-se com o gosto pela leitura nas crianças, a ponto de promover o maior prémio literário infantil do país. E não se trata apenas de um investimento, mas de uma verdadeira paixão.
Teatro

“A minha terra dos sonhos cheira a chocolate”

“Quem Vai ao Mar” é mais uma encenação do programa Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II, a partir de sábado, dia 27: "É preciso ter tempo para contar uma história, é uma questão de educação".
Música

Dino D'Santiago: "Já me sinto merecedor de tudo"

O início na música, o sucesso e aos prémios. A família entre Cabo Verde, o Algarve e Lisboa. A cultura, a sociedade e o racismo. Uma grande entrevista, no dia de lançamento do novo álbum, "Badiu".
Coronavírus

25 respostas sobre o regresso à contenção

O número de casos e de mortes está a subir em Portugal e, para travar uma curva ascendente que tem acontecido em vários países europeus, o Governo anunciou medidas para as próximas semanas.
Antártida

Português aterra em “pista esculpida em gelo”

O piloto Carlos Mirpuri realizou este mês um feito inédito: aterrou um A340 na Antártida, abrindo a porta a voos regulares. Ao Observador descreve uma experiência “desafiante, para dizer o mínimo”.
Natal 2021

26 mercados de Natal de norte a sul

Das compras às pistas de gelo, da roda gigante aos encontros com o Pai Natal, a lista de mercados de Natal, mais indie ou tradicionais, promete animação até janeiro. Siga a lista de paragens.
Diretas PSD

Caciquismo? "Não está lá ninguém com pistola"

Em entrevista ao Observador, Paulo Rangel garante que se for eleito líder do PSD tudo fará para dar uma maioria absoluta ao partido. Mas não se compromete com a demissão se perder legislativas.
Futebol

"Se me comparam ao Félix, tenho de corresponder"

Kika Nazareth é o rosto da nova geração da Seleção feminina que está na luta pelo Mundial – e acredita "genuinamente" que vai acontecer. Em entrevista, a avançada revela segredos da evolução nacional.
Futebol

Dios morreu mas os "súbditos" ainda o seguem

Diego Armando Maradona morreu exatamente há um ano. Recorde as homenagens mais impactantes ao mago que foi muito mais do que um jogador de futebol e criou uma (re)ligião de fãs ao longo do tempo.
Coronavírus

Pandemia aumenta nas crianças há 4 semanas

O último relatório das linhas vermelhas mostra que a incidência cresceu 60% entre as crianças dos 0 aos 9 anos, a mesma faixa etária com a pior taxa de incidência: 298 casos por cem mil habitantes.
Economia

O "inferno" nas empresas "tão cedo não irá passar"

Custos de produção tiveram aumentos "exponenciais". Já há açambarcamento de matérias-primas, agravando a escassez. A vida das empresas tornou-se "um inferno". Impacto começa a chegar ao consumidor.
Alemanha

Negociar pareceu fácil. Governar também será?

SPD, Verdes e FDP anunciaram o entendimento da coligação "semáforo", com todos os partidos a obterem ganhos. Mas a política externa pode vir a causa fricção.

"Get Back": sete horas no sofá com os Beatles

Num baú fechado, Peter Jackson encontrou mais de 60 horas de vídeo e 150 horas de som. Fez uma série que nos mostra o dia-a-dia da banda em janeiro de 1969. É o mais perto que estamos de os conhecer.
Orçamento do Estado

PS atira para pós-eleições leis negociadas no OE

Socialistas travaram propostas de peso que tinham viabilizado para negociar o Orçamento do Estado. Em frente segue apenas o aumento das faltas justificadas no luto parental, de 5 para 20 dias.
Coronavírus

Vacina não trava vaga, mas ajuda saúde em janeiro

A prioridade, em Portugal ou na Europa, deve ser proteger os serviços de saúde. Vacinar agora não tem um efeito imediato nos internamentos, mas terá impacto no futuro. A aposta será reduzir contactos.
Câmara Municipal Lisboa

Moedas: "Tive surpresas negativas" na câmara

Carlos Moedas diz que foi confrontado por presidente de junta do PS que lhe cobrou promessas que lhe tinham sido feitas no valor de um milhão. Disse que já sabia em quem ia votar nas diretas do PSD.
A página está a demorar muito tempo.