Quem o vê, mesmo que ao longe, não fica indiferente. Independentemente do ângulo. Falamos do novo Peugeot 408. Com uma silhueta de inspiração fastback — ou seja, com uma traseira que desce continuamente até ao pára-choques —, tem uma postura dinâmica, sem perder o design elegante e moderno. Aproximamo-nos da viatura e espreitamos para o interior. Augura-se um ambiente cómodo. Será? Fomos testar.
Partida
“Atraente de todos os ângulos” é a assinatura do novo Peugeot 408. Quisemos comprová-lo. Para tal, escolhemos as curvas e contracurvas da Serra de Sintra — há lá melhor forma de ver todos os ângulos dos 4,69 metros de comprimento deste automóvel?
O ponto de partida foi no Guincho, com direção à Estrada da Peninha. Para os mais aventureiros, esta faz parte de um dos trilhos da deslumbrante serra: o trilho da Peninha e Anta Adrenunes. Pela estrada, espreita um caminho estreito, em que a serra é recortada pelas curvas alcatroadas, ladeadas de longas e altas árvores verdes, que vivem abraçadas heras. As rochas, essas, parecem também vegetação, dado o musgo que nelas cresce.
Se o ambiente exterior nos remete para histórias encantadas, ao entrarmos para o Peugeot 408, encontramos um novo mundo. Ou melhor, um ambiente mais futurista e tecnológico, mas que nem por isso deixa também de ser digno de um conto de fadas. Pelo contrário. A começar pelo Peugeot i-Cockpit de última geração: com volante compacto com comandos integrados, painel de instrumentos digital 3D de 10 polegadas e touchscreen central HD, também de 10 polegadas. No novo Peugeot 408, reina a ergonomia. Sobretudo por termos uma postura mais elevada, o que nos permite descobrir a estrada de um novo ângulo.
Antes de partirmos de viagem, avaliamos o interior ao pormenor. Além do espaço de arrumação, percebemos que os bancos são aquecidos e com massagem. Também o volante, além de ter comandos integrados, é aquecido. Ideal para conduzir com o frio característico da Serra de Sintra. E os i-Toggles também fazem parte deste modelo. Nunca ouviu falar deles? Nós explicamos: trata-se de atalhos virtuais totalmente configuráveis que permitem um acesso rápido e intuitivo às funções essenciais do dia a dia, como ouvir uma determinada estação de rádio, ligar a um contacto ou iniciar uma navegação. Para tal, basta que a cada i-Toggle atribua uma função. Simples e eficiente para que não nos distraiamos na condução.
Cinto posto, é hora de iniciarmos a viagem.
Largada
Ainda que fosse de dia, a imensidão da vegetação do percurso da Serra de Sintra obriga-nos a testar outro elemento do Peugeot 408: os faróis. Atrás, os full LED 3D não deixam ninguém indiferente, enquanto os dianteiros full LED ultrafinos nos dão uma melhor visibilidade da estrada. À noite, estes faróis permitem uma condução mais segura, graças à tecnologia Peugeot Matrix LED.
Ao cortar as curvas, sentimos a segurança que o Peugeot 408 nos oferece. E para isso contribuem também as “orelhas de gato” do tejadilho da traseira. A sua função não é apenas a de tornar o carro mais elegante e atraente, mas também de orientar o fluxo de ar exterior para um aerodinamismo otimizado.
Fugida
Continuamos a percorrer a estrada, e sempre rodeados dos vários tons verdes que esta serra nos oferece. Entre curvas mais apertadas, travamos e desaceleramos (segurança rodoviária é imperativa), e conseguimos ver a bateria do nosso Peugeot 408 carregar parcialmente, graças à travagem regenerativa. Ou não fosse ele o modelo híbrido plug-in — amigo do ambiente, mas sem que nos tenhamos de preocupar se a bateria é suficiente para chegarmos ao nosso destino final.
Porém, se preferir, a marca disponibiliza este novo modelo também com motorização a gasolina. Independentemente da versão que escolha, vai contar sempre com as jantes em alumínio de 17 a 20 polegadas. Estas últimas, inéditas, contam com um desenho geométrico que cria um efeito visual a baixa velocidade. Surpreenderia, até, o druida mais futurista da Serra de Sintra (se o tivéssemos encontrado).
Inesperado? Só mesmo o 408
Por momentos, tememos perder-nos nesta imensa Serra e ficarmos sem bateria nos telemóveis. Mas tudo não passou de um susto: é que o Peugeot 408 conta com quatro entradas USB (duas à frente e duas atrás) e, dependendo da versão, carregador por indução.
Terminamos, seguros, a nossa viagem no Santuário da Peninha, onde o vento sopra sem piedade. E para que não tenhamos situações inesperadas, como bater numa rocha maior, ativamos os sensores de estacionamento traseiro e a câmara de marcha-atrás. Sabe quando a câmara fica suja de lama? Quase nos aconteceu, devido à chuva que, de repente, se abateu no nosso “test-drive”. Mas, felizmente, o novo Peugeot 408 conta com um lava-câmara. Simples, limpo e eficaz.
Além deste equipamento, neste modelo pode ainda contar com iluminação ambiente LED com oito cores e o sistema de gestão da qualidade do ar. E como inesperado só mesmo o Peugeot 408, com este carro deixa de ter a desagradável surpresa que os ângulos mortos nos dão, graças à vigilância destes até 75 metros. Conte, ainda, com a travagem automática de emergência. Porque a sua segurança é primordial.
Esperava encontrar um carro assim? Nós avisámos: “Atraente de todos os ângulos”