Reino Unido

Seis opiniões rápidas sobre as eleições britânicas /premium

José Manuel Fernandes, Diana Soller, André Azevedo Alves, Ricardo Pinheiro Alves, Miguel Pinheiro e Sara Antunes de Oliveira escrevem sobre os resultados das eleições no Reino Unido.
Cultura

José Lopes. A vida nebulosa do ator íntegro demais /premium

Rui Zink, Fernando Heitor e "Éme" são alguns dos nomes que recordam o trajeto do ator que "vivia pobre" mas sempre "de forma enxuta". Recusava esmolas com a "altivez de um príncipe" dedicado à arte.
Luís Montenegro

"Também votarei a favor de propostas do governo" /premium

Candidato às diretas admite que votará a favor de várias propostas do governo quando for líder do PSD. Diria convictamente "não" à regionalização e diz que Cavaco Silva é a sua grande inspiração
Boris Johnson

Nem o Brexit trava Boris no coração financeiro /premium

É uma ilha conservadora na Londres trabalhista. Na City, os Lib-Dems estão à espreita. Mas entre o Brexit ou Corbyn, até empresários e analistas financeiros "remainers" preferem sair da UE.
Orçamento do Estado

Aumentos no Estado? O filme das reviravoltas /premium

FESAP saiu da reunião a dizer que o Governo ia usar a fórmula de atualização das pensões na subida salarial. Finanças esclareceram mas de forma dessincronizada com o secretário de estado do Orçamento.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
Reino Unido

No bairro de Corbyn, onde o Labour joga em casa /premium

O líder dos trabalhistas é eleito por Islington North, onde vive, desde 1983. Na barbearia onde corta o cabelo tem apoiantes. Nas ruas também. Mas isso não significa que vença esta eleição.
Associação Mutualista

A festa do adeus a Tomás, a 190€/cabeça (+IVA) /premium

1507
Banco Montepio e outras empresas do grupo podem gastar mais de 600 mil euros no almoço de Natal. Custo elevado da festa, em que Tomás Correia é a vedeta, já causou tensão com presidentes do banco.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Partido LIVRE

Como funciona o Livre por dentro? /premium

299
É o único partido que tem primárias abertas a todos, desde que aceitem a carta de princípios. Não tem liderança uninominal e funciona horizontalmente. Como é que as coisas se passam dentro do Livre?
Reino Unido

A tour de Boris pela "muralha vermelha" do Norte /premium

Em Sunderland, bastião trabalhista, o PM foi recebido com gritos de "mentiroso" e cometeu a sua maior gaffe. Mas, dentro da fábrica que visitou, há quem tenha gostado do que ouviu: "Agora voto nele".
Investigação Organizações

Outros poderes. Como funciona a Deco por dentro

Tem quase 400 mil associados e uma das principais publicações em Portugal. Pode ditar o sucesso ou fracasso de um produto e já influenciou a mudança de leis. Como funciona e onde se financia a Deco.
Reino Unido

Escócia. Onde a divisão política chega ao futebol /premium

Celtic-Rangers é uma das maiores rivalidades do futebol, mas traduz também uma profunda divisão política. Em Glasgow, as eleições de quinta-feira não são só Brexit. São, sobretudo, independência.
Corrupção

Corrupção. Van Dunem quer mais justiça negociada /premium

242
Ministra da Justiça quer dotar o Ministério Público e os tribunais de instrumentos de justiça negociada em sede de investigação e de julgamento. Saiba como o Governo quer melhorar combate à corrupção.
Reino Unido

Os muros continuam erguidos na Irlanda do Norte /premium

Paul levou 6 tiros e ficou paraplégico. Grace ajudou a consolar órfãos de um atentado. As marcas dos Troubles ainda se veem em Belfast. E o Brexit, tema central das eleições, pode reabrir as feridas.
Livros

Os últimos meses da vida de Kurt Cobain /premium

266
"Mais Pesado do que o Céu", a biografia escrita por Charles R. Cross, é finalmente publicada em Portugal. O Observador revela um excerto que regressa ao período final da sua vida e à ultima digressão.
Estados Unidos da América

1974 vs. 2019. Vem aí um novo Watergate? /premium

145
À beira de ver a Câmara dos Representantes votar pelo impeachment do Presidente, Nancy Pelosi diz que as ações de Trump são "ainda piores" do que as de Nixon. 45 anos depois, a comparação faz sentido?
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
Ricardo Araújo Pereira

O dia em que RAP levou "um banano nas ventas" /premium

1143
Fora do Pavilhão, é uma estrela. Mas ali, a dois quilómetros de São João da Madeira, Ricardo Araújo Pereira foi só mais um a disputar o título de campeão português de kickboxing. Não ganhou.
Música

Diogo Piçarra: "Afinal o que é ser uma popstar?" /premium

178
Depois dos concursos de televisão, após o "caso Festival da Canção", com um terceiro disco e a caminho da Altice Arena: por onde anda um dos nomes de maior sucesso da música pop portuguesa?
Hotéis

Escapadinhas. Devagar e bem no novo Alentejo

292
Aquilo que era motivo de piada é agora uma das maiores qualidades do Alentejo. Rumo à planície do ritmo lento, reunimos 14 hotéis onde a arquitetura foi pensada para respeitar a natureza.
História

Os nomes do que comemos: fénix e ilhas do Maluco /premium

149
As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Cigarros Eletrónicos

Afinal, o que diz a ciência sobre os e-cigarros? /premium

Após 47 mortes nos EUA, a DGS desaconselhou o uso de cigarros eletrónicos em Portugal. A Tabaqueira argumenta que são menos nocivos do que os tradicionais. A ciência não sabe onde está a razão.
Banco de Portugal

Gestor com crimes fiscais pode receber idoneidade /premium

1434
Tribunal quer obrigar Banco de Portugal a dar idoneidade a gerente condenado por abuso de confiança fiscal entre 2015 e 2017. Gestor financeiro não pode ficar "impedido para sempre", diz juíza.
Educação

É possível mudar a forma de escolher professores? /premium

António Costa promete mudar concursos de docentes no espaço de 4 anos. Professores dizem que é possível, mas os críticos do sistema atual preferiam uma mudança radical em vez de mais paliativos.
Orçamento do Estado

Quem ganha mais com a descida do IVA na luz? /premium

Estado será o grande perdedor na receita fiscal. Entre os ganhadores estão 6 milhões de famílias, sobretudo as que usam mais eletricidade. Escolas e hospitais também ganham, empresas ficam na mesma.
Fundos Comunitários

O dinheiro que vem da Europa está em risco? /premium

250
Proposta da presidência finlandesa para orçamento da UE 2021-2027 é abaixo do que propunha o Parlamento e até a Comissão. Costa lidera protesto nos socialistas europeus. Fundos estarão em risco?
Orçamento do Estado

Do golfe ao IRC. O que querem os patrões para o OE /premium

Parceiros tinham até quarta-feira para enviar ao Governo propostas para o Orçamento. Querem, sobretudo, medidas fiscais. Na segunda-feira sentam-se à mesa com o primeiro-ministro.
Entrevista

"Negociação do OE não tem a profundidade anterior" /premium

Líder parlamentar comunista admite diferenças na negociação com o novo Governo. Confessa que o PCP avançou para as reuniões do Orçamento nos mínimos e fala da sucessão de Jerónimo: "Não é tabu".
PSD

Como Miguel e Luís se uniram para tramar Rui /premium

213
Para eles já é janeiro e no primeiro debate a três, Rio ficou à defesa contra Pinto Luz e Montenegro. Maçonaria, prestações eleitorais e acordos (ou não) com o PS marcaram a disputa
Alterações Climáticas

Greta Thunberg: serão todos os profetas perigosos? /premium

2162
Há emoção a mais sobre as alterações climáticas e pouca frieza para ver os reais desafios que estão pela frente. E a mensagem messiânica de Greta Thunberg é perigosa. Ensaio de José Manuel Fernandes.
Ambiente

As contradições na chegada de Greta a Lisboa /premium

395
Ativistas radicais que várias vezes tentam ser presos fizeram a vigilância do desembarque em conjunto com a polícia. E Medina e deputados estiveram ao lado de cartazes muito críticos dos políticos.
PISA

Humorista, deputada e jornalista à prova no PISA /premium

Tiago Dores, Ana Rita Bessa e José Manuel Fernandes responderam a 14 perguntas, todas de escolha múltipla e sem limite de tempo. Nem todos tiveram “Excelente”.
Ensaios do Observador

PISA. Novidades, desafios e leituras políticas /premium

Por mais que os anos passem, o problema do costume mantém-se e a batalha contra as desigualdades sociais na Educação está longe de ser ganha em Portugal. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
PISA

4 opiniões rápidas sobre os resultados no PISA /premium

A opinião de Isabel Flores, investigadora, Alexandre Homem Cristo, politólogo, Hélder Sousa, antigo presidente do IAVE, e Teresa Calçada, comissária do Programa Nacional de Leitura.
PISA

Como pôr as crianças a ler em 9 passos /premium

O ideal é começar bem cedo, ainda antes de aprenderem a falar, mas se é pai de um adolescente que não lê não desespere. Ainda é possível agarrá-lo aos livros, só vai custar um pouco mais. Saiba como.
PISA

Acha que passava no PISA 2018? Faça aqui o teste /premium

O objetivo é conseguir interpretar dados e distinguir factos de opiniões, a partir de textos de várias fontes. Os alunos portugueses estão entre os 24 melhores nas respostas. Teste aqui as suas.
Educação

O PISA é assim tão importante? /premium

Tiago Brandão Rodrigues e três ex-ministros contam como a maior base de dados de Educação ajudou Portugal a tornar-se o maior caso de sucesso europeu. Mas há quem lembre que estar na média não chega.
PISA

Versão de bolso. 7 gráficos para perceber o PISA /premium

Portugal é um dos 7 países que mantém evolução positiva desde o primeiro relatório, apesar de cair pontos no ranking do PISA. O fosso entre alunos ricos e pobres está maior e poucos gostam de ler.
PISA

