Especiais

Presidente Trump

Quem são os migrantes à espera de entrar nos EUA? /premium

Começaram a viagem, a pé, em outubro e agora já estão na fronteira com os EUA. Durante a longa marcha, disse-se que eram famílias em fuga do crime, criminosos e até terroristas. Onde está a verdade?
Bombeiros

O que separa bombeiros e Governo /premium

A Lei Orgânica da Proteção Civil foi a última gota e provocou uma guerra entre bombeiros e Governo. Depois do boicote à comunicação de ocorrências, Jaime Marta Soares promete protestos mais duros.
Startups

Taxify: "O sucesso resume-se a trabalho árduo" /premium

Tem 24 anos e é o CEO europeu mais jovem de uma empresa unicórnio (vale mais de mil milhões de dólares). Com o Observador, falou da "lei Uber", de Silicon Valley, da Europa e dos planos para o futuro.
Lifestyle

O Natal no ponto alto de Lisboa

Iluminações, decorações, uma árvore de Natal e um presépio sem igual. Assim é o Natal no Amoreiras Shopping Center, cheio de luz e harmonia, como a época assim o requere.
PS

Delegação do PS informada do desvio de fundos /premium

288
Carlos Zorrinho, chefe da delegação do PS em Bruxelas, é uma das três testemunhas indicadas na denúncia à PGR. Ex-assessor de eurodeputados diz que informou um "responsável da delegação em 2016".
Reino Unido

Brexit. As três dúvidas de um dia de ziguezagues /premium

Theresa May trocou as voltas aos deputados, adiou a votação sobre o Brexit e espera agora conseguir mais concessões dos europeus enquanto ganha tempo. Conseguirá? No Reino, a confusão está instalada.
Internet

Nativos digitais, cozido à portuguesa e polémicas 

Estes foram alguns dos temas debatidos na conferência sobre os 30 anos do domínio de topo português, o .pt, organizado pela Associação DNS.PT, que juntou nativos a migrantes digitais. Curioso?
Entrevista

"Rio deve viabilizar governo PS para reformar" /premium

279
Em entrevista, Jardim diz que Rio precisa de tempo para vingar, critica Costa mas defende que PSD deve viabilizar governo se for preciso. E diz que está em marcha proposta para "regionalizar" o país.
Educação

Em Lousada, os alunos também mandam na escola /premium

705
O projeto chama-se República dos Jovens e faz com que esta escola funcione de forma semelhante à Assembleia da República. Todos têm voz e a opinião dos alunos influencia as decisões da direção.
Teatro

"Ninguém calava o Nicolau Breyner, nem a censura" /premium

Na semana em que António-Pedro Vasconcelos estreia um filme sobre o Parque Mayer, o Observador conversa com o empresário Hélder Freire Costa, histórico produtor do Maria Vitória.
Livros

Europa: esta Torre de Babel vai aguentar? /premium

225
O 2.º volume da história da Europa por Ian Kershaw retrata um continente que, após um período inédito de paz e prosperidade, se vê enredado num novelo de crises – cujo resultado poderá ser a implosão.
Música

Marante: o cantor romântico que foi craque da bola /premium

472
Na música é um cantor de amores, no futebol era o número 7 que enchia a ala esquerda do campo de Vidal Pinheiro. Do Salgueiros aos discos de ouro e platina, Marante conta a sua história de êxitos.
Futebol

O submundo que explica as barras bravas argentinas /premium

River e Boca estão em Madrid para um "Superclasico" que foge da violência em Buenos Aires. Mas será possível fugir dos adeptos mais radicais? Retrato do submundo das barras bravas na Argentina.
Ano Novo

As pontes e feriados de 2019 para fazer planos

252
Há tantos feriados com possibilidade de fazer ponte como os que calham ao fim de semana. A três semanas do Ano Novo, explore o calendário 2019 e saiba como aproveitar ao máximo as férias.
União Europeia

Origami, o poliglota Costa e o Locke espanhol /premium

246
Em dois dias de Congresso em Lisboa, os socialistas europeus definiram Portugal como um modelo a seguir na Europa. De volta levaram um origami e a esperança num "eixo socialista" na Europa.
Autismo

Fact Check. Células estaminais tratam autismo? /premium

192
Vistas como tratamento milagroso para várias doenças, as células estaminais têm resultados ainda modestos. No autismo faltam provas da eficácia. Criança portuguesa participou em terapia experimental.
Música

