Reino Unido vota a favor do Brexit

Os mais ricos, jovens e urbanos queriam ficar, os mais pobres e com menos estudos quiseram sair: o Reino Unido votou a favor da saída da União Europeia.

WILL OLIVER/EPA

Marcelo é o novo Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa não há hipóteses e vence as presidenciais à primeira volta com um total de 52% dos votos.

JOSÉ COELHO/LUSA

Bob Dylan vence Nobel da Literatura

Foi uma das grandes surpresas da edição de 2016: Bob Dylan venceu o Nobel da Literatura “por ter criado novas expressões poéticas na tradição da canção americana”. “É um grande poeta na grande tradição poética inglesa”, explicou-se

DOMENECH CASTELLO/EPA

O maior engarrafamento de sempre

Foi em outubro de 2015, na China, entre as cidades de Shenzhen e Pequim: na altura da “Golden Week”, gerou-se um engarrafamento de mais de dois mil quilómetros, que demorou mais de dois dias a ser escoado.

ADRIAN BRADSHAW/EPA

Nove anos e meio, chegamos a Plutão

A 14 de julho de 2015, 50 anos depois da primeira missão não-tripulada interplanetária rumo a Marte da NASA, a sonda New Horizons chega a Plutão nove meses e meio depois para entender esse planeta tão distante

António Guterres chega à ONU

No final de 2016, Portugal volta a estar representado ao mais alto nível com a escolha de António Guterres para secretário-geral da ONU, sucedendo a Ban Ki-moon.

PETER SCHNEIDER/EPA

Portugal ganha mais uma medalha nos Jogos

O Brasil recebeu os Jogos Olímpicos de 2016, onde Portugal conseguiu mais uma medalha na maior competição desportiva mundial: Telma Monteiro conseguiu ganhar o bronze na categoria de -57kg de judo.

INÁCIO ROSA/LUSA

António Costa é o novo primeiro-ministro

Depois da derrota nas eleições, a vitória nas conversas e negociações: em novembro de 2015, António Costa, secretário-geral do PS, toma posse como primeiro-ministro num governo com apoio de esquerda

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Um novo modus operandi de terrorismo na Europa

De Nice a Berlim, passando por Londres e Estocolmo, a Europa foi alvo de uma série de ataques terroristas com camiões e carros a atropelar várias vítimas em locais de grande afluência.

HANNAH MCKAY/EPA

El Chapo, o mais procurado, foi detido

Era uma das figuras mais procuradas do Mundo. O chefe do cartel Sinaloa foi apanhado, fugiu, conseguiu andar a enganar as autoridades mas acabou por ser de novo agarrado e extraditado para os Estados Unidos.

AFP/Getty Images

Facebook compra Whatsapp

Na altura em que o Benfica somava “tris” nem existiam, agora que alcançou o tetra já não vivemos sem eles: em 2014, o Facebook comprou o Whatsapp, num negócio que terá envolvido 22 mil milhões de dólares.

Getty Images

Impeachment de Dilma no Brasil

Após um clima particularmente conturbado marcado por muitas manifestações, o Senado brasileiro condenou Dilma, em agosto de 2016, no processo de impeachment, por ter cometido crimes de responsabilidade na condução financeira do governo.

Antonio Lacerda/EPA

O ano mais quente de sempre

Se a luta entre Benfica e Sporting estava a escaldar na Primeira Liga, as temperaturas no mundo também não pararam de subir e, pela terceira vez consecutiva, atingiu-se em 2016 um novo recorde de ano mais quente de sempre.

HUGO DELGADO/LUSA

Portugal sagra-se campeão europeu de seleções

Foi com este fantástico pontapé de Éder que Portugal ganhou à França no prolongamento da final do Campeonato da Europa de seleções, que se realizou em território gaulês. Islândia, Áustria, Hungria, Croácia, Polónia e País de Gales foram os outros adversários na prova.

Mike Hewitt/Getty Images

Emmanuel Macron lidera França

O movimento En Marche!, liderado por Emmanuel Macron, foi o grande vencedor das presidenciais francesas de 2017, vencendo na segunda volta das eleições a candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen. Macron é o mais novo de sempre no cargo.

CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA

Papa Francisco visita Fátima

Foram pouco menos de 24 horas mas a um ritmo acelerado e com emoções intensas: o Papa Francisco esteve em Portugal dois dias, 12 e 13 de maio, e proclamou santos os pastorinhos Francisca e Jacinto Marto. Estiveram 500 mil pessoas presentes em cada um dos dias.

HENRIQUE CASINHAS / OBSERVADOR

Brasil sofre a maior humilhação no Mundial

Era a Copa do Mundo mais aguardada no Brasil, que recebia a edição de 2014. A jogar melhor ou pior, a canarinha lá ia superando metas até que se cruzou com a Alemanha nas meias-finais: 7-1 foi o resultado final de uma competição ganha pelos germânicos frente à Argentina.

AFP/Getty Images

EUA e Cuba, mais de 50 anos depois

Mais de cinco décadas depois, Barack Obama e Raul Castro anunciaram em 2016 o restabelecimento das relações democráticas entre Estados Unidos e Cuba após dois anos de sucessivas aproximações dos dois países.

ALEJANDRO ERNESTO/EPA

Pinto da Costa leva quatro anos de jejum

Desde agosto de 2013 que o FC Porto não conquista nenhum título no futebol, naquele que é o maior jejum de sempre de Pinto da Costa em 35 anos de presidência nos dragões.

ESTELA SILVA/EPA

A Guerra das Estrelas está de volta

40 anos depois, a saga que prendeu centenas de pessoas à porta do Chinese Theater, em Hollywood, para o primeiro filme prepara-se para o oitavo capítulo, que chegará no final do ano com o nome “Star Wars: Os últimos Jedi”.

IMDB

Donald Trump torna-se presidente dos Estados Unidos

O que muitos considerariam impossível em maio de 2014, quando o Benfica ganhou o primeiro de quatro Campeonatos consecutivos, aconteceu mesmo e não foi num reality show: após vencer Hillary Clinton, Donald Trump sucedeu a Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

Chip Somodevilla/Getty Images

Há água em Marte

Foi outra das grandes novidades que, daqui a muitos e muitos anos, ainda estará a dar que falar: segundo foi iniciado em setembro de 2015 pelo diretor da NASA, Jim Green: “Marte não é o planeta seco que pensávamos. Em certas circunstâncias, existe água líquida lá”.

ESA via Getty Images

Rússia anexa Crimeia

Foi o momento de maior tensão entre Rússia e Ucrânia, que ainda hoje causa polémica em episódios que nada têm a ver com a política como o que aconteceu no Festival da Eurovisão: no final de 2014, a Rússia decidiu anexar a Crimeia.

VADIM KUDINOV/EPA

Jorge Jesus muda-se para o Sporting

Depois do bicampeonato na Luz, Jorge Jesus muda-se para o rival Sporting no Verão de 2015. Foi uma das transferências mais marcantes do futebol português este século, mas a verdade é que tudo continua na mesma: o Benfica vai em quatro Campeonatos…

ANTONIO COTRIM/LUSA

Ronaldo já vai em quatro Bolas de Ouro

Enquanto o Benfica ganhava o tetra por cá, Cristiano Ronaldo tinha o melhor momento lá fora: ganhou duas Champions (e este ano vai à final), o Europeu de seleções e somou mais duas Bolas de Ouro. Vai nas quatro, a uma de Messi. Algo que no início de 2018 pode ficar empatado.

ANGEL MARTINEZ – FRANCE FOOTBALL/EPA

A maior gaffe de sempre nos Óscares

“E o vencedor é… La La Land! Ups, afinal não. E não, não estamos a brincar: o vencedor é o Moonlight”. A cerimónia dos Óscares tenta inovar de ano para ano, mas trocar o nome do melhor filme do ano em plena cerimónia nunca tinha acontecido como este ano.

AARON POOLE / AMPAS/EPA

Phelps, o maior entre os maiores

Em Londres, bateu o recorde de medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, teve um período de total descontracção (até em demasia) mas nunca parou de nadar. Michael Phelps tinha passado à reforma. Foi pai. E quis voltar. Voltou tão forte que, em 2016, ganhou cinco ouros e uma prata.

MARTIN BUREAU/AFP/Getty Images

Escândalos de corrupção no futebol

Joseph Blatter é o rosto mais visível de uma série de processos de corrupção que culminaram com o afastamento de muitos dirigentes das estruturas de topo do futebol, como o líder da FIFA e o presidente da UEFA, Michel Platini.

AFP/Getty Images

Sobral, o Salvador da canção no Festival

Salvador Sobral conseguiu algo inédito para Portugal: a primeira vitória no Festival da Eurovisão da canção, que se realizou este ano na Ucrânia. No final, explicou a diferença para a vitória: a música não é fogo de artifício, é um sentimento. Ele teve. E todos nós também.

SERGEY DOLZHENKO/EPA

A paz chegou à Colômbia

Foi um dos grandes acontecimentos internacionais de 2016: o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia assinaram um acordo de paz que veio colocar termo a um longo conflito. Juan Manuel Santos, presidente do país (à esquerda na foto), recebeu o Nobel da Paz.

AFP/Getty Images

Portugal faz primeiro transplante de coração artificial

O primeiro implante de um coração artificial realizado com sucesso em Portugal foi feito no hospital de Santa Marta, em março deste ano, e esteve a cargo da equipa do cirurgião José Fragata.

MAREK ZAKRZEWSKI/EPA

O vídeo-árbitro chegou. E vem para Portugal

As experiências com o apoio das novas tecnologias aos árbitros continuam a suceder-se em provas internacionais, depois do Mundial de Clubes de 2016. Na próxima temporada, a Primeira Liga terá recurso ao vídeo-árbitro em todos os encontros

HUGO DELGADO/LUSA

Panama Papers e outros tantos…

Estes últimos quatro anos foram marcados pelos muitos escândalos financeiros, que foram rebentando em Portugal e no mundo. O “Panama Papers” é apenas um dos casos de corrupção e fuga ao fisco que envolvem empresas, políticos e personalidades de relevo mundial.

Getty Images

O problema dos ataques informáticos

O Benfica queixou-se disso, o Sporting já o tinha feito. A pirataria informática chegou com força e ainda esta semana, no dia 12, um vírus deu origem a cerca de 100 mil ataques em 99 países que Europol classificou como um ataque informático sem precedentes.

AFP/Getty Images

A morte de Eusébio

Foi um dos momentos mais marcantes nesta caminhada do Benfica para o tetra e ainda agora Luisão não se esqueceu de fazer essa referência: a morte de Eusébio, a 5 de janeiro de 2014. Milhares e milhares de pessoas estiveram um pouco por todo o lado no último adeus ao King.

GUILHERME VENÂNCIO/LUSA

E nasceu o Observador!

A 19 de maio de 2014, um mês depois da conquista do primeiro título que levou ao inédito tetracampeonato do Benfica, nasceu o Observador. Ao longo de quase três anos, muitas foram as personalidades que já passaram pela nossa redação como Fernando Santos.

HUGO AMARAL/OBSERVADOR