Especiais

Música

“Gosto demasiado de música para viver dela" /premium

No mês em que lança um novo álbum com os Mão Morta e um livro que reúne a poesia escrita nos últimos 40 anos, Adolfo Luxúria Canibal fala do tempo que parece não passar e da vontade de não se repetir.
Livros

O avô "mágico" que filmou o regime /premium

Livre, desbocado, irreverente. Assim aparece Leitão de Barros numa biografia agora publicada por duas netas. O realizador que privou com Salazar era salazarista?
Música

Marco Paulo: "Não sei como vou reagir à despedida" /premium

O cantor prepara-se para um grande concerto em Lisboa. Em entrevista, recorda mais de meio século de carreira e o dia em que tentou escrever a letra de uma canção.
Entrevista

"No 1.º torneio fui às cavalitas do meu pai"  /premium

169
João Magalhães, de 23 anos, foi 8 vezes campeão nacional de golfe. Em entrevista a Laurinda Alves, lembra como começou a jogar aos 4 anos, os tempos nos EUA e a paragem de 3 meses quando perdeu.
Livros

Margaret Atwood avisa: o perigo ainda não passou /premium

Trinta e quatro anos depois, a muito aguardada sequela. "The Testaments" não é "The Handmaid's Tale", mas está perto o suficiente para deixar um aviso e a possibilidade de um final mais feliz.
Beleza e Bem Estar

A indústria do sono. Quanto custa não dormir?  /premium

A privação de sono tem custos físicos e emocionais, e rouba milhões à economia de países. O sono passou a ter valor económico: há apps, livros, podcasts e gurus. E há empresas que pagam a quem dormir.
Séries

"Friends": 25 histórias para 25 anos /premium

305
Jennifer Aniston não fez parte das primeiras fotos de grupo, as palmas do genérico foram improvisadas e às sextas-feiras ninguém dormia em casa. A série estreou-se a 22 de setembro de 1994.
História

Como foi construída a catedral de Notre-Dame /premium

O Observador publica um excerto de "Notre-Dame", o livro em que Ken Follett recorda a história da catedral de Paris e a relação que o autor estabeleceu com o monumento.
Entrevista

"Não falo de política com o meu irmão" /premium

1.053
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.
História

Os nomes do que comemos: tem maçãs-do-diabo? /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Estados Unidos da América

Matriosca de denúncias liga Trump, Ucrânia e Biden /premium

Uma denúncia vinda de dentro das secretas americanas aponta para alegadas pressões do Presidente à Ucrânia, para atacar o candidato democrata, Joe Biden. O que se sabe e falta saber sobre o caso.
Hackers

Hacker. A carta misteriosa, o Sporting e a prisão /premium

Autoridades encontraram documento escrito à mão pelo hacker com frases soltas que o Ministério Público considera uma confissão. Rui Pinto não poupou os mails dos ex-presidente e treinador do Sporting.
Madeira

Madeira. Olhar luso-venezuelano sobre as regionais /premium

Estima-se que haja oito mil luso-venezuelanos na Madeira. Talvez mais. O número não tem parado de crescer e esta comunidade pode ser decisiva nas eleições. O Observador foi conhecer as suas histórias.
Legislativas 2019

Catarina Martins voltou ao bairro da sua juventude /premium

A líder do BE, que "na televisão é mais forte", levou o Observador a visitar o bairro de Vitória, onde cresceu. Ensaiou passos de campanha e lembrou os tempos de atriz.
Legislativas 2019

"Apanhei frangos para irem para o matadouro" /premium

100
Foi como na música, o líder do PAN entre "trapos e cacos e contradições" numa conversa matinal pela Feira da Ladra, local que escolheu para captarmos o seu retrato político.
Saúde Pública

Vespas-asiáticas são mais perigosas que as outras? /premium

135
Três mortes por picadas lançaram o alerta, mas nem todas foram causadas pela vespa-asiática. Esta espécie é, de facto, mais agressiva, mas só corre risco quem for alérgico ao veneno.
História

“Fernão de Magalhães quis vingar-se de D. Manuel” /premium

118
Historiador e especialista nos Descobrimentos explica a importância da expedição que começou há 500 anos. E os reais motivos do navegador português.
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães /premium

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
Madeira

"Uma geringonça seria trágica para a Madeira" /premium

202
Em entrevista ao Observador, o Presidente do governo Regional fala da possibilidade de perder a maioria absoluta e diz que entendimentos só com o CDS. Se não conseguir? "Obviamente, demito-me".
História

Quem era o português que deu a volta ao mundo? /premium

532
A educação na corte, a ambição de ser navegador, as dificuldades em ocupar um cargo superior e a glória que foi também o seu fim. Há 500 anos, Fernão de Magalhães iniciou a viagem de circum-navegação.
Moda