PISA. Um terço dos alunos só lê se for obrigado /premium

666
O PISA 2018 focou-se na leitura, algo que 22% dos alunos de 15 anos considera uma perda de tempo. Não saber ler é o principal motivo para os chumbos logo no 2.º ano — e o início de uma bola de neve.
PISA

PISA. Portugal é o único caso de sucesso na OCDE /premium

308
Apesar da queda em ciências e leitura, Portugal mantém uma tendência de crescimento consistente, a par de outros 7 países. Está entre os 30 melhores em todas as áreas, mas mantém mediania.
PISA

Só 10% dos alunos pobres conseguem bons resultados /premium

431
Em Portugal, nascer pobre continua a ser, quase sempre, sinónimo de fracasso escolar: um aluno desfavorecido tem 3 vezes mais hipóteses de ficar nos níveis mais baixos. Só 1 em cada 10 chega ao topo.
Bola de Ouro

Seis números para Messi agarrar profecia de Cruyff /premium

336
Cruyff disse um dia que Messi podia sentar-se na sua mesa, ao lado de Di Stéfano, Pelé e Maradona – a mesa dos melhores. Mas também disse que o '10' ia ser aquele com mais Bolas de Ouro. E vão seis.
Alterações Climáticas

Pode uma cimeira evitar a "catástrofe climática"? /premium

A COP25 já começou e a ONU quer resultados. O cenário é o pior: países não cumpriram promessas e agora, mesmo que o façam, a temperatura irá aumentar garantidamente. A solução? Medidas radicais.
Farmácias

Outros poderes. Raio-X à Associação das Farmácias

Como funcionam as organizações mais poderosas do país? De onde vêm as receitas? Quem manda? Muito mais do que a associação das farmácias, a ANF é o segundo de uma série de artigos de investigação.
Justiça

Como o rei do pernil foi apanhado pela Justiça /premium

809
Contrato de 30 milhões de euros garantido à cabeça explica sucesso da Iguarivarius na Venezuela. Transferências de milhões para a Suíça terão levado ao pagamento de luvas a políticos venezuelanos.
Empresas

Garland. 243 anos a navegar pela história nacional /premium

259
Tudo começou com um navio que transportava bacalhau. Thomas Garland chegou a Lisboa e ali fez nascer a Garland. Duas guerras e uma revolução depois, é uma das empresas mais antigas de Portugal.
Cinema Português

Leonor Teles: “Sinto que não posso falhar” /premium

154
No fim de semana em que três dos seus filmes são exibidos, Leonor Teles fala da liberdade em fazer cinema, da falta de apoios do Governo, da pressão indesejada depois do prémio e da vontade de falhar.
Consumidores

"No futuro vai sentir o Alasca ao provar o casaco" /premium

Lojas em Portugal "parecem tradicionais" e "muito à base de pagamentos em dinheiro". Michelle Evans investiga tendências de consumo até 2040 e explicou a executivos portugueses como se podem preparar.
Reino Unido

Nancy. A primeira lady no Parlamento britânico /premium

140
Churchill comparou a presença de uma mulher entre homens à intrusão de um estranho quando se está no WC. "O senhor não é assim tão bonito para ter esses receios", respondeu-lhe a viscondessa.
Teatro

"Muita gente acha que sou o gajo do Último a Sair" /premium

As notícias e o twitter. A política, o teatro e o cinema. Da infância ao trabalho na televisão. Antes de mais uma estreia no Teatro Nacional D. Maria II, falámos com Gonçalo Waddington sobre tudo.
Neurologia

Egas Moniz. O Nobel que hoje não aconteceria /premium

754
Decapitou cadáveres para descobrir uma operação que ainda é usada. E ganhou o Nobel com uma técnica que envolvia tirar pedaços do cérebro. Egas Moniz celebraria 145 anos. E ganhou o Nobel há 70.
Justiça

Alexandre Cavalleri. De porteiro a rei do pernil /premium

167
Perfil. Do "Maria Bolachas" até aos negócios milionários com a Venezuela, o líder da Iguarivarius cultivou a sua paixão por carros desportivos, lutou contra Bruno de Carvalho e ficou cheio de dívidas.
História

O senhor que se segue no Valle de los Caídos /premium

127
Depois da trasladação de Franco para um cemitério nacional espanhol, a figura mais relevante que resta no Valle de Los Caídos é Primo de Rivera, o "Ausente". Quem é ele? Ensaio de José Luís Andrade.
Livros

"O Marquês de Pombal fez sofrer os portugueses" /premium

Porque é que um historiador americano fez um livro sobre o grande sismo que mudou a História de Portugal e da Europa? Eis a pergunta de partida para uma entrevista com o autor de “O Abismo de Fogo".
Caso José Sócrates

Carlos Santos Silva, um patrão muito especial /premium

978
O amigo de Sócrates não só deixava Sofia Fava e Ana Bessa trabalharem em casa, como ainda ia buscar os trabalhos. Ivo Rosa não confrontou Santos Silva com escutas decisivas para a acusação
Partido LIVRE

Rafael Martins: Avental (de maçon) e saia na AR /premium

1178
Fez parte da juventude do PCP, aos 31 anos é leitor na Universidade de Oxford e foi um dos fundadores do Livre. O agora assessor diz que deixou a maçonaria “no seu lugar, no passado".
PSD

Hugo Soares: "Rio instiga o confronto interno"

434
Hugo Soares acusa Rui Rio de promover a guerrilha interna no partido, recusa-se a classificar o PSD como sendo de direita ou centro e diz que há caciques eleitorais no PSD que são "casos de polícia".
Caso José Sócrates

Santos Silva prejudica defesa de Sócrates /premium

675
Santos Silva fez contrato de arrendamento da casa de Paris por insistência de Sócrates mas não registou o contrato nem pagou os impostos. Servia apenas como justificativo, explicou ao juiz Ivo Rosa.
Entrevista

Resolução "apressada" do BES foi "péssima decisão" /premium

599
Em entrevista, Artur Santos Silva pede uma solução rápida para o Novo Banco, que continua a acumular prejuízos. É uma das "histórias tristes" da banca – outra foi a gestão "deplorável" na Caixa.
Compras

Estes youtubers lançaram a maquilhagem do ano? /premium

Com mais de um milhão de paletas vendidas em quatro horas, os influenciadores podem ter revolucionado a indústria da beleza. Traçamos o perfil de duas estrelas com tantos outros milhões de seguidores
Arte

A arte de uma bienal para o futuro de Coimbra /premium

126
A Bienal AnoZero pisca o olho aos Brasil, revela obras de Paiva e Gusmão, Steve McQueen e Anna Boghiguian e abre caminho para que a cidade dos estudantes seja Capital Europeia da Cultura.
Saúde

Saúde. Portugueses pagam o dobro dos europeus /premium

2616
27,5% da despesa em saúde é paga pelos utentes, quase o dobro dos europeus. Gastos com médicos e medicamentos representam mais de 40% das despesas de 330 mil famílias. Estado paga cada vez menos.
Bolívia

Bolívia. "Agora sim, guerra civil"? /premium

Em clima de pré-guerra civil, o partido de Morales e o governo interino acordaram novas eleições. Chegará para acalmar o país? 34 mortos depois e com os extremos a dominar a política, sobram dúvidas.
Caso José Sócrates

"Ainda gosto de andar com dinheiro vivo" /premium

882
O amigo de Sócrates diz que era comum fazer pagamentos em numerário e que até costumava levar dinheiro vivo para as suas viagens ao estrangeiro para pagar alegadas "luvas" a facilitadores.
Assalto em Tancos

Tancos. Como Azeredo quer desmontar a acusação /premium

Em 250 páginas, o ex-ministro insiste que não fez parte da encenação montada pela PJM, contesta provas como o SMS em que diz "Eu sabia" e acusa a PJ e o MP de vingança e de "obsessão quase doentia".
Futebol

Jesus, o aprendiz que fez do futebol uma ciência /premium

175
Vendeu ferro velho, ficou pelo 1.º ciclo, fez do futebol faculdade e foi à terra da avó defender em cinco meses um doutoramento com 50 anos. Antes da festa no Maracanã, como Jesus preparou o sucesso.
Crime

O julgamento de Rosa Grilo, em versão de bolso /premium

Foram precisas 12 sessões para o julgamento da morte do triatleta. De quem investigou a quem pareceu tornar possível a tese dos angolanos, foram ouvidas cerca de 80 testemunhas. Eis um resumo.
Reino Unido

Brexit e o domínio francês entre as "tribos" da UE /premium

Economista-chefe da Schroders explica porque a saída do Reino Unido irá ditar "mudanças profundas" no equilíbrio de poderes entre liberais e protecionistas. Isto, claro, se o Brexit não for cancelado.
Música

Tina Turner faz 80 anos, mas ninguém acredita /premium

9335
É uma das maiores intérpretes de sempre da música popular e sopra as velas nesta terça-feira. Retirada desde 2009, onde pára Miss “hot legs”?
Ensino Secundário

Só 28% dos alunos do profissional têm idade ideal /premium

Quase 15% dos estudantes do profissional tem 3 ou mais anos do que o esperado. No ensino regular, a tendência é oposta: 72,9% dos alunos tem a idade considerada adequada. Chumbos explicam números.
Educação

8 escolas que estão a mudar o ensino em Portugal /premium

820
Alunos que trabalham em projetos que eles próprios definem, escolas sem turmas ou anos escolares e incentivos à autonomia são algumas das ideias que já estão a ser postas em prática — e com sucesso.
Educação

Licenciados. Homens fazem baixar média de Portugal /premium

323
Objetivo é chegar a 2020 com 40% dos adultos com uma formação superior. Homens estão em queda, nos 24,1%. Cursos para professores são os que mais caem no espaço de uma década.
Investigação Organizações

Outros poderes. O exame à Ordem dos Advogados  

443
Como funcionam as organizações mais poderosas do país? De onde vêm as receitas? Quem manda? A quem prestam contas? A Ordem dos Advogados é a primeira de uma série de artigos de investigação.
Música

Do bairro e do hip hop, Plutonio chegou ao mundo

303
É um dos fenómenos do hip-hop nacional e tem um novo álbum: "Sacrifício". Ouvimos o disco e estivemos com ele no Bairro da Cruz Vermelha, onde cresceu e onde toda a gente o trata por "Dudu".
25 de Novembro

O 25 de Abril só foi em Novembro? /premium

3017
O dia em que Rosa Coutinho e Otelo deram lugar a Eanes e Jaime Neves faz parte de uma história que não é fácil de contar, mas que é fundamental para perceber o atual regime. Ensaio de Rui Ramos.
Jorge Jesus

Venda Nova: viagem à terra de Jorge Jesus /premium

103
No bairro onde tem os adeptos mais fiéis, há quem lembre as viagens para trazer medicamentos para a mãe ou o dia em que recusou ir jogar à bola "porque já tinha posto o creme para as borbulhas".
Livros

O mal, a liberdade e a revolução por Hannah Arendt /premium

107
A edição recente de "Sobre a Revolução" e "Pensar sem Corrimão" levam-nos de volta ao pensamento de Hannah Arendt, pelas suas ideias inesperadas e por ser mais do que um nome mediático.
Entrevista

Elefante Branco. "Aos 30, esquece, já eram velhas” /premium

1634
Foi porteiro da boîte por 22 anos e nunca falou sobre isso. Agora, Manuel Ribeiro conta tudo em livro. A jornalista que o escreveu tem recebido telefonemas de figuras públicas: "Têm medo de aparecer".
História

Os nomes do que comemos: o que é o bafo-de-dragão? /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Livros

"Grande Sertão": o "monstro" de Guimarães Rosa /premium

Um dos mais importantes romances brasileiros, "Grande Sertão: Veredas" tem nova edição em Portugal. Falámos com Silviano Santiago, que nos guiou por rios e afluentes rumo ao coração negro do Brasil.
PSD

Ataques e defesas no primeiro round das diretas /premium

Rui Rio foi ao ringue do Fundão sem atacar diretamente os adversários. Montenegro deu golpes duros, mas houve no público quem não gostasse. Pinto Luz ficou, como sempre, ao meio.
Lisboa

Arroios é mesmo o “bairro mais cool do mundo”? /premium

119
A distinção resulta de uma votação da revista Time Out a nível internacional. Mas para lá do que torna o bairro cool, o que é que está por resolver nesta zona de Lisboa que não aparece nos rankings?
Futebol

Jesus antes de ser conhecido: "Intimidava!" /premium

Três jogadores recordam como foi trabalhar com Jorge Jesus no início da carreira do treinador, entre Estrela, V. Setúbal e Belenenses: de achar que era "o melhor do mundo" aos "gritos e braços no ar".
Brexit

Anulado por Boris, o que se segue para Farage? /premium

De impulsionador do referendo do Brexit a empecilho para a saída da UE. É assim que muitos no Partido Conservador veem Farage, que foi anulado por Boris Johnson. Mas a sua influência ainda pode durar.
Orçamento do Estado

Impostos. As opções que mexem no seu bolso em 2020 /premium

122
Os juros dos depósitos e as rendas vão mesmo ser englobados no IRS? O aumento dos escalões é, de facto, adiado para 2021? E há ou não redução do IVA da energia?
Corrupção

"Réus podem recorrer até morrerem de velhos" /premium

10408
Álvaro Santos Pereira alerta para a possibilidade de os arguidos dos casos BPN, Marquês e BES poderem morrer antes do trânsito em julgado. E defende a execução de penas após duas decisões judiciais.
Polícia

Manifestação. Quem são e o que querem os polícias? /premium

293
A manifestação marcada para esta quinta-feira conta com o apoio do Movimento Zero, um grupo anónimo que alguns ligam à extrema-direita. As secretas estão atentas, mas os sindicatos desvalorizam.
Prisão

As histórias de quem vive com os filhos na prisão /premium

124
Parecem reclusas como as outras, mas na sua cela há espaço para uma cama extra: aquela onde dormem os filhos. A sua companhia suaviza a prisão, mas temem o dia em que vão ter de os libertar.
PSD

Uma troika entre quem costuma "rule the world"

Rio fez um discurso em alemão, Rangel teve de fazer um pitch para ver se continua vice-presidente do PPE e Merkel deu um abraço de consolação a Weber.
PSD

"Não me vejo a assumir um cargo europeu"

135
Rui Rio, em entrevista ao Observador, diz que já não está em "franja etária" que permita aventura europeia. Quer é ser primeiro-ministro. Líder do PSD diz ainda que Merkel será difícil substituir
PCP

O cerco da PIDE a José Mário Branco, o "Bento" /premium

360
Detido em casa dos pais às 7h30 da manhã por atividades subversivas, foi o preso 25222. Tinha 19 anos, mas só ao fim de um mês na cadeia do Aljube admitiu num interrogatório as ligações ao PCP.
Canábis

"Em poucos anos, a canábis vai notar-se no PIB" /premium

432
Em entrevista, Eurico Castro Alves, ex-presidente do Infarmed, agora com interesses em empresas do setor, fala do potencial da canábis medicinal – para a economia e, sobretudo, para os doentes.
Vegetarianismo

Vegetarianos radicais portugueses de há 100 anos /premium

282
Os vegetarianos portugueses de há 100 anos eram radicais. Tinham um jornal próprio, hotéis, termas e hospitais “vegetarianos”. Alguns só comiam fruta e frutos secos.
Música

José Mário Branco: "Muito mais vivo do que morto" /premium

105
Dizia que não se tinha casado com a música, era seu "amante". Esteve preso e exilado, nunca escreveu por escrever, zangou-se e reconciliou-se com o fado e acabou "mestre" dos mais novos.
Conflito na Síria

Síria. "Erdoğan abriu as portas a jihadistas" /premium

168
Nazira Goreya é síria, cristã e defensora feroz da região autónoma do nordeste do país, controlada pelos curdos, agora sob ataque. "Enfrentamos as mesmas atrocidades que já enfrentámos com o Daesh."
Google

E se em 90 minutos conseguisse ter mais confiança? /premium

Esteve em Lisboa, na Web Summit, e lembrou a importância de dedicar um dia por semana a fazer a diferença. Falámos com Anna Vainer, a mulher que a partir da Google criou o projeto #IamRemarkable.
Banca

Revolut. "Os bancos levam-vos o couro e o cabelo" /premium

295
Entrevista. Presidente da Revolut diz que "os bancos se aproveitam da iliteracia financeira" da maioria das pessoas. E diz-se confiante de que irá "encontrar uma maneira" de fazer acordo com a SIBS.
Justiça

As contradições de Bruno Jacinto no tribunal /premium

Bruno Jacinto foi o único a querer falar mas fugiu das mensagens Whatsapp (que o contradizem) num dia 1 do julgamento de Alcochete onde um carro, uma nova juíza e um antigo líder tornaram-se figuras.
Guia Michelin

"Confirmo que há um inspetor Michelin português" /premium

José Vallés é o novo responsável máximo por quem dá e tira as famosas estrelas na Península Ibérica. Numa oportunidade única, o Observador falou com ele sobre critérios, polémicas e o futuro.
Sporting

As 94 mensagens para planear o ataque a Alcochete /premium

880
Os 44 suspeitos do ataque à Academia do Sporting, entre eles Bruno de Carvalho, combinaram tudo via WhatsApp. A juíza que os vai julgar autorizou que trabalhem e estudem, mesmo em prisão domiciliária.
Livros

De' Medici: “Foi terrível crescer nesta família" /premium

401
Descendente direto da mais poderosa família renascentista da Europa, Lorenzo de' Medici acaba de publicar o primeiro romance em português. Como é ser um Médicis nos dias de hoje?
Doenças Contagiosas

450 anos depois de Lisboa, a peste volta a ameaçar /premium

1662
Em 1569, Lisboa sofreu o maior surto desde a Peste Negra. Agora, a doença reemerge e ameaça. A bactéria está a tornar-se resistente a antibióticos. E há países a desenvolver armas biológicas com ela.
Sociedade

Fomos ao último cinema pornográfico de Lisboa /premium

221
Abriu em 1975 pela mão de um conhecido empresário da noite e não passou só fitas para adultos. Na semana passada foi notícia: um idoso morreu na plateia a ver um filme. Esta é a história do Cinebolso.
Livros

Teremos de viver sempre com a guerra? /premium

137
Um livro do politólogo Jonathan Holslag oferece uma panorâmica sobre 3000 anos de história e tenta compreender a razão de “um planeta que sempre ansiou pela paz não ser capaz de a preservar”.
História

The Crown: porque nos interessamos pela monarquia? /premium

233
Este domingo, dia 17, chega à Netflix a terceira temporada de The Crown, a popular série da Netflix sobre a família real inglesa. A monarquia já não é o que era mas continua a ser fascinante. Porquê?
Astronomia

Cosmólogo Carlo Rovelli: "O LSD abriu-me a mente" /premium

150
A inspiração em Hawking, a teoria que harmoniza o mundo, a juventude rebelde e as experiências psicadélicas. O cosmólogo Carlo Rovelli está em Lisboa e fala sobre o passado, o presente e o futuro.
Amor

Do "terramoto" ao "trauma": o guia para o divórcio /premium

O que acontece antes de tomar a decisão de se separar. Como e quando contar aos filhos. Que apoio esperar dos amigos e familiares. E quando refazer a vida. Entrevista com a psicóloga Cláudia Morais.
Sporting

PSP não tira claques, Sporting vai para a Justiça /premium

Sporting passou "batata quente" da saída das claques de Alvalade para autoridades mas PSP nada podia fazer sem haver uma queixa. Clube avança para a Justiça mas resolver um problema pode criar outro.
Pseudociência

Quem continua a acreditar que a Terra é plana? /premium

941
Para os defensores da Terra Plana, todos mentem: os astronautas, os cientistas, os media. São normalmente solitários e idosos. Mas também youtubers. E já ganham muito dinheiro com as suas teorias.
Exploração Espacial

"A Voyager definiu o que fiz no resto da vida" /premium

Carolyn Porco procurou o significado da existência nas religiões, mas acabou por encontrá-la na Astronomia. Carl Sagan foi responsável por abrir a porta de um caminho que levaria a muita descobertas.
Ordem dos Médicos

