Dark Mode 194kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia
i

O coletivo Nü Coworking Criativo, que se dedica aos trabalhos manuais, está a promover um workshop online de introdução à arte cerâmica

© Nü Coworking Criativo/Facebook

O coletivo Nü Coworking Criativo, que se dedica aos trabalhos manuais, está a promover um workshop online de introdução à arte cerâmica

© Nü Coworking Criativo/Facebook

Artes manuais, concertos de Natal e comida bósnia: 20 coisas para fazer no fim de semana (antes e depois das 13h) /premium

Cultivar as artes, desfazer-se de objetos antigos, praticar exercício físico ou experimentar outras gastronomias. Reunimos 20 ideias para aproveitar todos os minutos deste sábado e domingo.

Em mais um fim de semana a duas velocidades, não vai haver razão para desesperar dentro ou fora de casa. Há concertos de Natal para escutar, galerias de arte para visitar e uma nova espécie de tubarão no Oceanário para descobrir durante as manhãs. Se na quarentena aproveitou para fazer uma arrumação à casa e encontrou objetos aos quais já não dá uso, há uma feira onde estes podem encontrar um novo dono. No caso de se tratar de uma peça de roupa pode optar por transformá-la num artigo de moda infantil. E porque as crianças também têm que se entreter, há literatura para descobrir entre muralhas ou para ser escutada em casa.

Pode também apostar nas artes manuais, criando uma peça em barro ou umas alpercatas com um cunho mais pessoal. Já nos comes e bebes, há gastronomia bósnia com garantia Estrela Michelin do cozinheiro Ljubomir Stanisic para experimentar, um bolo rainha que sai fora do tradicional e um curso para fazer boa figura quando abrir uma garrafa de vinho. Tome nota da agenda.

Brunch no World of Wine

Restaurante VP, R. do Choupelo, Vila Nova de Gaia. Sábado e domingo, das 9h às 13h

Para quem gosta de prolongar o pequeno-almoço: o World of Wine (WOW), o quarteirão cultural de Gaia, tem novidades na programação e ao fim de semana estará aberto das 9h às 13h. No restaurante VP, aos sábados e domingos de manhã, haverá um brunch, que inclui iguarias como Ovos Benedict, “French Toast”, Bagels e Crepes. Os visitantes da WOW vão ainda poder espreitar os cinco museus e todas as lojas, sem se preocuparem com o estacionamento, visto que o acesso ao parque estará disponível gratuitamente.

Workshop de Upcycling

R. da Penha de França nº 67 B, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 12h

Para dar novo uso ao velho: se tem peças de roupa que já não usa, mas que não é capaz de deitar fora, a YAY desafia-o a reaproveitar e reinterpretá-las. Umas calças que eram do avô podem ser uns calções do neto ou a camisola da avó transforma-se numas leggings para a neta. Para o efeito, a YAY, a COST e a Uraja uniram forças para a realização de um workshop de upcycling dedicado à moda infantil. O evento terá lugar na loja Uraja e as sessões terão lugar nos dias 19 e 20 de dezembro entre as 10h e as 12h. As inscrições podem ser feitas através do e-mail yaygeral@gmail.com.

“Lisboa entre a crise e hoje”

Lux Frágil, Av. Infante D. Henrique, Armazém A. Sábado, às 10h30. Entrada livre

Para uma conversa sobre a capital e sua imagem: o Lux Frágil recebe “Lisboa entre a crise e hoje: olhares fotográficos” no dia 19 de dezembro. Dedicada à fotografia, esta conversa debruça-se sobre a cidade e os seus reflexos. Catarina Botelho e David Guéniot vão falar sobre olhares e representações de fotógrafos, urbanistas, arquitetos, artistas e habitantes, que contribuíram para a constituição da Lisboa de hoje.

Livros entre muralhas

Castelo de São Jorge, R. de Santa Cruz do Castelo, Lisboa. Sábado, das 11h às 12h30. Bilhetes a 3,5 euros

Para um programa com as crianças: o Castelo de São Jorge dá a conhecer entre as muralhas a aclamada obra de Natal, “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner. Uma história que fala de viagens, de encontros, da família, e da natureza. O programa convida a descobrir o percurso do cavaleiro, os significados das suas viagens e dos pinheiros, num momento de partilha em família. As inscrições devem ser feitas através do 218 800 620 ou do e-mail info@castelodesaojorge.pt.

Bolo Rainha no Cozinha Velha

Restaurante Cozinha Velha, Largo do Palácio Nacional, Queluz. Disponível para take-away

Para adoçar o fim de semana: este Natal o restaurante Cozinha Velha, da Pousada Palácio de Queluz, lança uma nova tradição— o Bolo Rainha D. Maria I. Pinhões, nozes e amêndoas são alguns dos ingredientes obrigatórios deste bolo. Além da estrela da carta, há ainda outros doces tradicionais, disponíveis para take-away. Desde as fatias douradas, ao tronco de Natal, passando pelo Bolo Rei e pelos sonhos, o difícil vai ser escolher. As encomendas devem ser feitas através do 967 771 129 ou do e-mail cozinha.velha@pestana.com.

Feira de Arte de Natal

Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente Pina Manique 35, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 13h

Para se manter solidário com a causa artística: nesta Feira de Arte de Natal promovida pelo Largo Residências há obras à venda de vários artistas (fotografias, pinturas, desenhos, ilustrações, zines), concertos à janela, mostras de cinema e outras atividades culturais. É uma venda coletiva de trabalhos para apoiar os artistas e profissionais da cultura e um convite para celebrar a quadra natalícia com a arte por perto.

Workshop de Cerâmica

Evento online. Sábado, das 15h às 18h

Para colocar a mão no barro mesmo à distância: a Nü Coworking Criativo, um coletivo que se dedica aos trabalhos manuais, está a promover um workshop online de cerâmica para quem ainda conhece pouco desta técnica. Durante a sessão de quase três horas, terá oportunidade para conhecer os tipos e estados de barro, o processo de cosedura, os tipos de moldagem, a sua decoração e pintura. O workshop tem um custo de 35 euros e inclui o envio de um kit para casa, com todos os materiais necessários. As inscrições podem ser feitas através do e-mail nucoworkingcriativo@gmail.com.

Livros ao Ouvido

Disponível online, no SoundCloud, Spotify e iTunes

Para cultivar a literatura nos mais novos: porque há quem prefira ouvir histórias, a equipa do Teatro Luís de Camões escolheu alguns livros da Biblioteca do LU.CA para serem ouvidos. São 17 obras que foram lidas pela equipa para se ouvir em casa ao deitar ou logo pela manhã ao acordar. A playlist “Livros ao Ouvido” está disponível no SoundCloud, Spotify e iTunes.

Aulas de artes marciais

Disponíveis online no Youtube

Para manter a forma física: no início da pandemia, a Academia STAT, dedicada às artes marciais, suspendeu as aulas presenciais nas suas academias em Lisboa, mas criou um programa gratuito de aulas online para alunos e todos os interessados. As aulas estão disponíveis online no canal de YouTube da STAT e com a vantagem de que há vídeos direcionados aos mais novos, para ajudar os pais a entreter a pequenada irrequieta lá de casa.

Dream Gallery: Escape Room

Experiência online em livestreaming. Sessões ao sábado às 17h, 19h e 21h

Para os escapistas: a Safarka criou uma escape room online que pode ser experienciada com mais outras oito pessoas em formato livestreaming, ideal para jogar à distância com amigos ou desconhecidos. O cenário é a Dream Gallery, uma empresa que presta serviços na área de onirologia, um ramo da ciência que estuda e analisa os sonhos. O desafio é desvendar em 40 minutos um sonho. Caso o grupo não seja bem sucedido, será usado como cobaia em experiências. O bilhete (59 euros) pode ser adquirido aqui.

Exposição “Dopamine fast — Mínimo global”

Galeria da Boavista, Rua da Boavista 50, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 12h

Para refletir sobre o mundo digital: a Galeria da Boavista apresenta as esculturas e filmes do artista brasileiro Roberto Winter na exposição “Dopamine fast — Mínimo global”, na qual é examinada a capacidade do ser humano distinguir entre ficção e realidade e de tolerar as consequências das interações que ocorrem no domínio digital e são trazidas à existência psicológica e corporal. A exposição pode ser vista este fim de semana entre as 10h e as 12h.

Música para o Natal na Casa da Música

Av. da Boavista 604-610, Porto. Domingo às 11h. Bilhetes a 7,5 euros

Para se encantar com a música dos contos infantis: a Casa da Música, no Porto, apresenta um ciclo de três concertos para celebrar a quadra festiva. O primeiro concerto “Peças Infantis”, a decorrer no domingo às 11h, apresenta as obras Suite de Pulcinella, de Stravinski, e Ma mère l’ Oye, de Maurice Ravel, inspirado nos contos infantis de Charles Perrault, interpretados pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Os bilhetes (7,5 euros) podem ser adquiridos aqui.

Feira da Bagageira

Mercado de Benfica, R. João Frederico Ludovice 354, Lisboa. Domingo, das 7h30 às 12h30

Para se libertar da bagagem: se tem coisas por casa ou pela garagem às quais já não dá uso vá de carro neste domingo até à Feira da Bagageira e faça da mala do seu automóvel uma banca de vendas. Das roupas aos acessórios, artigos de decoração, mobiliário, livros, brinquedos, discos, aqui tudo pode ser vendido, basta inscrever-se aqui. A animação fica a cargo de um Dj, mas há também ateliers de reciclagem para quem se interessa por proteger o ambiente.

Concerto de Natal no CCB

Centro Cultural de Belém, Praça do Império, Lisboa. Domingo às 11h. Bilhetes entre 14 euros e 33 euros

Para celebrar a quadra: a 20 de dezembro, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém será palco de um concerto de Natal, recebendo a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro. O programa deambula por várias eras e ambientes musicais, desde Idílio de Siegfried, de Richard Wagner, até à Suite para Orquestra de Cordas de Leoš Janácek, passando pela obra “sobre-humana” — como é apelidada pelos críticos — Grande Fuga op. 133, de Beethoven.

Exposição “Que horas são que horas”

Galeria Municipal do Porto, Jardins do Palácio de Cristal, R. de Dom Manuel II, Porto. Sábado e domingo, das 10h às 12h30

Para descobrir uma galeria de histórias: a Galeria Municipal do Porto convidou três curadores para uma reflexão sobre a paisagem histórica das galerias da cidade entre 1945 e 2010. “Que horas são que horas” é uma exposição que revisita a história das galerias de arte do Porto, inscrita entre a aparente abertura cultural do final da Segunda Guerra Mundial e a retração do tecido cultural provocada pela crise económica. A GMP está aberta aos sábados e aos domingos e as visitas podem ser feitas até às 12h30.

Nova espécie de tubarão no Oceanário

Oceanário de Lisboa, Esplanada Dom Carlos I, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 13h. Bilhetes entre 10 euros a 19 euros

Para quem se interessa pela biodiversidade: o Oceanário de Lisboa recebeu dois visitantes do aquário de Gijon que vieram para ficar, os tubarões-de-pontas-brancas-de-recife. Estes animais nadam agora no aquário central como embaixadores desta espécie, que tem um estatuto de conservação vulnerável, para sensibilizar os visitantes para a proteção dos tubarões. Estes animais habitam águas tropicais e pouco profundas e podem atingir um comprimento máximo de 2,13m. Os bilhete podem ser adquiridos aqui.

Lux Film Days Online

Evento online em filmin.pt

Para apreciar o cinema europeu: o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, juntamente com a Filmin Portugal, plataforma de streaming, apresentam “Lux Film Days Online”, uma mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio Lux de Cinema, disponíveis gratuitamente até 24 de dezembro em filmin.pt. A programação conta com dois filmes que competem pelo Prémio Lux de Cinema 2020: Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa, uma reflexão sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade; e Martin Eden, de Pietro Marcello, uma adaptação lírica do romance homónimo de Jack London, que dialoga com os dias de hoje.

100 Maneiras 2GO

Entregas disponíveis em Lisboa, através da Glovo. Sábado e domingo das 12h às 23h

Para uma refeição Estrela Michelin em casa: a marca 100 Maneiras 2GO, criada pelo chef Ljubomir Stanisic, é a mais recente novidade da aplicação de entregas Glovo, que criou a categoria “Alta Cozinha” para serviços como este. Na carta há pratos já conhecidos dos clientes do restaurante e Bistro 100 Maneiras, e outros inéditos, com uma seleção da gastronomia bósnia, cocktails, vinhos e bebidas espirituosas, para receber em casa “em menos de 30 minutos”, através da Glovo.

Curso Iniciação à Prova de Vinhos

Curso online

Para fazer boa figura quando abrir um vinho: depois de verter uma garrafa de vinho num copo faz aquele gesto de especialista e sente o aroma, mas continua sem perceber as características do que está prestes a beber? Então o curso Iniciação à Prova de Vinhos é a solução ideal. A iniciativa é promovida pelo Turismo de Portugal e permite adquirir, em apenas duas horas de formação e de forma gratuita, os conhecimentos essenciais para apreciar o vinho de forma crítica. As inscrições podem ser feitas aqui.

Workshop de Alpercatas DIY

Experiência digital

Para um calçado mais leve e prático: o verão pode ainda estar longe, mas nunca é cedo para ir atualizando o seu calçado para a estação mais quente do ano. Por essa razão, a marca Handmade tem um workshop online para que possa criar as suas alpercatas em casa, que consiste num kit DIY com demonstração em vídeo (39,90 euros), que inclui o envio dos materiais (sapato e duas cores de atacadores). Pode adquirir o kit aqui.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.