787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Em 2002, Marcelo já não era presidente do PSD e Trump ainda era apresentador de um reality show
i

Em 2002, Marcelo já não era presidente do PSD e Trump ainda era apresentador de um reality show

LUSA

Em 2002, Marcelo já não era presidente do PSD e Trump ainda era apresentador de um reality show

LUSA

19 coisas que mudaram no mundo, no desporto e em Portugal desde a última vez em que o Sporting foi campeão

Trump, Marcelo, CR7, Armstrong. Há 19 anos, o mundo, Portugal e o desporto eram bem diferentes: desde o VAR aos sacos de plástico, passando pelo Acordo Ortográfico e pelo Europeu que a Seleção venceu.

Foram 19 anos. De 2002 a 2021, passaram 19 anos. Três jogadores campeões pelo Sporting não eram nascidos. O Euro tinha sido implementado. Os smartphones não existiam. Há 19 anos, o mundo, Portugal e o desporto eram muito diferentes: desde Cristiano Ronaldo, que ainda estava em Alvalade, Donald Trump, que era apresentador de um reality show, e as lojas Blockbuster, que estavam espalhadas pelo mundo inteiro. As 19 grandes diferenças desde que o Sporting foi campeão pela última vez.

Donald Trump

US-POLITICS-DEPARTURE-TRUMP

AFP via Getty Images

Donald Trump

Mostrar Esconder

É talvez o exemplo por excelência. Em 2002, Donald Trump era uma figura pública, um bilionário, presidente da The Trump Organization e dono de praticamente toda a indústria da Miss Universo, incluindo os concursos de Miss America e Miss Teen USA. Estava prestes a estrear o reality show “The Apprentice”, que o tornou ainda mais famoso que apresentou até 2015, altura em que começou a preparar a candidatura à nomeação Republicana às eleições do ano seguinte.

Em 2021, Donald Trump é o antigo presidente dos Estados Unidos, que nas eleições de 2016 derrotou Hillary Clinton e liderou o país até ao passado mês de janeiro. No espaço de 19 anos, foi de bilionário e apresentador de um reality show a um dos homens mais poderosos do mundo, ocupando a Casa Branca ao longo de quatro anos, muitas polémicas e um dos períodos mais conturbados da história recente dos Estados Unidos. Falhou a reeleição em novembro, perdendo as eleições para Joe Biden, sobreviveu a dois impeachments e vive atualmente em Mar-a-Lago, Palm Beach, longe do panorama público.

José Sócrates

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, após prestar declarações no âmbito do processo Operação Marquês, no início do debate instrutório, no Campus de Justiça, em Lisboa, Portugal, 04 março 2020. A Operação Marquês conta com 28 arguidos – 19 pessoas e 9 empresas -, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o banqueiro Ricardo Salgado, o empresário e amigo de Sócrates Carlos Santos Silva e altos quadros da Portugal Telecom e está relacionado com crimes de corrupção, ativa e passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal. TIAGO PETINGA/POOL/LUSA

TIAGO PETINGA/LUSA

José Sócrates

Mostrar Esconder

Em 2002, José Sócrates acumulava as pastas do Ambiente e do Ordenamento do Território e do Equipamento Social no XIV Governo Constitucional, liderado por António Guterres: o primeiro, desde o início da legislatura; o segundo, por delegação de funções de Eduardo Ferro Rodrigues, que assumiu o cargo na sequência da demissão de Jorge Coelho depois da tragédia de Entre-os-Rios.

Em 2021, José Sócrates é antigo primeiro-ministro, antigo secretário-geral do PS e antigo presidente do Conselho Europeu. Foi líder do Governo de 2005 a 2011, altura em que apresentou a demissão depois da rejeição do IV Programa de Estabilidade e Crescimento na Assembleia da República, para o combate à recessão económica, algo que levou ao resgate do Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Em novembro de 2014, foi detido e indiciado por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências, no âmbito da Operação Marquês. Ficou em prisão preventiva até setembro de 2015 e, no mês passado, soube que irá a julgamento por seis dos 31 crimes de que era acusado.

Brexit

BRITAIN-POLITICS-EU-BREXIT

AFP via Getty Images

Brexit

Mostrar Esconder

Em 2002, o Reino Unido fazia parte da União Europeia, tendo integrado a organização predecessora, a Comunidade Económica Europeia, em 1973.

