Especiais

Beleza e Bem Estar

Depressão. "Os portugueses são um povo resignado" /premium

115
Descontrolo no diagnóstico da depressão, prevalência de estados ansiosos e estigma. Em entrevista ao Observador, o psicoterapeuta Pedro Brás conversa sobre o estado da saúde mental em Portugal.
Governo Regional da Madeira

"Estamos a abalar um sistema montado há 40 anos" /premium

Paulo Cafofo, presidente do Funchal, prepara-se para disputar o governo regional como independente apoiado pelo PS. Diz que "Na Madeira, há deceção e muito cansaço". Entrevista de Maria João Avillez
Literatura

200 anos depois, quem é Emily Brontë? /premium

230
Teimosa, com um espírito indomável e antissocial: há 200 anos que Emily Brontë é considerada a mais estranha das "três irmãs estranhas". Uma nova biografia mostra-a como uma mulher à frente do tempo.
Rússia

A CIA inventou a sida? As fake news do KGB /premium

264
Nos anos 80, o KGB convenceu meio mundo (inclusive gente nos EUA) que a sida tinha sido criada pela CIA para matar minorias. Como conseguiram? A resposta está nos Sete Mandamentos da Desinformação.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
Crime

A bebé do porta-bagagens que a mãe recusou aceitar /premium

187
Rosa Maria escondeu a filha num porta-bagagens logo que ela nasceu. Uma "negação da gravidez" ou uma "espiral de mentiras"? A emigrante portuguesa em França foi condenada a 5 anos de prisão.
Música

"Já morri de amor. Sei bem do que falo" /premium

862
Antes da edição do novo álbum, "Do Avesso", António Zambujo recorda a infância atinada e os engates em Beja, fala sobre poesia, romance e Lisboa e promete que um dia ainda aprende a cozinhar.
Cinema

“Um Óscar? Antes dinheiro para um novo filme" /premium

Não tem carta de condução, detesta computadores e nunca votou. Acha que a democracia nivela tudo por baixo. João Botelho é realizador há 40 anos e a partir de sábado tem uma retrospetiva no LEFFEST.
Sporting

O que diz a acusação: Bruno "determinou agressões" /premium

Ex-presidente é acusado de promover "clima de violência" que deixou os jogadores "em pânico", nas semanas antes das agressões. Depois, "compartilhou a decisão criminosa" de atacá-los em Alcochete.
Entrevista

"Nada justifica quotas para homens e mulheres" /premium

4.006
Casamento vs. filhos. Trump. Confusão de género. Fascismo. Popularidade. E um capote alentejano. Grande entrevista ao psicólogo Jordan Peterson, autor do bestseller mundial "12 regras para a vida".
Brexit

O dia de May: demissões, ataques e uma rebelião /premium

Embate após embate, a primeira-ministra britânica sobreviveu a um dia de caos. Conseguirá agora aprovar um acordo que desagrada à maioria? A seu favor, apenas uma coisa: a falta de alternativa.
Bruno de Carvalho

"Precipitação" do MP esvazia indícios contra Bruno /premium

727
Os elementos reunidos pela investigação contra o ex-líder dos leões são "poucos e fracos". MP não pediu prolongamento do prazo a tempo e teve de precipitar a detenção sem ter ainda todas as provas.
Brexit

O que diz, afinal, o acordo para o Brexit? /premium

102
O compromisso fechado entre Theresa May e Bruxelas provocou um verdadeiro terramoto político em Londres e há poucas esperanças de que venha vingar. Mas o que dizem, afinal, as 400 páginas do acordo?
Bruno de Carvalho

Como a vida de Bruno mudou em seis meses /premium

125
Queria liderar o Sporting desde os 6 anos, acabou detido seis meses depois do ataque à Academia. Foi destituído, está suspenso de sócio, divorciou-se. O que mudou na vida de BdC desde 15 de maio.
Brexit

Sabine e Olly, os pais deste acordo para o Brexit /premium

May dá o peito às balas por este acordo, os seus ministros acabaram por aceitá-lo, mas são muitos os deputados que o criticam. Quem são os negociadores responsáveis por ele?
Cuidado: está quente

Já abriu o restaurante mais esperado de Lisboa /premium

3.269
É impossível não ficar com a cabeça nas nuvens quando se visita o luxuoso Fifty Seconds Martín Berasategui. Fica no topo da Torre Vasco da Gama. Este é o relato de um jantar a 120 metros de altura.
Brexit

"Este acordo é tão mau que prefiro novo referendo" /premium

123
Em entrevista exclusiva, Daniel Hannan, o eurodeputado que é uma das principais figuras do Brexit, diz que o acordo obtido por Theresa May faz com que a saída sem acordo seja o cenário mais provável.
Música

Jorge Cruz: da falta de jeito na voz aos Coliseus /premium

133
O novo disco continua a correr entre o rock e a tradição portuguesa. Antes dos Coliseus falámos com a mente que sustenta Diabo na Cruz sobre a infância na Ria de Aveiro e a falta de jeito para cantar.
Touradas

Quantos milhões vale a indústria das touradas? /premium

3.215
Há toureiros a receber 50 mil euros por espetáculo. A receita anual das bilheteiras é de pelo menos 5 milhões. O mesmo vale a venda de touros bravos. A tauromaquia está em decadência ou é bom negócio?
Brexit

A corrida de obstáculos de Theresa May /premium

Após meses de negociação, a primeira-ministra britânica alcançou o primeiro objetivo. O Brexit, contudo, está longe de estar resolvido. Falta convencer ministros, a Europa, aliados e deputados.
Tecnologia

"As próximas guerras do mundo serão ciberguerras" /premium

O ministro da Ciência e Tecnologia de Israel esteve em Portugal para assinar uma cooperação com o Ministério do Mar. "Quero mais investigação conjunta entre Israel e Portugal", disse ao Observador.
Música

David Fonseca: 20 anos de canções em 20 fotos /premium

369
O músico atua esta semana nos Coliseus, a 14 em Lisboa e a 16 no Porto, para celebrar um percurso que iniciou em 1998, com os Silence 4. Escolheu 20 fotos pouco conhecidas e comentou-as.
Aviação

F-16. Piloto teve vontade de chorar: "Temi o pior" /premium

4.955
Um dos pilotos de F-16 que guiou o avião da Air Astana por entre as nuvens contou tudo o que sentiu nesta missão. Veja o que aconteceu em terra nos 97 minutos em que o avião andou descontrolado no ar.
El Chapo Guzmán

Os crimes de “El Chapo” (que nem a família poupou) /premium

262
As alegações iniciais do julgamento de El Chapo arrancam esta terça-feira. Entre os crimes há 33 homicídios. O barão da droga é descrito como um homem cruel, que gostava de sangue e de cortar corpos.
Lifestyle

O Natal não tem de ser todo igual

Um pormenor aqui, uma peça ali, misturando as cores da estação com as últimas novidades e tendências, fazem com que surpreenda e dê um novo visual ao seu Natal. Conheça a nova coleção de Natal IKEA.
Bruno de Carvalho

Como Bruno passou de presidente a detido /premium

382
Das primeiras suspeitas dos jogadores sobre a ligação à claque até ao risco de "fuga e perturbação de inquérito”. As razões das detenções de Bruno de Carvalho e Mustafá e o que pode acontecer.
Literatura

O primeiro incesto de Eça de Queiroz /premium

116
"Os Maias", de Eça de Queiroz, nasceu de um outro caso de incesto, relatado em "A Tragédia da Rua das Flores", agora reeditado. A história envolve uma mãe promíscua e um filho com ambições a poeta.
XI Convenção BE

A Convenção do Bloco de Esquerda em versão bolso /premium

Dois dias de Convenção onde cabem três anos de "geringonça" e o ano que aí vem. A confirmação de Catarina, a escolha de Marisa e o ministério de Mariana. A convenção do Bloco em 12 capítulos.
XI Convenção BE

Os dez "Blocos de Ouro" da Convenção do BE /premium

Catarina Martins confirmou nesta Convenção que já ganhou o Bloco. Mas encontrámos mais para distribuir. O Bloco de Cimento, o Bloco de Partos ou o Bloco de Apartamentos.
XI Convenção BE

Carpool. "Porque não me hei de ver como ministro?" /premium

265
O deputado bloquista José Manuel Pureza diz que o partido está mais maduro e pronto para ir para o Governo. Não se exclui da solução e nega que seja sinónimo de perda "da rebeldia do Bloco".
XI Convenção BE

8 opiniões rápidas sobre o futuro do Bloco /premium

652
O que vem aí para o BE? As análises de José Manuel Fernandes, Alberto Gonçalves, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Luís Aguiar-Conraria, Miguel Pinheiro, Pedro Benevides e Luís Rosa.
Família Real Britânica

Carlos aos 70 anos: o príncipe que queria ser rei /premium

125
A popularidade não é das melhores e há quem tema que seja um "rei ativista". Carlos faz 70 anos esta quarta-feira. Está próximo do seu destino mas nunca um herdeiro britânico esperou tanto tempo.
Vinho

Nas caves da casa de champanhe mais antiga  /premium

368
Poços de giz que descem até 40 metros abaixo do solo, narrativas de amantes poderosas e de artistas nos meandros do vinho. Viagem ao coração histórico de Champanhe, em França.
XI Convenção BE

Governo? Ok. E quem seriam os ministros do BE?  /premium

4.608
Mariana nas Finanças, Joana na Educação, Soeiro no Trabalho, Moisés na Saúde. O treinador da bancada, Pedro Filipe, exclui-se. Mas o Bloco já tem um governo na sua cabeça. "Estamos prontos".
I Guerra Mundial

O dia em que a Guerra não acabou /premium

179
No centenário do armistício da Grande Guerra é necessário fazer uma reflexão sobre as origens do conflito, a paz de 1919 e as razões pelas quais essa paz não poderia prevalecer. Ensaio de Bruno Alves.
Livros

Como a Prússia foi feita e desfeita /premium

136
"O Reino de Ferro. Uma História da Prússia" recupera a ascenção e a queda de um estado cuja história influenciou toda a Europa. O Observador faz a pré-publicação de um excerto do livro.
Música

Aos 75 anos, quem esqueceu Joni Mitchell? /premium

638
Celebrou 75 anos e os últimos 15 foram passados quase em reclusão, com graves problemas de saúde e frustrada com a incompreensão das suas canções. Mas é impossível esquecer o génio de Joni.
História

A Grande Guerra foi, afinal, um Grande Piquenique? /premium

115
A I Guerra Mundial acabou há cem anos. Há 20, Niall Ferguson publicava "O Horror da Guerra", que desafia algumas ideias aceites e provocou polémica na Grã-Bretanha. Chegou a Portugal em 2018.
XI Convenção BE

Uns mais aliados do que outros. Quem é quem no BE? /premium

Sem contestação à liderança, o partido prepara-se para o futuro e já assume que não tem medo de governar. Na XI Convenção aparecem unidos, uns mais trotskistas que outros. Quem são os protagonistas?
Chefs

Athletic, onde comida e futebol vão a jogo  /premium

No norte da Península Ibérica mora um clube especial que defende dentro e fora de campo a identidade da sua região. Se pensava que futebol era só sinónimo de couratos e cervejas, desengane-se.
Web Summit

Web Summit de A a Z: os 26 temas que fizeram 2018 /premium

Começou no algoritmo. A seguir vêm as emoções. Internet é com o I. E a "uberização" depois dos "oradores" faz a Web Summit de A a Z. Estes são os 26 temas que marcaram a edição de 2018.
Web Summit

A startup a quem Paddy Cosgrave pediu um "pitch" /premium

154
Vítor deixou a Web Summit para se dedicar a uma startup de avaliação de estabelecimentos. Mas não foi o fim. Com João e Henrique, voltou à cimeira de tecnologia. Agora, para darem a conhecer a Vantta.
Bloco de Esquerda

"Esquerda tem de assumir postura mais ofensiva" /premium

184
O Observador acompanhou os últimos preparativos da Convenção do Bloco. Catarina Martins desvendou parte da estratégia para as próximas legislativas e assume uma agenda de "transformação"
Victoria's Secret

Victoria's Secret: o que é preciso para ser anjo? /premium

357
Das 61 modelos que desfilam para a Victoria's Secret, só 13 são anjos. Treinam com bailarinas. Seguem dietas rígidas. E não arriscam muito em festas à noite, porque os contratos têm cláusulas morais.
Crime

