Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Startups

"Democracias deviam contratar os melhores hackers" /premium

690
Autor de best-sellers sobre inovação, pirataria informática, fundador do SmartUp Life e professor em São Francisco. Para Jonathan Littman, os hackers têm talento criativo que devia ser aproveitado.
Luanda Leaks

Rui Pinto. Justiça com dois pesos e duas medidas? /premium

1099
Num caso, Rui Pinto será levado a julgamento por dezenas de crimes informáticos pela informação que roubou. No outro, os documentos que entregou a Angola já estão a ter consequências. O que mudou?
Assalto em Tancos

As 100 perguntas do juiz Carlos Alexandre a Costa /premium

185
A segurança de Tancos, a recuperação das armas e a relação de Azeredo Lopes com a PJM. Carlos Alexandre quer que Costa explique quem, quando, onde e porquê. Mas também quer saber o que sabia Marcelo.
Entrevista

Graça Fonseca: "Colecção BPN irá para Coimbra" /premium

611
Conhecem-se bem, estimam-se muito: António Costa conta com ela para o que der e vier. Graça Fonseca quer provar que a Cultura está bem entregue e é capaz de a liderar. Entrevista de Maria João Avillez
NBA

Ele, a bola e um cesto. Kobe era mais do que isso /premium

300
Saltou do liceu para a NBA, fez do basquetebol a universidade, tornou-se mestre dos recordes, deixou como legado um doutoramento de vida que resumiu num poema. Kobe Bryant era mais do que um jogador.
Congresso do CDS

Entrelinhas (e pistas) do discurso do novo líder

Análise. Da unidade do partido, a uma maioria de direita em 2023, passando pelo regresso de Manuel Monteiro e por ataques ao Chega e à IL. O que disse e o que realmente queria dizer o novo líder?
Congresso do CDS

7 opiniões rápidas sobre a nova liderança do CDS /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam a nova liderança do CDS e o futuro do partido.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e o ausente /premium

127
Francisco Rodrigues dos Santos impõe-se. Lobo D’Ávila aproxima-se. Manuel Monteiro vinga-se. João Almeida esvazia-se. Pires de Lima indigna-se. Nuno Melo afasta-se. Assunção Cristas some-se. E Portas?
Congresso do CDS

Congresso. Os nossos prémios "Estrelas da Rádio" /premium

Este foi o primeiro Congresso partidário onde esteve a Rádio Observador. Por isso, decidimos perceber que personagens do CDS se adequam a alguns dos nossos programas. E não é que bate certo?
Cultura

Júlio Isidro: “Sou o precário mais antigo do país" /premium

1186
É o mais antigo rosto da televisão no ativo mas acha que só agora lhe dão valor. Começou aos 15, foi campeão de audiências e está certo de nunca ter abraçado o mau gosto: “Estou no apogeu.”
Pré-Publicação

As histórias guardadas nas cartas para Torga /premium

Algumas das cartas enviadas para Miguel Torga foram reunidas num volume, editado a 28 de janeiro. O Observador pré-publica quatro — de Agustina, Eduardo Lourenço, Vitorino Nemésio e um preso de Elvas.
Congresso do CDS

As entrelinhas dos discursos dos candidatos ao CDS

139
Análise. Os 5 candidatos a líder do CDS já fizeram os seus primeiros discursos no Congresso. Entre ataques, contra-ataques, propostas e insinuações, o que disseram? E o que queriam realmente dizer?
Luanda Leaks

Da "Amadora" até ao corte com Isabel dos Santos /premium

518
Jorge Brito Pereira apresentava-se como "um homem da Amadora". Esteve em grandes escritórios e foi o advogado de confiança de Isabel dos Santos. Esta semana, cortou com a cliente e com a carreira.
Luanda Leaks

O império de Isabel dos Santos que está a encolher /premium

1091
Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm ligações a 423 empresas e sociedades registadas em 38 de países. A maioria está em Portugal, mas a lista já começou a encolher.
Congresso do CDS

Eles querem liderar o CDS. Guia para o congresso /premium

Aí está o congresso que decide o futuro do CDS e com ele cinco candidatos ao lugar de Assunção Cristas. Para ela será a despedida, para um deles será o primeiro dia. Fomos ver o que cada um propõe.
Lifestyle

Vestir confortável é impróprio nos dias de hoje?

Nesta terceira conversa do projeto “A Moda Desconstruída”, falámos de conforto e do impacto que a roupa tem na cultura e expressão social.
China

Coronavirus veio das cobras. O que temos a temer? /premium

633
Novo vírus espalha-se mais facilmente do que se julgava. É parecido com o que matou 800 pessoas em 2002. Treinador português em Wuhan conta que não há pessoas nas ruas e já faltam legumes nas lojas.
Entrevista

Vítor Bento: "Um dia o mar voltará a encapelar" /premium

291
Vítor Bento diz que o lema de muitos políticos tem sido "gaste-se que depois o dinheiro aparece". E nota que há um desequilíbrio entre a força de quem paga impostos e quem recebe do Orçamento.
Pedofilia

Como a PJ travou um dos maiores predadores sexuais /premium

149
Um email .pt, fotos no Facebook, peças de roupa e as letras de uma matrícula. Os bastidores da investigação mundial que permitiu à PJ apanhar em Águeda o cérebro de uma rede de pornografia infantil.
Luanda Leaks

Barclays deu nega a Amorim por causa de Angola /premium

386
Documentos de 2014 divulgados no Luanda Leaks revelam conflito entre Américo Amorim e o Barclays. Banco inglês recusou financiar Amorim Energia, acionista da Galp, porque Sonangol era investidora.
Luanda Leaks

Cerco a Isabel dos Santos volta a apertar-se

233
Isabel dos Santos é oficialmente arguida em Angola, a par de 4 portugueses. Empresária sai do EuroBic e gestores envolvidos no Luanda Leaks foram chamados pela NOS a dar explicações. Tudo num só dia.
Investigação Organizações

Raio-X à Santa Casa. Para onde vão os milhões?

295
Os jogos sociais dão centenas de milhões por ano. É a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa quem os gere, mas nem tudo vai para o apoio social. A estrutura cresce e há que socorrer outras entidades.
País

Vantagens (altamente) elétricas 

241
A maioria das frotas deve tornar-se elétrica nos próximos 10 anos, impulsionada pelos avanços da tecnologia, pelos incentivos fiscais e pela crescente pressão da sociedade civil em defesa do ambiente.
Angola

O português que facilitava os negócios com Angola /premium

300
É mais um nome português no escândalo Luanda Leaks. É considerado "um dos homens chave" de uma trama de subornos. Os mandados de captura são em vão: "O Governo de Angola parece proteger o súbdito".
Irão

"EUA estão a esconder baixas do ataque iraniano" /premium

Em entrevista ao Observador, o diplomata diz que os Estados Unidos devem deixar de ter um comportamento arrogante para que haja novos entendimentos e nega o uso de balas reais nos protestos em Teerão.
Uber

Uber vai informar sobre transportes públicos /premium

181
A nova liderança, a redução dos preços, as comissões dos motoristas e como funciona a nova aposta nos transportes públicos. A primeira entrevista a Manuel Pina, novo diretor-geral da Uber em Portugal.
Cinema

Bruno, e depois do filme: o fim ou a política? /premium

Quase a fazer 12 anos, o Aleixo tem um filme, mas ainda há (pelo menos) uma estátua e uma Casa Museu para fazer. Novidades dadas nesta entrevista com os autores (e vozes) João Moreira e Pedro Santo.
Isabel dos Santos

Luanda Leaks. O cerco a Isabel dos Santos

197
Supervisores, antigos parceiros, empresas participadas, governos, justiça. De todos os lados caem novos ataques contra Isabel dos Santos, que promete combater a polémica nos tribunais internacionais.
Isabel dos Santos

"Dino", o general angolano dos mil milhões /premium

753
Foi um dos maiores aliados de José Eduardo dos Santos e acabou exonerado por João Lourenço. Quem é o militar e sócio de Isabel dos Santos com uma fortuna avaliada em mais de mil milhões de dólares?
História

Lei Seca. A proibição que mudou a América /premium

Nunca é fácil prever o impacto de uma alteração na sociedade. E ninguém imaginaria as consequências que uma pequena emenda, aprovada há cem anos, teria em toda a sociedade americana.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
PSD

7 opiniões rápidas sobre a vitória de Rui Rio   /premium

138
José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam o impacto no PSD da reeleição de Rio.
Música

Capicua: "O rap ainda é um boy's club" /premium

Sem meias palavras, sem falsas modéstias, sem falinhas mansas. Em entrevista, a rapper e cantora fala do seu novo disco, do hip-hop português e do seu percurso. "Não sei se faço mais discos", revela.
Partido LIVRE

Guia para acompanhar o Congresso do Livre /premium

135
Um Congresso de boa ou má memória? O Livre tem pela primeira vez uma deputada no Parlamento, mas a Assembleia considera que lhe deve ser tirada a confiança política. Nem todos estão de acordo.
TAP

TAP trava promoções a funcionárias de licença /premium

312
Sindicato e cerca de 20 trabalhadoras vão avançar para tribunal contra a TAP, que recusa discriminação. Especialistas em direito laboral dizem que decisão da transportadora aérea pode ser ilegal.
Violação

Abuso sexual. Homens demoram décadas a pedir ajuda /premium

123
Só este ano, 99 homens pediram ajuda à associação Quebrar o Silêncio por terem sido abusados sexualmente. As vítimas têm uma média de idades de 30 a 40 anos, embora o abuso tenha ocorrido na infância.
Associação Mutualista

As "reviengas" do pivô de Tomás Correia em Angola /premium

123
Foi o operacional das operações suspeitas que levaram às buscas ao Montepio. Luís Almeida foi recusado para o banco, mas deixaram-no ficar na mutualista. O Observador revela como tudo se passava.
Ensaios do Observador

Raio-X ao Orçamento da Educação para 2020 /premium

143
O aumento de verbas para a Educação não é tão grande como diz o Governo. Ainda não se chegou aos valores pré-troika. A maior parte do dinheiro vai para salários. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Montepio

Montepio. A auditoria confidencial das suspeitas /premium

Exclusivo. O Observador divulga um relatório interno que foi feito para perceber as operações com Angola que a PJ e o Ministério Público investigam há muito. E que levou às buscas no Montepio.
Entrevista

Adolfo Mesquita Nunes: "Apoio João Almeida" /premium

494
O ex-vice-presidente reflete sobre o que correu mal nas legislativas e anuncia o apoio a João Almeida, o candidato que não quer "fazer o debate das correntes ideológicas do CDS".
Vírus

Que vírus é este que está a deixar o mundo alerta? /premium

396
Na China já houve 41 casos e uma morte. A OMS alertou para o vírus depois de ter sido detetado um caso na Tailândia. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz que não há motivo para alarme.
Polícia Judiciária

Há predadores no Tinder e crimes estão a aumentar /premium

Burlas e violações não são crimes novos, mas ganharam outro espaço: são praticados em apps de encontros, que não estão obrigadas a monitorizar criminosos. PJ está atenta a nova tendência em Portugal.
Caso do Meco

O que falhou na investigação à tragédia do Meco? /premium

168
Meses depois da tragédia do Meco, havia provas e testemunhos por recolher e uma reconstituição por fazer. Tribunal Europeu condenou agora o Estado português a pagar uma indemnização.
Vulcões

Porque é o Taal, um pequeno vulcão, tão perigoso? /premium

110
Taal está numa categoria de vulcões potencialmente tão devastadores como o Vesúvio. Porque a ilha filipina onde se situa fica em cima de uma grande fissura da Terra. Há 266 anos, arrasou a ilha.
História

Assassínio selectivo: uma história com 2500 anos /premium

De Alcibíades a Qasem Soleimani, morto pelo exército americano, este é um voo de pássaro (ou de drone) sobre a longa e mui pouco galante arte do assassínio cirúrgico.
Ordem dos Advogados

"Não é normal ver o governo a falar de processos" /premium

Menezes Leitão toma posse esta terça-feira como bastonário da Ordem dos Advogados. Em entrevista critica António Costa por ter falado no caso BES e Marcelo por recorrer poucas vezes ao Constitucional.
Espetáculos

"Rui Rio foi um dos grandes males do Porto" /premium

1277
Ator, produtor e programador, Mário Moutinho é um nome maior da cultura portuense. Aos 73 anos não perdeu o fôlego. "Little B" é o espetáculo que parte das suas memórias e chega ao Rivoli este mês.
Empresas

Justiça investiga empresa que vende likes /premium

118
Startup Lisboa nega os apoios, número de telefone não funciona e há vários utilizadores com queixas. Lusoleads defende-se dizendo que está a ser "reestruturada". Investigação Observador.
Isabel dos Santos

O braço direito de Isabel. "Para bem e para o mal" /premium

"Mouro de trabalho", "teso" a negociar, ansioso e a roçar a prepotência. Mas muito bom no que faz. Quem é o português que gere os negócios de Isabel dos Santos e é visado pela justiça angolana?
Música

As histórias do fotógrafo português de Madonna /premium

105
Como se conheceram, do que falam, o que partilham. O Observador falou com o responsável pelas imagens da rainha da pop na digressão Madame X, que hoje se estreia em Lisboa.
História

Os nomes do que comemos: dos deuses e das fadas /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Parentalidade

Luísa, 15, está impedida de ir à escola há 3 meses /premium

335
Tribunal espanhol diz que menor, neste momento com o pai em Lisboa, tem de voltar para casa da mãe. Tribunal português proibiu-a de ir à escola cá. Luísa, 15 anos, denunciou o caso no Instagram.
PSD

E agora? Passeio no parque ou vitória à Soares?

115
Rui Rio e Luís Montenegro vão voltar a medir forças. O que dizem os resultados para a segunda volta? Analisamos as probabilidades, as estratégias possíveis e as pistas deixadas pelos candidatos.
PSD

O que une (e separa) os candidatos do PSD /premium

As três moções seguem a mesma linha ideológica, embora em algumas áreas haja estratégias e propostas diferentes. Todos querem ganhar autárquicas, Rio ignora presidenciais.
Livros

Como está o mercado livreiro em Portugal? /premium

Qual a evolução dos números da venda de livros em Portugal? E de que forma o setor editorial nacional se enquadra na realidade europeia? Um ensaio de de Henrique Mota.
Livros

As feministas têm sempre razão? /premium

Quais os contornos de um discurso que tem marcado, com progressiva força, o espaço público em Portugal? Um ensaio de Patrícia Fernandes, a partir de quatro livros publicados em português.
Teatro

Paulo Betti: "Minha mãe convivia com os espíritos" /premium

119
Em Portugal com a peça “Autobiografia Autorizada”, o inesquecível "Timóteo" de "Tieta" fala do avô empregado de um fazendeiro negro, da mãe benzedeira, do pai esquizofrénico e do impacto da novela.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
PSD

As vidas cruzadas dos candidatos a líder do PSD /premium

Quando Montenegro entra para a AR em 2002, Rio sai para a câmara do Porto. Pinto Luz faz política em Lisboa, os outros dois a norte. Percursos pouco se cruzam, mas há ligações. Um perfil cruzado.
Orçamento do Estado

Debate do OE: De Pessoa a "Onde está o Wally"?  /premium

Costa acredita ter "o melhor orçamento", Centeno citou Pessoa, a oposição recorreu à magia e às metáforas com animais. Quer saber o que se passou no longo debate do OE? A literatura explica.
PSD

PSD. Caciques angariaram votos em lar de idosos  /premium

172
Idosos de lar onde candidato vencedor trabalha foram transportados em carrinha para votar em eleições do PSD/Aveiro. Lista que ganhou também tem queixas: acusa lista derrotada de uso de meios públicos
Andebol

Rápidos, altos e fortes para a surpresa "olímpica" /premium

167
Carlos Carneiro e Ricardo Andorinho recordaram ao Observador o Europeu de andebol de 2006, falaram da evolução do andebol e projetaram regresso de Portugal a uma grande competição 14 anos depois.
Teatro

"Exijo muito dos atores. Não é fácil, sou chata" /premium

161
Fernanda Lapa, nome histórico do teatro português, estreia "Sem Flores nem Coroas" no São Luiz, em Lisboa. Em entrevista, fala de política, de aventuras na Polónia e da amizade com Bernardo Santareno.
Crime

Rosa Grilo. As dúvidas e revelações do julgamento /premium

A decisão dos juízes no caso do triatleta é conhecida esta sexta-feira. O julgamento esclareceu dúvidas, mas deixou outras. Qual é a arma do crime? E onde estava António Joaquim na noite do homicídio?
Saúde

"Não é realista reabrir a urgência em março" /premium

387
A ministra da Saúde tinha apontado março para reabrir a urgência pediátrica durante a noite, mas o presidente do Garcia de Orta não acredita que os cinco pediatras necessários se candidatem ao lugar.
Médio Oriente

Vem aí uma guerra EUA-Irão? /premium

Ao decidir não responder militarmente ao ataque iraniano, Trump acalmou o conflito no terreno e focou-se na negociação do acordo nuclear. Mas os especialistas avisam que o confronto ainda não acabou.
Bragança

Crime em Bragança. Ódio racial ou rixa? /premium

351
Giovani, cabo-verdiano de 21 anos, morreu depois de ser agredido por 15 homens à porta de um bar. Em Bragança, todos descartam um crime motivado por racismo, mas o caso tem pontas soltas por explicar.
Isabel dos Santos

Como a Justiça travou 10 milhões para a Rússia /premium

275
A transferência de 10 milhões para a Rússia do general 'Dino' levantou suspeitas. O BCP comunicou à Justiça e a informação chegou a Angola. Que fez o arresto milionário a Isabel dos Santos.
Espanha

O que Sánchez teve de ceder para formar governo /premium

Com 120 deputados, Pedro Sánchez teve de fazer o que recusou em julho: negociar. Deu ministérios ao Podemos e fez cedências à Catalunha. Os 7 acordos dão uma maioria à justa e fragilizam o governo.
Assaltos

De que foi vítima o filho do ex-PJ assassinado? /premium

Ninguém testemunhou o crime, além da vítima mortal e do autor ou autores do homicídio. Pedro Fonseca foi alvo de um crime premeditado ou estava no local errado à hora errada?
Orçamento do Estado

O lado bom do Orçamento e o que pode correr mal /premium

Ensaio de Abel Mateus sobre a política orçamental do Governo e o Orçamento para 2020 conclui que as Contas Públicas Portuguesas continuam a registar um elevado grau de fragilidade.
Investigação Organizações

CAP: confederação dos agricultores e dos subsídios

É a voz institucional do setor e tem sido a voz do protesto contra os novos valores que ameaçam o mundo rural. Como a CAP ajuda a levar os milhões públicos aos agricultores e também recebe alguns.
Rui Rio

Rio usou carro e motorista do PSD para candidatura /premium

2876
Rio e Silvano foram a ações das diretas nos carros do partido: um justifica com paragem a caminho do Porto, outro com paragem a caminho de Mirandela. Não houve "prejuízo" para o PSD, garantem.
Hospitais

Hospitais não cumprem lei dos tempos de espera /premium

A lei diz que cada hospital tem 5 dias para definir se uma consulta é prioritária ou normal e para a marcar. Tempo de triagem melhorou, mas há casos em que a marcação demora meses ou até anos.
História

Os nomes do que comemos: vulgar ou mosto ardente /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Como a Peste Negra esvaziou Lisboa em 1569 /premium

190
Há 450 anos, a “Peste Grande” de Lisboa matou 50 mil pessoas. Em muitas casas, como na de António Rodrigues, da freguesia de Santiago, morreu toda a família. Foi a pior epidemia desde o século XIV.
Grupo Espírito Santo

Como “Ninita” se tornou a portuguesa mais rica /premium

Bisneta, neta, sobrinha e filha única, casada com um primo que liderou os Espírito Santo. Herdou várias fortunas mas manteve uma vida quase invisível. A saga e as fotos inéditas de Maria do Carmo.
Estilo de Vida

Susan Miller, a "super-estrela" da astrologia /premium

É a estrela que mais brilha na astrologia. Susan Miller tem milhões de leitores, no site e na app. Em entrevista ao Observador, recorda a infância difícil e faz projeções para o "próspero" ano 2020.
Estilo de Vida

Afinal, o que procuramos na astrologia? /premium

Não é preciso acreditar na astrologia para se gostar de signos. Os astros invadiram contas de Instagram e aplicações — e são negócio de milhões. Os "millennials" andam mesmo com a cabeça na lua?
Engenharia

"Hoje, fazer uma barragem é impossível" /premium

300
Carlos Mineiro Aires diz que o "fundamentalismo" ambiental impede grandes intervenções, como barragens, mas alerta para as falhas de manutenção das que existem. "Os engenheiros estão preocupados".
Entrevista

"Jovens, poupem. O tempo é o vosso melhor amigo" /premium

658
Charles Prideaux, recém-promovido a "global head of investment" na Schroders, recusa generalizações, mas deixa um aviso para os jovens que trocam poupança para o futuro por "experiências no imediato"
Espetáculos

Assim se monta um espetáculo do Cirque du Soleil /premium

São mais de 100 pessoas a viajar, viver e trabalhar juntas. O "Corteo" do Cirque du Soleil está a chegar a Lisboa e o Observador foi saber como se monta esta "torre de babel".
Livros

"Os ingleses sempre sentiram que estão à parte" /premium

O britânico Jonathan Coe viveu dois meses em Cascais e tem um novo livro quase pronto. Diz que o tédio é muito útil na vida de um escritor e critica a falta de imaginação na política.
Porto

Os bastidores da passagem de ano no Porto /premium

Da segurança ao socorro, da limpeza ao fogo de artifício, os bastidores da passagem de ano no Porto tiveram pirotécnicos emocionados, polícias que se estrearam e alguns excessos.
Ano Novo

O que disseram os PR nos últimos 10 anos? /premium

Uma década, dois Presidentes. Dois estilos, duas formas diferentes de coabitar com o Governo. Cavaco, nos primeiros 7 anos, e Marcelo nos outro três: como foram as suas mensagens de Ano Novo?
Séries

10 séries que queremos ver em 2020 /premium

Um dos maiores trunfos das produções televisivas é o efeito surpresa. Mas há séries que já sabemos que vêm a caminho em 2020. E esta é uma lista das que têm gerado mais curiosidade.
Estilo de Vida

Sete tendências de consumo para 2020 /premium

Seja Carneiro ou Leão, Capricórnio ou Caranguejo, vamos ser influenciados por estas mudanças. Juntámos tecnologia, ciência e bom senso para tomar o pulso ao futuro próximo no universo do lifestyle.
Sismo

Açores. As fotos históricas do sismo de há 40 anos /premium

139
A 1 de janeiro de 1980, um sismo matou 51 pessoas e desalojou 20 mil nos Açores. Ali, o fotojornalista Marques Valentim encontrou uma população em luto. As fotos que tirou contam a história.
Ano Novo

Bebés-milagre, Notre Dame, Greta. 30 fotos de 2019 /premium

Das chamas às cheias, dos bebés-milagre ao camião de Essex, dos prematuros sobreviventes aos avanços científicios. As 30 fotografias de 2019 que precisamos de recordar.
Cinema

Estes são os dez melhores filmes da década /premium

Paul Thomas Anderson, Jafar Panahi, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Hirokazu Kore-eda estão entre os cineastas que assinaram os 10 melhores filmes da década, uma escolha de Eurico de Barros.
Corrupção

Como Angola avançou contra Isabel dos Santos /premium

1358
Favorecimento nos diamantes, ocultação de capital na Rússia, investimentos no Japão e negócios com um árabe — eis a base do arresto dos bens da filha de Eduardo dos Santos. Tudo sob o olhar da secreta
Montepio

Como Tomás Correia "esvaziou" o fundo solidário /premium

2830
É um dos mutualistas Montepio a quem são cobrados 2 euros por mês de quota? Sabe para onde vão? Para um fundo de solidariedade que em 2014 tinha 65 milhões de euros — e só restavam 6 milhões em 2018.
Cinema

Estes foram os dez melhores filmes de 2019 /premium

Vieram de Hollywood, mas também da Turquia, do Irão, da Coreia do Sul, de Espanha e de Inglaterra. São os 10 melhores filmes vistos em Portugal em 2019, escolhidos por Eurico de Barros.
Ano Novo

As 19 descobertas de 2019 que podem mudar o mundo /premium

O ano 2019 foi marcado pela descoberta de novos planetas, cura para doenças, inteligência artificial em amadurecimento e edição genética. O mundo tal como o conhecíamos em 2018 mudou. Recorde porquê.
Música

Estes 25 discos marcaram a década /premium

É uma tarefa inglória e nunca terminada. E foi por isso que João Bonifácio a tomou como essencial: quais os discos que marcaram a música pop-rock nos últimos dez anos? Esta é uma resposta.
Séries

As séries da década e o melhor e pior de 2019 /premium

É o balanço habitual do que mais (e menos) gostámos de ver no mundo encantado da TV. E desta vez com um extra: como 12 meses não nos bastavam, recapitulámos também dez anos de episódios e personagens.
História

Os nomes do que comemos: ninfas e dragõezinhos /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
História

Há cem anos Keynes antecipou o futuro da Europa /premium

O grau premonitório de "As Consequências Económicas da Paz" é tal que a interpretação da História e da Economia parece ciência de regra e esquadro. Carlos Maria Bobone lembra porquê.
Música

Os demónios no rap de Allen Halloween

783
Em 2014, o rapper garantia que estava quase a despedir-se da música. Aos 34 anos, estava pronto para dedicar-se ao mais importante: ser testemunha de Jeová. Foi o que fez agora.
Livros

Os livros que mais gostámos de ler em 2019 /premium

Nos livros, 2019 ficou marcado pelo regresso de obras esquecidas e por nomes importantes que tinham sido atirados para a última prateleira — e, claro, por novidades. Estas são as nossas escolhas.
Cinema

Como o cinema brasileiro virou campo de batalha /premium

198
O ataque desta semana com cocktails molotov à Porta dos Fundos é o último capítulo da história que marcou este ano no Brasil: o embate de Bolsonaro e o cinema brasileiro. Ensaio de Luís Freitas Branco
Tribunais

Caso de bebé posto em saco há 8 anos sem decisão /premium

Professora acusada de homicídio do seu recém nascido há oito anos foi julgada duas vezes e em ambas o Supremo mandou repetir para perceber se houve infanticídio. Terceiro julgamento está por marcar.
Concertação Social

Governo pôs "uma guilhotina por cima das empresas" /premium

149
Em entrevista à Rádio Observador, o "Patrão dos Patrões" afirma que o Orçamento para 2020 desilude, porque é "poucochinho". E diz que o Governo não é honesto quando pede aumentos que não pratica.
Investigação Organizações

Raio-X. Como resiste a UGT à crise do sindicalismo

101
Queda de sindicalizados e pagamento de dívidas do Fundo Social Europeu trouxeram dificuldades financeiras que a UGT teve de gerir. Investigação à central que viabiliza acordos de concertação social.
EDP

Conceição "aderiu ao pacto" de Pinho e Mexia /premium

668
Ministério Público indicia atual administrador da REN por ter promovido prejuízo de 1,2 mil milhões de euros ao Estado em conjunto com o ministro Manuel Pinho. Conceição refuta a imputação.
Celebridades

Manuel Luís Goucha. Os 65 anos do Senhor Televisão /premium

Estreou-se na apresentação há mais de três décadas, sem teleponto e na expectativa de se tornar conhecido. Aos 65 anos, Manuel Luís Goucha é o Senhor Televisão — mas com vontade de abrandar o ritmo.
Humor

Herman. Faltou requinte à Porta dos Fundos /premium

1673
Há 23 anos, o humorista português também teve uma polémica religiosa. Não lhe atiraram cocktails molotov, mas Marcelo Rebelo de Sousa criticou-o em público. Ao Observador, fala sobre os dois casos.
Livros

A escola primária 87 e o Porto de João van Zeller /premium

Os colegas, os professores e a temida Santa Luzia Milagrosa. O Observador publica um excerto do livro "Johnny Boy", uma coleção de memórias de João van Zeller.
Apps

Brinquedo novo? As 21 apps que vai querer instalar /premium

Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um iPad? Um iPhone? Um smartphone ou tablet Android? Não perca a nova edição das 21 aplicações recomendadas pelo Observador.
Música

Os 35 discos que mais gostámos de ouvir em 2019 /premium

Estes são os discos que nos puseram a dançar e pensar, a banda sonora do nosso 2019. Entre a pop mais descarada e o jazz mais erudito, passando pelo indie, é uma seleção para consultar e pôr a tocar.
História

Os nomes do que comemos: oito cornos e a maratona /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Música

50 anos do primeiro grande álbum de rock português /premium

331
Em 1969, uma banda da província tomou de assalto a capital ao navegar no estreito que separa a canção tradicional da popular. Os compositores António Pinho e Luís Linhares lembram a Filarmónica Fraude
Observador

27 razões para não nos esquecermos desta década /premium

Que frases não faziam sentido no início da década e agora todos dizemos? Onde estava Marcelo em 2010? Como caíram os Donos Disto Tudo? O que vimos, ouvimos e lemos? Está tudo aqui.
Google

O português da Google que recusa robôs emocionais /premium

Trabalha na Califórnia e é uma referência mundial em inteligência artificial. Fernando Pereira é um dos executivos de topo da Google e explica porque é que as máquinas nunca poderão ter sentimentos.
Astronomia

Estrela Guia? Cometa interestelar passa pela Terra /premium

413
Este ano, a estrela de Natal é o primeiro cometa interestelar a entrar no Sistema Solar. 2I/Borisov passa pela Terra a 28 de dezembro. É o segundo astro estrangeiro de que há registo no sistema solar.
Hospitais

Surdos. Como é estar doente e não ouvir os médicos /premium

1533
Ter uma dor, estar à frente do médico e não conseguir ouvi-lo. O Orçamento de 2019 previa uma verba para a contratação de 25 intérpretes de língua gestual. A maioria dos hospitais não a usou.
Meteorologia

Uma noite em claro com “a água a chegar à porta” /premium

133
No espaço de horas, o terreno de Inês transformou-se numa piscina e a casa num tetris de móveis empilhados. A reportagem do Observador nas cheias do vale do Mondego.
Teatro

“Achava que o D. Maria II tinha muitos luxos” /premium

Tiago Rodrigues, Prémio Pessoa 2019, diz que o teatro precisa de mais dinheiro público. Fala num recorde de espectadores no D.Maria II e conta detalhes de uma peça sobre a “beleza de matar fascistas".
Isabel dos Santos

"Não sei se sou a mulher mais rica de Angola" /premium

974
Em entrevista ao Observador, Isabel dos Santos nega ter sido favorecida pelo pai, fala das acusações de irregularidades no BIC Portugal e conta que não vai a Angola há mais de um ano porque tem medo.
Orçamento do Estado

Governo pronto a discutir isenções a estrangeiros /premium

Em entrevista, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que Governo não faltará a debate se o Parlamento quiser rever benefícios fiscais para reformados do estrangeiro a propósito do Orçamento.
PSD

"Rui Rio está com pressa e com enorme insegurança" /premium

151
Acredita que Rio tem parte da culpa pelo surgimento do Chega e IL, mas não exclui Ventura de coligações. Pinto Luz nega taticismo e diz que vai guardar para si voto da segunda volta (caso não ganhe).
Orçamento do Estado

Um orçamento “nem-nem” para Centeno brilhar /premium

205
Alcançado o nirvana que cunha o slogan das “contas certas”, este é um orçamento em que o governo se compromete o mínimo possível. É feito para que Centeno possa brilhar. A análise de Paulo Ferreira.
Presidente Trump

Princípio do fim de Trump? Guia para o impeachment /premium

161
A Câmara dos Representantes aprovou a destituição de Trump, mas o seu mandato está longe de estar em risco. Confuso? Leia o nosso guia do que está para trás e do que segue no impeachment.
Ambiente

O manual dos ambientalistas para serem detidos /premium

137
Os ambientalistas que fazem ações de "desobediência civil" têm um manual que os prepara para serem detidos. Como agir, de que crimes podem ser acusados e como resistir às "forças repressivas".
Vila Franca de Xira

Tribunal faz alertas ao Governo sobre fim da PPP /premium

2161
PPP do Hospital de Vila Franca de Xira poupou 30 milhões de euros e melhorou acesso à saúde, mas vai acabar. O Tribunal de Contas diz que o Governo tem de fundamentar escolha do novo modelo de gestão.
Porto

Bolhão. Obras trazem prejuízos de milhares /premium

682
As ruas à volta do Bolhão estão cortadas desde agosto a carros e peões. Comerciantes falam em dívidas e despedimentos, alguns já fecham a porta mais cedo. Câmara promete compensações “em breve".
Crime Informático

Rui Pinto. Só 12 das 59 vítimas fizeram queixa /premium

123
É um dos principais argumentos da defesa do alegado hacker para evitar o julgamento: o tipo de crime em causa exige uma queixa das vítimas. Bruno de Carvalho está entre os poucos que fizeram.
Orçamento do Estado

Seis opiniões rápidas sobre o Orçamento /premium

115
José Manuel Fernandes, Fernando Alexandre, Paulo Trigo Pereira, Inês Domingos, Pedro Benevides e Nuno Vinha escrevem sobre as boas notícias, as más notícias e os desafios do Orçamento para 2020.
Orçamento do Estado

OE2020. Excedente inédito à boleia da carga fiscal /premium

1998
É mais uma vez a carga fiscal recorde que permite o brilharete orçamental. Também o saldo estrutural será cumprido, como pedia Bruxelas. E a previsão de PIB perdeu, afinal, uma décima numa semana.
Orçamento do Estado

Diz-me quem és, eu digo-te que Orçamento vais ter /premium

Se tiver aumentos salariais, arrisca-se a ser prejudicado com as tabelas de IRS. Se é reformado pode ver pensão subir. É jovem a entrar no mercado de trabalho ou planeia ter filhos? Saiba o que muda.
Orçamento do Estado

Saúde, ciência, habitação. As bandeiras do OE2020 /premium

Mais médicos e hospitais, aumentos nas bolsas, mais creches, casas mais baratas, melhores transportes públicos. Cabe tudo no Orçamento do Estado 2020 — menos a cultura, que ainda não vale 1% do PIB.
Orçamento do Estado

As pontas soltas de um Orçamento sem Geringonça /premium

Do IVA na eletricidade às pensões, passando pelos impostos às empresas e pelas tabelas de IRS. São muitos os fios soltos na proposta de Orçamento para 2020 que deverá ser entregue esta segunda-feira.
Cinema

Amadeo: uma estrela com o filme da sua vida /premium

1128
Vicente Alves do Ó vai levar ao grande ecrã a vida do pintor vanguardista que quase ficou esquecido pela história. Numa noite fria em Sintra, o Observador assistiu às filmagens.
Jornalismo

"No El Mundo, não sabia de onde vinham as balas" /premium

136
David Jimenez dirigiu por um ano um dos mais influentes jornais espanhóis e desvendou o lado negro do jornalismo num livro. Foi um best-seller. Políticos e empresários adoraram. Os jornalistas não.
História

Os nomes do que comemos: a especiaria mais cara /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Estados Unidos da América

Bloomberg: ser Presidente, custe o que custar /premium

O 8.º homem mais rico do mundo já só pensa em ser Presidente. Entre democratas, quer ser a voz moderada numa corrida à esquerda. Problema: é dele que os liberais menos gostam. Quanto custa mudar isso?
Reportagem

Bebés abandonados com dias de vida. Como C. /premium

556
Abandonado pouco depois de nascer, com problemas graves de saúde, C. viveu no hospital até fazer um ano. Casos como o dele são cada vez mais raros, mas em 2018 o número de bebés abandonados aumentou.
Entrevista

"Vê-se o melhor e pior da humanidade" no Facebook /premium

A missão de Simon Cross no Facebook é reduzir as contas falsas e garantir que todos cumprem as regras. Ao Observador, explica porque quer que as pessoas sejam "mais queridas umas para as outras".
Isaltino Morais

"As casas estão caras porque os Governos querem" /premium

642
Em entrevista, Isaltino Morais diz que Governo "deve estar a dormir" para não reverter alteração à lei dos solos, feita durante a troika. E revela, finalmente, o que vai acontecer com o comboio SATU.
Lifestyle

Já não nos vestimos a rigor para o Natal?

Voltámos a reunir alguns convidados para uma conversa do projeto “A Moda Desconstruída”. E falámos de tradição e modernidade no Natal, ugly sweaters e consumo consciente.
Brexit

"Pessoas sentem que podem tomar um copo com Boris" /premium

Andrew Gimson escreveu a biografia definitiva sobre Boris Johnson, que considera ser um político diferente dos outros. Numa conversa em detalhe com o Observador, o biógrafo explica porquê.
Reino Unido

Boris tem o caminho aberto, mas terá vida fácil? /premium

Com uma maioria na mão, Boris Johnson tem o caminho aberto para fechar o Brexit. Mas isso não significa que terá vida fácil — ainda tem muito que negociar com a UE e a Escócia promete ser um problema.
Reino Unido

Vencedores e vencidos das eleições britânicas /premium

144
Só dois partidos saem como vencedores claros. Todos os outros perdem de alguma forma: entre o enorme fracasso do Labour de Jeremy Corbyn e a derrota que também é vitória de Nigel Farage.
Reino Unido

As quatro razões do fracasso de Jeremy Corbyn /premium

Jeremy Corbyn levou o Labour ao seu o pior resultado desde a II Guerra Mundial. Como chegou aqui? Com muitas polémicas, derrotas e uma enorme mistério sobre o que, de facto, pensa sobre o Brexit.
Reino Unido

A noite eleitoral num reduto do Labour em Londres /premium

No Lexington Bar, vários jovens trabalhistas tiveram uma noite para esquecer. Alguns saíram cedo, outros choraram, poucos mantiveram a esperança num engano. "Amanhã é dia de ressaca gigante."
Reino Unido

Sete opiniões rápidas sobre as eleições britânicas /premium

228
José Manuel Fernandes, Inês Domingos, Diana Soller, André Azevedo Alves, Ricardo Pinheiro Alves, Miguel Pinheiro e Sara Antunes de Oliveira escrevem sobre os resultados das eleições no Reino Unido.
Cultura

José Lopes. A vida nebulosa do ator íntegro demais /premium

523
Rui Zink, Fernando Heitor e "Éme" são alguns dos nomes que recordam o trajeto do ator que "vivia pobre" mas sempre "de forma enxuta". Recusava esmolas com a "altivez de um príncipe" dedicado à arte.
Luís Montenegro

"Também votarei a favor de propostas do governo" /premium

398
Candidato às diretas admite que votará a favor de várias propostas do governo quando for líder do PSD. Diria convictamente "não" à regionalização e diz que Cavaco Silva é a sua grande inspiração
Boris Johnson

Nem o Brexit trava Boris no coração financeiro /premium

106
É uma ilha conservadora na Londres trabalhista. Na City, os Lib-Dems estão à espreita. Mas entre o Brexit ou Corbyn, até empresários e analistas financeiros "remainers" preferem sair da UE.
Orçamento do Estado

Aumentos no Estado? O filme das reviravoltas /premium

FESAP saiu da reunião a dizer que o Governo ia usar a fórmula de atualização das pensões na subida salarial. Finanças esclareceram mas de forma dessincronizada com o secretário de estado do Orçamento.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

1041
João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
Reino Unido

No bairro de Corbyn, onde o Labour joga em casa /premium

O líder dos trabalhistas é eleito por Islington North, onde vive, desde 1983. Na barbearia onde corta o cabelo tem apoiantes. Nas ruas também. Mas isso não significa que vença esta eleição.
Associação Mutualista

A festa do adeus a Tomás, a 190€/cabeça (+IVA) /premium

2673
Banco Montepio e outras empresas do grupo podem gastar mais de 600 mil euros no almoço de Natal. Custo elevado da festa, em que Tomás Correia é a vedeta, já causou tensão com presidentes do banco.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Partido LIVRE

Como funciona o Livre por dentro? /premium

317
É o único partido que tem primárias abertas a todos, desde que aceitem a carta de princípios. Não tem liderança uninominal e funciona horizontalmente. Como é que as coisas se passam dentro do Livre?
Reino Unido

A tour de Boris pela "muralha vermelha" do Norte /premium

Em Sunderland, bastião trabalhista, o PM foi recebido com gritos de "mentiroso" e cometeu a sua maior gaffe. Mas, dentro da fábrica que visitou, há quem tenha gostado do que ouviu: "Agora voto nele".
Investigação Organizações

Outros poderes. Como funciona a Deco por dentro

Tem quase 400 mil associados e uma das principais publicações em Portugal. Pode ditar o sucesso ou fracasso de um produto e já influenciou a mudança de leis. Como funciona e onde se financia a Deco.
Reino Unido

Escócia. Onde a divisão política chega ao futebol /premium

Celtic-Rangers é uma das maiores rivalidades do futebol, mas traduz também uma profunda divisão política. Em Glasgow, as eleições de quinta-feira não são só Brexit. São, sobretudo, independência.
Corrupção

Corrupção. Van Dunem quer mais justiça negociada /premium

242
Ministra da Justiça quer dotar o Ministério Público e os tribunais de instrumentos de justiça negociada em sede de investigação e de julgamento. Saiba como o Governo quer melhorar combate à corrupção.
Reino Unido

Os muros continuam erguidos na Irlanda do Norte /premium

Paul levou 6 tiros e ficou paraplégico. Grace ajudou a consolar órfãos de um atentado. As marcas dos Troubles ainda se veem em Belfast. E o Brexit, tema central das eleições, pode reabrir as feridas.
Livros

Os últimos meses da vida de Kurt Cobain /premium

266
"Mais Pesado do que o Céu", a biografia escrita por Charles R. Cross, é finalmente publicada em Portugal. O Observador revela um excerto que regressa ao período final da sua vida e à ultima digressão.
Estados Unidos da América

1974 vs. 2019. Vem aí um novo Watergate? /premium

145
À beira de ver a Câmara dos Representantes votar pelo impeachment do Presidente, Nancy Pelosi diz que as ações de Trump são "ainda piores" do que as de Nixon. 45 anos depois, a comparação faz sentido?
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
Ricardo Araújo Pereira

O dia em que RAP levou "um banano nas ventas" /premium

1143
Fora do Pavilhão, é uma estrela. Mas ali, a dois quilómetros de São João da Madeira, Ricardo Araújo Pereira foi só mais um a disputar o título de campeão português de kickboxing. Não ganhou.
A página está a demorar muito tempo.