Punk, rap e ativismo: a história dos Beastie Boys /premium

544
De putos tolos e inconvenientes a grupo com consciência sócio-política. Os Beastie Boys são um dos exemplos mais inspiradores de evolução da música pop. E escreveram um livro que conta tudo.
Teatro

"Aos 13 anos fui detido por colar cartazes" /premium

167
Aos 60 anos, Miguel Guilherme já fez tudo como ator. Agora, está no Teatro Aberto, com "A Verdade" e "A Mentira", e no cinema, em "Parque Mayer". Uma entrevista sobre trabalho, a idade e felicidade.
Escritores

Olivier Rolin: "A morte é um grande adversário" /premium

125
Visitou os 4 cantos do mundo. Esteve na América, na Ásia e agora está em Portugal para escrever. Olivier Rolin, o celebrado autor francês que acha Proust irritante, falou com o Observador em Cascais.
Vinho

Bairrada. Uma região à boleia de uma casta?  /premium

515
Tintos, brancos e espumantes. A diversidade da Bairrada é inegável, mas há uma uva na boca e nos copos de tantos. "Versátil", "identitária" e "única". Baga: muito se diz e mais se bebe.
Huawei

Huawei, confiar ou não confiar? Eis 6 respostas /premium

A comissão europeia diz “cautela”. A Altice reitera protocolos. O governo não se pronuncia. Os EUA dizem "não". A China pede a libertação de Wanzhou. Em 6 perguntas, explicamos o novo caso Huawei.
Serviços prisionais

Greve. O que querem os guardas prisionais? /premium

343
Greve do maior sindicato começou no dia 1, pode prolongar-se até ao fim do ano e está a criar grandes dificuldades nas cadeias. Guardas pedem mudanças nos horários, nas carreiras e nos salários.
Greve

Greves. Veja os calendários de dezembro e janeiro /premium

392
Progressões na carreira, vencimentos e melhores condições de trabalho estão entre as principais reivindicações de profissionais da saúde, justiça e transportes. Conheça aqui os calendários das greves.
PSD

Como Malheiro está a tentar controlar o PSD /premium

559
A divisão interna na direção do PSD vai além das divergências públicas. "O ambiente na sede é cada dia pior", relata um dirigente próximo de Rio. Malheiro e Silvano disputam o controlo do aparelho.
Associação Mutualista

Votação no Montepio. As suspeitas e as acusações /premium

103
Milhares de votos em circuitos obscuros, listas que não podem fiscalizar o processo, terreno inclinado para quem já lá está. Desta vez será diferente?
República Centro Africana

"Seria uma sorte" ter mais portugueses na RCA /premium

162
Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Ter mais homens no terreno "faria a diferença".
Educação

"O Google pode tornar-se a arma de um ditador" /premium

105
E.D. Hirsch tem dedicado a vida a pensar a educação. Contracorrente, defende que a única forma de eliminar as desigualdades é dar a todas as crianças um currículo baseado no conhecimento clássico.
Espanha

A incrível sobrevivência da Constituição espanhola /premium

A Constituição de Espanha faz 40 anos. São poucas as constituições que tanto tempo se aguentaram perante tantos desafios — desde um golpe falhado, ao independentismo crónico. Até quando será assim?
Chefs

Jantar com os melhores e uma toalha de 6200 euros  /premium

O Observador esteve em Nova Iorque, no jantar do ano: os 3 chefs dos 3 melhores restaurantes do mundo vieram ajudar quem mais precisa numa refeição de beneficência onde não faltou nada.
Prisões

A vida de preso na Ala B do EPL /premium

1.841
Celas degradadas, ratos a sair das sanitas, reclusos fechados 22 horas por dia e denúncias de agressões. Há dez anos que os governos tentam encerrar o EPL. Um ex-recluso conta como é viver lá.
Associação Mutualista

O que prometem Correia e os que o querem derrubar /premium

Maioria dos associados já votou, por carta, nas eleições de sexta-feira. Eleições não importam só para os associados, porque o Governo já garantiu que "fará tudo" para lhes garantir as poupanças.
Parlamento

Deputada Mercês Borges votou no OE por Feliciano /premium

7.233
Mercês Borges diz que já registou várias vezes colegas que não estavam no hemiciclo. Não sabe "precisar" se o fez por Feliciano, mas diz que, se o fez, "não foi com instinto de maldade ou vigarice."
Parcerias Público Privadas

Tribunal de Contas abre nova auditoria sobre PPP /premium

194
Nova ação de fiscalização surge no seguimento de suspensão de auditoria em 2014. Observador teve acesso a este relatório onde o Governo Passos Coelho é criticado por não respeitar "interesse público".
PSD

PSD: "Risco de definhar é pior que guerra interna" /premium

864
Deputado Miguel Morgado diz que declarações de vice de Rio foram as mais "desastradas" de sempre. Sonha com uma federação das "direitas" e acredita que risco maior do PSD é o de definhar.
Mercados Financeiros

Apple compra a Tesla e mais 9 previsões insólitas /premium

396
E se a Apple comprar a Tesla, a GE falir (e abalar a Netflix), Trump despedir o líder da Fed e a Alemanha cair em recessão? Aí está a nova edição de "Outrageous Predictions" do Saxo Bank, para 2019.
Tecnologia

"A Internet precisa de mudar drasticamente" /premium

Mitchell Baker, responsável pelo Mozilla Firefox, diz ao Observador que "o Chrome já foi o melhor browser", mas agora não é. E que o único lucro que quer é "uma Internet melhor para as pessoas".
Música

Da Afurada ao novo disco: um dia com Abrunhosa /premium

491
"Espiritual" marca o regresso do músico aos álbuns, feito a partir do espaço que lhe serve sempre de inspiração: as duas margens do Douro. Foi por aí que acompanhámos Pedro Abrunhosa.
China

Da China com milhões e uma agenda de influência /premium

191
Visita do Presidente Xi Jinping traz ao topo da agenda os milhões chineses que entraram nas empresas portuguesas. Quais são as contrapartidas? Um debate adiado que é preciso fazer, diz investigador.
Espanha

Vox. Até onde vai o partido dos netos de Franco? /premium

1.359
É contra o aborto e o casamento homossexual, quer construir um muro para travar imigrantes e acabar com a lei que pune a violência de género. Com 12 deputados em Andaluzia, o Vox avança em Espanha.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
China

"Na China todos sabem que estão sempre sob vigia" /premium

469
Maya Wang, da Human Rights Watch, diz que a repressão "disparou" com Xi Jinping. Ao Observador, conta como o Presidente chinês, que visita Portugal esta semana, controla 1,4 mil milhões de pessoas.
Comida

Fomos à caça de trufas em Itália, nós e dois cães /premium

O Observador esteve nos arredores de Pisa, a uma hora de Florença, para conhecer mais sobre a iguaria que todos os anos, por esta altura, aparece na ementa de muitos restaurantes em todo o mundo.
Poesia

Joaquim Manuel Magalhães: poeta não domesticável /premium

402
Depois de quase 10 anos em silêncio e um corte radical na sua poesia, surge agora um novo livro, "Para Comigo", onde promete continuar a afugentar leitores e todos os que querem vasculhar a sua vida.
Genética

As polémicas e as coisas boas da edição genética /premium

154
Um cientista alterou o ADN de bebés para serem imunes ao vírus da sida. É a mais recente polémica da edição genética. O CRISPR trouxe possibilidades nunca exploradas. São promissoras. Mas perigosas.
Música

O homem que sonhava com um piano sem martelos /premium

O ano do 100.º aniversário da morte de Debussy tem sido fértil em edições discográficas, contemplando quer obras consagradas quer raridades e partituras recém-descobertas.
Futebol

Fome de golo – goleadores do futebol português /premium

Novo livro de Rui Miguel Tovar apresenta as histórias dos grandes goleadores que fizeram História no futebol português, de Pinga e Ronaldo passando por Peyroteo, Matateu, Eusébio ou Fernando Gomes.
Música

"Há canções em que não sei se chore se cante" /premium

892
O concerto de Natal que está a preparar no Campo Pequeno, o dia em que Amália ("não há cá dona para ninguém") lhe pediu uma canção e a necessidade de haver "um Uber dos concertos". Rui Veloso no sofá.
Acidentes e Desastres

Muita gente sabia "há muitos anos". O que falhou? /premium

331
Estudos e memorandos mostram que Câmara, empresários, direções regionais e Governo sabiam do perigo, mas não cortaram a estrada. Com as cinco vítimas já resgatadas, é tempo de apurar o que correu mal.
Amor

"Passamos pelo amor como o Alfa por apeadeiros" /premium

948
Amores envelhecidos, adiados, por concretizar. Há mais de 10 anos que Inês Meneses e Júlio Machado Vaz falam na rádio sobre o amor. O programa transformou-se em livro e o livro nesta entrevista.
França

Quem está por detrás dos "Coletes Amarelos"? /premium

599
Trouxeram milhares à rua e protagonizaram confrontos com a polícia — que se repetem este sábado, em Paris. Le Pen e Mélenchon querem ser a voz desta "França esquecida" que ameaça fazer tremer Macron.
Lançamentos

Dulce Maria Cardoso: "Tenho o sonho de ser lida" /premium

442
Sete anos depois de "O Retorno", Dulce Maria Cardoso tem um novo livro. "Eliete" fala sobre a vida normal, a de antes e a de agora, ao mesmo tempo que reflete sobre a identidade. Falámos com a autora.
Sida

Sida. Vacina pode chegar daqui a quatro anos /premium

115
Resultados promissores num ensaio feito na Tailândia abriram caminho para novas experiências. Há, pelo menos, três testes em humanos a começar ou já em curso. Especialistas apontam 2023 como meta.
Ensaios do Observador

Portugal dá boas condições aos cientistas? /premium

Em Portugal há condições para os cientistas trabalharem? Que papel devem ter empresas, universidades e centros de investigação? Dúvidas, anseios e angústias num ensaio de Ricardo Morgado.
Startups

CoolFarm. Como a "Startup do Ano" foi à falência /premium

2.319
Investigação Observador. É mais uma startup que somou prémios mas fechou quase sem vendas e a dever 1 milhão. A história da CoolFarm junta uma boa ideia à "falta de experiência" e "má gestão".
Teatro

LU.CA. Quem faz o novo teatro dos miúdos? /premium

354
O Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, é, desde junho, o mais jovem teatro lisboeta. Abriu portas para receber especialmente os mais jovens. Fomos conhecer a equipa que o põe a funcionar.
Orçamento do Estado

OE2019: Que partido mais contrariou o governo? /premium

O quarto Orçamento da "geringonça" foi aprovado com vários arrufos no namoro e casamentos por conveniência para deixar o PS isolado. O governo já apresentou a fatura: 100 milhões de euros
Orçamento do Estado

Orçamento aprovado de olho posto nas legislativas

Sem surpresas, o Governo foi criticado por todos os partidos, mas o Orçamento do Estado para 2019 está aprovado com os votos da esquerda e do PAN. No horizonte, já se vislumbram legislativas.
Nutrição

As polémicas do nutricionista punido pela Ordem /premium

928
Alexandre Fernandes defende que os traumas levam ao excesso de peso. E que a disfunção eréctil pode provocar "barriga", para que o homem não tenha de se confrontar com o próprio pénis.
Exposições

Eça de Queiroz chegou à Gulbenkian /premium

1.074
Há 130 anos, Eça publicou essa “vaste machine” a que chamou "Os Maias". A Gulbenkian presta-lhe agora homenagem com uma exposição onde coube tudo o que o autor trazia "no saco" — incluindo as lunetas.
Cinema

"Fazer 'Beautiful Boy' foi uma viagem emocional" /premium

"Beautiful Boy" é a vida de David e Nic Sheff: pai e filho, droga, recaídas e amor incondicional. O realizador Felix van Groeningen explicou-nos a importância de contar histórias como esta.
Chefs

Quando os sub-chefs tomam conta da cozinha /premium

310
Como já é hábito, a iniciativa Sangue na Guelra voltou a dar destaque a promissores jovens cozinheiros num jantar Young Chefs With Guts. O Observador esteve lá e mostra-lhe como foi.
Orçamento do Estado

OE: Chumbo nos pombos e nos sacos de plástico

O que passou e o que chumbou no último dia de especialidade do Orçamento: há mais um escalão no adicional do IMI, os sacos de plástico afinal não ficam mais caros, taxa de proteção civil cai de vez.
PS

Investigado desvio de fundos de funcionário do PS /premium

5.280
Funcionário do PS suspeito de desviar 20 mil euros de subsídios pagos em dinheiro vivo pelo Parlamento Europeu para viagens de eleitores. Desvio ocorreu em 2014/2015 mas irregularidades têm mais anos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)