786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Concentrava-me no presente a olhar para o futuro”

Pouco depois de se inscrever num Executive Master do INDEG-ISCTE, Joana Miranda, 37 anos, soube que tinha cancro. Desistir nem lhe passou pela cabeça e isso ajudou-a a superar o momento, relata-nos.

Voltar a estudar era algo que já planeava há algum tempo. Queria adquirir e desenvolver novas competências profissionais  e regressar ao contacto com o ambiente universitário.
Estávamos em 2016 e senti que era a altura adequada para avançar. Depois de algumas pesquisas, escolhi o Executive Master em Gestão Estratégica de Recursos Humanos do INDEG-ISCTE. O curso começaria em setembro e inscrevi-me com alguns meses de antecedência. O que eu de facto não planeava foi o que aconteceu pouco tempo depois – por vezes a  vida insinua-se das mais inesperadas formas.

“Voltaria a inscrever-me, claro”

Mostrar Esconder

Analisando todo o percurso percorrido desde que optou pelo INDEG-ISCTE para voltar a estudar, Joana Miranda não tem dúvidas: “Voltaria a inscrever-me no mesmo contexto, claro, porque embora tenha sido um desafio exigente, o balanço final é extremamente positivo e gratificante.” Assumidamente otimista, considera que “a vida é dinâmica e feita de circunstâncias que não controlamos e, por vezes, exigem um esforço extra da nossa parte para superar vicissitudes que jamais equacionámos, mas o que prevalece é a forma como nos adaptamos e decidimos ultrapassá-las”.

Menos de um mês depois de me inscrever no ExecutiveMaster, detetei uma irregularidade num peito e, embora não tivesse nenhum histórico na família, agendei imediatamente uma consulta com o meu médico para perceber o que poderia ser. Após esta consulta, foi logo marcada uma mamografia com biópsia . Menos de uma semana após o exame recebi o diagnóstico: cancro da mama.

Desistir? De maneira nenhuma

Se me passou pela cabeça desistir do curso? Não, de maneira nenhuma. Na verdade, o facto de estar inscrita no Executive Master foi uma motivação adicional. O caminho faz-se a andar e é preciso seguirmos em frente para alcançarmos os objetivos que delineámos, mesmo que, durante o percurso, a realidade assuma outros contornos e seja diferente do que tínhamos planeado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

"Na verdade, o facto de estar inscrita no Executive Master foi uma motivação adicional"

Posso até afirmar que frequentar o curso me ajudou, de alguma forma, no processo de recuperação. Estar a fazer algo que já queria fazer há algum tempo — e que me motivava — ajudou-me a equilibrar o facto de estar a passar simultaneamente por um processo menos simpático. Diria que foi mesmo um contrapeso, porque me ajudou a abstrair do contexto da doença e simultaneamente a reforçar que era fundamental estar bem para concluir o curso.

"Posso até afirmar que frequentar o curso me ajudou, de alguma forma, no processo de recuperação. Estar a fazer algo que já queria fazer há algum tempo — e que me motivava — ajudou-me a equilibrar o facto de estar a passar simultaneamente por um processo menos simpático"

Como conciliar focos tão distintos?

Recuperar de uma doença e voltar a estudar são duas realidades distintamente exigentes, mas ambas requerem igualmente muito foco e empenho. O arranque das aulas coincidiu com o final dos tratamentos de quimioterapia e o início da radioterapia. Nesta fase, foi fundamental a gestão da minha energia, porque fiz sempre questão de estar presente em todas as aulas e tinha de o conciliar com as minhas novas rotinas.

"Concentrava-me no presente, mas sempre a olhar para o futuro de forma muito otimista e confiante, com muita vontade em continuar"

Para o conseguir, segui sempre todas as recomendações médicas, o que me ajudou a fazer essa gestão da forma mais eficiente possível, mesmo em dias de tratamento. Foi muito importante estar focada no objetivo final das duas realidades. Concentrava-me no presente, mas sempre a olhar para o futuro de forma muito otimista e confiante, com muita vontade em continuar.

O apoio fundamental

O apoio da minha família foi absolutamente fundamental. Sentir um apoio tão consistente e sempre presente ajudou-me a retirar algum peso da experiência que estava a viver. Em relação ao curso, apoiaram-me desde o primeiro instante e no final ficaram muito contentes por se ter materializado.

"Digo sempre que tive a melhor família, os melhores amigos e os melhores colegas de trabalho durante todo o processo e sou mesmo muito grata por isso"

Geríamos um dia de cada vez, com muita positividade e até mesmo sentido de humor, na forma como encarávamos as diferentes fases e mudanças que iam acontecendo.

Ainda vai a tempo de se candidatar a um Executive Master

Mostrar Esconder

Decorrem, neste momento, as candidaturas para o ano letivo 2019/2020 de todos os Executive Masters do INDEG-ISCTE, estando o Welcome Day marcado para 17 de setembro. Para se candidatar, basta aceder à página do curso selecionado e preencher o formulário online. São oito os Executive Masters disponíveis: Gestão Empresarial para Licenciados Noutras Áreas, Gestão Empresarial Para Licenciados em Gestão e Afins, Gestão de Programas e Projetos, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão de Serviços de Saúde, Marketing Management, Controlo de Gestão e Performance e Corporate Reporting.

Digo sempre que tive a melhor família, os melhores amigos e os melhores colegas de trabalho durante todo o processo e sou mesmo muito grata por isso.

Quanto ao curso, encontrei desde o início, uma disponibilidade e apoio permanentes, tanto dos professores do INDEG-ISCTE como dos funcionários e colegas. Fiz amizades que perduram até hoje e com as quais mantenho contacto frequente.

Contudo, nunca achei que fosse percecionada de forma diferente por parte dos professores, isto é, senti sempre que era uma aluna a frequentar o Executive Master, tal como qualquer um dos meus colegas de turma. Essa “normalidade” é muito importante para quem está a passar por um processo destes.

"Quanto ao curso, encontrei desde o início, uma disponibilidade e apoio permanentes, tanto dos professores do INDEG-ISCTE como dos funcionários e colegas. Fiz amizades que perduram até hoje e com as quais mantenho contacto frequente"

Uma instituição de referência

Optei pelo INDEG-ISCTE por ser uma instituição de referência no mercado, reconhecida pela sua inovação e empreendedorismo, com docentes de excelência na sua área de ensino e que, ao mesmo tempo, permite a conciliação com a atividade profissional.

Conhecia também antigos alunos que frequentaram não só este mestrado, como também outros mestrados dentro do INDEG-ISCTE, e todos tiveram experiências muito positivas, quer pelo conteúdo dos programas e pela forma como conseguiram ampliar e capitalizar as suas competências, como também pela dedicação de todos os docentes na contextualização das aulas com a realidade empresarial.

"Optei pelo INDEG-ISCTE por ser uma instituição de referência no mercado, reconhecida pela sua inovação e empreendedorismo, com docentes de excelência na sua área de ensino e que, ao mesmo tempo, permite a conciliação com a atividade profissional"

Repercussões positivas também nos outros

Voltar a estudar foi uma decisão acolhida de forma bastante positiva por todos os que me são próximos. Inclusivamente traduziu-se num incentivo para um amigo próximo que trabalha noutra área e queria voltar a estudar há algum tempo, mas vinha a adiar essa decisão consecutivamente. Tendo em conta o contexto em que a minha experiência decorreu, acabou por ser um fator decisivo para também ele avançar com esse projeto, que concluiu com sucesso.

"este curso proporcionou-me experiências relevantes na empresa onde trabalho, McKinsey & Company, permitindo-me a aplicação e desenvolvimento de competências nesta área"

Quanto a mim, terminei o Executive Master no ano letivo de 2016/2017 e este curso proporcionou-me experiências relevantes na empresa onde trabalho, McKinsey & Company, permitindo-me a aplicação e desenvolvimento de competências nesta área.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora