O médico não tem problemas em contrariar os colegas ou os decisores políticos se achar que as afirmações não foram baseadas em ciência. E desafia os opositores da ciência a provarem que está errado.
A propósito da celebração da Liberdade, Nuno Costa Santos ouviu o que algumas figuras pensam sobre o pluralismo: a capacidade de aceitar e rebater as convicções dos outros sem os desconsiderar.
Virou costas à Coreia do Norte sem saber que não voltaria. Caiu na prostituição antes de ir para a Coreia do Sul. Diz que as negociações com os EUA são uma fachada. E sabe como combater o regime.
Shane O'Doherty tornou-se terrorista do IRA aos 15 anos. Especializou-se em bombas: feriu 30 pessoas e quase provocou uma explosão em Downing Street. Nesta entrevista conta como se arrependeu.
Defensores do amor livre, criaram comunas na linha de Cascais. O líder, suspeito de abuso de menores, morreu na Caparica. História do polémico grupo religioso que tinha uma "estratégia ibérica".
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Tolentino Mendonça, que orientou o retiro anual do Papa Francisco, lembra a infância e juventude entre Angola e Madeira e conta como preparou em segredo, durante três meses, as meditações para o Papa.
É dos homens que mais tempo passou no espaço. Viu a guerra na Ucrânia começar ao lado de russos. Teve cancro e diz que se o soubesse iria na mesma. Porque acredita na ciência e acha que encontrou Deus
A segunda temporada da série espanhola da Netflix já arrancou. E vem aí a terceira. O Observador falou com um negociador da PSP para perceber quais as técnicas usadas com este tipo de assaltantes.
Há 276 mil artérias com 82 mil nomes distintos no país. Um passeio pela toponímia do país, da Rua Atlântida ao Largo da Cerveja, passando por Sá Carneiro, Cunhal e Salazar. Ensaio de Rui Passos Rocha.
Autor de "Querido Banana", lançado esta semana, o escritor luso-americano fala do passado nos Açores e do futuro em Lisboa, daqui a um mês, entre bacalhaus, açordas e pastéis
Os primeiros anos de vida passou-os no hospital. Foi retirada da escola e viveu longe da família. Agora está no Cinema São Jorge todos os dias. Esta é a história de Maria Manuel da Purificação Reis.
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
O centro de fornecedores em Oeiras, o momento viral em que levou o avô ao Benfica e conselhos para trabalhar na empresa. Entrevista de Bernardo Correia, responsável da Google Portugal, ao Observador.
O vestido, as flores, o bolo e os convidados. A um mês do casamento entre o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle reunimos todos os pormenores da boda "very british" do ano.
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Há 10 anos, Marta e Paulo foram para Londres. Foi lá que fundaram a marca de moda que já lhes valeu um prémio de 300.000€. Rihanna já usou, mas o orgulho está na produção: é tudo feito em Portugal.
Banqueiro iraniano em Malta foi preso nos EUA e arrisca pena de 125 anos. Estava a ser investigado por repórter assassinada. Ministério Público diz que lavou dinheiro vindo de contas em Portugal.
Em entrevista ao Observador, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. Resulta daí um retrato doloroso — e várias críticas à comunidade internacional.
Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
Um raio que atingiu o avião da equipa, uma premonição e os jogadores que andam aos beijinhos. Na Mata ninguém passa, diz a música que ninguém sabe onde nasceu. Este é o Caldas e o Jamor é o destino.
Discreto, afável e fã dos Beatles, o novo Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, troca a farda militar pelas calças de ganga. Mas a mudança histórica pode não passar de cosmética.
Porque é que a ala pediátrica do São João está por construir há anos? A resposta, que inclui rivalidades locais e a paralisia de três governos, está na nova rubrica do Observador "Onde o Estado falha"
No 25º Congresso da JSD, Salvador Malheiro e Marques Mendes foram protagonistas secundários. Houve traições, ataques pessoais, tensão — e copos. E seria uma quiche caseira a dominar as conversas.
O advogado Ricardo Sá Fernandes escreve sobre a condenação do ex-Presidente do Brasil, os casos Mensalão e Lava Jato: "É inaceitável querer transformar este caso numa sublevação do Estado de Direito".
João Pedro George leu os obituários publicados a propósito da morte do fundador do Frágil e do Lux. Depois procurou demonstrar que há uma lógica social nestes relatos individuais. E explica porquê.
Em 1768 morria na miséria, em Nápoles, Nicola Porpora, compositor e pedagogo cujas óperas tinham colhido aplauso pela Europa fora. 250 anos depois, a Decca faz-lhe justiça com dois discos.
César Peixoto, o expoente máximo da expressão 'o sonho comanda a vida': em três anos, passa de campeão da 3ª divisão para a conquista da Liga dos Campeões. Dispensado pelo Porto, é campeão no Benfica.
Ainda mal tinha arrancado o projeto e um incêndio numa máquina do laboratório ia condenando o negócio ao falhanço. Agora querem levá-lo mais longe, tão longe como a alimentação dos bebés.
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
A segurança é um jogo onde se está mais perto da vitória pelo trabalho de antecipação: o Observador foi perceber o trabalho da Polícia no dia em que os três grandes se juntam em Lisboa à mesma hora.
O cozinheiro oficial da Casa Real Sueca falou com o Observador sobre um pouco de tudo: do "desapontamento" de ir ao Noma à forma de equilibrar uma estrela Michelin e os caprichos de um monarca.
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Mariana van Zeller é correspondente da National Geographic. Nasceu em Lisboa, vive nos EUA e trabalhou em mais de 50 países. Histórias que contou ao Observador - sem esquecer imigração, droga e Trump.
Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
O Observador organizou um debate no WhatsApp entre os dois candidatos à liderança da JSD, que se decide este fim de semana. Houve denúncias de ingerência da direção de Rio e de Marques Mendes.
Jim Costa é um dos três congressistas luso-descendentes nos EUA. Quando, em 2012, ouviu as televisões referirem-se a Portugal (e outros países em crise na Europa) como PIIGS, levou a coisa "a peito".
De nadadora de alta competição do Sporting a radar de Costa no Governo. Mariana Vieira da Silva tem um apelido conhecido no PS que diz "dificultar afirmação". É uma das principais conselheiras do PM.
Catarina Marcelino, ex-secretária de Estado da Igualdade, conta como foi feita a nova lei da identidade de género e destaca a sua importância. "Há países onde se têm cometido erros de mutilações".
O Observador foi à procura de quem melhor faz a histórica pizza que nasceu no século XVIII, foi uma das primeiras a ser criada e continua a ser uma das mais populares. Preparem os guardanapos.
John Bolton, um dos ideólogos da guerra do Iraque na era Bush, entrou para a equipa de Trump há dias. É conhecido como um "falcão" sem medo de polémicas. Irá empurrar Trump para uma guerra na Síria?
O novo disco e a ideia de que "é possível exportar esta música". As mudanças em Lisboa e como isso também é inspiração. A cultura em Portugal e o quase fim da banda. Os Dead Combo falam de tudo.
É nos municípios do distrito de Faro que os preços e as rendas das casas estão mais desfasados dos salários locais. Descubra se é melhor comprar ou arrendar no seu concelho.
O 25 de Abril, os dias como chefe de gabinete de Mário Soares, ou as memórias de Sá Carneiro. Uma entrevista histórica de Maria João Avillez no dia do lançamento de "Na Prática a Teoria é Outra".
O multimilionário mais jovem do mundo senta-se esta terça e quarta-feira no Congresso dos EUA com um problema de 87 milhões de pessoas por resolver. Vamos desculpar outra vez o "rapaz prodígio"?
Uma nova exposição celebra a vida intemporal de um dos mais importantes fotolivros de sempre. Vasco Rosa escreve sobre as imagens, os autores e a mostra que inaugura no Museu de Lisboa.
A violação do segredo de justiça tornou-se uma rotina. Mas que condições a podem legitimar? E quais são os seus limites? Este ensaio revê o que está em causa - e ajuda a colocar os pratos na balança.
Alvalade falou: Nascente e Poente proferiram cânticos, a Central assobiou, a Sul apoiou. Quem? Bruno de Carvalho, que lamenta a ingratidão mas não sai. Agora, qual é o norte do Sporting para o futuro?
Ricardo Rangel Gomes, militar do CEP, preso a 10 de abril de 1918, escreveu sobre a sua vida na Frente Ocidental. O Observador revela e publica pela primeira vez o seu “Dicionário de Campanha".
A polémica com os concursos da DGArtes tem-se ficado pelas contas, mas vale a pena examinar a evolução de aspectos da criação artística e das condições que a tornaram possível ao longo da história.
Um número rasurado, Whatsapps sobre o “chefe” e a “madame”, um porteiro que diz que “todos sabiam” que triplex era de Lula. São algumas das provas que chegaram para condenar o ex-Presidente do Brasil.
No Brasil Lula é preso depois de duas condenações e antes de esgotar todos os recursos. É um abuso? Nos EUA, Canadá ou Inglaterra seria preso ao fim da primeira. Análise jurídica de Nuno Gonçalo Poças
É só rir na Madeira. E a culpa nem é da poncha. Nem das nikitas. É de Jokanovic, que chega ao Funchal para jogar um ano e já lá está há 25, entre uns treinos na Luz e um contrato com o Sporting.
O novo romance de Carlos Alberto Machado tem um "PM" corrupto, metido em "offshores, pontes, têgêvês, auto-estradas e outlets megalómanos". Mas também tem russos, tiros e um polícia intelectual.
Sim, Johann Sebastian Bach, esse mesmo. Uma imperdível caixa de 12 CDs gravados pela Musica Antiqua Köln mostra a vertente orquestral e de câmara do compositor e a sua arte do concerto.
Um grupo de assalto precisa de pessoas com diferentes dinâmicas. Álex Pina percebeu isso quando escolheu os actores para a sua série. Ora veja quem são eles na vida real no dia de estreia da II parte.
Houve cortes em juros e subsídios, despesas por fazer, mas também houve poupanças e mais impostos cobrados. Voltaram a ser os mesmos a pagar a fatura: saiba quem, em cada uma das áreas e ministérios.
De nome praticamente consensual no sector da Cultura até à contestação total. Miguel Honrado é tido como o verdadeiro ministro da Cultura e todos os dedos apontam para ele. Aguentará a crise política?
Gilmar Mendes, juiz do Supremo Tribunal do Brasil que votou contra a prisão de Lula, recusa ser seu "comparsa", como foi acusado. "Eu e o PT é agua e óleo", garante em entrevista ao Observador.
Votou a favor da liberdade de Lula e correu para apanhar um avião para Lisboa, onde tem casa e já foi insultado. Tudo para estar com Marcelo. Quem é Gilmar Mendes, o juiz mais polémico do Brasil?
Começou a carreira em Portugal e conta que usou armas reais, até carregadas, na rodagem de "A Casa de Papel", que tem novos episódios na Netflix esta sexta-feira. Entrevista a Pedro Alonso, o Berlín.
Vivem na Buraca, na Cova da Moura, no Zambujal, no Bairro da Serafina. Com o projeto Acorde Maior, passaram as férias da Páscoa a aprender música no Village Underground. Há concerto esta sexta às 17h.
Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.