Em 2021, o Reino Unido saiu da União Europeia há mais de um ano, tornando-se o primeiro país a deixar a organização desde que esta foi criada. Pressionado pelos grupos eurocéticos, o então primeiro-ministro David Cameron convocou um referendo à permanência na União Europeia: 51,9% dos eleitores votaram a favor da saída e Cameron demitiu-se. Depois de vários avanços e recuos, que incluíram duas eleições gerais, a demissão de Theresa May e a eleição de Boris Johnson, o Brexit entrou oficialmente em vigor no dia 1 de fevereiro de 2020, tendo decorrido o período de transição até dezembro desse mesmo ano.

Casamento gay

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Casamento gay

Mostrar Esconder

Em 2002, em Portugal, os direitos LGBT tinham três principais parágrafos: a descriminalização da homossexualidade, vigente desde 1982; o direito ao serviço militar, vigente desde 1999; e o reconhecimento de relações entre pessoas do mesmo sexo, através de união de facto, vigente desde o ano anterior. Ou seja, há 19 anos, um casal homossexual ainda não podia casar no nosso país e não existiam quaisquer leis que protegessem os cidadãos de eventual discriminação no local de trabalho ou em qualquer outra área da sociedade.

Em 2021, o casamento entre casais do mesmo sexo é legal desde 2010, há mais de uma década. As primeiras leis antidiscriminatórias foram aprovadas em 2003 e 2004 e, desde 2005, a adoção e a co-adoção por parte de casais homossexuais também é permitida. No que toca à legislação LGBT, a decisão mais recente data de 2016 e indica que “qualquer mulher, seja casada ou solteira, heterossexual, bissexual ou homossexual, pode recorrer à Procriação Medicamente Assistida”.

Família Real britânica

Members Of The Royal Family Attend Events To Mark The Centenary Of The RAF

WireImage

Família Real britânica

Mostrar Esconder

Em 2002, a rainha Isabel II celebrou o Jubileu de Ouro, assinalando os 50 anos do reinado. O príncipe Carlos ainda não era casado com Camilla Parker-Bowles, William tinha 20 anos e estudava na Universidade de St. Andrews e Harry tinha 18 e completava ainda o ensino secundário em Eton College. O ano ficou marcado, principalmente, pela morte da princesa Margaret, irmã da rainha, em fevereiro, e da Rainha Mãe, no mês seguinte.

Em 2021, Isabell II já leva quase 70 anos no trono e tornou-se a primeira monarca britânica a alcançar o Jubileu de Safira, relativo aos 65 anos de reinado. No passado mês de abril e depois de 73 anos de casamento, perdeu o marido, o príncipe Philip, que morreu aos 99 anos. Carlos é casado com Camilla há mais de 15 anos e assume cada vez mais o lugar da mãe em eventos oficiais. William casou em 2011, com Kate Middleton, e tem três filhos, George, Charlotte e Louis. Harry casou em 2018 com Meghan Markle, que está grávida do segundo filho depois de ter tido Archie em 2019: ambos deixaram de ser membros séniores da família real em janeiro do ano passado, mudaram-se para os Estados Unidos e deram recentemente uma longa entrevista a Oprah Winfrey, revelando o interior da Firma como nunca ninguém havia feito antes.

Facebook

Facebook CEO Mark Zuckerberg Testifies At Joint Senate Commerce/Judiciary Hearing

Getty Images

Facebook

Mostrar Esconder

Em 2002, Mark Zuckerberg tinha começado a estudar em Harvard. Tinha cadeiras relacionadas com psicologia e ciência computadorizada e fazia parte da fraternidade Alpha Epsilon Pi. Tinha sido sempre um aluno acima da média, com especial interesse em matemática, astronomia, física e literatura clássica, gostando particularmente das odisseias gregas e latinas.

Em 2021, Mark Zuckerberg é uma das pessoas mais poderosas e influentes do mundo e foi considerado, pela revista Forbes, o quinto mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 103 mil milhões de dólares. Em 2003, a partir do dormitório de Harvard e em conjunto com quatro colegas, criou o FaceMash, o predecessor do Facebook, que acabaria por se tornar a maior rede social do mundo. Atualmente, o Facebook é também o dono do WhatsApp e do Instagram. Os últimos anos foram marcados por alguns escândalos relacionados com a privacidade e a política de tratamento de dados que o Facebook adota, com Zuckerberg a ter sido chamado ao Congresso dos Estados Unidos para responder a perguntas sobre a bomba da Cambridge Analytica.

Os três Papas

L'OSSERVATORE ROMANO/EPA

Os três Papas

Mostrar Esconder

Em 2002, João Paulo II era Papa há 24 anos, desde 1978. Foi o primeiro Papa não italiano desde o século VI e era praticamente unânime entre a comunidade da Igreja Católica.