Matou o marido com 8 facadas. "Foi o mau-olhado" /premium

103
Em janeiro, Elsa Raimundo foi condenada a pena suspensa, por agressão a polícias depois de atacar o marido. No Carnaval, esfaqueou-o até à morte. Começou a ser julgada esta terça-feira.
Cinema

A história do filme maldito de Orson Welles /premium

Foi rodado entre 1970 e 1976, mas nunca foi acabado, até que a Netflix fez o que faltava. Agora apresenta-o. Alexandre Borges viu "O Outro Lado do Vento", explica de onde vem e o que podemos esperar.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1.296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
PSD

Rui Rio, o alemão, e os cachorros de Stubb

No primeiro dia do Congresso do PPE, Rui Rio fez intervenção em alemão, onde garantiu que o PSD é o partido português que representa o rigor das contas públicas. Já Passos fez parte do maior aplauso.
Web Summit

Há negócios e engate nas noites da Web Summit /premium

1.558
Há os que fazem negócios, mas também os que viajam para Lisboa às escondidas da mulher e os que assumem investir no engate. As histórias da noite que é o prolongamento da Web Summit.
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Livros

Churchill, Orwell e a luta de classes britânica /premium

Contemporâneos e ambos com funções importantes no combate contra aqueles que se opunham à liberdade, as duas figuras são protagonistas de um livro de que o Observador faz uma pré-publicação.
Eleições Europeias

O Congresso da direita europeia em seis pontos /premium

A despedida da mãe Merkel, a vergonha do tio Órban e Weber e Stubb a lutar pela sucessão a Juncker. O Congresso do maior partido europeu começa esta quarta-feira, num momento difícil para o PPE.
Estados Unidos da América

Trump: O travo amargo da vitória democrata /premium

585
Os democratas podem ter conquistado a Câmara dos Representantes, mas têm uma profunda reflexão pela frente. Nas primeiras eleições pós-Trump, o Congresso fica tão dividido como o país que representa.
Estados Unidos da América

Referendos. Marijuana, aborto e 10 mandamentos

Além de escolherem senadores, congressistas e governadores, milhões de americanos votaram também em referendos, com emendas às constituições locais e leis mais ou menos inesperadas.
Astronomia

‘Charuto’ é uma nave? O que dizem os astrónomos /premium

349
Um estudo especula que o Oumuamua pode ser uma nave extraterrestre avançada. O autor do estudo tem negócios que entram em conflito com o trabalho. Pedimos aos astrónomos para descodificar o artigo.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Medicamentos

Nolotil. Mortes em Espanha, casos em Portugal /premium

20.107
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. Não foi estabelecida qualquer associação direta com o analgésico. A venda do medicamento, porém, foi restringida. E em Portugal?
Presidente Trump

Democratas à procura de rumo podem vencer Trump? /premium

A um dia das eleições intercalares, os democratas não se decidem quanto à estratégia para derrotar Trump. O que vale mais: o discurso económico ou identitário? Trump misturou os dois a seu gosto.
Estados Unidos da América

Que temas preocupam os americanos nestas eleições? /premium

Drogas, saúde, direitos para as minorias ou regulação das armas são tópicos que podem influenciar o voto. O peso que têm em alguns estados relembra-nos que, nesta eleição, há vida para lá de Trump.
Presidente Trump

Bê-á-bá das eleições intercalares nos EUA /premium

Os norte-americanos vão a votos esta terça-feira. Que lugares escolhem, o que dizem as sondagens, quais a corridas mais importantes e o que significa a eleição para Trump?
Web Summit

A história de amor que nasceu na 1ª Web Summit /premium

Nuno e Joana apaixonaram-se na estreia do evento tecnológico em Lisboa, a desviarem-se de táxis e a discutir Trump. Dois anos e muitas viagens depois, o que lhes aconteceu?
Web Summit

Ação, tambores e Lisboa como "capital do mundo" /premium

144
Inteligência artificial, uma nova solução para a Internet, um minuto de "networking" e uma tecnologia mais sustentável. O arranque da Web Summit fez-se de lanternas, tambores e até de descobridores.
Saúde da Mulher

"Líder ritual" faz partos em casa sem licença /premium

328
Olivia Augusta foi já denunciada à Ordem dos Enfermeiros duas vezes. Em maio, o Ministério Público abriu um inquérito para a investigar. Ao Observador, a parteira garante que está a tratar da licença.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)