Índice

    Índice

[Este artigo foi originalmente publicado a 28 de novembro de 2016, atualizado a 6 de fevereiro de 2018 e a 1 de junho de 2020, depois de a SpaceX ter protagonizado o primeiro voo espacial com astronautas da NASA]

Quase tímido, ombros “absurdamente” largos, sapatos de couro, calças de ganga e uma t-shirt preta. “Pareço-lhe louco?”, perguntou a Ashlee Vance, o jornalista que escreveu que Elon Musk é “o génio que está a inventar o futuro” numa autobiografia que é oficial, mas que esteve quase para não ser. “Tornámo-nos uns moles de m*rda“, afirmou mais tarde enquanto visitavam a sede da Tesla, em Palo Alto, nos EUA. Nas mãos, tem uma fortuna pessoal avaliada em 11,3 mil milhões de dólares — qualquer coisa como 10,7 mil milhões de euros –, segundo a revista Forbes.

Sotaque sul-africano, 48 anos e 1,85 metros de altura, é uma rock star da comunidade tecnológica.Um “génio possesso”, diria Ashlee Vance. Elon Musk é o 31.º homem mais rico do mundo. E é o responsável por, no passado sábado, a NASA ter colocado dois astronautas no espaço, naquele que foi o primeiro voo tripulado da agência norte-americana através de uma empresa privada — a SpaceX, fundada e liderada por Musk

“É um sonho tornado realidade. Nunca pensei que este dia chegaria, verdadeiramente”, disse Elon Musk dias antes de os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken terem rumado à “velhinha” estação espacial (a 400 quilómetros da Terra). Foi o primeiro voo espacial da empresa privada SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional, que em 1998 já tinha recebido astronautas russos e americanos. Musk fez história a 30 de maio de 2020 e não foi a primeira vez. Já em fevereiro de 2018 foi também graças à ousadia do norte-americano que a SpaceX lançou o Falcon Heavy para o espaço. De que falamos? Do foguetão que num futuro próximo poderá levar o ser humano de volta à Lua e, quem sabe, a pisar Marte. Se for verdade que não há duas sem três, o que se seguirá para Musk e a sua SpaceX?

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.