São os detalhes e as mudanças certeiras que tornam a nossa experiência mais apurada, especialmente quando falamos de gastronomia. E quando é esse o tema não há como fugir ao óbvio: porquê ir lá longe buscar os ingredientes que plantamos nas nossas hortas e campos agrícolas locais? O que é português, é bom: diretamente da nossa terra para a nossa mesa, os legumes e vegetais plantados e recolhidos em solo nacional têm mais sabor.
Do pão dourado, à carne mais suculenta, passando pelo queijo derretido na perfeição e pelo molho na quantidade certa, os clássicos mais icónicos de sempre ficaram ainda melhores.
Será que já sabia que...
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- Chegou a Portugal em 1991
- O primeiro McDrive abriu em 1992, em Setúbal
- Em 1995, introduziram a bica servida em chávena, no Porto
- Restaurante da Expo 98 era o maior da Europa
- Em 2006, abre o primeiro restaurante nos Açores
- Atualmente, têm 190 restaurantes no país
- 90% dos restaurantes são geridos por empresários locais
- Trabalham com cerca de 9500 colaboradores
Cada trinca é uma melhor experiência: não é de agora a aposta da McDonald’s Portugal colocar em destaque os produtores portugueses com ingredientes frescos e locais, com mais qualidade – em 2016, 17% dos ingredientes já eram comprados a fornecedores locais, em 2021 esse valor ascendeu a 40%. A incrível trilogia de ingredientes que acompanha as sanduíches preferidas de todos nós – falamos do Big Mac®, do Double Cheeseburger e do McRoyal® – são resultado do melhor que os nossos agricultores nacionais têm à disposição: o melhor tomate, a melhor alface e a melhor cebola.
Quando a McDonald’s chegou a Portugal em 1991, todos os fornecedores eram internacionais. Atualmente é a VITACRESS, portuguesíssima, que produz a alface que acompanha os produtos da marca. “Sobretudo a frescura e o grau de crocância superior distinguem a nossa alface. Orgulhamo-nos também do apoio à economia portuguesa e do facto de a nossa parceria estimular o desenvolvimento dos nossos fornecedores”, comenta a McDonald’s.
A VITACRESS é uma marca com notoriedade reconhecida nos mercados portugueses. “O valor acrescido que nos traz baseia-se, sobretudo, na elevada qualidade dos produtos que nos fornece, como saladas e uma vasta gama de alfaces, que nos permite ter uma maior diversidade no portfólio, proporcionando escolhas mais equilibradas aos nossos consumidores – destaque para as mini cenouras que podem substituir as batatas fritas como acompanhamento no Menu Happy Meal”, explica a McDonald’s.
Os fornecedores McDonald’s Portugal
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- São mais de 30 fornecedores nacionais de matérias-primas
- 40% das compras são feitas a fornecedores nacionais
- Fornecedores portugueses podem certificar-se para o mercado europeu
A VITACRESS foi distinguida pela McDonald’s no âmbito do programa Flagship Farmers pelas suas boas práticas. O Objetivo é estabelecer uma parceria com o fornecedor português, que por ser parceiro da McDonald’s, recebe uma distinção internacional. Um reconhecimento que se traduz numa maior visibilidade do fornecedor. Qualquer produtor que entre neste programa assenta a sua produção em três eixos de responsabilidade: a proteção ambiental, práticas éticas e a viabilidade económica de longo prazo.
Estamos a falar de alface, de seguida falaremos de cebola e, até parece conversa de café mas, o que é facto é que é da maior importância saber o que escolhemos consumir: a escolha da cebola desidratada da VEGENAT não é por acaso.
Evolução do menu McDonald’s Portugal
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1999: São introduzidas as saladas shake
2005: É lançada a gama “Sopíssima”
2008: Cenouras baby são introduzidas no Happy Meal, como alternativa às batatas fritas
2011/12: É introduzida maior variedade de fruta da época
2018/19: Estreia o novo conceito de sanduíches – Signature
2022: Delta torna-se fornecedor de café
Este elemento é fundamental na confeção do hambúrguer perfeito. A cebola desidratada que a VEGENAT fornece é cultivada na zona do Alqueva por produtores portugueses que conhecem bem as características do Sudoeste Alentejano. São estas mais-valias que permitem este ingrediente ter um sabor único: segundo a marca portuguesa, com a recente alteração no procedimento de preparação dos clássicos, passaram a “colocar a cebola sobre o hambúrguer ainda na chapa”, enaltecendo a junção dos dois elementos e a suculência da carne.
Qual é a lista de compras McDonald’s, anualmente?
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Hambúrgueres 100% carne de vaca
7900 toneladas de cebola portuguesa
1400 toneladas de vegetais frescos
70 toneladas de fruta portuguesa
8300 toneladas de tomate fresco nacional
Por fim, o tomate, tão típico da nossa gastronomia nacional, é o terceiro ingrediente-chave desta escolha de produtos vencedora. É ao Oeste que a McDonald’s foi buscar o tomate: segundo a marca “é muito importante que os ingredientes sejam portugueses, e é o que nos tem motivado a percorrer este caminho desde há mais de 30 anos, uma vez que, para além de estarmos focados na sustentabilidade do nosso negócio, também pretendemos dinamizar as regiões e a economia local”.
Em qualquer país do mundo onde existem pontos de venda, os fãs das receitas icónicas da McDonald’s sabem que podem contar com “qualidade consistente nos restaurantes”, assegura a marca. “Assim, a garantia dessa experiência é fulcral para as nossas operações, o que se estende incontornavelmente aos nossos parceiros”, finaliza.
A alface é portuguesa, a cebola é portuguesa, o tomate é português. São as pequenas alterações que fazem a diferença. A aposta da McDonald’s Portugal nos produtos da nossa terra já é antiga, contudo as sanduíches preferidas de todos nós ficaram ainda melhores. A juntar à contínua aposta da marca em ingredientes locais e fornecedores nacionais, a McDonald’s melhorou, ainda este ano, os seus produtos mais icónicos: é verdade, as sanduíches preferidas de todos nós ficaram ainda melhores. Para além de ingredientes frescos e de qualidade, foi implementado um novo procedimento na confeção dos produtos da marca, o que torna os clássicos de sempre, inesquecíveis. Sanduíches mais quentes, mais saborosas, mais suculentas, e com ingredientes da nossa terra. De facto, melhor é impossível.