Especiais

Israel

As eleições para clarificar baralharam ainda mais /premium

PM israelita quis voltar às urnas para sair reforçado, mas acabou pior. O empate com Benny Gantz torna provável um Governo de unidade nacional, mas não é certo que Bibi venha a fazer parte dele.
Eleições

A campanha alegre de Albuquerque e Cafôfo /premium

PS e PSD apostam tudo nas ruas. Entre o entusiasmo e o conforto, a mudança e a estabilidade, a campanha na Madeira vai-se fazendo com o ritmo de sempre, mas com a incerteza de nunca.
Fact Check

Debate. 8 Fact Check ao que disseram os candidatos /premium

Corrupção, Justiça, Segurança Social, demografia e idade da reforma. Os líderes dos maiores partidos trocaram argumentos e acusações. O que estava certo e o que estava errado?
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Quem venceu e quem perdeu o debate a seis /premium

Quem venceu e perdeu o debate a seis? As análises rápidas de José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Pedro Braz Teixeira, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides
Universidade de Coimbra

Coimbra. Fim da carne de vaca "é uma medida menor" /premium

561
A ementa da semana só teve carne de vaca na segunda feira. Entre os estudantes há quem diga que a medida é "menor", quem preferisse acabar também com a carne de porco e quem aponte outros problemas.
Teatro

“O teatro é sempre mais moderno do que a cidade" /premium

Estreia esta quarta-feira “A Morte de Danton”, a primeira encenação de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico do Teatro Nacional S. João. Conheça o anti-social que descobriu o teatro num café.
Cinema

Tiago Guedes filmou uma história de Portugal /premium

Realizou “A Herdade”, filme protagonizado por Albano Jerónimo que passou por Veneza e Toronto e quer ir aos Óscares. Estreia-se em Portugal esta quinta-feira. Entrevistámos o realizador.
Ambiente

Carne de vaca. Qual é o real impacto no ambiente? /premium

1.031
A Universidade de Coimbra vai deixar de servir carne de vaca nas cantinas, poupando a atmosfera a toneladas de gases poluentes. Como podemos avaliar o impacto desta indústria no ambiente?
Crime

Rosa Grilo. Arma do crime confunde o julgamento /premium

As armas que estavam na casa de António Joaquim foram mostradas em tribunal. Rosa Grilo diz que não foi aquelas que levou. Amante diz que não tem mais nenhuma. Qual foi a arma que matou o triatleta?
Madeira

Por aqui também só se fala de maioria absoluta /premium

Com a campanha eleitoral da Madeira a chegar ao fim, as sondagens apontam para nova vitória do PSD. Mas sem maioria absoluta. Consegue o PS virar o jogo? E o que fazem os outros partidos neste xadrez?
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Desporto

"Vou ser alguém importante no futuro do FC Porto" /premium

Foi titular da Seleção Nacional, ganhou a Liga dos Campeões com o FC Porto e agora é apresentador de televisão. Vítor Baía esteve na Rádio Observador para falar do passado, do presente e do futuro.
Tecnologia

Walkman de 9 mil euros? Estes gadgets são um luxo /premium

Ouvimos Beyoncé num equipamento que custa mais de 11 mil euros e vimos uma televisão que custa 450 mil na maior feira de tecnologia da Europa. As marcas garantem: há consumidores premium em Portugal.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

128
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Fact Check

Verdades, mentiras e enganos no debate Costa/Rio /premium

191
Economia, finanças, saúde, justiça e demografia. Entre os dois candidatos houve declarações verdadeiras, falsas e outras que ficaram a meio caminho. Analisamos algumas em oito fact checks.
Legislativas 2019

Quem venceu e quem perdeu o debate /premium

928
Quem venceu e perdeu o debate entre Costa e Rio? As análises rápidas de José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides.
Música

Lana quer salvar a América (ou coisa que o valha) /premium

João Bonifácio ouviu com atenção o novo álbum, "Norman Fucking Rockwell!" e concluiu: Lana Del Rey faz coisas muito bem feitas, mesmo que às vezes empoladas, mas vê o mundo como poucos conseguem.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

131
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Edward Snowden

Pré-publicação. A autobiografia de Edward Snowden /premium

A autobiografia de Edward Snowden chega esta terça-feira às livrarias de todo o mundo. O Observador pré-publica cinco momentos-chave de "Vigilância Massiva, Registo Permanente".
Educação

Dicas. Como ajudar o seu filho a estudar /premium

Antes do 5.º ano não serão necessários grandes métodos, mas os hábitos de estudo devem ser cultivados desde o 1.º ciclo. Temos dicas, técnicas e truques para todas as idades.
Entrevista

Trabalhar até às 18h, 19h? "Sorry, não é natural" /premium

8.079
Em entrevista, Nadim Habib diz que as empresas têm de ser geridas com mais "ciência" e "menos heroísmo". Esta é uma das (muitas) coisas em Portugal que "irritam profundamente" o professor da Nova SBE.
Comic Con

Millie Bobby Brown na Comic Con: caos e euforia /premium

669
Houve quem chegasse às 6h30 para poder comprar um autógrafo e a fila encheu o recinto. No fim, os 2 mil lugares para ver a estrela de "Stranger Things" voaram e uma multidão ficou sem a ver.
Livros

Lien, a menina de 8 anos que sobreviveu aos nazis /premium

O Observador faz a pré-publicação de "A Rapariga Esquecida", de Bart van Es. O livro conta a história de Lien, a criança que foi entregue a uma família de acolhimento na Holanda ocupada.
Estilo de Vida

Brasil em Lisboa. Os novos negócios na cidade /premium

400
Em Portugal, já vivem mais de 105 mil brasileiros, que chegam em busca de segurança e prosperidade. Das flores aos doces, passando pela moda e pela arte, estes dez estão a agitar as águas da capital.
Música

"Viagens", o disco que "todos mandaram para trás" /premium

173
“A indústria queria mais do mesmo e eu não tinha mais do mesmo para dar”, diz ao Observador Pedro Abrunhosa. Este domingo, o músico vai voltar a apresentar as canções do seu disco de estreia ao vivo.
História

Os nomes do que comemos: nabos e erva-dos-pardais /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Ativismo

O português “breakonomista” que já esteve em Davos /premium

Trabalha na maior empresa de bebidas no mundo e faz breakdance nas apresentações. Criou uma "escola de superpoderes" e quer salvar a Amazónia. João Brites em entrevista a Laurinda Alves.
Serviço Nacional de Saúde

40 anos do SNS. Duas visões de quem os viveu /premium

O SNS celebra 40 anos. Um médico e uma enfermeira recordam o que mudou, para melhor e para pior, nestas últimas quatro décadas. E apontam o dedo ao que ainda falta fazer.
Religião

Mórmones. Profetas, polémicas e controlo /premium

323
Cresceram discretamente e já são 45 mil em Portugal. Os mórmones têm uma história de polémicas, como a poligamia ou o encobrimento de abusos. Este fim de semana inauguram um templo de luxo em Lisboa.
Células Estaminais

Podem as células estaminais ajudar Schumacher? /premium

Há anos que pouco se sabia sobre a saúde do piloto. Agora estará a fazer um tratamento com células estaminais. A investigação na área tem sido promissora, mas está longe de dar garantias.
Restaurantes

Bica do Sapato. Ícone lisboeta com futuro incerto /premium

A história deste restaurante é parte da fibra de Lisboa e o futuro parece trémulo para todo o Cais da Pedra - dois espaços já avisaram que vão sair da zona. O que fará a capital sem o seu Bica?
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Entrevista

"Senti a morte de Belmiro como se fosse um amigo" /premium

Aos 73 anos, Vicente Jorge Silva lembra a relação com Marcelo no Expresso, as conversas com Balsemão e a escolha de Belmiro para lançar o Público. E admite: "Não tenho um feitio fácil".
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Cinema

O pior filme do mundo chegou ao cinema há 60 anos /premium

131
Filmado nas traseiras de um hotel, com cenários de cartão, "Plan 9 From Outer Space" tornou-se, após a morte do seu realizador, num filme de culto. 60 anos depois, o Motel X presta-lhe homenagem.
Jorge Sampaio

As memórias dos 80 anos de Jorge Sampaio /premium

437
Maria João Avillez foi uma das jornalistas que mais de perto acompanhou Jorge Sampaio. E conta as conversas no Flórida, os jantares privados em que gostava de conversar e os pormenores das viagens.
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

1.343
Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.
Operação Marquês

O que pode a Justiça fazer no caso Rui Rangel? /premium

176
Arguido na Operação Lex e alvo de um inquérito disciplinar que pode levar ao seu afastamento da magistratura, Rangel foi sorteado para decidir um recurso da Operação Marquês. O caso em 11 respostas.
Vichyssoise

"Não tenho medo de maiorias absolutas" /premium

2.476
Secretária-geral adjunta do PS atira a Catarina Martins por dizer que o programa do BE é social-democrata: "Enganou-se redondamente". Na Vichyssoise, a adjunta de Costa do PS desdramatiza as maiorias.
Crime

Quem era a freira que morreu a cuidar dos outros /premium

261
Passou a vida entre Portugal e Espanha a cuidar de doentes. Voltou para São João da Madeira para tratar dos pais, mas nunca deixou os outros. Cuidava, por exemplo, da mãe do homem suspeito de a matar.
Música

Os melhores concertos para ver até ao fim do ano /premium

O Observador fez uma seleção de grandes concertos que poderá ver até dezembro, para que o seu regresso de férias tenha a melhor banda sonora. Do jazz ao pop-rock, da clássica ao hip-hop e DJs.
Cigarros Eletrónicos

Vítimas e mitos. O que se passa com os e-cigarros? /premium

Quando se descobriu que a maior fabricante de cigarros eletrónicos fazia publicidade em escolas, a crise rebentou. Agora, 6 mortes estão a ser investigadas enquanto se combate um mito: deixar o vício.
PSD

