775kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Andreia Reisinho Costa

Andreia Reisinho Costa

Hillary. 51 frases da mulher que perdeu tudo

Nunca uma mulher chegou tão perto de ser Presidente dos Estados Unidos. Desde sempre, Hillary Clinton usou a retórica para conseguir vencer na política. Desta vez, perdeu.

"A força da América não vem da violência. A força precisa de inteligência, de bom senso, de tranquilidade e do uso do poder com precisão e estratégia. É esse tipo de Comandante Supremo das Forças Armadas que prometo ser"
Convenção Democrata, 28 de julho de 2016
"Acho que boa parte da tarefa de governar é feita de tarefas lentas, complexas e aborrecidas. Não me parece que haja algo sexy ou excitante nisso"
Entrevista ao site Vox, 22 de junho de 2016
"As decisões mais difíceis que tive de tomar na vida foram as de me manter casada com o Bill [Clinton] e de me candidatar ao Senado por Nova Iorque" 
Do livro de memórias "Living History"
"Quando tens um grande sonho ou estás a tentar resolver um grande problema, haverá sempre gente que te vai dizer que não vais conseguir"
Entrevista à revista Elle a 6 de outubro de 2016
"Acredito que tanto a minha teoria como a minha estratégia, além do meu currículo e de como estou neste momento, realmente apoiam o argumento de que posso ganhar [as primárias a que concorreu para a eleição de 2008]"
Entrevista ao Boston Globe, 11 de outubro de 2007
"Sou uma progressista. Mas sou uma progressista que gosta de ver as coisas feitas"
Debate na CNN, outubro de 2015
"Não sou uma política por natureza, no caso de ainda não terem reparado, ao contrário do meu marido ou do Presidente Obama. Tenho de fazer o melhor que posso"
Debate Univision/CNN, março 2016
"Bom, acredito que ele [Bernie Sanders] não fez o trabalho de casa, e andava a falar há mais de um ano sobre fazer coisas para as quais ele obviamente não estava preparado"
Entrevista MSNBC, abril de 2016
"Quanto mais me batem, mais decidida fico"
Do livro "The Unique Voice Of Hillary Rodham Clinton"
"Um homem que conseguimos incomodar com um tweet não é um homem a quem possamos confiar armas nucleares"
Convenção Democrata, 28 de julho de 2016
“Oh, Donald, sei que vive na sua realidade, mas esses não são os factos"
Debate presidencial, 26 de setembro de 2016
"O seu chefe de campanha disse que construiu muito do seu negócio à custa de gente frágil... Conheci muita gente que foi abusada por si e pelo seu negócio, Donald... Só posso dizer que ainda bem que o meu pai nunca fez negócio consigo..."
Debate presidencial, 26 de setembro de 2016
"Não acredito que estou a dizer que um candidato a Presidente dos EUA se gabou de ter assediado sexualmente de mulheres"
Programa "Ellen", 14 de outubro de 2016
"As posições que ele [Trump] defende e as consequências dessas posições - e até as consequências das suas frases - não são apenas ofensivas para as pessoas, são potencialmente perigosas"
Entrevista à CNN, maio de 2016
"Só tenho uma palavra para Donald Trump: Basta!"
La Raza, julho de 2015
"Esta noite, atingimos um marco na caminhada do nosso país em direção a uma união mais perfeita: a primeira vez em que um grande partido nomeou uma mulher para Presidente. Estar aqui como filha da minha mãe e mãe da minha filha, estou muito feliz que este dia tenha chegado"
Convenção Democrata, 28 de julho de 2016
"Não pode haver verdadeira democracia a não ser que as vozes das mulheres sejam ouvidas. Não pode haver verdadeira democracia a não ser que as mulheres tenham a oportunidade de se responsabilizarem pelas próprias vidas"
Conferência Vital Voices, Viena, Áustria, 11 de julho de 1997
"Muitas mulheres em muitos países falam a mesma linguagem, a do silêncio"
Livro de memórias, "Living History"
"Acho que as pessoas que são casadas com quem trabalha na política estão sob muita tensão"
Entrevista ao programa "In Focus", em 1979
"Se derem ouvidos as todas as pessoas que fazem estas regras [sobre as mulheres], provavelmente vão chegar à conclusão que o mais seguro é pegarem no diploma e esconderem-se debaixo da cama"
Discurso à turma de 1992 na Wellesley College
"Quando era nova, identificava-me muito com o 'Mulherzinhas' da Louisa May Alcott, sobretudo a personagem da Jo. O livro foi escrito numa altura em que não existiam as opções que existem hoje para as mulheres"
Entrevista à revista Elle a 6 de outubro de 2016
"Não tenho intenções nem planos de concorrer. Sinto-me elogiada quando a pergunta é feita. E espero que possa levar uma mulher a concorrer à presidência. E temos muitas mulheres boas"
Entrevista com Barbara Walters, em 2003
"Quando era miúda pensava que queria ser astronauta e escrevi uma carta à NASA. Eles responderam a dizer: 'Sabes, não estamos a aceitar raparigas'"
Entrevista a Barbara Walters, 2003
"Liberdade e igualdade, justiça e oportunidade. Devíamos estar orgulhosos por ter estas palavras associadas ao nosso país. Quando as pessoas as ouvem, elas ouvem 'América'"
Convenção Democrata Nacional, 28 de julho
"A vitória desta noite não é sobre uma pessoa. Pertence a gerações de mulheres e homens que lutaram e se sacrificaram para tornar este momento possível"
7 de julho, Brooklyn, discurso de vitória durante as primárias
"Vamos fazer o maior investimento em bons empregos desde a Segunda Guerra Mundial - empregos em infraestrutura, manufaturas avançadas e energias limpas"
