5/1

Pierre Boulez (90 anos)

Genial e polémico, Pierre Boulez foi um dos mais importantes compositores do século XX. Nascido a 26 de março de 1925 em Montbrison, no centro de França, era o último de uma geração de compositores vanguardistas que, após a II Guerra Mundial, mudaram radicalmente o panorama da música clássica.

Getty Images

10/1

David Bowie (69 anos)

Músico, ator, camaleão. David Bowie morreu apenas dois dias depois de completar 69 anos e de lançar o álbum “Blackstar”, apanhando todos de surpresa. O cantor e compositor, que sofria de cancro, escondeu a doença de todos. Em “Blackstar”, a derradeira despedida, cantou: “Look up here, I’m in heaven”.

Getty Images

14/1

Alan Rickman (69 anos)

Um dos mais famosos atores britânicos da sua geração, Alan Rickman nasceu a 12 de fevereiro de 1946 em Londres. Conhecido por papéis como Hans Gruber, em “Assalto ao Arranha-Céus”, ou Snape, na saga “Harry Potter”, começou a carreira no teatro. Ativista, defendia que todos “os atores são agentes de mudança”.

Getty Images

18/1

Glenn Frey (67 anos)

Fundador e guitarrista da banda de rock norte-americana Eagles, Glenn Frey morreu aos 67 anos. O músico, que tinha artrite reumatóide, sofria ainda de colite. Nascido a 6 de novembro de 1948, Frey ajudou a escrever alguns dos maiores “hits” dos Eagles, como “Hotel California”.

Getty Images

18/1

António Almeida Santos (89 anos)

Nascido a 15 de fevereiro de 1926, em Seia, António Almeida Santos foi ministro da Justiça do I Governo Constitucional e ministro de Estado e da Justiça entre entre 1983 e 1985, tendo tido um papel fundamental na revisão da Constituição de 1982. Foi ainda Presidente da AR e presidente honorário do PS.

PAULO NOVAIS / LUSA

20/1

Nuno Teotónio Pereira (93 anos)

Uma das mais destacadas personalidades da arquitetura nacional, Nuno Teotónio Pereira nasceu em janeiro de 1922 e formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa. Com mais de 60 anos de carreira, distinguiu-se como autor de uma obra eclética, muitas vezes realizada em colaboração com outros arquitetos.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

26/1

José Boavida (51 anos)

Comunista, benfiquista, bon vivant, o ator nascido em Castelo Branco a 24 de agosto de 1964 fez inúmeros papéis de comédia, mas teve uma carreira fértil em vários domínios. Conhecido dos portugueses através da televisão, nomeadamente da série “Bem-vindos a Beirais”, da RTP.

4/2

Edgar Mitchell (85 anos)

Nascido a 17 de setembro de 1930, Edgar Dean Mitchell integrou a missão Apollo 14, em 1971, tornando-se no sexto homem a pisar solo lunar. A missão foi a quarta levada a cabo pelos norte-americanos. Mitchell esteve na Lua durante 33 horas, na companhia de Alan Shepard. Morreu aos 85 anos, na Flórida.

Getty Images

17/2

George Gaynes (93 anos)

Conhecido por interpretar o papel do distraído comandante Lassard, na saga “Academia de Polícia” (1984-1994), George Gaynes teve uma longa carreira no cinema e na televisão. Reformoou-se em 2003, depois de participar na comédia “Just Married”.

19/2

Harper Lee (89 anos)

Nascida a 28 de abril de 1926, no Alabama, Harper Lee ficou conhecida pelo seu primeiro romance, “Mataram a Cotovia” (1960). Pela obra, que retrata a injustiça racial no sul dos Estados Unidos da América e a perda da inocência, recebeu o Pulitzer Prize. O seu segundo romance só foi publicado em 2015.

©Chip Somodevilla

19/2

Umberto Eco (84 anos)

Umberto Eco nasceu a 5 de janeiro de 1932, em Alessandria, no noroeste de Itália. Apesar de ser conhecido pelo “O Nome da Rosa”, o seu romance de estreia, foi também filósofo e ensaísta, tendo sido responsável por uma série de extensos volumes dedicados à história da Idade Média. Morreu em Milão, aos 84 anos.

ATTILA KISBENEDEK/AFP/Getty Images

23/2

Ramon Castro (91 anos)

Ramón Castro Ruz, o irmão mais velho de Fidel Castro (com quem era muitas vezes confundido pelas parecenças físicas), nasceu a 14 de outubro de 1924. Conhecido pela alcunha “Mongo”, foi agricultor toda a vida sem nunca mostrar interesse pela política (ao contrário dos seus irmãos mais novos, Fidel e Raúl).

