Dark Mode 137kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Interativo. Não tem tempo para a visita especial? Nós mostramos nova casa de Marcelo

O novo Presidente não vai viver para o Palácio de Belém, mas é lá que vai trabalhar diariamente nos próximos anos. Aqui pode conhecer os cantos à casa que este sábado abre para uma visita especial.

O Palácio de Belém já correu histórias da Monarquia mas, desde que a República é República, é o poiso oficial da mais alta figura do Estado republicano. Está aberto para visitas guiadas todos os sábados: sendo que este sábado, dia 10, Marcelo, que lá vai trabalhar, abre portas a alguns lugares secretos, para tornar a visita mais especial.

Se não tem tempo ou não pode ir, nesta planta interativa pode conhecer as salas e gabinetes da área pública, mas também da ala privada onde o chefe de Estado trabalha todos os dias.

Basta clicar nas imagens para ficar a conhecer uma nova perspetiva de algumas das salas que se habituou a ver em importantes momentos da política nacional, caso da sala das Bicas, a sala dos Embaixadores ou ainda o salão onde se reúne o Conselho de Estado e que noutros tempos era o espaço dos bailes da Rainha Dona Amélia. É também possível ver o gabinete de trabalho do Presidente da República, que está normalmente fechado aos olhares do público.

No Palácio do século XVI está instalada a Casa Militar e também a Casa Civil do Presidente da República, com gabinetes numa área modernizada que nasceu das obras de uma remodelação projetada pelo arquiteto Carrilho da Graça (o Centro de Documentação e Informação que tem entrada pela Calçada da Ajuda). Marcelo Rebelo de Sousa não habitará no Palácio, coisa que (nos tempos de democracia) só Ramalho Eanes fez, estando fechada ao público a área residencial que os chefes de Estado só usam para alguma receção mais privada (um almoço, por exemplo).

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.