PSD. As cartas dentro e fora do baralho /premium

Rio assume que a sua liderança pode estar em causa a 6 de outubro. Montenegro, Rangel, Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva e Miguel Morgado podem ir a jogo no day after. Que trunfos tem cada um?
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1.201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
País

Investimento imobiliário: galinha dos ovos de ouro

440
Para quem sabe analisar e conhece o mercado imobiliário em profundidade, o investimento certo pode concretizar-se em resultados acima das expetativas.
Sporting

Roquette sobre Varandas: "Não vai fazer milagres" /premium

883
Em entrevista ao programa "Sob Escuta" da rádio Observador, o antigo líder do Sporting admite que a maioria da SAD pudesse ser vendida a grandes investidores — mas acha difícil acontecer em Portugal.
Exposições

Sarah Affonso e os dias das pequenas coisas /premium

563
Pela primeira vez, Sarah Affonso é tema de duas grandes exposições em Lisboa. A primeira, na Gulbenkian, já abriu portas. A do Museu do Chiado vai ser inaugurada esta quinta-feira. Fomos visitá-la.
BCE

"Super Mario" dobra a terapia de eficácia duvidosa /premium

Mario Draghi veste pela última vez o "fato de bombeiro" e deverá anunciar nova ronda de estímulos. Mas são cada vez mais vozes (até dentro do BCE) a questionar a eficácia e a avisar para os riscos.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7.526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
Catalunha

Em Portugal a diplomacia catalã faz-se num co-work /premium

A Catalunha reabriu a sua "embaixada" em Lisboa, agora num co-working. Quer explicar a "realidade" e que há "presos políticos" na região. A Embaixada de Espanha vai seguir "tudo o que acontecer".
Ensaios do Observador

Entregar a casa para extinguir crédito? Sim e não /premium

A Lei de Bases da Habitação trouxe a possibilidade de entregar a casa para extinguir o crédito habitação. Quanto desta possibilidade é verdade e qual a real consequência? Ensaio de Ana Isabel de Sá.
Comissão Europeia

Portugal ganha por ter os Fundos Comunitários? /premium

203
António Costa acredita que Portugal ganha com Elisa Ferreira numa pasta de que o país é beneficiário. Mas a tese não é consensual. O Observador falou com quem conhece os processos por dentro.
Crime

As contradições de Rosa Grilo que cansaram a juíza /premium

O ar da juíza foi de desespero total. Rosa Grilo não lhe dava respostas concretas: "Suponho que sim", respondia a algumas, argumentando: “Passou um ano e foi um dia muito complicado”.
Transportes

Elétricos. Vazio legal gera queixa de 9 mil euros /premium

A Wyze Mobility diz que o IRN cobrou 9.100 euros a mais pelo registo de 260 scooters elétricas. Em causa está o regulamento: não prevê estes motores. IRN diz que o valor é correto. Startup fez queixa.
Crime

As sete provas contra Rosa Grilo e António Joaquim /premium

A arma, o sangue e as mensagens entre os arguidos são algumas das provas do Ministério Público. Mas também há testemunhos que confirmam a versão de Rosa Grilo. Julgamento começa esta 3.ª feira.
Brexit

O dilema de Corbyn que está a minar o Labour /premium

O Labour quer ganhar tempo para subir nas sondagens antes de ir a eleições, mas isso pode não chegar. A política hesitante e pouco clara para o Brexit está a afastar eleitores e a dividir o partido.
Desporto

Por detrás da cortina da Fórmula 1, o circo nómada /premium

Charles Leclerc venceu em Monza, na casa da Ferrari, e voltou a ser o mais rápido do circo que é cada vez mais de Monte Carlo. O Observador esteve em Itália e conta os bastidores da Fórmula 1.
Tribunais

As pessoas comuns que vão julgar Rosa Grilo /premium

Entre 2008 e 2017, houve 110 tribunais de júri. O próximo é um caso mediático. Cidadãos comuns — que tiveram até peritos a analisá-los — vão decidir o futuro de Rosa Grilo já a partir desta semana.
História

Os nomes do que comemos: lobos e maçãs-insanas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Televisão

Jogos Sem Fronteiras: quem teve esta ideia genial? /premium

191
A competição foi criada em 1975, mas Portugal só entrou em 1979, há precisamente 40 anos. Hugo van der Ding recorda o programa-concurso que mudou as salas de estar portuguesas às segundas à noite.
Cultura

Beatriz Gosta: "Eu nunca acreditei em mim" /premium

390
YouTuber, rapper e comediante, Marta Bateira (aliás, Beatriz Gosta) perdeu o medo e ganhou coragem. Estreia-se este mês no stand-up comedy com espetáculos no Porto e em Lisboa.
Arte

Vhils: "Banksy apoiou-me bastante" /premium

641
Vhils já não foge da polícia. Nem chora a falta de notas para entrar em Belas Artes. Isso atirou-o para Londres, onde trabalhou com Banksy e cresceu para o célebre artista que muda cidades. E não só.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)