Getty Images

6/3

Nancy Reagan (94 anos)

Nancy Reagan, mulher do Presidente norte-americano Ronald Reagan, nasceu em Nova Iorque a 6 julho de 1921. Tal como o marido, começou por ser conhecida enquanto atriz, abandonando a carreira nos anos 50 para acompanhar Reagan na aventura política que o levou à Casa Branca (1981-1989).

Getty Images

8/3

George Martin (90 anos)

Produtor e compositor, Sir George Martin nasceu a 3 de janeiro de 1926. Conhecido como “o quinto Beatle”, foi produtor da banda de Liverpool e é apontado como um dos responsáveis pelo sucesso da banda nos anos 60. Durante a longa carreira de produtor, passaram-lhe pelas mãos artistas como Sting ou Céline Dion.

Getty Images

11/3

Paquete de Oliveira (79 anos)

Sociólogo e provedor do leitor do jornal Público, presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana de Roma, doutorou-se em Sociologia da Comunicação e Cultura, no ISCTE em 1989, onde era professor jubilado.

Natacha Cardoso/ Global Imagens

14/3

Nicolau Breyner (75 anos)

Um dos maiores atores da sua geração, Nicolau Breyner nasceu a 30 de julho de 1940, em Serpa. Depois de uma passagem pelo curso de Direito, inscreveu-se no curso de canto e, mais tarde, no de teatro do Conservatório Nacional. Com uma carreira extensa, fez teatro, televisão e cinema.

Orlando Almeida

24/3

Johan Cruyff (68 anos)

“A 24 de março de 2016, Johan Cruijff morreu pacificamente em Barcelona, rodeado da família, depois de uma luta dura contra o cancro”. 3 Bolas de Ouro, peça chave na Laranja Mecânica – a seleção holandesa da década de 70. Jogou no Ajax e no Barcelona onde foi campeão, como jogador e como treinador.

STF/AFP/Getty Images

31/3

Zaha Hadid (65 anos)

Zaha Hadid, uma das figuras mais importantes da arquitetura contemporânea, nasceu a 31 de outubro de 1950, em Bagdade, no Iraque. Foi a primeira mulher a receber o Prémio Pritzker de Arquitetura, a distinção mais importante dentro da área, e a medalha de ouro do Real Instituto dos Arquitetos Britânicos.

Getty Images

12/4

Francisco Nicholson (77 anos)

Ator, dramaturgo e argumentista, Francisco Nicholson nasceu a 26 de junho de 1938. Um dos nomes importantes da história do teatro, de revista e da televisão portugueses, subiu pela primeira vez ao palco aos 14 anos, no antigo Liceu Camões. Morreu aos 77 anos, em Lisboa.

LUSA

21/4

Prince (57 anos)

O nome certo na altura certa. Prince Rogers Nelson nasceu em Minneapolis, no estado de Minnesota, a 7 de junho de 1958. Autor de canções como “1999”, “Purple Rain” ou “Cream”, ficou para a história como um dos mais importantes nomes da música pop das últimas décadas. Morreu em casa, de overdose de medicamentos.

Getty Images

30/4

Paulo Varela Gomes (63 anos)

Escritor e historiador da arquitetura, Paulo Varela Gomes nasceu em 1952, em Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ganhou o Prémio PEN Narrativa 2015 com o romance “Hotel”. Morreu depois de ter perdido a batalha contra o cancro, diagnosticado há quatro anos.

4/5

Paulo Paraty (53 anos)

Paulo Paraty nasceu a 17 de dezembro de 1962, no Porto. Estreou-se como árbitro na época de 1991/1992, numa partida entre o Farense e o Famalicão, no estádio de São Luís. Apitou 218 jogos na Liga Portuguesa, tendo sido responsável por outros tantos jogos internacionais.

HUGO DELGADO/LUSA

3/6

Muhammad Ali (74 anos)

Reconhecido como um dos mais importantes “boxers” de todos os tempos, Muhammad Ali nasceu a 17 de janeiro de 1942. Começou a praticar boxe depois de lhe terem roubado a bicicleta e ganhou o primeiro título aos 18 anos. Reformou-se em 1981. Três anos depois, foi diagnosticado com Parkinson.

Getty Images

27/6

Bud Spencer (86 anos)

Nasceu Carlo Pedersoli mas foi como Bud Spencer que ficou conhecido. O ator, um dos mais famosos intérpretes do género cinematográfico “western spaghetti”, ganhou fama nos anos 70 com o filme “Trinitá, o cowboy insolente”, que interpretou ao lado de Terence Hill. A sua última palavra foi “grazie” (“obrigado”).

Adam Berry/Getty Images

2/7

Camilo de Oliveira (91 anos)

Camilo de Oliveira nasceu a 23 de julho de 1924. Ator “porque tinha de ser”, nasceu e cresceu rodeado de artistas. Estreou-se nos palcos aos cinco anos e nunca mais parou. Fez teatro, revista, mas foi na televisão que se tornou conhecido entre os portugueses. Morreu depois de uma longa luta contra dois cancros.

ANDRE KOSTERS / LUSA

2/7

Elie Wiesel (87 anos)

Elie Wiesel, nascido em 1928, na Roménia, tinha apenas 15 anos quando foi levado para Auschwitz. Escritor e ativista, depois do fim da Segunda Guerra Mundial dedicou-se a investigar o rasto de antigos criminosos de guerra nazis. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1986.

AFP/Getty Images

28/7

Marianne Ihlen (81 anos)

A norueguesa Marianne Ihlen, a “mulher mais bonita do mundo”, ficou conhecida como a musa de Leonard Cohen, com quem passou grande parte dos anos 60. Deu nome à famosa música “So Long, Marianne” e apareceu na capa do álbum “Songs from a Room”. Quando morreu, Cohen escreveu-lhe: “Seguir-te-ei muito em breve”.

31/7

Mário Moniz Pereira (91 anos)

Mário Moniz Pereira nasceu a 11 de fevereiro de 1921, em Lisboa. Atleta e treinador do Sporting (era o sócio número dois do clube), ficou conhecido como o “Senhor Atletismo”. Além de treinador, procurou também elevar o nível do atletismo português. Morreu na sequência de uma pneumonia.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

13/8

Kenny Baker (81 anos)

O britânico Kenny Baker era, até 1977, um perfeito desconhecido. Foi nesse ano, após a estreia do primeiro filme da “Guerra das Estrelas”, que o pequeno ator de metro e meio ganhou fama por interpretar um pequeno robô metediço — R2-D2. Fê-lo nos 6 filmes de George Lucas, sempre ao lado de Anthony Daniels, C-3PO.

AFP/Getty Images

29/8

Gene Wilder (83 anos)

Gene Wilder nasceu a 11 de junho de 1933, no Milwaukee. Conhecido por colaborar recorrentemente com o realizador de comédia Mel Brooks, com quem teve uma longa relação laboral e de amizade, deu também vida à personagem Willy Wonka na primeira adaptação cinematográfica da obra de Roald Dahl, em 1971.

Getty Images

31/8

Anna Paula (87 anos)

Maria Zulmira Pereira Lemos Zeiger, conhecida pelo nome artístico de Anna Paula, nasceu a 26 de maio de 1929, em Braga. Foi atriz, professora de teatro e dramaturga, tendo entrado na primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia” (1982).

3/9

Maria Isabel Barreno (77 anos)

Maria Isabel Barreno de Faria Martins nasceu a 10 de julho de 1939, em Lisboa, em pleno Estado Novo. Feroz defensora dos direitos das mulheres, ficou conhecida pelo livro “Novas Cartas Portuguesas”, que escreveu com Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta, e que levou ao famoso caso das “Três Marias”.

28/9

Shimon Peres (93 anos)

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Shimon Peres foi um dos pais do Estado judaico. Com uma longa carreira política, passou por cerca de dez ministérios, incluindo o da Defesa. Foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz em 1994, juntamente com Yasser Arafat e Yitzhak Rabin, pelo Acordo de paz de Oslo (1993).

Getty Images

3/10

Mário Wilson (86 anos)

Natural de Maputo, Mário Wilson jogou no Desportivo de Lourenço Marques, Sporting e Académica, onde arrumaria as botas, no final da década de 1962/63. Treinou o Benfica em três ocasiões, em 1975/76, 1979/80 e 1995/95. É dele a máxima: “Quem treina o Benfica, arrisca-se a ser campeão nacional”.

LUSA

13/10

Dario Fo (90 anos)

Escritor, dramaturgo, argumentista e ilustrador. Dario Fo foi aquilo a que se pode chamar um artista completo. Publicou a primeira obra em 1958, mas foi com “Mistero buffo”, de 1969, que ficou conhecido. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1997, no mesmo ano em que editou “Il diavolo con le zinne”.

GABRIEL BOUYS/AFP/Getty Images

14/10

José Lello (72 anos)

Foi ministro da Juventude e do Desporto e secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Entrou no Parlamento em 1983, como deputado, e só não foi a votos nas últimas legislativas. Lello foi também presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, sendo a Defesa a sua área no Parlamento.

TIAGO PETINGA/LUSA

27/10

João Lobo Antunes (72 anos)

Nascido em 1944, João Lobo Antunes ficou conhecido como o “Príncipe da Medicina”. “Um dos melhores”, mostrou desde cedo um gosto especial pela leitura, pela escrita e pelo estudo. E foi por isso que decidiu seguir Medicina — porque era o curso que melhor se adaptava ao seu temperamento. Morreu vítima de cancro.

27/10

Jaime Fernandes (69)

A voz inconfundível da rádio morreu em outubro. Jornalista, locutor, fundador da Antena3, lançou a RFM, criou o nome do programa Oceano Pacífico, provedor do telespectador da RTP. Fez parte da direção da RTP na área dos programas e dirigiu a RTP Internacional e África. Morreu aos 69 anos.

RTP

7/11

Leonard Cohen (82 anos)

Leonard Cohen nasceu em 1934, em Montreal, no Canadá. Músico e poeta, iniciou a carreira musical aos 30 anos, depois de ter publicado livros de poesia. O primeiro álbum, “Songs of Leonard Cohen”, saiu em 1967. O último, “You Want It Darker”, em 2016. Morreu quatro meses depois de Marianne Ihlen, a sua musa.

25/11

Fidel Castro (90 anos)

Revolucionário, marxista-leninista “até ao fim”, ditador. Fidel Castro foi isso tudo. Nasceu em 1926 numa pequena localidade de Mayari e foi durante os tempos de estudante que começou a interessar-se por política, tendo desempenhado um papel de destaque na revolução cubana. Governou Cuba durante 50 anos.

AFP/Getty Images

28/11

Carlos Santos (79 anos)

Ator, estreou-se profissionalmente em 1963. Trabalhou em teatro, televisão e cinema. O desempenho no filme “Operação Outono”, sobre os últimos dias do general Humberto Delgado, valeu a Carlos Santos o prémio de melhor ator da Sociedade Portuguesa de Autores e o prémio Sophia para melhor ator, em 2013.

Global Imagens

6/12

Peter Vaughan (93 anos)

Peter Ewart Ohm (mais conhecido pelo nome de palco Peter Vaughan) nasceu a 4 de abril de 1923. Com uma longa carreira na televisão e no teatro, o ator britânico tornou-se famoso entre o grande público pelo papel de Maester Aemon Targaryen, na aclamada série “Guerra dos Tronos”.

Game of Thrones / HBO

8/12

John Glenn (95 anos)

John Herschel Glenn Jr. nasceu a 18 de julho de 1921 no Ohio. Destemido e determinado, tornou-se no primeiro norte-americano a orbitar em torno da Terra. O percurso que fez em torno da Terra aconteceu um ano depois da viagem inaugural do russo Yuri Gagarin, o primeiro homem a chegar ao espaço.

AFP/Getty Images

10/12

Alberto Seixas Santos (80 anos)

Cinesta consagrado do Cinema Novo Português, Alberto Jorge Seixas dos Santos nasceu a 20 de março de 1936, em Lisboa. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações a partir de 1958. Entre os muitos filmes que realizou conta-se “Brandos Costumes” (1957).

EPA PHOTO/ANSA/CLAUDIO ONORATI/PAL-hh

18/12

Zsa Zsa Gabor (99 anos)

Sári Gábor, mais conhecida pelo nome artístico Zsa Zsa Gabor, nasceu a 6 de fevereiro de 1917. Atriz e “socialite”, ficou famosa pela participação em filmes como “Moulin Rouge” (1952), de John Huston, “O inimigo público número um” (1953), de Henri Verneuil, ou “A sede do mal” (1958), de Orson Welles.

Getty Images

25/12

George Michael (53 anos)

Cantor, compositor e produtor, George Michael começou a carreira musical nos Wham!, banda pop britânica responsável por sucessos como “Last Christmas” e “Wake Me Up Before You Go-go”. A solo também não lhe faltaram sucessos, como “Careless Whisper”. Morreu “pacificamente” em casa.

MIGUEL MEDINA/AFP/GettyImages

27/12

Carrie Fisher (60 anos)

Ficou conhecida pelo papel de Princesa Leia em “Star Wars”, mas Carrie Fisher teve uma longa carreira dentro e fora do grande ecrã. Nasceu em outubro de 1956 na Califórnia, no seio de uma família ligada ao mundo do espetáculo. A sua morte, inesperada, aconteceu uma semana depois de ter sofrido um ataque cardíaco.

Getty Images

29/12

Debbie Reynolds (84 anos)

Debbie Reynolds começou a carreira de atriz com apenas 16 anos, mas foi pela participação no famoso musical “Serenata à Chuva” (1952), que protagonizou ao lado de Gene Kelly, que ficou conhecida. Morreu aos 84 anos, um dia depois da filha, Carrie Fisher.

Getty Images