As perguntas surgem perante as dezenas de notícias que aparecem todas as semanas — sobretudo nas redes sociais — a propósito de assuntos relacionados com a União Europeia. Dizem respeito a casos específicos de alguns Estados-membros ou a legislação que, em tese, afetará todos os que fazem parte do mercado comum. O problema é que algumas dessas “notícias” não passam de embustes, muitas vezes ao serviço de campanhas políticas de partidos eurocéticos.

O Observador faz parte da plataforma FactCheckEU, que reúne órgãos de comunicação social europeus com o mesmo objetivo: desmontar notícias falsas que circulam como se fossem verdades absolutas, mesmo não passando de uma farsa. Neste artigo, analisamos algumas dessas notícias, já alvo do trabalho de fact checking do FactCheckEU.

Esta foto mostra o primeiro-ministro do Luxemburgo e o seu marido?

Fonte: Ellinika Hoaxes (Greek Hoaxes), Grécia

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.