Oito anos de queixas e malformações. O que falhou? /premium

266
Mais de dez queixas contra a clínica e o médico do bebé sem rosto. Mas a Ordem e a Entidade Reguladora da Saúde dizem que não lhes compete fiscalizar a atividade dos médicos. Como se chegou aqui?
Minas

12 pistas para não se perder no labirinto do lítio /premium

A corrida ao "ouro branco" e os contratos polémicos geram o primeiro embaraço político do Governo. No meio do ruído à volta da exploração de lítio, ficam 12 perguntas e respostas para não se perder.
Lifestyle

A moda, a idade e o preconceito da sociedade

Decorreu no auditório do Observador, a primeira conversa do projeto “A Moda Desconstruída” que juntou algumas convidadas para discutir a forma como somos condicionados no modo de nos vestirmos.
Crime

Mãe tentou impedir que bebé fosse salvo do lixo /premium

782
A juíza que pôs Sara na prisão explicou ao Supremo Tribunal o que a levou a acreditar que houve uma premeditação e que a jovem queria matar o filho. Veja a reconstituição das 17 horas do crime.
Ensaios do Observador

Corrupção. Como proteger os denunciantes? /premium

483
Proteger os denunciantes é uma das formas mais eficazes de melhorar o combate à corrupção. O que é feito lá fora e o que podíamos fazer cá? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças
Corrupção

Como Lalanda conseguiu dominar o negócio do sangue /premium

720
Ex-líder da farmacêutica Octapharma foi acusado de alegadamente ter corrompido o ex-líder do INEM, uma médica e uma farmacêutica para ganhar o domínio de um negócio de mais de 120 milhões de euros.
Estados Unidos da América

Impeachment. 3 respostas sobre o que espera Trump /premium

As câmaras de TV ligaram-se e o espetáculo começou com as audiências abertas do processo de destituição de Trump. Quem são as testemunhas? Que diferença podem fazer? 3 respostas sobre o impeachment.
Entrevista

Carlos Moedas: "A geringonça estagnou as reformas" /premium

865
Com o fim do mandato como comissário europeu, Carlos Moedas volta agora a Portugal. Em entrevista a Maria João Avillez, critica a geringonça, defende as virtudes da UE e fala do seu futuro no PSD.
Tecnologia

“Não precisamos de um robô com aparência humana" /premium

Kriti Sharma é uma voz em ascensão na área tecnológica: uma das sub-30 mais promissoras segundo a Forbes, um dos "Jovens Líderes" das Nações Unidas e fundadora da ONG britânica "AI for Good".
Administração Pública

As 5 batalhas da ministra da Função Pública /premium

208
Carreiras por rever, salários por atualizar. Alexandra Leitão estreou-se nas reuniões com os sindicatos da Função Pública e pela frente tem várias batalhas — algumas deixadas pelo anterior Governo.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Montepio

Tavares está a vasculhar passado do Montepio /premium

170
Carlos Tavares mandou fazer auditoria interna a créditos ruinosos à Casa da Sorte (como Félix Morgado também já tinha feito). Tomás Correia não gostou de saber. Relação entre os dois gelou há semanas.
Espanha

A noite eleitoral espanhola numa casa sem acordos /premium

O pai, Carlos, é unionista. O filho, Carles, é independentista. Com a televisão ligada e comida na mesa, discutem Espanha, Catalunha e muito mais. Este é o relato da noite eleitoral na casa dos Saez.
Espanha

7 opiniões rápidas sobre as eleições espanholas /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Manuel Villaverde Cabral, Diana Soller, Diogo Noivo e Filomena Martins analisam a curta vitória do PSOE, a subida do Vox e o novo bloqueio.
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Livros

Os segredos, os excessos e a glória de Elton John /premium

Como a década de 70 deu tudo e ao mesmo tempo quase tirou tudo a Elton John. O Observador faz a pré-publicação da autobiografia do músico inglês, que é publicada em Portugal a 14 de novembro.
História

Os nomes do que comemos: dos feijões às ervilhas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Música

“Tenho desafiado a morte de uma forma louca" /premium

Atua na próxima quinta-feira no Coliseu dos Recreios e em dezembro na Figueira da Foz. Em 2020 chegará aos 70 anos mas está "aí para as curvas". Uma longa entrevista com Jorge Palma, sem tabus.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Festas

O São Martinho, o Halloween e as castanhas /premium

O Halloween vem do All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos) e é muito semelhante à celebração celta do Samhaeen e uma reminiscência do Samhaeen. O magusto também deriva de velhas tradições.
Concertos

Os palcos já não têm o homem da cidade 

259
Carlos do Carmo disse adeus aos palcos. Marcelo chamou-lhe Príncipe Republicano. Costa e Medina homenagearam-no. Guterres aplaudiu. Ele brincou com Centeno. Ficou o obrigado num Coliseu esgotado.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989 /premium

127
A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Luxo

Novidades e clássicos do luxo na Madeira  /premium

Fomos de iate às Desertas e vimos um chef preparar uma refeição gourmet para um amigo de quatro patas. Conheça estas e outras ofertas extravagantes para conhecer a tempo do Natal e Reveillón.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

257
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Crime

Como a PJ encontrou a mãe do bebé deixado no lixo /premium

333
A mulher suspeita de abandonar o filho recém nascido vivia numa tenda junto a Santa Apolónia há cerca de um ano. Justificava a sua barriga com problemas intestinais. A PJ descobriu-a em três dias.
Espanha

O PP está de volta. O problema será o que se segue /premium

Após o pior resultado eleitoral de sempre da história do partido, o PP surge agora reinventado, com um Pablo Casado moderado e presidenciável. As sondagens dizem que está a resultar. Mas até quando?
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Web Summit

Os nossos 11 Óscares da Web Summit /premium

Melhor ator, melhor atriz, melhor filme, melhor realizador e até a melhor banda sonora. A Academia Observador reuniu e escolheu os 11 ilustres que, em 2019, levam as estatuetas douradas para casa.
Crime

Como a PJ desvendou cinco casos de bebés mortos /premium

Como é que estas cinco mulheres esconderam a gravidez? Como justificaram que tenham asfixiado os bebés logo a seguir ao parto? E como é que foram apanhadas e condenadas? As sentenças ajudam a explicar
Catalunha

Orgulho e preconceito num comício do Vox /premium

273
O Vox surpreende e já vai em 3.º nas sondagens. Por uma razão: Catalunha. Mas é exatamente ali que o partido de Abascal tem as piores boas-vindas: "Fora, fascistas, dos nossos bairros", ouve-se.
Exposições

Robin Fior: o inglês impaciente /premium

O Museu Gulbenkian inaugura uma exposição dedicada ao designer, activista e agente de propaganda política que com trabalho feito entre Inglaterra e Portugal deixou legado e influência .
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Cinema

"Não sou famoso, tenho é um apelido conhecido" /premium

Antigo programador e administrador cultural, é o protagonista do filme “Technoboss”. Em entrevista, fala de representação, elogia o mandato de Carrilho e diz que a Cultura é governada por palpites.
Televisão

Judite Sousa. Conquistas, desgostos e polémicas /premium

Anunciou esta quarta-feira a saída da TVI. Os principais episódios da vida e da carreira de Judite Sousa, que chegou à RTP com 18 anos e se habituou a ser notícia, nem sempre pelos melhores motivos.
Espanha

Viagem à aldeia mais independentista da Catalunha /premium

Em L'Esquirol, a unanimidade em torno da independência lembra a Coreia do Norte: 97,4%. "Está no nosso ADN", diz o autarca. Mas também há unionistas — e alguém andou a tirar símbolos independentistas.
Mercado de Trabalho

Paixão no trabalho? Como as empresas põem travão /premium

151
Pode iniciar uma relação com um colega? A empresa pode despedi-lo? Se for a tribunal, ganha? O CEO da McDonald's demitiu-se. Em Portugal, a lei impede restrições, mas há empresas que tentam na mesma.
Espanha

Quiseram tudo e agora podem ficar sem nada /premium

Em 2015, Ciudadanos e Podemos enterraram o bipartidarismo e desde então a política em Espanha nunca mais foi a mesma. Mas, quatro anos depois, estão aquém dos seus maiores sonhos. O que falhou?
Crime

Um BMW, os amigos e o dinheiro do Turismo do Norte /premium

284
A investigação continua, mas com o ex-presidente do Turismo do Norte preso o MP decidiu avançar com a acusação contra 29 arguidos. Todos eram amigos de Melchior Moreira. Ou trabalhavam com ele.
Caso José Sócrates

Sócrates: "O dinheiro da minha mãe vinha do cofre" /premium

11982
O ex-primeiro-ministro teve de esclarecer os mais de 100 mil euros em férias pagos por Carlos Santos Silva e o dinheiro vivo que a mãe guardava num cofre e lhe dava desde sempre.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Estados Unidos da América

"Ataram-me, vendaram-me e apontaram-me uma arma" /premium

John Limbert é um dos 52 americanos que estiveram 444 dias sequestrados na Embaixada dos EUA em Teerão. 40 anos depois, recorda tudo sem rancor. "É bom poder olhar para trás", diz ao Observador.
Web Summit

Os 19 oradores que tem mesmo de ver na Web Summit /premium

189
De Snowden ao responsável pela tecnologia da Casa Branca, à CEO da Wikipedia ou à ex-diretora da Cambridge Analytica. Nem o filho de Will Smith escapou à lista que fizemos para a Web Summit.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Web Summit

Dylan, Trump e os CEO que só se "embebedam" /premium

117
As pressões externas, os SMS ameaçadores, as situações mais embaraçosas e os tweets e emails que já enviou por engano. Fizemos 47 perguntas ao fundador da Web Summit, mas nem todas tiveram resposta.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Escapadinhas

Casa Fortunato. O hotel onde até os donos vivem  /premium

441
Em meados de outubro foi considerado o "melhor hotel de 2019" pela Mr. & Mrs. Smith. Na Casa Fortunato, em Lisboa, há nove quartos onde pernoitar e um labrador de três anos armado em concierge.
A página está a demorar muito tempo.