Resposta a um leitor do New York Times, 18 de outubro de 2016
"O medo está sempre connosco, mas nós não temos tempo para ele. Não agora"
Livro de memórias, "Living History"
"Esta é a nossa ideia de progresso: manter a qualidade de vida que permite às pessoas viver com alguma harmonia entre elas, os seus vizinhos e a natureza"
Entrevista ao programa "In Focus", em 1979
"Os americanos precisam de quem os apoie, eu sou essa pessoa, para que possam fazer mais do que sobreviver"
Anúncio da candidatura, abril de 2015
"A diplomacia seria fácil se apenas fosse preciso falar com os nossos amigos. Não é assim que a paz se constrói"
Do livro "Hard Choices"
"Vamos ser claros, isto é muito do que acontece no nosso sistema de justiça criminal. Homens afro-americanos são detidos, acusados, condenados e presos muito mais vezes do que os homens brancos e por fazerem as mesmas coisas"
Programa "Breakfast Club", 26 de outubro de 2016
Não deixem que ninguém vos diga que não podemos ter sucesso na América. Nós podemos, nós temos e vamos continuar a ter. Mas para o conseguirmos não podemos falar em construir muros ou andar para trás no tempo"
Ohio, 8 de março de 2016
"Não vou permitir que os que negam as alterações climáticas se metam no caminho do progresso, nem vamos ceder aos derrotistas que dizem que este problema é grande de mais para que o possamos resolver"
Resposta a um leitor do New York Times, 18 de outubro de 2016
"Enquanto Presidente, vou trabalhar interna e externamente para assegurar que vamos manter o investimento no progresso que já conseguimos atingir, vamos continuar a combater os gases que provocam o efeito estufa, como a ciência diz que temos de fazer"
13 de setembro, "Science Debate"
"Em todo o país, há polícias eficazes para provar que há comunidades seguras quando há confiança e respeito entre as forças de segurança e as pessoas que servem"
Do livro "Solutions: American Leaders Speak Out on Criminal Justice"
"Não há razão para que um criminoso possa comprar uma arma online sem responder a nenhuma pergunta"
Resposta a um leitor do New York Times, 18 de outubro de 2016
"Não estou aqui para vos tirar as armas, só não quero que sejam alvejados por alguém que não devia ter uma"
Convenção Democrata, 28 de julho
"Vi o meu marido passar por isto e com pessoas que o queriam destruir: todos os dias ele encontrava-se com eles à noite; eles propunham acordos, negociavam coisas muito complexas, mandavam o governo abaixo, ele vetava-os, eles voltavam"
Entrevista ao site Vox, 22 de junho de 2016
"Foram momentos terríveis. Não sabia se o nosso casamento podia - ou devia - sobreviver a uma traição daquelas, mas sabia que teria de resolver os meus sentimentos de acordo com o meu ritmo"
Livro de memórias, "Living History"
"Ainda que tivesse o coração despedaçado e estivesse desiludida com o Bill, as minhas longas horas sozinha fizeram com que percebesse que o amava"
Livro de memórias, "Living History"
"Estou aqui porque o amo, o respeito, honro o que ele passou e o que passámos juntos. E se isso não for suficiente para as pessoas, então não votem nele"
Entrevista ao "60 Minutos" em 1992
"Ele disse que estava arrependido, vezes sem conta. E consegui perceber que estava mesmo. Mas isso não me deu muito conforto. Continuei furiosa e assim fiquei durante muito tempo"
Entrevista com Barbara Walters, 2003
"A menina que conheci em Las Vegas que vive com medo de que os pais dela sejam deportados, ela tem dores de barriga a toda a hora, entre outros problemas. E devia estar a aproveitar a escola e a aprender e a decidir o que vai fazer no futuro"
Entrevista ao site Vox, 22 de junho de 2016
"Foi um erro usar o meu email pessoal. E arrependo-me disso. Estou certamente aliviada e satisfeita com o fim da investigação, mas também sei como é importante certificar-me que as pessoas compreendem que não voltaria a fazer uma coisa daquelas"
8 de julho de 2016
"Vou candidatar-me a Presidente para defender os direitos fundamentais dos americanos LGBT, de todos os americanos"
Discurso na Human Rights Campaign, 4 de outubro de 2016
"Ser bom pai ou mãe não tem nada a ver com a orientação sexual nem com a identidade de género"
Discurso na Human Rights Campaign, 4 de outubro de 2016
"O meu estudo da Bíblia, as minhas conversas com pessoas de fé, levaram-me a acreditar que o mandamento mais importante é amar o Senhor com todas as forças e amar o próximo como a nós mesmos"
Knoxville, 25 de janeiro de 2016
"Primeiro, nós, pais, temos que apoiar a autoridade escolar e deixar de inventar desculpas quando os nossos filhos se portam mal"
Do livro "It Takes a Village"
"Não interessa quem és ou de onde vens, se trabalhares bem e cumprires as regras, tens de ter a oportunidade de construir uma boa vida para ti e para a tua família"
Do livro "Hard Choices"
"Não quero saber quem é o Presidente. Não quero saber quem é o governador. Só quero que as condições mudem"
Entrevista ao Washington Post em 1993
"Às vezes é bom sermos lembrados de que as pessoas não têm aquilo que acham que merecem, que a vida é injusta, que todos nós vamos encontrar obstáculos"
Entrevista no programa "Weekend Edition Saturday", em 1996

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora