6

Rui Patrício

Como dizia o filósofo Tim, “A vida é sempre a perder [excepto quando jogamos numa selecção treinada por Fernando Santos]”. Num dia um tipo está a jogar os quartos da Euro League contra o Atlético e ainda pode ser campeão. No outro leva uma coça, fica sem emprego e sofre golos de Nacho. Mas não atrapalhou Ronaldo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

AFP/Getty Images

6

Cédric

Foi, com Bernardo Silva, lateral direito e, apesar de pela frente lhe ter aparecido Isco (e toda a Espanha, que na primeira parte só atacou por ali), manteve – com afinco e esforço – as qualidades que se lhe reconhecem: serenidade capilar admirável para um futebolista; e tentar ao máximo não atrapalhar Ronaldo.

Getty Images

6

Pepe

Ofendeu o espírito da nação ao demorar 40 minutos para arrear em Diego Costa. Por essa altura já o espanhol lhe encostara o cotovelo na cara para marcar o primeiro golo – lance em que estiveram mal o árbitro, o VAR e o Tratado de Tordesilhas. A selecção precisa de um pouco mais de Pepe loco.

Getty Images

6

José Fonte

Boa iniciativa, a de ir jogar para a China de modo a preparar-se para este embate com a Espanha. Na China, a altura média de um homem é de 1,67m, mais ou menos o mesmo que David Silva se usasse saltos altos. Mas Lopetegui foi despedido e Hierro preferiu Diego Costa. Ao menos não atrapalhou Ronaldo.

Getty Images

7

Raphael Guerreiro

Sofreu imenso esta época e só esteve em 13 jogos; apesar disso, correu imenso, umas vezes por entre espanhóis, procurando apoiar Ronaldo, que descaía para a esquerda, outras indo mesmo contra os espanhóis (admirável lucidez). E está no mesmo hotel e anda no mesmo autocarro que Ronaldo. Um exemplo.

AFP/Getty Images

6

Bernardo Silva

Jorge Jesus: “É por estas e por outras que nunca dará um bom lateral”.

Getty Images

6

João Moutinho

Tentou estar atento a Iniesta e só quando nos vimos a perder libertou-se da filosofia “Nunca Fazer Passes Para a Frente”, de William Carvalho. Continua a ser Pessoa Que Mais Corre ao Cimo da Terra e, se continuar assim até ao fim da Copa, vai fazer uma pipa de massa em anúncios para desodorizante.

Getty Images

6

William Carvalho

Pode já não ser jogador do Sporting, mas continua a desempenhar a sua função como quando estava no seu antigo clube: certinho a pressionar, chegando tarde aos lances sempre que o jogo acelera, e evitando fazer passes para a frente. Quando o fez, aos 20 minutos, errou, permitindo que os espanhóis criassem perigo.

AFP/Getty Images

6

Bruno Fernandes

Aos 21 minutos executou um passe magistral para Ronaldo contra-atacar, que Guedes desperdiçou; aos 48 recuperou a bola e rematou de pronto – enfim, pequenas condescendências à actividade na qual mais se destacou: observar espanhóis a trocar a bola enquanto corria desorientado. Não atrapalhou Ronaldo.

AFP/Getty Images

1

Gonçalo Guedes

Dominou de coxa e deixou em CR7 aos 44, mas de resto atrapalhou o capitão: mau domínio aos 11, não soube o que fazer no contra-ataque aos 16, desperdiçou grande passe de CR7 aos 21, foi comido ao segundo poste no golo do empate, aos 54. Espera, o Ronaldo marcou o terceiro e isso faz de Guedes… um jogador, vá.

AFP/Getty Images

10

Cristiano Ronaldo

É INCRÍVEL.

AFP/Getty Images

6

André Silva

Não atrapalhou Ronaldo e encantou, como sempre, a plateia feminina – enfim, passos seguros na sua carreira de instragramer.

Getty Images

6

Ricardo Quaresma

Entrou e partiu logo para cima do lateral espanhol, sacando um canto; aos 74, em zona perigosa, ganhou uma falta; aos 75, com uma finta de corpo, libertou-se e trivelou de primeira (por cima da barra); aos 90 fez um slalom na área que ia dando golo. São quatro acções positivas em escassos minutos.

Getty Images

6

João Mário

Só fez disparates mas não só não atrapalhou Ronaldo como, do banco e no campo, pôde ver o nosso colossal capitão fazer uma exibição histórica. Esperemos que não volte a atrapalhar Ronaldo, em particular porque o nosso enorme capitão pareceu combalido. E preocupa porque não vi nenhuma traça quando ele se sentou.

Getty Images

10

Fernando Santos

Como dizia o filósofo Fernando Santos, “A vida é sempre a empatar, até ao Ronaldo resolver e levantarmos o caneco”.

Getty Images