904kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bom Petisco Peniche Pro: a onda final da Liga Meo Surf 2024

Foi de 25 a 27 de outubro que teve lugar, na Praia de Supertubos, a fase final da Liga Meo Surf 2024. Entre ondas e muita expectativa, consagrou-se o vencedor da categoria masculina.

Depois de um verão em cheio, os melhores surfistas nacionais colocaram-se a postos para disputar a 5ª e última etapa da Liga Meo Surf 2024. Em causa, esteve a disputa pelo título nacional masculino e todos os caminhos levaram até à Praia de Supertubos onde, anualmente, é disputada uma das etapas do circuito mundial de surf da World Surf League, pelos melhores surfistas do Mundo.

Recorde os vencedores do Bom Petisco Peniche Pro dos últimos 3 anos

Mostrar Esconder

2023: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado;
2022: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado;
2021: Afonso Antunes e Francisca Veselko.

1º Dia: que comece a contagem decrescente

O dia começou bem cedo, com o mar a crescer ao longo do dia e a oferecer alguma exigência aos surfistas. Tanto Guilherme Ribeiro, que chegou a Peniche na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill; como Tomás Fernandes, o mais direto concorrente, superaram a ronda inaugural de forma relativamente segura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

– Guilherme Ribeiro venceu a bateria 8 com um total de 11,70 pontos e, de seguida, Tomás respondeu com o triunfo no heat 9, graças a um score de 10,25;

– Destaque para Francisco Ordonhas, com a melhor onda do dia, com 7,75 pontos, e melhor score, com 13,50;

– Afonso Antunes, com 12,85 pontos, Luís Perloiro, com 12,25, Jaime Veselko e Daniel Nóbrega, ambos com 12 pontos;

– Na próxima fase, Guilherme Ribeiro vai estar no heat 4 da ronda masculina, onde enfrenta João Roque Pinho, Matias Canhoto e Salvador Dias. Já Tomás Fernandes, teve pela frente Halley Batista, Miguel Matos e Francisco Anglani.

–  Já na ronda inaugural feminina, Kika Veselko e Teresa Bonvalot, campeã nacional feminina por antecipação, estiveram um nível acima da concorrência, com 12,75 e 12,25 pontos.

No decorrer deste primeiro dia, teve também lugar a ação “Amar o Mar”, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, e que contou com a participação de uma centena de crianças das escolas do concelho de Peniche, em iniciativas e dinâmicas dedicadas à sustentabilidade e proteção dos oceanos.

2º Dia: de olhos postos nas contas do título masculino

Com esta etapa a terminar, os nervos adensaram-se no 2º dia de provas. A praia de Supertubos ofereceu mais uma jornada de condições exigentes para os melhores surfistas nacionais, no segundo dia de ação do Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024. Com o mar a subir ao longo do dia, as dificuldades mostraram-se acrescidas para Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, depois de uma ronda inaugural vencida de forma segura.

– No heat 4 Guilherme Ribeiro foi superado pelo jovem local Matias Canhoto, que somou 11,05 pontos;

– Já na disputa pela segunda posição, Guilherme somou 10,75 pontos, contra João Roque Pinho e Salvador Dias;

– Tomás Fernandes, vence o heat 5 com 9,55 pontos, contra 9,15 de Halley Batista, 8,65 de Francisco Anglani e 7,75 de Miguel Matos;

– Francisco Ordonhas volta a conquistar o melhor score do dia, com 13 pontos;

– Luís Perloiro e João Maria Mendonça protagonizaram as eliminações mais surpreendentes nesta fase;

– Na prova feminina, Francisca Veselko vence a bateria 2 com um total de 13,50 pontos e Teresa Bonvalot triunfa na bateria 3, com um score de 10,50.

No sábado foram, também, disputadas as Go Chill Expression Session, com João Maria Mendonça a consagrar-se na prova masculina e Camila Cardoso a vencer a prova feminina.

3º Dia: a grande despedida

No último dia de prova, o mar acompanhou o entusiasmo vivido, com ondas de qualidade a fazer frente a tanto talento nacional. Sem tempo a perder, a ação retomou bem cedo e a prova masculina foi a primeira a ir para a água, com o título em jogo.

– Guilherme Ribeiro venceu o heat inaugural, com um score de 13,00, e assegurou a passagem aos quartos-de-final;

– Tomás Fernandes, o segundo candidato ao título, competiu no heat 3. Acabou por ser eliminado, numa bateria dominada por Afonso Antunes;

– Guilherme Ribeiro sagrou-se automaticamente campeão nacional. Ainda assim, continuou a superar rondas na prova, vencendo nos quartos-de-final o júnior Jaime Veselko;

– As meias-finais foram disputadas pelo recém-coroado campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e o campeão deposto, Joaquim Chaves, com o triunfo a sorrir a Guilherme, que garantiu a quarta final consecutiva em etapas da Liga MEO Surf;

– Na prova feminina as surfistas mais experientes dominaram a ronda 3, com Kika Veselko e Teresa Bonvalot a conseguirem triunfos rumo às meias-finais, sendo acompanhadas por Gabriela Dinis e Teresa Pereira;

– Gabriela Dinis venceu com com 9,40 pontos.

Depois de um dia repleto de emoções, o sentimento de dever cumprido fez-se sentir. “É a terceira vez seguida que venço em Peniche”, lembrou Guilherme Ribeiro. “Embora não seja uma onda em que passe muito tempo, acabo por ter uma boa conexão com o mar aqui. Nos dois últimos anos foi no Lagido, este ano em Supertubos. Ambas as ondas são em Peniche, mas são muito diferentes, o que significa que a minha capacidade de adaptação está cada vez melhor”, concluiu o vencedor da quinta etapa da carreira na Liga MEO Surf.

Já para Gabriela Dinis, o sentimento é de igual comoção: “No início do campeonato não tinha grandes expectativas. Como tenho investido muito tempo nos estudos e na faculdade, queria apenas fazer bom surf. Apesar de no futuro querer continuar a investir nos estudos, vou continuar a vir às etapas da Liga MEO Surf e competir no circuito europeu de qualificação”, prometeu a surfista de 20 anos.

Com o Bom Petisco Peniche Pro a acabar, sobrou ainda tempo para um heat especial entre três jovens promessas do surf angolano, com Júlio Baleia a vencer a concorrência de Baita Júnior e Edilson Beto.

Os fatos foram despidos e as pranchas arrumadas, mas no ar ficou a certeza de que esta foi mais uma edição onde o surf de excelência e o talento nacional rechearam as praias desta competição com o melhor que se faz por cá. Para o futuro, fica a promessa de que a Liga MEO Surf voltará para o ano, com uma nova edição, mas com a mesma qualidade de sempre!

Bom Petisco Peniche Pro: resultados

– Final masculina: Guilherme Ribeiro 12,50 pontos x Afonso Antunes 10,15 pontos

– Final feminina: Gabriela Dinis 9,40 pontos x Kika Veselko 8,75 pontos

– Best Wave: Afonso Antunes, 9,50 pontos

– Bom Petisco Girls Score: Kika Veselko, 15 pontos

– Waversby Round: Afonso Antunes, 17 pontos

– Go Chill Expression Session: João Mendonça e Camila Cardoso

– Waikiki Junior Award: Jaime Veselko

– Peniche Best Surfer: Guilherme Fonseca e Ana Mel

– Heat especial Angola: Júlio Baleia 12,25 pontos x Baita Júnior 11,35 pontos x Edilson Beto 6,90 pontos

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.