Twiggy, o eterno rosto dos anos 60 /premium

A magricela que revolucionou a moda chega aos 70 anos. Fez carreira no cinema, na música e na televisão e ainda passou pela Broadway. Por muito tempo que passe, Twiggy será sempre o rosto dos anos 60.
Entrevista

Sair do euro. "Na próxima crise, o tema voltará" /premium

548
João Ferreira do Amaral avisa: a crise é inevitável (embora imprevisível), a dívida é ainda maior do que em 2008 e o crescimento é "insuficiente" numa zona euro que "só por milagre" daria certo.
Empresas

"Auditoria e contabilidade são coisas de esquerda" /premium

Bastonário diz que os auditores são "como padres ou jornalistas", "uma espécie de elite". Mas não devem assumir os erros sozinhos: as suas falhas são reflexo da qualidade das empresas e da gestão.
Madeira

"PSD usa luso-venezuelanos como arma política" /premium

131
Em entrevista ao Observador, Paulo Cafôfo acredita que pode liderar uma "geringonça" madeirense e não exclui nenhum partido. Nem o CDS. O alvo a abater é só um: o PSD de Miguel Albuquerque.
Cinema

Um rico perfil: quem é quem em "Downton Abbey"? /premium

295
Hugo van der Ding gosta de séries. E gosta da aristocracia inglesa. "Downton Abbey" junta as duas coisas e agora que se estreia como filme, merece que recordemos as suas personagens.
Israel

As eleições para clarificar baralharam ainda mais /premium

PM israelita quis voltar às urnas para sair reforçado, mas acabou pior. O empate com Benny Gantz torna provável um Governo de unidade nacional, mas não é certo que Bibi venha a fazer parte dele.
Eleições

A campanha alegre de Albuquerque e Cafôfo /premium

PS e PSD apostam tudo nas ruas. Entre o entusiasmo e o conforto, a mudança e a estabilidade, a campanha na Madeira vai-se fazendo com o ritmo de sempre, mas com a incerteza de nunca.
Fact Check

Debate. 8 Fact Check ao que disseram os candidatos /premium

Corrupção, Justiça, Segurança Social, demografia e idade da reforma. Os líderes dos maiores partidos trocaram argumentos e acusações. O que estava certo e o que estava errado?
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Quem venceu e quem perdeu o debate a seis /premium

Quem venceu e perdeu o debate a seis? As análises rápidas de José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Pedro Braz Teixeira, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides
Universidade de Coimbra

Coimbra. Fim da carne de vaca "é uma medida menor" /premium

765
A ementa da semana só teve carne de vaca na segunda feira. Entre os estudantes há quem diga que a medida é "menor", quem preferisse acabar também com a carne de porco e quem aponte outros problemas.
Teatro

“O teatro é sempre mais moderno do que a cidade" /premium

Estreia esta quarta-feira “A Morte de Danton”, a primeira encenação de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico do Teatro Nacional S. João. Conheça o anti-social que descobriu o teatro num café.
Cinema

Tiago Guedes filmou uma história de Portugal /premium

Realizou “A Herdade”, filme protagonizado por Albano Jerónimo que passou por Veneza e Toronto e quer ir aos Óscares. Estreia-se em Portugal esta quinta-feira. Entrevistámos o realizador.
Ambiente

Carne de vaca. Qual é o real impacto no ambiente? /premium

1.300
A Universidade de Coimbra vai deixar de servir carne de vaca nas cantinas, poupando a atmosfera a toneladas de gases poluentes. Como podemos avaliar o impacto desta indústria no ambiente?
Crime

Rosa Grilo. Arma do crime confunde o julgamento /premium

As armas que estavam na casa de António Joaquim foram mostradas em tribunal. Rosa Grilo diz que não foi aquelas que levou. Amante diz que não tem mais nenhuma. Qual foi a arma que matou o triatleta?
Madeira

Por aqui também só se fala de maioria absoluta /premium

Com a campanha eleitoral da Madeira a chegar ao fim, as sondagens apontam para nova vitória do PSD. Mas sem maioria absoluta. Consegue o PS virar o jogo? E o que fazem os outros partidos neste xadrez?
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Desporto

"Vou ser alguém importante no futuro do FC Porto" /premium

Foi titular da Seleção Nacional, ganhou a Liga dos Campeões com o FC Porto e agora é apresentador de televisão. Vítor Baía esteve na Rádio Observador para falar do passado, do presente e do futuro.
Tecnologia

Walkman de 9 mil euros? Estes gadgets são um luxo /premium

Ouvimos Beyoncé num equipamento que custa mais de 11 mil euros e vimos uma televisão que custa 450 mil na maior feira de tecnologia da Europa. As marcas garantem: há consumidores premium em Portugal.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

132
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Fact Check

Verdades, mentiras e enganos no debate Costa/Rio /premium

194
Economia, finanças, saúde, justiça e demografia. Entre os dois candidatos houve declarações verdadeiras, falsas e outras que ficaram a meio caminho. Analisamos algumas em oito fact checks.
Legislativas 2019

Quem venceu e quem perdeu o debate /premium

949
Quem venceu e perdeu o debate entre Costa e Rio? As análises rápidas de José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides.
Música

Lana quer salvar a América (ou coisa que o valha) /premium

João Bonifácio ouviu com atenção o novo álbum, "Norman Fucking Rockwell!" e concluiu: Lana Del Rey faz coisas muito bem feitas, mesmo que às vezes empoladas, mas vê o mundo como poucos conseguem.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

137
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Edward Snowden

Pré-publicação. A autobiografia de Edward Snowden /premium

A autobiografia de Edward Snowden chega esta terça-feira às livrarias de todo o mundo. O Observador pré-publica cinco momentos-chave de "Vigilância Massiva, Registo Permanente".
Educação

Dicas. Como ajudar o seu filho a estudar /premium

Antes do 5.º ano não serão necessários grandes métodos, mas os hábitos de estudo devem ser cultivados desde o 1.º ciclo. Temos dicas, técnicas e truques para todas as idades.
Entrevista

Trabalhar até às 18h, 19h? "Sorry, não é natural" /premium

8.958
Em entrevista, Nadim Habib diz que as empresas têm de ser geridas com mais "ciência" e "menos heroísmo". Esta é uma das (muitas) coisas em Portugal que "irritam profundamente" o professor da Nova SBE.
Comic Con

Millie Bobby Brown na Comic Con: caos e euforia /premium

678
Houve quem chegasse às 6h30 para poder comprar um autógrafo e a fila encheu o recinto. No fim, os 2 mil lugares para ver a estrela de "Stranger Things" voaram e uma multidão ficou sem a ver.
Livros

Lien, a menina de 8 anos que sobreviveu aos nazis /premium

O Observador faz a pré-publicação de "A Rapariga Esquecida", de Bart van Es. O livro conta a história de Lien, a criança que foi entregue a uma família de acolhimento na Holanda ocupada.
Estilo de Vida

Brasil em Lisboa. Os novos negócios na cidade /premium

406
Em Portugal, já vivem mais de 105 mil brasileiros, que chegam em busca de segurança e prosperidade. Das flores aos doces, passando pela moda e pela arte, estes dez estão a agitar as águas da capital.
Música

"Viagens", o disco que "todos mandaram para trás" /premium

173
“A indústria queria mais do mesmo e eu não tinha mais do mesmo para dar”, diz ao Observador Pedro Abrunhosa. Este domingo, o músico vai voltar a apresentar as canções do seu disco de estreia ao vivo.
História

Os nomes do que comemos: nabos e erva-dos-pardais /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Ativismo

O português “breakonomista” que já esteve em Davos /premium

Trabalha na maior empresa de bebidas no mundo e faz breakdance nas apresentações. Criou uma "escola de superpoderes" e quer salvar a Amazónia. João Brites em entrevista a Laurinda Alves.
Serviço Nacional de Saúde

40 anos do SNS. Duas visões de quem os viveu /premium

O SNS celebra 40 anos. Um médico e uma enfermeira recordam o que mudou, para melhor e para pior, nestas últimas quatro décadas. E apontam o dedo ao que ainda falta fazer.
Religião

Mórmones. Profetas, polémicas e controlo /premium

323
Cresceram discretamente e já são 45 mil em Portugal. Os mórmones têm uma história de polémicas, como a poligamia ou o encobrimento de abusos. Este fim de semana inauguram um templo de luxo em Lisboa.
Células Estaminais

Podem as células estaminais ajudar Schumacher? /premium

Há anos que pouco se sabia sobre a saúde do piloto. Agora estará a fazer um tratamento com células estaminais. A investigação na área tem sido promissora, mas está longe de dar garantias.
Restaurantes

Bica do Sapato. Ícone lisboeta com futuro incerto /premium

A história deste restaurante é parte da fibra de Lisboa e o futuro parece trémulo para todo o Cais da Pedra - dois espaços já avisaram que vão sair da zona. O que fará a capital sem o seu Bica?
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Entrevista

"Senti a morte de Belmiro como se fosse um amigo" /premium

Aos 73 anos, Vicente Jorge Silva lembra a relação com Marcelo no Expresso, as conversas com Balsemão e a escolha de Belmiro para lançar o Público. E admite: "Não tenho um feitio fácil".
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Cinema

O pior filme do mundo chegou ao cinema há 60 anos /premium

131
Filmado nas traseiras de um hotel, com cenários de cartão, "Plan 9 From Outer Space" tornou-se, após a morte do seu realizador, num filme de culto. 60 anos depois, o Motel X presta-lhe homenagem.
Jorge Sampaio

As memórias dos 80 anos de Jorge Sampaio /premium

437
Maria João Avillez foi uma das jornalistas que mais de perto acompanhou Jorge Sampaio. E conta as conversas no Flórida, os jantares privados em que gostava de conversar e os pormenores das viagens.
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

1.343
Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)