Especiais

Moda

"O Portugal Fashion desconhece o que é a moda" /premium

No último sábado, Nuno Baltazar anunciou o fim da sua presença no Portugal Fashion, surpreendendo a própria organização. Ainda com críticas e dúvidas, o criador falou com o Observador.
Moçambique

Os perigos que se seguem em Moçambique  /premium

O país tenta recuperar da destruição deixada pelo ciclone Idai mas a previsão de novas chuvas aumenta o risco de colapso de barragens. Os centros de saúde não funcionam e não há água potável.
Cuidado: está quente

Meat Me, o novo templo da carne em Lisboa /premium

197
No aguardado novo restaurante do Grupo Sea Me a atenção ao detalhe é levada ao limite: pode escolher na hora a carne que quer e há cocktails com queijo de Azeitão para provar.
Hungria

Fidesz. Ainda há espaço para Orbán na UE? /premium

147
A Hungria de Orbán está marcada por corrupção, ataques aos media, a tribunais e minorias. Esta quarta-feira, o Partido Popular Europeu decide se expulsa o Fidesz — mas pode abrir uma Caixa de Pandora.
Moçambique

Ciclone em Moçambique. Imagens e testemunhos /premium

412
José, Manuel, Rui ou Mehul não têm notícias da família há quatro dias. Telecomunicações estão inoperacionais. Números oficiais apontam para 84 mortes, mas presidente Nyusi fala em "mais de mil".
Política

Novos partidos estão a conseguir ser diferentes? /premium

608
Alguns andam às turras, outros não sabem quem manda e há os que já nasceram com a escola toda. À beira das Europeias, o retrato dos novos partidos que querem (nem todos vão conseguir) ir a votos.
Sociedade

Premiar a responsabilidade social para nos elevar

As candidaturas ao Prémio Maria José Nogueira Pinto estão de novo abertas para continuar a distinguir projetos na área da responsabilidade social. Porque o bem de todos é tarefa de todos.
Abusos na Igreja

Abusos sexuais. "Serei o primeiro a ir à polícia" /premium

767
Em entrevista ao Observador, o arcebispo de Évora fala do retiro dos bispos portugueses com o cardeal Seán O'Malley. Diz que o povo de Deus sentiu-se "criminosamente traído" e defende tolerância zero.
Design

A cadeira portuguesa, a nossa obra-prima /premium

8.179
Está em todo o lado, de tal forma que já nem a vemos. A caminho dos 100 anos, a cadeira das esplanadas ganhou novas versões e saiu da rua. É uma cadeira portuguesa mas também uma cidadã do mundo.
Inteligência

Riso e dança: novos métodos para ser um bom gestor /premium

1.750
A inteligência emocional chegou aos cursos de gestão e é uma área que desperta cada vez mais interesse por parte das empresas. Quais os mandamentos desta nova tendência mundial?
Entrevista

Viúva de Escobar: "Após a violação fui sua presa" /premium

881
Viúva do narcotraficante explica em entrevista que vivia "seduzida" e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.
Livros

O que aconteceu nas margens do Império Português /premium

1.057
O livro "Filhos da Terra", de António Manuel Hespanha, conta como os que se instalaram nas margens do “império formal” criaram um império sombra, multiétnico e multicultural.
Televisão

"Os reality shows não são para educar o povo" /premium

250
Onde muitos viram sexismo, ele viu cenas cómicas ou caricatas. Piet-Hein Bakker, o antigo produtor do “Big Brother”, acha que os novos “reality shows” da SIC e da TVI não são para levar a sério.
Facebook

Um ano horribilis depois, o Facebook não é o mesmo /premium

Executivos que saíram, outros que entraram, investigações e multas recorde. Zuckerberg está menos rico mas teve mais lucros, naquele que foi o pior ano da maior rede social do mundo.
Educação

"Crianças precisam de ficar de cabeça para baixo" /premium

7.333
Terapeuta ocupacional, autora do livro "Descalços e Felizes", Angela J. Hanscom explica que nenhuma criança terá um desenvolvimento saudável se não puder andar à roda ou rebolar na relva livremente.
Televisão

O que é perverso nos programas da TV para casar? /premium

328
Menorização das mulheres, preconceitos, reprodução de fenómenos que podem levar à violência de género. Sociólogos e críticos apontam o que há de errado (e perigoso) nos reality shows da SIC e da TVI.
Abusos na Igreja

"Se tivesse sido vítima de um padre estaria aqui?" /premium

Seán O'Malley é um dos principais conselheiros do Papa. Em livro, condensa as reflexões que trouxe aos bispos portugueses esta semana. O Observador publica o excerto dedicado à proteção de menores.
Fórmula 1

Pedro Lamy. "Estava muito próximo do Ayrton" /premium

1.717
Foi o primeiro português a pontuar na Fórmula 1 e soma dezenas de títulos em provas de endurance. Na semana de recomeço da F1, Pedro Lamy fala ao Observador sobre o automobilismo, o receio e Senna.
Tribunais

As crianças forçadas a mendigar pelos pais /premium

427
Os três irmãos e uma outra criança pediram na rua e roubaram em lojas durante seis anos, de norte a sul do país. Conseguiram mais de 170 mil euros. Os pais foram condenados a 9 anos de prisão.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
Poesia

Sete poemas para recordar António Botto /premium

453
O poeta de "Canções" morreu há 60 anos. O Observador recorda-o com a publicação de sete poemas escolhidos por Anna Klobucka, investigadora e autora de "O Mundo Gay de António Botto".
Poesia

António Botto: o fim "surdo e pobre" em Copacabana /premium

208
Quando há 60 anos os jornais brasileiros noticiaram a morte de António Botto, falaram no fim triste de um dos grandes das letras portuguesas. Um reconhecimento que ainda hoje tarda em chegar.
Terrorismo

O perigo de ter um Breivik em cada esquina /premium

1.443
O terrorista da Nova Zelândia copiou vários passos de Breivik, o neonazi norueguês que matou 77 pessoas em 2011. Mas não foi o único — em todo o mundo, já muitos seguiram o seu exemplo. Como nascem?
Brexit

Como fica a UE sem o Reino Unido em 6 gráficos /premium

153
Uma população mais envelhecida e com uma taxa de desemprego mais alta, mas com contas públicas e uma balança comercial mais equilibradas. Assim será a UE se o Reino Unido sair.
Futebol

O homem que junta elites na tribuna do Real Madrid /premium

118
Zidane voltou ao Real, Ronaldo brilhou na Champions. Elemento comum? Florentino Pérez. Perfil de um dos homens mais ricos de Espanha que andou pela política, convive com a elite e ficou viúvo em 2012.
Fact Check

Europeias. Fundos, debates e sanções em fact check /premium

241
Rangel diz que Pedro Marques propôs o que já existe e que fugiu a debates. O socialista lembrou "um alemão" que propôs sanções para Portugal. E sofreu acusações de manipular gráfico. Quem tem razão?
Brexit

Seria este o plano de Theresa May desde o início? /premium

118
Deputados britânicos votam para pedir adiamento do Brexit, com as condições da primeira-ministra: se aprovarem o seu acordo, saem em junho; se não, ninguém sabe.
Restaurantes

Por que é que um restaurante falha? /premium

981
Londrino, o primeiro restaurante deste chef português que fez nome em Inglaterra, fechou há semanas. O Observador foi ter com ele para perceber o que corre mal quando tudo aponta para o contrário.
Fundação Calouste Gulbenkian

Uma exposição para mostrar como funciona o cérebro /premium

3.107
"Cérebro: mais vasto que o Céu" abre a 16 de março. O Observador já viu a nova exposição multimédia da Gulbenkian. No mesmo espaço há robôs artistas, música neural e dados científicos.
Brexit

"Há um perigo de o Reino Unido cair no precipício" /premium

224
Especialista em euroceticismo britânico, Simon Usherwood acredita que os deputados votaram contra o "no deal", mas não excluíram totalmente essa hipótese. Votação de quinta-feira, diz, será decisiva.
País

Growth Forum tem uma proposta para Portugal

A capacidade dos portugueses para construir entendimentos na área económica está em destaque a 11 de abril, numa conferência em Lisboa que junta líderes portugueses e internacionais.
Montepio

Tomás Correia. O homem que aterra sempre de pé   /premium

217
O "ratinho" da lezíria que subiu a pulso na CGD e que resiste no Montepio, entre polémicas engenharias financeiras, créditos sob investigação e aumentos de capital duvidosos.
Brexit

May lutou pelo acordo até a voz lhe doer /premium

Acordo da primeira-ministra foi derrotado e UE só aceita um adiamento "com um motivo válido". Deputados britânicos continuam sem se unir em torno de uma solução — e "no deal" está ao virar da esquina.
Reino Unido

Brexit. 6 respostas para seguir a semana decisiva /premium

Theresa May diz que chegou a um acordo melhorado, mas os deputados só acreditam quando virem. Esta semana, escolhem entre um plano que ninguém quer, uma saída à bruta ou um adiamento. Será desta?
Crime

O crime do preso mais velho do país /premium

940
Aos 89 anos, Manuel Açoriano entrou na sala de audiências a queixar-se das nódoas negras provocadas pelas algemas. Depois ouviu a juíza condená-lo a 4 anos e 9 meses de prisão, por ter matado o genro.
Exposições

Correios e telefones: design explicado às crianças /premium

110
A Casa do Design em Matosinhos acolhe a exposição "Sinal. 100 anos de design das telecomunicações e dos correios de Portugal", para mostrar o que a passagem do tempo quase faz esquecer.
Startups

"Tenho mais atenção na carreira por ser mulher" /premium

1.172
Daniela Braga fundou a DefinedCrowd depois de ter estado 8 anos na Microsoft. Angariou 12 milhões de euros, quer duplicar o tamanho da equipa e, em entrevista, salienta a discriminação por ser mulher.
Fotografia

Mário Cruz: "A fotografia está refém de elites" /premium

1.268
O fotojornalista português registou um rio cheio de lixo nas Filipinas e foi distinguido no concurso World Press Photo pela segunda vez. Em abril lança um livro e inaugura uma exposição em Oeiras.
Montepio

Tomás Correia sai? Os sucessores têm idoneidade? /premium

311
Cerco a Tomás Correia apertou e saída pode ser até 3ª feira. Mas 3 dos 4 candidatos podem ter idoneidade contaminada, incluindo Virgílio Lima, ex-administrador da seguradora acusada de cartelização.
Fernando Pessoa

Pessoa: a biografia desaparecida durante décadas /premium

2.083
"The Poet with Many Faces", biografia que devia ter sido lançada em 1974, andou perdida durante décadas. Foi encontrada por acaso num sótão na África do Sul. Agora, está finalmente em Portugal.
Séries

Quando vivíamos todos em "Beverly Hills 90210" /premium

743
Em Portugal era a "Febre em Beverly Hills" e era um conjunto de clichés que adorávamos ver. A propósito da morte de Luke "Dylan" Perry, Susana Romana recorda uma série clássica.
Dança

Balleteatro: há 30 anos em cima do palco /premium

493
Foi a primeira escola profissional artística do país a juntar a dança e o teatro debaixo do mesmo teto. Comemora 30 anos com uma agenda recheada de espetáculos e uma casa nova na Ribeira do Porto.
Atletismo

"Objetivo era motivar, agora tenho de ir à luta" /premium

364
Inês Henriques foi responsável pela criação dos 50 km marcha para mulheres. Foi campeã mundial e europeia, teve o recorde mundial. Mas falta algo: fazer a prova nos Jogos. E concorrência vai aumentar.
Moda Lisboa

O que é feito das promessas do design português? /premium

180
Já foram novas promessas da moda nacional, mas o setor cansou-os, frustou-lhes as expectativas e fê-los tomar outros caminhos. Procurámos 5 designers para saber como é a vida depois da ModaLisboa.
Medicina

Aubrey de Grey. É possível viver mil anos? /premium

780
E se uma vacina com uma mistura de terapias pudesse fazer voltar atrás o relógio da idade? Investigador britânico defende que é possível e espera que uma primeira versão esteja disponível em 20 anos.
Demência

Música, dança e museus. As novas receitas médicas /premium

5.275
A experiência mostra os benefícios — até físicos — para doentes com demências ou sobreviventes de AVC. No Reino Unido já é um programa nacional, mas Portugal ainda estará longe de o conseguir fazer.
Marcelo Rebelo de Sousa

Afetos são para manter (até ser recandidato) /premium

102
Mantém tabu da recandidatura, e vai continuar igual a si próprio. Pelo menos até decidir se volta a ser candidato. "Ninguém muda" aos 70 anos. Marcelo, a evitar crises políticas desde 9 de março 2016.
Mortalidade

Luto. O meu filho morreu antes de nascer /premium

10.559
Acontece em 3 em cada 1000 gravidezes, mas é encarado como um tabu. Os casais que perdem filhos antes do nascimento lidam com um luto que a sociedade tende a desvalorizar. E muitas vezes sem apoio.
MotoGP

Miguel Oliveira, a estreia e a relação com Rossi /premium

753
Miguel Oliveira faz este domingo no Qatar a estreia no Moto GP, numa altura em que lança também a biografia "Next Level, 44 Curvas até ao Moto GP". O Observador faz a pré-publicação do livro.
Teatro

Crista Alfaiate não gosta de estar sozinha /premium

A atriz e criadora estreia este sábado, no LU.CA, um espectáculo sobre feminismo, pós-colonialismo e normatividade, para jovens a partir dos 12. E estes são só alguns dos temas desta entrevista.
História

Churchill. Ministério da Guerra Sem Cavalheirismos /premium

381
Em 1939, a ameaça do III Reich fez nascer na Grã-Bretanha um gabinete para emperrar a máquina de guerra nazi através de golpes baixos. Giles Milton conta a sua saga em "A guerra suja de Churchill".
Tráfico Humano

Desaparecimentos em Coimbra. A história repete-se /premium

2.053
Vítima conseguiu fugir e alertou a PJ. Pessoas sem abrigo e mendigos eram raptados e levados para Espanha. A rede foi desmantelada, mas o caso surpreendeu as autoridades: era igual a outro de 2009.
Violência Doméstica

Violência doméstica. O perfil das vítimas de 2019 /premium

123
A maioria foi baleada ou esfaqueada. Só duas terão feito queixa do agressor que as viria a matar. Em quatro casos, os autores do crime suicidaram-se de seguida. E são quase todos companheiros ou ex.
Marcelo Rebelo de Sousa

Amor em Angola. A política (quase) não entra /premium

253
"É um exemplo para os governantes africanos". Catumbela repetiu a dose de multidão do Lubango. Marcelo não pára de contornar seguranças. Só fala de amor, amor, amor. Política não entra.
Música

Capitão Fausto e o rock tropical de auto-ajuda /premium

"A Invenção do Dia Claro" foi gravado em São Paulo, mas não é um disco brasileiro. Fala do trabalho que dá mantermos quem gostamos por perto. Estivemos num ensaio da banda, uma semana antes da edição.
Ordem dos Enfermeiros

Polémica ou incendiária. Quem é Ana Rita Cavaco? /premium

1.376
Tornou-se a cara da contestação dos enfermeiros e acabou processada pelo Governo. As polémicas, as guerras e as ligações ao PSD da bastonária que atrai elogios e críticas.
Ensaios do Observador

Pensões de reforma: cinco mitos e a realidade /premium

321
A Segurança Social é sustentável? Os mais novos vão pagar as pensões? Estamos a pôr velhos contra novos? Descontamos para não receber? E a CGA? 5 mitos desconstruídos num ensaio de Luís Teles Morais.
Cinema

O que Jackson fez na Terra do Nunca. E agora? /premium

"Leaving Neverland” revela duas alegadas vítimas sexuais de parte de Michael Jackson. É um julgamento público mas também é um fenómeno deste tempo. Já vimos o documentário que se estreia esta sexta.
Exposições

“A Igreja Católica está do lado dos indígenas” /premium

2.379
Falámos com Eduardo Viveiros de Castro, o antropólogo brasileiro que estudou o povo Araweté e que agora tem as suas fotografias na exposição Resgatar a Diversidade: Pensamento Ameríndio, em Guimarães.
Cinema

João e Renée descobriram um filme entre os índios /premium

169
João Salaviza e Renée Nader Messora viveram nove meses sem eletricidade numa aldeia indígena do Brasil e de lá trouxeram um filme e uma exposição que os portugueses podem agora descobrir.
Juízes

Neto de Moura. 10 respostas sobre a polémica /premium

173
Foi criticado por causa de dois acórdãos, agora quer indemnizações dos críticos. Dez perguntas e respostas para perceber a polémica — que pode só acabar no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal /premium

1.109
Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
Educação

Escola da Floresta. Aprender com os pés na lama /premium

8.805
O namoro com a Parques de Sintra era antigo, mas o financiamento da Gulbenkian foi decisivo. A Escola da Floresta nasceu para ligar os miúdos à natureza e eles aprendem enquanto abraçam árvores.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)