Em 2021, Francisco é Papa há oito anos, desde 2013. Depois da morte de João Paulo II, em 2005, o Cardeal Joseph Ratzinger sucedeu-lhe enquanto Bento XVI. Em 2013, aos 86 anos, Bento XVI tornou-se o primeiro Papa a resignar desde Gregório XII, em 1415, e o primeiro fazê-lo por iniciativa própria desde Celestino V, em 1294. Na altura, justificou a decisão com a “falta de força na mente e no corpo” devido à idade avançada. Jorge Bergoglio foi o eleito para ser o Papa seguinte, enquanto Francisco, e tornou-se o primeiro Santo Padre sul-americano. O papado do argentino tem sido marcado por uma certa modernização da Igreja, abrindo-se a porta à possibilidade de as mulheres poderem celebrar missas ano futuro, assim como de um maior combate aos escândalos de abusos sexuais e pedofilia em paróquias no mundo inteiro.

Barack Obama

Pete Souza

Barack Obama

Mostrar Esconder

Em 2002, Barack Obama tinha acabado de ser reeleito para o Senado do Estado do Illinois, nos Estados Unidos. Tinha começado a carreira política em 1996, depois de se licenciar em Ciência Política em Columbia e em Direito em Harvard, e já começava a angariar apoios para tentar uma candidatura ao Senado norte-americano. Era casado com Michelle Obama há uma década e era já pai de Malia e Sasha.

Em 2021, Barack Obama é um ex-presidente dos Estados Unidos depois de ter sido o 44.º a ocupar a Casa Branca. Eleito em 2008, vencendo o Republicano John McCain, tornou-se o primeiro negro a ser presidente norte-americano e ganhou o Nobel da Paz logo no ano seguinte, principalmente pelos discursos de união e pacificação que fez durante a campanha. Reeleito em 2012, contra Mitt Romney, teve um mandato de oito anos muito marcado pelo fim da Guerra do Iraque e pela captura e assassinato de Osama bin Laden, líder da al-Qaeda. Apoiou Hillary Clinton nas eleições de 2016 e foi sempre um ávido crítico de Donald Trump, reaparecendo de forma pública no último ano, principalmente, para apoiar a candidatura do agora presidente Joe Biden, que tinha sido o seu vice.

Acordo Ortográfico

Sara Matos

Acordo Ortográfico

Mostrar Esconder

Em 2002, Portugal regia-se pelo Acordo Ortográfico de 1945, assinado em outubro desse ano entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras.

Em 2021, Portugal rege-se pelo Acordo Ortográfico de 1990. Assinado nesse ano, tem objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2004, depois de recuperar a independência do território, também Timor-Leste aderiu ao Acordo. A nova ortografia foi ratificada em maio de 2008 pela Assembleia da República, entre uma enorme discussão pública e vozes contra e a favor diametralmente opostas, e entrou oficialmente em vigor em maio de 2015, depois de um período de transição obrigatório.

Harvey Weinstein

JUSTIN LANE/EPA

Harvey Weinstein

Mostrar Esconder

Em 2002, Harvey Weinstein era co-fundador da Miramax e um dos produtores mais bem sucedidos de Hollywood. Tinha conquistado um Óscar em 1998, com “Shakespeare in Love”, e tinha acabado de ser nomeado para outro, com “Gangs de Nova Iorque”. Tinha estado envolvido em sucessos como “Pulp Fiction”, “O Bom Rebelde” e “Chocolat” e vencido também vários prémios Tony por peças de teatro como “The Producers”.

Em 2021, está preso numa cadeia de segurança máxima depois de ter sido considerado culpado de abuso sexual e violação. Condenado a 23 anos de prisão, só poderá ser libertado em 2039, quando já tiver 87 anos. Harvey Weinstein foi acusado de abuso e assédio sexual por cerca de 80 mulheres no final de 2017, sendo de imediato afastado da The Weinstein Company, que tinha fundado, e da Academia. As alegações deram origem ao movimento #MeToo, que se espalhou pelo mundo inteiro, e o produtor acabou por ser detido e formalmente acusado de violação em maio de 2018.

Sacos de plástico

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Sacos de plástico

Mostrar Esconder

Em 2002, todos os supermercados e hipermercados davam sacos de plástico ilimitados para os clientes transportarem as compras.

Em 2021, todos os sacos de plástico são pagos nos supermercados e hipermercados e o uso de sacos reutilizáveis é aconselhado. Em 2015, através da Lei da Fiscalidade Verde, os consumidores portugueses passaram a levar os próprios sacos reutilizáveis para as compras — sendo a alternativa pagar 10 cêntimos mais IVA por cada saco de plástico. De acordo com Pedro Lago, diretor de Sustentabilidade do Continente, só neste hipermercado existiu uma redução de 90% no consumo deste tipo de sacos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, entre 2013 e 2017 os portugueses reduziram o uso do plástico em 14 mil toneladas. A partir de 2023, vão acabar também os sacos transparentes ultraleves que são normalmente utilizados para a fruta, os legumes e o pão.

Blockbuster

The Weinstein Company And Blockbuster Make Rental Release Agreement

Getty Images

Blockbuster

Mostrar Esconder

Em 2002, as lojas Blockbuster estavam espalhadas pelo mundo inteiro e permitiam alugar filmes — primeiro em cassetes VHS, depois já em DVD.

Em 2021, as lojas Blockbuster já não existem. Depois de atingir um pico em 2004, onde chegou a ter quase 10 mil estabelecimentos no mundo inteiro e perto de 85 mil funcionários, a Blockbuster não resistiu à crise e ao aparecimento de plataformas de streaming como a Netflix. Depois de quebras gigantescas de faturação, a empresa abriu insolvência em 2010 e fechou praticamente todas as lojas até 2019. Só uma permanece aberta: na cidade de Bend, no Estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante uma visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) em Melgaço,11 de maio de 2021. HUGO DELGADO/LUSA

HUGO DELGADO/LUSA

Marcelo Rebelo de Sousa

Mostrar Esconder

Em 2002, era comentador televisivo e antigo presidente do PSD. Tinha deixado de o ser em 1999, quando se demitiu, encerrando consigo a nova Aliança Democrática que tinha sido formada no anterior com o CDS de Paulo Portas. Antes tinha sido secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares de Francisco Pinto Balsemão.

Em 2021, é o atual Presidente da República. Foi eleito em janeiro de 2016, depois de uma campanha pouco intensa e sem cartazes nas ruas, e venceu principalmente António Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias e Maria de Belém. Foi reeleito no passado mês de janeiro, superando Ana Gomes e André Ventura, com 60,7% dos votos, tornando-se o primeiro candidato presidencial a vencer em todos os concelhos do país.

Cuba

Castro Leads Massive Anti-U.S. Demo

Getty Images

Fidel Castro

Mostrar Esconder

Em 2002, Fidel Castro era ainda o líder cubano, posição que ocupava desde a revolução de 1959, primeiro como primeiro-ministro e depois como presidente do Conselho de Estado.

Em 2021, o líder cubano é Miguel Díaz-Canel, que se tornou o secretário-geral do Partido Comunista no passado mês de abril, na sequência da demissão de Raúl Castro. É o primeiro líder de Cuba, desde 1959, que não pertence à família Castro. Fidel começou a delegar algumas tarefas presidenciais em 2006, devido a alguns problemas de saúde, e acabou mesmo por demitir-se de todos os cargos que ocupava dois anos depois, sucedendo-lhe o irmão, Raúl. O histórico líder cubano morreu em novembro de 2016, aos 90 anos.

Túnel do Marquês

Túnel do Marquês

Mostrar Esconder

Em 2002, Pedro Santana Lopes, então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, garantia que o Túnel do Marquês iria ficar pronto num prazo máximo de 33 meses, custando 15 milhões de euros. O prolongamento do Túnel das Amoreiras até ao Marquês de Pombal tinha sido uma promessa eleitoral de Santana Lopes na altura da candidatura, no ano anterior.

Em 2021, o Túnel do Marquês é uma das principais artérias para o centro da cidade de Lisboa. Contudo, só foi inaugurado em 2007, três anos depois do prazo inicialmente estipulado, e custou mais 40% do que o originalmente indicado, chegando aos 27 milhões de euros. Adjudicado em junho de 2003, deveria ter sido inaugurado em agosto de 2004 mas uma providência cautelar do então vereador José Sá Fernandes acabou por provocar uma paragem nas obras até janeiro de 2005. A saída para a Avenida António Augusto de Aguiar só foi aberta em 2012 e vários estudos realizados entretanto garantem que a obra tem vários erros de construção: o túnel é demasiado longo e o declive é demasiado acentuado.

VAR

epa08762902 Serbian referee Srdjan Jovanovic disallows a goal of Real Madrid after cosulting the VAR during the UEFA Champions League group B soccer match between Real Madrid and Shakhtar Donetsk at Alfredo Di Stefano stadium in Madrid, Spain, 21 October 2020.  EPA/JUANJO MARTIN

JUANJO MARTIN/EPA

VAR

Mostrar Esconder

Em 2002, as equipas de arbitragem de futebol eram compostas pelo árbitro principal, por dois árbitros assistentes e por um quarto árbitro.

Em 2021, o VAR ou vídeoárbitro é uma componente importante do futebol. Inicialmente testado na liga holandesa, na MLS dos Estados Unidos e em particulares internacionais, o projeto sofreu um empurrão significativo quando Sepp Blatter deixou o comando da FIFA e foi substituído por Gianni Infantino, já que o primeiro era contra a introdução de tecnologia no futebol. O VAR chegou à maioria das ligas europeias entre 2017 e 2018, estreou-se nas grandes competições de seleções no Mundial 2018 e foi introduzido na Liga dos Campeões em 2019/20. Em Portugal, a estreia aconteceu na final da Taça de Portugal de 2016/17, em que o Benfica venceu o V. Guimarães.

Seleção Nacional

Portugal v France - Final: UEFA Euro 2016

Getty Images

Seleção Nacional

Mostrar Esconder

Em 2002, a Seleção Nacional não foi além da fase de grupos do Campeonato do Mundo da Coreia do Sul e do Japão depois de golear a Polónia mas perder com os Estados Unidos e a anfitriã Coreia do Sul. Em seis participações em fases finais de grandes competições, Portugal ainda não tinha ido além do terceiro lugar no Mundial de 1966 e das meias-finais alcançadas no Euro 1984 e no Euro 2000.

Em 2021, a Seleção Nacional é ainda a campeã europeia em título. Em 2016, no Campeonato da Europa organizado em França, Portugal venceu a seleção anfitriã na final de Paris e conquistou o primeiro troféu da história da Seleção. Éder fez o golo decisivo, já no prolongamento, e foi o herói de um grupo liderado por Fernando Santos e com o contributo óbvio de Cristiano Ronaldo. A conquista portuguesa, ainda em vigor devido ao adiamento do Euro 2020, acabou por vingar a final de 2004, em Lisboa, quando Portugal perdeu com a Grécia.

Lance Armstrong

Cycling 2004 - Tour de France - Stage 16

Corbis via Getty Images

Lance Armstrong

Mostrar Esconder

Em 2002, Lance Armstrong venceu o Tour de França pela quarta vez consecutiva e era considerado o melhor ciclista de todos os tempos, altamente respeito pelos pares mas também pela opinião pública exterior à modalidade, principalmente pelo facto de ter superado um cancro no início da carreira.

Em 2021, Lance Armstrong é considerado uma das maiores fraudes do desporto internacional. Depois de vencer sete vezes consecutivas o Tour e ainda ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, o norte-americano perdeu todos os títulos e reconhecimentos em 2012, quando foi considerado culpado de utilizar substâncias proibidas ao longo de quase toda a carreira. Depois de muitos anos a negar todas as alegações, Armstrong acabou por assumir o uso de doping em janeiro de 2013, numa entrevista a Oprah Winfrey. Foi considerado pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos o líder do “programa de doping mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido que o desporto alguma vez viu”.

Cristiano Ronaldo

Real Madrid v Deportivo Alaves - La Liga

Getty Images

Cristiano Ronaldo

Mostrar Esconder

Em 2002, Cristiano Ronaldo estreou-se pela equipa principal do Sporting. Lançado por László Bölöni, fez o primeiro jogo contra o Sp. Braga, em setembro, e marcou os primeiros golos cerca de um mês depois, com um bis frente ao Moreirense.

Em 2021, Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de sempre e já conquistou cinco Bolas de Ouro. Depois da saída para o Manchester United, logo em 2003, deu nas vistas em Inglaterra e saltou para o Real Madrid em 2009, onde conquistou praticamente tudo e tornou-se um autêntico ídolo para os merengues. Foi o capitão que levou Portugal à vitória no Euro 2016 e em 2018, logo depois do Mundial da Rússia, transferiu-se para a Juventus. Persegue ainda o recorde de Ali Daei, para se tornar o melhor marcador da história em seleções nacionais, é o jogador com mais golos nas competições europeias de clubes, o único jogador a ter marcado em quatro fases finais de Europeus e o único jogador que foi o melhor marcador da Liga dos Campeões em seis épocas consecutivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora